11/09/2014
Lérida de Oliveira, Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino Médio | Biologia | Ecologia e ciências ambientais |
Compreender interações entre organismos e ambiente, conforme competência de área 4 da matriz de referência de Ciências e suas Tecnologias do ENEM.
Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente, conforme habilidade H14 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.
Explicar fenômenos ou processos biológicos em qualquer nível de organização dos sistemas biológicos, conforme habilidade H15 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.
Noções básicas de Ecologia (Ensino Fundamental).
Noções básicas de Informática.
Esse momento da aula pode ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a projeção das figuras selecionadas e relacionadas abaixo. O professor pode também fazer o download das figuras e imprimi-las em transparências para exibição em um retroprojetor em sala de aula, caso a escola não disponha de um Laboratório de Informática.
Figura 1
Fonte: Disponível em http://relacoesecologicas.blogspot.com.br/ (Acesso em 06 set. 2014).
Figura 2:
Fonte: Disponível em http://www.brasilescola.com/biologia/competicao.htm (Acesso em 06 set. 2014).
Figura 3
Fonte: Disponível em http://diario-ciencias.blogspot.com.br/2012/06/8-ano-relacoes-ecologicas.html (Acesso em 06 set. 2014).
Figura 4
Fonte: Disponível em http://cfbnanet.blogspot.com.br/2010/04/relacoes-ecologicas.html (Acesso em 06 set. 2014).
Finalizada a apresentação das figuras, cabe ao professor ser o mediador de um debate sobre o tema. As questões abaixo podem ser usadas pelo professor para estimular esse debate:
1 – Quais semelhanças podem ser apontadas entre as figuras representadas acima?
2 – Quais diferenças podem ser apontadas entre as figuras representadas acima?
3 – As imagens representadas nas figuras são próprias de alguma região específica?
Cabe ao professor interferir e posicionar os alunos em relação às questões, assim como estimular a argumentação dos mesmos por meio de perguntas complementares.
Comentário:
Professor, registre os pontos principais do debate para subsidiar a avaliação da aprendizagem.
Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a exibição de um vídeo sobre competição intraespecífica (Figura 5). O vídeo tem duração de 7 minutos e 26 segundos.
Caso o Laboratório de Informática não disponha de um projetor multimídia, os alunos podem assistir ao vídeo nos computadores acessando o link https://www.youtube.com/watch?v=y_gnkg8C5lI (Acesso em 06 set. 2014).
Comentário:
Caso seja necessário, o professor pode, previamente, fazer o download do vídeo e gravá-lo em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula. Os alunos deverão utilizar caderno para anotações, caneta e lápis.
Observação:
Fica a critério do professor a interrupção parcial do vídeo para a discussão de algumas cenas. Essa estratégia possivelmente será mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante comentários espontâneos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade é a exibição completa do vídeo seguida da discussão.
Fonte: Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=y_gnkg8C5lI (Acesso em 06 set. 2014).
O professor deve incentivar a expressão de impressões e opiniões por parte dos alunos em relação ao conteúdo do vídeo.
Finalizada a discussão, os alunos deverão se organizar em duplas para responderem o Questionário de Contextualização.
Observações:
1. O computador e o projetor multimídia utilizados na exibição do vídeo poderão ser empregados também para a veiculação do Questionário de Contextualização. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno.
2. Se não for possível utilizar o Laboratório de Informática, o professor pode também “copiar” e “colar” o Questionário de Contextualização no documento de um editor de texto, como por exemplo, o software Microsoft Word, e imprimi-lo em uma transparência para exibição em um retroprojetor em sala de aula. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno. Outra opção é entregar a cada aluno uma via impressa do questionário.
1 – O que são relações intraespecíficas e interespecíficas?
2 – O que é competição intraespecífica?
3 – Quais motivos possam desencadear a competição intraespecífica? Explique.
4 – Explique o que ocorre com as plantas do cerrado em relação à competição.
5 – Como se dá a distribuição dos indivíduos em regiões desérticas?
Comentário:
Os alunos deverão responder o Questionário de Contextualização por escrito, registrando as respostas no caderno. Depois disso, o professor pode, para cada item do questionário, sortear uma dupla para apresentar oralmente a resposta elaborada pela mesma. O professor deve ficar atento a possíveis equívocos, cabendo a ele, sempre que necessário ou que considerar conveniente, interferir ou complementar as respostas.
Nesse momento da aula, cabe ao professor orientar os alunos a se organizarem em quatro grupos. Esses grupos deverão posicionar as carteiras em forma de pequenos círculos e cada um deles ficará responsável pela leitura e discussão de um dos textos destacados abaixo. Cada membro do grupo, sucessivamente até o término do texto, deverá ler um parágrafo em voz alta, tomando o cuidado de usar um tom de voz adequado para que os demais membros do seu grupo possam ouvi-lo, mas sem interferir na leitura dos demais grupos. Dessa maneira, todos se manterão atentos ao longo da leitura.
Grupo 1: Competição, site Brasil Escola
Fonte: Disponível em http://www.brasilescola.com/biologia/competicao.htm (Acesso em 06 set. 2014).
Grupo 2: Competição, site Info Escola
Fonte: Disponível em http://www.infoescola.com/ecologia/competicao/ (Acesso em 06 set. 2014).
