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Conhecendo o Parasitismo

 

11/09/2014

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lérida de Oliveira, Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender interações entre organismos e ambiente, conforme competência de área 4 da matriz de referência de Ciências e suas Tecnologias do ENEM.

Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente, conforme habilidade H14 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Explicar fenômenos ou processos biológicos em qualquer nível de organização dos sistemas biológicos, conforme habilidade H15 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas de Ecologia (Ensino Fundamental).

Noções básicas de Informática.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: conhecendo o assunto

 

Preparação do ambiente:

 

Esse momento da aula pode ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a projeção das figuras selecionadas e relacionadas abaixo. O professor pode também fazer o download das figuras e imprimi-las em transparências para exibição em um retroprojetor em sala de aula, caso a escola não disponha de um Laboratório de Informática.

 

Figura 1

7

Fonte: Disponível em http://filosofiaemalbergaria.blogspot.com.br/2012_02_01_archive.html  (Acesso em 05 set. 2014).

 

Figura 2

8

Fonte: Disponível em  http://www.vivastreet.cl/accesorios-mascotas+maule/peluqueria-canina-en-talca-con-servicio-de-stripping/24260407  (Acesso em 05 set. 2014).

 

Figura 3

9

Fonte: Disponível em http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ecologia/relacoesecologicas4.php  (Acesso em 05 set. 2014).

 

Figura 4:

10

Fonte: Disponível em http://www.brasilescola.com/biologia/amensalismo-e-parasitismo.htm (Acesso em 05 set. 2014).

 

Finalizada a apresentação das figuras, cabe ao professor ser o mediador de um debate sobre o tema. As questões abaixo podem ser usadas pelo professor para estimular esse debate:

 

1 – Quais semelhanças podem ser apontadas entre as figuras representadas acima?

2 – Quais diferenças podem ser apontadas entre as figuras representadas acima?

 

Cabe ao professor interferir e posicionar os alunos em relação às questões, assim como estimular a argumentação dos mesmos por meio de perguntas complementares.

 

Comentário:

 

Professor, registre os pontos principais do debate para subsidiar a avaliação da aprendizagem.

 

Segundo momento: aprofundando o assunto

 

Preparação do ambiente:

 

Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a exibição de um vídeo sobre parasitismo (Figura 5). O vídeo tem duração de 6 minutos e 14 segundos.

 

Caso o Laboratório de Informática não disponha de um projetor multimídia, os alunos podem assistir ao vídeo nos computadores acessando o link  https://www.youtube.com/watch?v=uMbJFyCb5wg (Acesso em 05 set. 2014).

 

Comentário:

 

Caso seja necessário, o professor pode, previamente, fazer o download do vídeo e gravá-lo em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula. Os alunos deverão utilizar caderno para anotações, caneta e lápis.

 

Observação:

 

Fica a critério do professor a interrupção parcial do vídeo para a discussão de algumas cenas. Essa estratégia possivelmente será mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante comentários espontâneos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade é a exibição completa do vídeo seguida da discussão.

 

Figura 5: Vídeo: Parasitismo - Ecologia – Biologia (6:14)

11

Fonte: Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=uMbJFyCb5wg   (Acesso em 05 set. 2014).

 

O professor deve incentivar a expressão de impressões e opiniões por parte dos alunos em relação ao conteúdo do vídeo.

 

Finalizada a discussão, os alunos deverão se organizar em duplas para responderem o Questionário de Contextualização.

 

Observações:

 

1. O computador e o projetor multimídia utilizados na exibição do vídeo poderão ser empregados também para a veiculação do Questionário de Contextualização. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno.

 

2. Se não for possível utilizar o Laboratório de Informática, o professor pode também “copiar” e “colar” o Questionário de Contextualização no documento de um editor de texto, como por exemplo, o software Microsoft Word, e imprimi-lo em uma transparência para exibição em um retroprojetor em sala de aula. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno. Outra opção é entregar a cada aluno uma via impressa do questionário.

 

Questionário de Contextualização

 

1 – Qual é a relação existente entre os parasitas e os hospedeiros?

2 – Explique os que são os ectoparasitas e os endoparasitas e cite exemplos.

