17/09/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
· Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
· Verificar corretamente as horas, através de atividades propostas;
· Reconhecer diferentes instrumentos para medir o tempo;
· Identificar hora e meia hora;
· Identificar horas exatas no relógio digital e analógico;
· Diferenciar relógio analógico de digital;
· Transformar as horas de um relógio analógico em horas de um relógio digital e vice-versa;
· Utilizar o relógio para ler as horas e os minutos;
· Perceber a importância das horas para as pessoas se programarem durante o dia;
· Conhecer vários tipos de relógios usados no presente e no passado;
· Identificar as 24 horas do dia, relacionando-as com o seu cotidiano;
· Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos leitura e escrita de diferentes gêneros textuais; identificação dos números, através de diferentes estratégias, a fim de que sejam capazes de ler as horas. Consideramos importante ainda, que os alunos já possuam noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto Um Computador por Aluno - UCA.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa que é o compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal para assegurar que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Tendo como objetivo a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los.
Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 07 de set. 2014.
Sítio: Pacto Nacional pela a Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://www.geadas.com.br/pnaic/images/Pacto/Oficiais/pacto_livreto.pdf>. (Neste sítio você encontrará informações sobre o programa, esclarecimentos sobre o curso de formação dos docentes, materiais utilizados dentre outras.). Acesso em: 07 de set. 2014.
Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem das crianças que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico e sua equipe de trabalho a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Motivando: brincando de gato e rato
Professor, para a presente aula converse com os alunos em uma roda de ideias sobre o que eles entendem sobre as medidas de tempo. Deixe que os alunos exponham seus comentários. Em seguida, convide-os para irem até o pátio ou quadra de sua escola para participarem da brincadeira “Gato e rato”.
Gato-e-rato
Fonte: Sítio: Planeta educação. Cartilha das brincadeiras gato-e-rato. Disponível em: <http://teste.planetaeducacao.com.br/professores/infantil/brincadeiras/gatoerato.asp>. (Neste sítio você encontrará a brincadeira.). Acesso em: 07 de set. 2014.
Os amigos fazem uma roda, dando as mãos. Alguém tem de ser o rato e ficar dentro da roda. Outra pessoa é o gato e fica do lado de fora. O gato pergunta e a roda responde:
- O senhor rato está em casa?
- Não! - A que horas chega?
- Às oito horas!
Fonte: Sítio: Planeta educação. Cartilha das brincadeiras gato-e-rato. Disponível em: <http://teste.planetaeducacao.com.br/professores/infantil/brincadeiras/gatoerato.asp>. (Neste sítio você encontrará a brincadeira.). Acesso em: 07 de set. 2014.
Ao retornarem para a sala de aula converse com os alunos sobre exemplos de situações em que o tempo parece:
Depois pergunte a eles:
Professor, comente com os alunos que para medirmos um intervalo de tempo usamos a unidade de medida que é a hora e para sabermos as horas utilizamos o relógio que marca o tempo em horas, minutos e segundos.
Apresente aos alunos modelos de diferentes tipos de relógios. (Se possível leve modelos reais desses relógios para mostrar para turma.).
Fonte das imagens: Sítio: Tipos de relógios. Disponível em: <http://www.mundodosrelogios.com/tiposrelogios.htm>. ( Neste sítio você encontrará um texto explicativo sobre os diferentes tipos de relógios e suas origens.). Acesso em: 07 de set. 2014.
CONSTRUINDO UM RELÓGIO DE PONTEIROS
Que tal construir um relógio de ponteiros?
Professor, para que os alunos realizem com mais facilidade as atividades sobre as horas disponibilize a cópia do relógio.
Fonte: Sítio: Cantinho das atividades – H.Q. sobre horas e relógio para montar. Disponível em: <http://professoracarina.blogspot.com.br/2010/11/h-q-sobre-horas-e-relogio-para-montar.html>. (Neste sítio você encontrará a história em quadrinhos do Chico Bento e um relógio para montar.). Acesso em: 07 de set. 2014.
Peça para eles:
Professor , antes de iniciar as atividades, comente que os relógios de ponteiros os números aparecem de 1 a 12 e que para indicar a hora exata o ponteiro maior deve apontar para o número 12 e o menor para o número que corresponde a hora marcada.
