Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Medidas de tempo: Quantas horas são?

 

17/09/2014

Autor e Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;

·         Verificar corretamente as horas, através de atividades propostas;

·         Reconhecer diferentes instrumentos para medir o tempo;

·         Identificar hora e meia hora;

·         Identificar horas exatas no relógio digital e analógico;

·         Diferenciar relógio analógico de digital;

·         Transformar as horas de um relógio analógico em horas de um relógio digital e vice-versa;

·         Utilizar o relógio para ler as horas e os minutos;

·         Perceber a importância das horas para as pessoas se programarem durante o dia;

·         Conhecer vários tipos de relógios usados no presente e no passado;

·         Identificar as 24 horas do dia, relacionando-as com o seu cotidiano;

·         Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos leitura e escrita de diferentes gêneros textuais; identificação dos números, através de diferentes estratégias, a fim de que sejam capazes de ler as horas. Consideramos importante ainda, que os alunos já possuam noções básicas sobre  a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto Um Computador por Aluno - UCA.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa que é o compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal para assegurar que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Tendo como objetivo a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los. 

Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>.  Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 07 de set. 2014. 

Sítio: Pacto Nacional pela a Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://www.geadas.com.br/pnaic/images/Pacto/Oficiais/pacto_livreto.pdf>. (Neste sítio você encontrará informações sobre o programa, esclarecimentos sobre o curso de formação dos docentes, materiais utilizados dentre outras.). Acesso em: 07 de set. 2014. 

Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem das crianças que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa  seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.

Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico e sua equipe de trabalho a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.

 

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Motivando: brincando de gato e rato

Professor, para a presente aula converse com os alunos em uma roda de ideias sobre o que eles entendem sobre as medidas de tempo. Deixe que os alunos exponham seus comentários. Em seguida, convide-os para irem até o pátio ou quadra de sua escola para participarem da brincadeira “Gato e rato”.

Gato-e-rato

rato

Fonte: Sítio: Planeta educação. Cartilha das brincadeiras gato-e-rato. Disponível em:  <http://teste.planetaeducacao.com.br/professores/infantil/brincadeiras/gatoerato.asp>. (Neste sítio você encontrará a brincadeira.). Acesso em: 07 de set. 2014.

Os amigos fazem uma roda, dando as mãos. Alguém tem de ser o rato e ficar dentro da roda. Outra pessoa é o gato e fica do lado de fora. O gato pergunta e a roda responde:

- O senhor rato está em casa? 
- Não! - A que horas chega? 
- Às oito horas!

  • A roda, então, começa a girar, contando as horas combinadas.Quando terminar, solta os braços, mas mantém a posição.
  • O gato entra na roda para pegar o rato. 
  • O gato e o rato podem entrar e sair da roda, correndo. 
  • O gato tenta agarrar o rato, que foge do gato o quanto pode. Quando o rato é preso, recomeça o jogo. 
  • Quem foi o rato é o gato na vez seguinte. Outra pessoa da roda é o rato.

Fonte: Sítio: Planeta educação. Cartilha das brincadeiras gato-e-rato. Disponível em:  <http://teste.planetaeducacao.com.br/professores/infantil/brincadeiras/gatoerato.asp>. (Neste sítio você encontrará a brincadeira.). Acesso em: 07 de set.  2014.

Ao retornarem para a sala de aula converse com os alunos sobre exemplos de situações em que o tempo parece:

  • Passar depressa:
  • Estar parado:
  • Passar devagar.

Depois pergunte a eles:

  • Durante a brincadeira como o tempo parecia estar?
  • Você gostou da brincadeira?
  • Quanto tempo você acha que durou a brincadeira?
  • Você sabe quantas horas tem um dia?

Professor, comente com os alunos que para medirmos um intervalo de tempo usamos a unidade de medida que é a hora e para sabermos as horas utilizamos o relógio que marca o tempo em horas, minutos e segundos.

Apresente aos alunos modelos de diferentes tipos de relógios. (Se possível leve modelos reais desses relógios para mostrar para turma.).

relógios

Fonte das imagens: Sítio: Tipos de relógios. Disponível em: <http://www.mundodosrelogios.com/tiposrelogios.htm>. ( Neste sítio você encontrará um texto explicativo sobre os diferentes tipos de relógios e suas origens.). Acesso em: 07 de set. 2014.

CONSTRUINDO UM RELÓGIO DE PONTEIROS

Que tal construir um relógio de ponteiros?

Professor, para que os alunos realizem com mais facilidade as atividades sobre as horas disponibilize a cópia do relógio.

reloginho

Fonte: Sítio: Cantinho das atividades – H.Q. sobre horas e relógio para montar. Disponível em: <http://professoracarina.blogspot.com.br/2010/11/h-q-sobre-horas-e-relogio-para-montar.html>. (Neste sítio você encontrará a história em quadrinhos do Chico Bento e um relógio para montar.). Acesso em: 07 de set. 2014.