3 – Os ectoparasitas podem prejudicar seus hospedeiros? Se sim, que tipo de prejuízo pode ocorrer?

4 – Onde ocorre uma parte do desenvolvimento da tênia?

 

Comentário:

 

Os alunos deverão responder o Questionário de Contextualização por escrito, registrando as respostas no caderno. Depois disso, o professor pode, para cada item do do questionário, sortear uma dupla para apresentar oralmente a resposta elaborada pela mesma. O professor deve ficar atento a possíveis equívocos, cabendo a ele, sempre que necessário ou que considerar conveniente, interferir ou complementar as respostas.

 

Terceiro momento: aprendendo um pouco mais

 

Preparação do ambiente:

 

Nesse momento da aula, cabe ao professor orientar os alunos a se organizarem em quatro grupos. Esses grupos deverão posicionar as carteiras em forma de pequenos círculos e cada um deles ficará responsável pela leitura e discussão de um dos textos destacados abaixo. Cada membro do grupo, sucessivamente até o término do texto, deverá ler um parágrafo em voz alta, tomando o cuidado de usar um tom de voz adequado para que os demais membros do seu grupo possam ouvi-lo, mas sem interferir na leitura dos demais grupos. Dessa maneira, todos se manterão atentos ao longo da leitura.

 

Grupo 1: Parasitismo, site Só Biologia
Fonte: Disponível em http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ecologia/relacoesecologicas4.php  (Acesso em 05 set. 2014).

 

Grupo 2: Parasitismo, site Sua Pesquisa
Fonte: Disponível em http://www.suapesquisa.com/pesquisa/parasitismo.htm (Acesso em 05 set. 2014).

 

Grupo 3: Parasitismo, site Info Escola
Fonte: Disponível em http://www.infoescola.com/relacoes-ecologicas/parasitismo/  (Acesso em 05 set. 2014).

 

Grupo 4: Parasitas, site Toda Biologia
Fonte: Disponível em http://www.todabiologia.com/microbiologia/parasitas.htm   (Acesso em 05 set. 2014).

 

Observação:

 

O professor poderá executar previamente o download dos textos nos sites mencionados e providenciar uma cópia para os grupos.

 

Finalizada a leitura dos textos, cada grupo deverá apresentar oralmente, para os demais colegas de classe, uma síntese do texto lido, destacando os aspectos que considerou mais importantes. Sugere-se que os alunos reposicionem suas carteiras na forma de um grande círculo para facilitar a comunicação. Para que a atividade possa ser desenvolvida com mais dinamismo, as apresentações podem ter o tempo limitado a cinco minutos cada. Concluídas as apresentações, o professor poderá passar para o momento seguinte da aula.

 

Quarto momento: viajando no conhecimento

 

Preparação do ambiente:

 

Esse momento da aula deverá ser desenvolvido no Laboratório de Informática, pois serão necessários computadores com acesso à internet.

 

Os alunos deverão trabalhar individualmente ou em duplas e serão convidados pelo professor a acessar o site http://www.planetabio.com/rel.html (Figura 6), (Acesso em 05 set. 2014), por meio do qual poderão, de forma lúdica, aprender um pouco mais sobre o parasitismo.

 

Vale destacar que o site é autoexplicativo: basta seguir os comandos apresentados automaticamente.

 

Figura 6: Parasitismo

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Fonte: Disponível em http://www.planetabio.com/rel.html(Acesso em 05 set.2014).

 

Quinto momento: explorando o conhecimento

 

Preparação do Ambiente:

 

Esse momento poderá ser desenvolvido em sala de aula. Cabe ao professor entregar a cada aluno uma via impressa do questionário abaixo, o qual é constituído por questões inspiradas em processos seletivos de universidades.

 

1 - Assinale a opção que indica a relação ecológica ilustrada nos seguintes exemplos:

 

I) Um cavalo está cheio de carrapatos, fixos a sua pele, sugando seu sangue.
II) A tênia é um platelminto que vive no intestino de mamíferos.
III) Os afídeos (pulgões) são insetos que retiram seiva elaborada de certas plantas.

 

a) Parasitismo.
b) Competição.
c) Mutualismo.
d) Canibalismo.
e) Sociedade.

