Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo a Competição Intraespecífica

 

11/09/2014

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lérida de Oliveira, Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender interações entre organismos e ambiente, conforme competência de área 4 da matriz de referência de Ciências e suas Tecnologias do ENEM.

Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente, conforme habilidade H14 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Explicar fenômenos ou processos biológicos em qualquer nível de organização dos sistemas biológicos, conforme habilidade H15 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas de Ecologia (Ensino Fundamental).

Noções básicas de Informática.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: conhecendo o assunto

 

Preparação do ambiente:

 

Esse momento da aula pode ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a projeção das figuras selecionadas e relacionadas abaixo. O professor pode também fazer o download das figuras e imprimi-las em transparências para exibição em um retroprojetor em sala de aula, caso a escola não disponha de um Laboratório de Informática.

 

Figura 1

13

Fonte: Disponível em http://relacoesecologicas.blogspot.com.br/ (Acesso em 06 set. 2014).

 

Figura 2:

14

Fonte: Disponível em http://www.brasilescola.com/biologia/competicao.htm (Acesso em 06 set. 2014).

 

Figura 3

15

Fonte: Disponível em http://diario-ciencias.blogspot.com.br/2012/06/8-ano-relacoes-ecologicas.html  (Acesso em 06 set. 2014).

 

Figura 4

16

Fonte: Disponível em http://cfbnanet.blogspot.com.br/2010/04/relacoes-ecologicas.html (Acesso em 06 set. 2014).

 

Finalizada a apresentação das figuras, cabe ao professor ser o mediador de um debate sobre o tema. As questões abaixo podem ser usadas pelo professor para estimular esse debate:

 

1 – Quais semelhanças podem ser apontadas entre as figuras representadas acima?

2 – Quais diferenças podem ser apontadas entre as figuras representadas acima?

3 – As imagens representadas nas figuras são próprias de alguma região específica?

 

Cabe ao professor interferir e posicionar os alunos em relação às questões, assim como estimular a argumentação dos mesmos por meio de perguntas complementares.

 

Comentário:

 

Professor, registre os pontos principais do debate para subsidiar a avaliação da aprendizagem.

 

Segundo momento: aprofundando o assunto

 

Preparação do ambiente:

 

Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a exibição de um vídeo sobre competição intraespecífica (Figura 5). O vídeo tem duração de 7 minutos e 26 segundos.

 

Caso o Laboratório de Informática não disponha de um projetor multimídia, os alunos podem assistir ao vídeo nos computadores acessando o link https://www.youtube.com/watch?v=y_gnkg8C5lI  (Acesso em 06 set. 2014).

 

Comentário:

 

Caso seja necessário, o professor pode, previamente, fazer o download do vídeo e gravá-lo em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula. Os alunos deverão utilizar caderno para anotações, caneta e lápis.

 

Observação:

 

Fica a critério do professor a interrupção parcial do vídeo para a discussão de algumas cenas. Essa estratégia possivelmente será mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante comentários espontâneos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade é a exibição completa do vídeo seguida da discussão.

 

Figura 5: Vídeo: Competição intraespecífica - Ecologia – Biologia (7:26)

17

Fonte: Disponível em  https://www.youtube.com/watch?v=y_gnkg8C5lI  (Acesso em 06 set. 2014).

 

O professor deve incentivar a expressão de impressões e opiniões por parte dos alunos em relação ao conteúdo do vídeo.

 

Finalizada a discussão, os alunos deverão se organizar em duplas para responderem o Questionário de Contextualização.

        

Observações:

 

1. O computador e o projetor multimídia utilizados na exibição do vídeo poderão ser empregados também para a veiculação do Questionário de Contextualização. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno.

 

2. Se não for possível utilizar o Laboratório de Informática, o professor pode também “copiar” e “colar” o Questionário de Contextualização no documento de um editor de texto, como por exemplo, o software Microsoft Word, e imprimi-lo em uma transparência para exibição em um retroprojetor em sala de aula. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno. Outra opção é entregar a cada aluno uma via impressa do questionário.