Peça para eles:

  • Primeiramente pintar e recortar o mostrador e os ponteiros;
  • Depois colar o mostrador numa folha de papel mais resistente;
  • Colocar os colchetes - perna de bailarina (para prender os ponteiros no relógio, podendo ficar móvel.).

Professor , antes de iniciar as atividades, comente que os relógios de ponteiros os números aparecem de 1 a 12 e que para indicar a hora exata o ponteiro maior deve apontar para o número 12 e o menor para o número que corresponde a hora marcada.

Depois que o relógio estiver pronto solicite aos alunos que resolvam as atividades no caderno de Matemática.

 

01- Observe o mostrador do relógio. Quais são números que aparecem nesse mostrador?

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

 

02- Para que serve o ponteiro grande do relógio?

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

 

03- E o pequeno?

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

 

atividade de casa

Peça ajuda de um adulto para verificar com você quantos relógios tem em sua casa e se eles são de ponteiros ou digitais. Faça desenho dos relógios que você encontrou, traga- os para aula para montarmos um mural.

 

2ª Atividade:aproximadamente 60 minutos.

 

Trabalhando com mural

 

Professor, para iniciar a aula promova um momento para os alunos montarem um mural com os desenhos dos relógios que encontraram.

Em seguida, apresente a tirinha do Chico Bento à turma em Data Show ou se preferir, faça uma cópia para ser colada no caderno de Matemática. (A leitura da tirinha poderá ser feita por um menino e uma menina. Se for necessário faça o sorteio.).

 

tirinha

Fonte: Sítio: Cantinho das atividades – H.Q. sobre horas e relógio para montar. Disponível em: <http://professoracarina.blogspot.com.br/2010/11/h-q-sobre-horas-e-relogio-para-montar.html>. (Neste sítio você encontrará a história em quadrinhos do Chico Bento e um relógio para montar.). Acesso em: 07 de set.  2014.

Professor explique aos alunos que os relógios digitais marcam as horas exatas da 1 h a 12 h; neste caso para não se confundir na leitura de antes e depois de meio dia usa-se am ( para antes de meio dia ) e pm (para depois de meio dia). Já os relógios que marcam as horas exatas de 0 h às 23 h não são necessários essas indicações.

Em seguida, como registro proponha as atividades  no caderno de Matemática:

01 - Por que Rosinha estava brava com o Chico Bento?

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

 

02 - Qual foi a explicação que ele deu para não ir ao encontro com ela?

__________________________________________________________________________

 

03 - De acordo com a resposta do Chico Bento podemos concluir que o relógio da casa dele é:

(           ) Digital          

(           ) De ponteiros            

(           ) Uma ampulheta

 

04 - Escreva nos relógios abaixo:

a)      A hora que Rosinha combinou com o Chico Bento de se encontrarem:

                relógio

b)      A hora que Chico Bento falou que tem no relógio da casa dele.

                    relógio

Fonte das imagens: Sítio: Gi Barbosa – Ideia Criativa Fundamental I – Atividades medida de tempo relógio. Disponível em: <http://ideiacriativaensinofundamental1.blogspot.com.br/2013/07/atividade-medida-de-tempo-relogio.html>. (Neste sítio você encontrará sugestões de atividades de matemática.). Acesso em: 07 de set. 2014. (Atividade adaptada)

 

05 - Depois de perder o encontro com Rosinha, Chico Bento passou a anotar os horários de sua rotina. Observe com atenção os relógios e marque a hora de cada atividade da rotina do Chico Bento.

 

trio de relógios

trio 2

Fonte das imagens : Sítio: Smartkids – Passatempo – horas complete. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/passatempos/horas-complete.html>.  (Neste sítio você encontrará a atividade de completar as horas  nos relógios de ponteiros.). Acesso em: 07 de set. 2014. ( Atividade adaptada)

 

06 - Que tal elaborar sua rotina com os horários das suas principais atividades? Desenhe os relógios abaixo com as horas  e as atividades que você realiza nesses horários.

Caso sua escola possua os laptops do Projeto UCA ou Laboratório de Informática você poderá solicitar aos alunos que acessem a TV Smartkids para conhecerem a rotina da Tina e do Kid. Auxilie-os a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio para pesquisa:

 

Tv smartkids

Sítio: Smartkids – TV Smartkids . Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/horas.html>. (Neste sítio você encontrará um vídeo com a rotina de Tina e kid.). Acesso em: 06 de set. 2014.

Professor, depois que os alunos assistirem ao vídeo peça a eles que escrevam em quais momentos a rotina deles é parecida coma rotina de Tina e Kid.

 

3ª Atividade:aproximadamente 60 minutos.