 

2 - Moradores dizem que há risco de queda de árvores na zona norte.

 

(...) Um dos moradores reclama de duas árvores cheias de cupim, que ficam em frente à sua casa: " - Quero ver quando a árvore cair sobre um carro e matar alguém, o que a prefeitura vai dizer."(...) (Folha de São Paulo, 12/01/2005)

 

Embora se alimentem da madeira, os cupins são incapazes de digerir a celulose, o que é feito por certos protozoários que vivem em seu intestino. As relações inter-específicas cupim-árvore e cupim-protozoário podem ser classificadas, respectivamente, como casos de

 

a) predação e comensalismo.
b) parasitismo e competição.
c) parasitismo e mutualismo.
d) inquilinismo e mutualismo.
e) comensalismo e parasitismo.

 

3 - A relação entre o homem e lombrigas é equivalente à relação observada entre:


a) cupins e flagelados.
b) orquídeas e árvores.
c) pássaros anú e bois.
d) cipó-chumbo e árvores.
e) pássaro-palito e crocodilo.

 

4 - A raflésia é uma planta asiática que não possui clorofila e apresenta a maior flor conhecida, chegando a 1,5 metro de diâmetro. O caule e a raiz, no entanto, são muito pequenos e ficam ocultos no interior de outra planta em que a raflésia se instala, absorvendo a água e os nutrientes de que necessita. Quando suas flores se abrem, exalam um forte odor de carne em decomposição, que atrai muitas moscas em busca de alimento. As moscas, ao detectarem o engano, saem da flor, mas logo pousam em outra, transportando e depositando no estigma desta os grãos de pólen trazidos da primeira flor. O texto descreve duas interações biológicas e um processo, que podem ser identificados, respectivamente como:

 

a) Inquilinismo, mutualismo e polinização.
b) Parasitismo, mutualismo e polinização.
c) Parasitismo, comensalismo e fecundação.
d) Parasitismo, comensalismo e polinização.
e) Inquilinismo, comensalismo e fecundação.

 

5- O controle biológico, técnica empregada no combate a espécies que causam danos e prejuízos aos seres humanos, é utilizado no combate à lagarta que se alimenta de folhas de algodoeiro. Algumas espécies de borboleta depositam seus ovos nessa cultura. A microvespa Trichogramma sp. introduz seus ovos nos ovos de outros insetos, incluindo os das borboletas em questão. Os embriões da vespa se alimentam do conteúdo desses ovos e impedem que as larvas de borboleta se desenvolvam. Assim, é possível reduzir a densidade populacional das borboletas até níveis que não prejudiquem a cultura.

 

A técnica de controle biológico realizado pela microvespa Trichogramma sp. consiste na

 

a) modificação do ambiente para selecionar indivíduos melhor adaptados.
b) introdução de um parasita no ambiente da espécie que se deseja combater.
c) competição entre a borboleta e a microvespa para a obtenção de recursos.
d) aplicação de inseticidas a fim de diminuir o número de indivíduos que se deseja combater.
e) introdução de um gene letal nas borboletas, a fim de diminuir o número de indivíduos.

 

Gabarito
 

 

1 – A

2 – C

3 – D

4 – D

5 – B


Fonte: Disponível emhttp://exercicios.brasilescola.com/exercicios-biologia/exercicios-sobre-relacoes-ecologicas-interespecificas.htm (Acesso em 05 set. 2014).


Fonte: Disponível em http://tudodeconcursosevestibulares.blogspot.com.br/2013/03/relacoes-ecologicas-resumo-com-questoes.html(Acesso em 05 set. 2014).

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:

 

Vídeo: “Revisão Parasitas - Biologia Vestibulando Digital", site Youtube
Fonte: Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=tH-bozBj3m8  (Acesso em 10 set. 2014).

 

Sugestões de links para os alunos:


Artigo: “Classificação dos Parasitas”, site Algo sobre Vestibular
Fonte: Disponível em http://www.algosobre.com.br/biologia/classificacao-dos-parasitas.html(Acesso em 05 set. 2014).

Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho no Questionário de Contextualização ou nas questões inspiradas em processos seletivos de universidades.

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