 

Questionário de Contextualização

 

1 – O que são relações intraespecíficas e interespecíficas?

2 – O que é competição intraespecífica?

3 – Quais motivos possam desencadear a competição intraespecífica? Explique.

4 – Explique o que ocorre com as plantas do cerrado em relação à competição.

5 – Como se dá a distribuição dos indivíduos em regiões desérticas?

 

Comentário:

 

Os alunos deverão responder o Questionário de Contextualização por escrito, registrando as respostas no caderno. Depois disso, o professor pode, para cada item do questionário, sortear uma dupla para apresentar oralmente a resposta elaborada pela mesma. O professor deve ficar atento a possíveis equívocos, cabendo a ele, sempre que necessário ou que considerar conveniente, interferir ou complementar as respostas.

 

Terceiro momento: aprendendo um pouco mais

 

Preparação do ambiente:

 

Nesse momento da aula, cabe ao professor orientar os alunos a se organizarem em quatro grupos. Esses grupos deverão posicionar as carteiras em forma de pequenos círculos e cada um deles ficará responsável pela leitura e discussão de um dos textos destacados abaixo. Cada membro do grupo, sucessivamente até o término do texto, deverá ler um parágrafo em voz alta, tomando o cuidado de usar um tom de voz adequado para que os demais membros do seu grupo possam ouvi-lo, mas sem interferir na leitura dos demais grupos. Dessa maneira, todos se manterão atentos ao longo da leitura.

 

Grupo 1: Competição, site Brasil Escola
Fonte: Disponível em http://www.brasilescola.com/biologia/competicao.htm (Acesso em 06 set. 2014).

 

Grupo 2: Competição, site Info Escola
Fonte: Disponível em http://www.infoescola.com/ecologia/competicao/  (Acesso em 06 set. 2014).

 

Grupo 3: Relações intraespecíficas, site Brasil Escola
Fonte: Disponível em http://www.brasilescola.com/biologia/relacoes-intra-especificas.htm  (Acesso em 06 set. 2014).

 

Grupo 4: Competição inter e intraespecífica, site Alunos Online
Fonte: Disponível em http://www.alunosonline.com.br/biologia/competicao-inter-intraespecifica.html   (Acesso em 06 set. 2014).

 

Observação:

 

O professor poderá executar previamente o download dos textos nos sites mencionados e providenciar uma cópia para os grupos.

 

Finalizada a leitura dos textos, cada grupo deverá apresentar oralmente, para os demais colegas de classe, uma síntese do texto lido, destacando os aspectos que considerou mais importante. Sugere-se que os alunos reposicionem suas carteiras na forma de um grande círculo para facilitar a comunicação. Para que a atividade possa ser desenvolvida com mais dinamismo, as apresentações podem ter o tempo limitado a cinco minutos cada. Concluídas as apresentações, o professor poderá passar para o momento seguinte da aula.

 

Quarto momento: viajando no conhecimento

 

Preparação do ambiente:

 

Esse momento da aula deverá ser desenvolvido no Laboratório de Informática, pois serão necessários computadores com acesso à internet.

 

Os alunos deverão trabalhar individualmente ou em duplas e serão convidados pelo professor a acessar o site http://www.planetabio.com/rel.html (Figura 6) (Acesso em 06 set. 2014), por meio do qual poderão, de forma lúdica, aprender um pouco mais sobre competição intraespecífica.

 

Vale destacar que o site é autoexplicativo: basta seguir os comandos apresentados automaticamente.

 

Figura 6: Competição Intraespecífica

18

Fonte: Disponível em http://www.planetabio.com/rel.html(Acesso em 06 set. 2014).

 

Quinto momento: explorando o conhecimento

 

Preparação do Ambiente:

 

Esse momento poderá ser desenvolvido em sala de aula. Cabe ao professor entregar a cada aluno uma via impressa do questionário abaixo, o qual é constituído por questões inspiradas em processos seletivos de universidades.