 

Jogando e aprendendo

 

Professor, organize os alunos para uma atividade no Laboratório de Informática ou os auxilie a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), os sítios:

 

Sítio: "Smartkids – jogos – Aprenda as horas". Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/relogio-aprenda-as-horas-brincando.html>. (Neste sítio você encontrará sugestão de um jogo para os alunos identificarem as horas no relógio digital e usando as setas do teclado do computador colocar os ponteiros na hora certa do relógio analógico.). Acesso em: 06 de set. 2014.

 

jogo da memória

Sítio: "Smartkids – jogos – horas memória". Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/horas-memoria.html>.  (Neste sítio você encontrará sugestão de um jogo da memória  das horas para os alunos aprenderem brincando.). Acesso em: 06 de set. 2014.

 

Professor , disponibilize as atividades abaixo, para os alunos realizarem-nas no caderno de Matemática.

 

DESAFIO

Criança

Marina está brincando no balanço da árvore . Hoje ela tem um compromisso, vai a casa da vovó às 18 h. Quantas horas ainda faltam para o compromisso da Marina?

Fonte: Fotosearch - Desenho - colina, criança, árvore, relógio, menina, mulher, humano. Disponível em: http://www.fotosearch.com.br/UNN623/u16768704/(neste sítio você encontrará apenas a imagem) Acesso em: 07 de Set. de 2014.

balão

 

Produzindo textos: elaborando situações problemas

 

Professor, para encerrar este tema proponha aos alunos que criem situações problemas a partir das horas representadas nos relógios abaixo. Esta atividade lhe oferecerá informações sobre a aprendizagem adquirida ao logo das atividades desenvolvidas, pois os alunos terão que aplicar os conhecimentos obtidos.

Veja um exemplo a seguir, mas se eles tiverem dificuldades faça coletivamente na lousa, mas solicite a participação deles e observe o envolvimento de cada um.

 

a- No relógio 1 está marcando 8 horas e 30 minutos. Quantas horas se passaram até chegar às 2 horas e 30 minutos, conforme está marcando no relógio 2?

 

horas

Fonte: Sítio:Banco de atividades – Matemática –relógios para completar as horas. Disponível em: <http://bancodeatividades.blogspot.com.br/2009/12/matematica-relogios-para-completar-as.html>.  ( Neste sítio você encontrará atividades relacionadas a horas. ) . Acesso em: 07 de set. 2014.

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:

Sítio: eHow Brasil – Ensinando as horas, minutos e segundos para as crianças. Disponível em: <http://www.ehow.com.br/ensinando-minutos-segundos-criancas-info_30371/>.  (Neste sítio você sugestões de como ensinar as crianças a ver as horas.). Acesso em: 07 de set. 2014.

Sítio: Smartkids – especial - horas. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/especiais/horas.html>.  (Neste sítio você encontrará um texto informativo sobre horas.). Acesso em: 07 de set. 2014.

Sugestões de links para os alunos:

Sítio: Iguinho – aprenda a ver as horas. Disponível em: <http://marianacaltabiano.com.br/relogio-iguinho.html>. (Neste sítio você encontrará uma atividade que vai te ensinar a ver as horas.). Acesso em: 07 de set. 2014.

Sítio: Vídeo Youtube - Quintal da cultura – Que horas são?. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=kW8i5o-0R6M>.  (Neste sítio você encontrará uma atividade que vai te ensinar a ver as horas.). Acesso em: 07 de set. 2014.

Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita;  verificar corretamente as horas, através de atividades propostas; reconhecer diferentes instrumentos para medir o tempo; identificar hora e meia hora; identificar horas exatas no relógio digital e analógico; diferenciar relógio analógico de digital; transformar as horas de um relógio analógico em horas de um relógio digital e vice-versa; utilizar o relógio para ler as horas e os minutos; perceber a importância das horas para as pessoas se programarem durante o dia; conhecer vários tipos de relógios usados no presente e no passado; identificar as 24 horas do dia, relacionando-as com o seu cotidiano; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • KEILA MOREIRA ALMEIDA, E. M. EUGÊNIO TAVARES DA SILVA , Minas Gerais - disse:
    keilamoreal@hotmail.com

    10/05/2016

    Cinco estrelas

    Seu planejamento ficou excelente. Estarei aproveitando nas minhas aulas.


  • Adelma Pereira de Sousa, Escola Municipal de Educação Infantil Ruth Rocha , Pará - disse:
    adelmapereira@hotmail.com

    19/10/2014

    Cinco estrelas

    O plano de aula foi muito bem elaborado, e o melhor, pode ser adaptado até para a educação infantil. Parabéns!


  • maura lucia da silva, Escola Pedro Eugênio Marcilio , Rondônia - disse:
    maurasilva_1@hotmail.com

    12/10/2014

    Cinco estrelas

    gostei muito dessa aula,muito boa,vou aplica -la em minha turma,creio que os alunos vão gostar muito.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.