Depois que o relógio estiver pronto solicite aos alunos que resolvam as atividades no caderno de Matemática.
01- Observe o mostrador do relógio. Quais são números que aparecem nesse mostrador?
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
02- Para que serve o ponteiro grande do relógio?
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
03- E o pequeno?
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
Peça ajuda de um adulto para verificar com você quantos relógios tem em sua casa e se eles são de ponteiros ou digitais. Faça desenho dos relógios que você encontrou, traga- os para aula para montarmos um mural.
2ª Atividade:aproximadamente 60 minutos.
Trabalhando com mural
Professor, para iniciar a aula promova um momento para os alunos montarem um mural com os desenhos dos relógios que encontraram.
Em seguida, apresente a tirinha do Chico Bento à turma em Data Show ou se preferir, faça uma cópia para ser colada no caderno de Matemática. (A leitura da tirinha poderá ser feita por um menino e uma menina. Se for necessário faça o sorteio.).
Fonte: Sítio: Cantinho das atividades – H.Q. sobre horas e relógio para montar. Disponível em: <http://professoracarina.blogspot.com.br/2010/11/h-q-sobre-horas-e-relogio-para-montar.html>. (Neste sítio você encontrará a história em quadrinhos do Chico Bento e um relógio para montar.). Acesso em: 07 de set. 2014.
Professor explique aos alunos que os relógios digitais marcam as horas exatas da 1 h a 12 h; neste caso para não se confundir na leitura de antes e depois de meio dia usa-se am ( para antes de meio dia ) e pm (para depois de meio dia). Já os relógios que marcam as horas exatas de 0 h às 23 h não são necessários essas indicações.
Em seguida, como registro proponha as atividades no caderno de Matemática:
01 - Por que Rosinha estava brava com o Chico Bento?
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
02 - Qual foi a explicação que ele deu para não ir ao encontro com ela?
__________________________________________________________________________
03 - De acordo com a resposta do Chico Bento podemos concluir que o relógio da casa dele é:
( ) Digital
( ) De ponteiros
( ) Uma ampulheta
04 - Escreva nos relógios abaixo:
a) A hora que Rosinha combinou com o Chico Bento de se encontrarem:
b) A hora que Chico Bento falou que tem no relógio da casa dele.
Fonte das imagens: Sítio: Gi Barbosa – Ideia Criativa Fundamental I – Atividades medida de tempo relógio. Disponível em: <http://ideiacriativaensinofundamental1.blogspot.com.br/2013/07/atividade-medida-de-tempo-relogio.html>. (Neste sítio você encontrará sugestões de atividades de matemática.). Acesso em: 07 de set. 2014. (Atividade adaptada)
05 - Depois de perder o encontro com Rosinha, Chico Bento passou a anotar os horários de sua rotina. Observe com atenção os relógios e marque a hora de cada atividade da rotina do Chico Bento.
Fonte das imagens : Sítio: Smartkids – Passatempo – horas complete. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/passatempos/horas-complete.html>. (Neste sítio você encontrará a atividade de completar as horas nos relógios de ponteiros.). Acesso em: 07 de set. 2014. ( Atividade adaptada)
06 - Que tal elaborar sua rotina com os horários das suas principais atividades? Desenhe os relógios abaixo com as horas e as atividades que você realiza nesses horários.
Caso sua escola possua os laptops do Projeto UCA ou Laboratório de Informática você poderá solicitar aos alunos que acessem a TV Smartkids para conhecerem a rotina da Tina e do Kid. Auxilie-os a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio para pesquisa:
Sítio: Smartkids – TV Smartkids . Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/horas.html>. (Neste sítio você encontrará um vídeo com a rotina de Tina e kid.). Acesso em: 06 de set. 2014.
Professor, depois que os alunos assistirem ao vídeo peça a eles que escrevam em quais momentos a rotina deles é parecida coma rotina de Tina e Kid.
3ª Atividade:aproximadamente 60 minutos.