 

1 – Considere as afirmações:
 

Afirmação 1.1: Organismos de uma mesma espécie quase sempre disputam os recursos oferecidos pelo meio.
Afirmação 1.2: Em algumas situações, os indivíduos de uma mesma espécie se auxiliam mutuamente, trocando benefícios.

 

As afirmações 1.1 e 1.2 se referem, respectivamente, às relações seguintes ecológicas intraespecíficas:

 

a) Competição intraespecífica e cooperação intraespecífica (sociedades e colônias);
b) Competição intraespecífica e mutualismo;
c) Competição interespecífica e inquilinismo;
d) Comensalismo e mutualismo;
e) Colônias e sociedades.

 

2 - Um gavião, que tem sob suas penas carrapatos e piolhos, traz, preso em suas garras, um rato, com pulgas em seus pelos. Entre o rato e as pulgas, entre os carrapatos e os piolhos e entre o gavião e o rato existem relações interespecíficas denominadas, respectivamente:

 

a) inquilinismo, competição e predatismo.
b) predatismo, competição e parasitismo.
c) parasitismo, competição e predatismo.
d) parasitismo, inquilinismo e predatismo.
e) parasitismo, predatismo e competição.

 

3 - As sardinhas da Califórnia foram comercializadas pela primeira vez no começo do século XX. Em 1930, mais de 60.000 toneladas eram trazidas à superfície terrestre, a cada ano. Em 1950, poucas sardinhas restaram. Curiosamente a quantidade de outro peixe – a anchova – cresceu rapidamente.

 

A relação existente entre a sardinha e a anchova é de:

 

a)  mutualismo.
b)  competição.
c)  amensalismo.
d) comensalismo.
e)  protocooperação.

 

4 - No combate biológico ao hospedeiro intermediário da esquistossomose, têm sido empregadas atualmente, em regiões endêmicas, técnicas de introdução de outras espécies de caramujos, mais ágeis e resistentes, e de outros animais, como patos e marrecos. A ação dos caramujos e dos patos e marrecos introduzidos em regiões endêmicas são, respectivamente, exemplos de relações ecológicas do tipo:

 

a) parasitismo - amensalismo.
b) predatismo - amensalismo.
c) competição - predatismo.
d) competição - parasitismo.
e) predatismo - competição.

 

5 - Muitas plantas que possuem nectários florais são bravamente defendidas por formigas que vivem nos seus galhos, alimentando-se do néctar. Essas formigas impedem, por exemplo, que cupins subam nas árvores e se alimentem das folhas. As relações ecológicas estabelecidas por árvore-formigas e formigas-cupins podem ser denominadas, respectivamente,

 

a) protocooperação e competição.
b) inquilinismo e comensalismo.
c) comensalismo e mutualismo.
d) competição e inquilinismo.
e) parasitismo e predatismo.

 

Gabarito

 

1 – A

2 – C

3 – B

4 – C

5 – A

 

Fonte: Disponível em http://exercicios.brasilescola.com/exercicios-biologia/exercicios-sobre-relacoes-ecologicas-intraespecificas.htm#questao-3092  (Acesso em 06 set. 2014).

 

Fonte: Disponível em http://tudodeconcursosevestibulares.blogspot.com.br/2013/03/relacoes-ecologicas-resumo-com-questoes.html(Acesso em 06 set. 2014).

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:


Artigo: “A competição na natureza”, site CDCC/USP
Fonte: Disponível em http://www.cdcc.sc.usp.br/ciencia/artigos/art_35/atualidades.html (Acesso em 05 set. 2014).

 

Sugestões de links para os alunos:


Vídeo: “Competição intraespecifica biologia 2”, site Youtube
Fonte: Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=z39Z6yR5lJM(Acesso em 05 set. 2014).

Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho no Questionário de Contextualização ou nas questões inspiradas em processos seletivos de universidades.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.