Jogando e aprendendo
Professor, organize os alunos para uma atividade no Laboratório de Informática ou os auxilie a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), os sítios:
Sítio: "Smartkids – jogos – Aprenda as horas". Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/relogio-aprenda-as-horas-brincando.html>. (Neste sítio você encontrará sugestão de um jogo para os alunos identificarem as horas no relógio digital e usando as setas do teclado do computador colocar os ponteiros na hora certa do relógio analógico.). Acesso em: 06 de set. 2014.
Sítio: "Smartkids – jogos – horas memória". Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/horas-memoria.html>. (Neste sítio você encontrará sugestão de um jogo da memória das horas para os alunos aprenderem brincando.). Acesso em: 06 de set. 2014.
Professor , disponibilize as atividades abaixo, para os alunos realizarem-nas no caderno de Matemática.
DESAFIO
Marina está brincando no balanço da árvore . Hoje ela tem um compromisso, vai a casa da vovó às 18 h. Quantas horas ainda faltam para o compromisso da Marina?
Fonte: Fotosearch - Desenho - colina, criança, árvore, relógio, menina, mulher, humano. Disponível em: http://www.fotosearch.com.br/UNN623/u16768704/(neste sítio você encontrará apenas a imagem) Acesso em: 07 de Set. de 2014.
Produzindo textos: elaborando situações problemas
Professor, para encerrar este tema proponha aos alunos que criem situações problemas a partir das horas representadas nos relógios abaixo. Esta atividade lhe oferecerá informações sobre a aprendizagem adquirida ao logo das atividades desenvolvidas, pois os alunos terão que aplicar os conhecimentos obtidos.
Veja um exemplo a seguir, mas se eles tiverem dificuldades faça coletivamente na lousa, mas solicite a participação deles e observe o envolvimento de cada um.
a- No relógio 1 está marcando 8 horas e 30 minutos. Quantas horas se passaram até chegar às 2 horas e 30 minutos, conforme está marcando no relógio 2?
Fonte: Sítio:Banco de atividades – Matemática –relógios para completar as horas. Disponível em: <http://bancodeatividades.blogspot.com.br/2009/12/matematica-relogios-para-completar-as.html>. ( Neste sítio você encontrará atividades relacionadas a horas. ) . Acesso em: 07 de set. 2014.
Sugestões de links para professores:
Sítio: eHow Brasil – Ensinando as horas, minutos e segundos para as crianças. Disponível em: <http://www.ehow.com.br/ensinando-minutos-segundos-criancas-info_30371/>. (Neste sítio você sugestões de como ensinar as crianças a ver as horas.). Acesso em: 07 de set. 2014.
Sítio: Smartkids – especial - horas. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/especiais/horas.html>. (Neste sítio você encontrará um texto informativo sobre horas.). Acesso em: 07 de set. 2014.
Sugestões de links para os alunos:
Sítio: Iguinho – aprenda a ver as horas. Disponível em: <http://marianacaltabiano.com.br/relogio-iguinho.html>. (Neste sítio você encontrará uma atividade que vai te ensinar a ver as horas.). Acesso em: 07 de set. 2014.
Sítio: Vídeo Youtube - Quintal da cultura – Que horas são?. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=kW8i5o-0R6M>. (Neste sítio você encontrará uma atividade que vai te ensinar a ver as horas.). Acesso em: 07 de set. 2014.
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; verificar corretamente as horas, através de atividades propostas; reconhecer diferentes instrumentos para medir o tempo; identificar hora e meia hora; identificar horas exatas no relógio digital e analógico; diferenciar relógio analógico de digital; transformar as horas de um relógio analógico em horas de um relógio digital e vice-versa; utilizar o relógio para ler as horas e os minutos; perceber a importância das horas para as pessoas se programarem durante o dia; conhecer vários tipos de relógios usados no presente e no passado; identificar as 24 horas do dia, relacionando-as com o seu cotidiano; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
10/05/2016
Cinco estrelasSeu planejamento ficou excelente. Estarei aproveitando nas minhas aulas.
19/10/2014
Cinco estrelasO plano de aula foi muito bem elaborado, e o melhor, pode ser adaptado até para a educação infantil. Parabéns!
12/10/2014
Cinco estrelasgostei muito dessa aula,muito boa,vou aplica -la em minha turma,creio que os alunos vão gostar muito.