Grupo 3: Relações intraespecíficas, site Brasil Escola
Fonte: Disponível em http://www.brasilescola.com/biologia/relacoes-intra-especificas.htm (Acesso em 06 set. 2014).
Grupo 4: Competição inter e intraespecífica, site Alunos Online
Fonte: Disponível em http://www.alunosonline.com.br/biologia/competicao-inter-intraespecifica.html (Acesso em 06 set. 2014).
Observação:
O professor poderá executar previamente o download dos textos nos sites mencionados e providenciar uma cópia para os grupos.
Finalizada a leitura dos textos, cada grupo deverá apresentar oralmente, para os demais colegas de classe, uma síntese do texto lido, destacando os aspectos que considerou mais importante. Sugere-se que os alunos reposicionem suas carteiras na forma de um grande círculo para facilitar a comunicação. Para que a atividade possa ser desenvolvida com mais dinamismo, as apresentações podem ter o tempo limitado a cinco minutos cada. Concluídas as apresentações, o professor poderá passar para o momento seguinte da aula.
Esse momento da aula deverá ser desenvolvido no Laboratório de Informática, pois serão necessários computadores com acesso à internet.
Os alunos deverão trabalhar individualmente ou em duplas e serão convidados pelo professor a acessar o site http://www.planetabio.com/rel.html (Figura 6) (Acesso em 06 set. 2014), por meio do qual poderão, de forma lúdica, aprender um pouco mais sobre competição intraespecífica.
Vale destacar que o site é autoexplicativo: basta seguir os comandos apresentados automaticamente.
Fonte: Disponível em http://www.planetabio.com/rel.html(Acesso em 06 set. 2014).
Esse momento poderá ser desenvolvido em sala de aula. Cabe ao professor entregar a cada aluno uma via impressa do questionário abaixo, o qual é constituído por questões inspiradas em processos seletivos de universidades.
1 – Considere as afirmações:
Afirmação 1.1: Organismos de uma mesma espécie quase sempre disputam os recursos oferecidos pelo meio.
Afirmação 1.2: Em algumas situações, os indivíduos de uma mesma espécie se auxiliam mutuamente, trocando benefícios.
As afirmações 1.1 e 1.2 se referem, respectivamente, às relações seguintes ecológicas intraespecíficas:
a) Competição intraespecífica e cooperação intraespecífica (sociedades e colônias);
b) Competição intraespecífica e mutualismo;
c) Competição interespecífica e inquilinismo;
d) Comensalismo e mutualismo;
e) Colônias e sociedades.
2 - Um gavião, que tem sob suas penas carrapatos e piolhos, traz, preso em suas garras, um rato, com pulgas em seus pelos. Entre o rato e as pulgas, entre os carrapatos e os piolhos e entre o gavião e o rato existem relações interespecíficas denominadas, respectivamente:
a) inquilinismo, competição e predatismo.
b) predatismo, competição e parasitismo.
c) parasitismo, competição e predatismo.
d) parasitismo, inquilinismo e predatismo.
e) parasitismo, predatismo e competição.
3 - As sardinhas da Califórnia foram comercializadas pela primeira vez no começo do século XX. Em 1930, mais de 60.000 toneladas eram trazidas à superfície terrestre, a cada ano. Em 1950, poucas sardinhas restaram. Curiosamente a quantidade de outro peixe – a anchova – cresceu rapidamente.
A relação existente entre a sardinha e a anchova é de:
a) mutualismo.
b) competição.
c) amensalismo.
d) comensalismo.
e) protocooperação.
4 - No combate biológico ao hospedeiro intermediário da esquistossomose, têm sido empregadas atualmente, em regiões endêmicas, técnicas de introdução de outras espécies de caramujos, mais ágeis e resistentes, e de outros animais, como patos e marrecos. A ação dos caramujos e dos patos e marrecos introduzidos em regiões endêmicas são, respectivamente, exemplos de relações ecológicas do tipo:
a) parasitismo - amensalismo.
b) predatismo - amensalismo.
c) competição - predatismo.
d) competição - parasitismo.
e) predatismo - competição.
5 - Muitas plantas que possuem nectários florais são bravamente defendidas por formigas que vivem nos seus galhos, alimentando-se do néctar. Essas formigas impedem, por exemplo, que cupins subam nas árvores e se alimentem das folhas. As relações ecológicas estabelecidas por árvore-formigas e formigas-cupins podem ser denominadas, respectivamente,
a) protocooperação e competição.
b) inquilinismo e comensalismo.
c) comensalismo e mutualismo.
d) competição e inquilinismo.
e) parasitismo e predatismo.
Gabarito
1 – A |
2 – C |
3 – B |
4 – C |
5 – A |
Fonte: Disponível em http://exercicios.brasilescola.com/exercicios-biologia/exercicios-sobre-relacoes-ecologicas-intraespecificas.htm#questao-3092 (Acesso em 06 set. 2014).
Fonte: Disponível em http://tudodeconcursosevestibulares.blogspot.com.br/2013/03/relacoes-ecologicas-resumo-com-questoes.html(Acesso em 06 set. 2014).
Sugestões de links para professores:
Artigo: “A competição na natureza”, site CDCC/USP
Fonte: Disponível em http://www.cdcc.sc.usp.br/ciencia/artigos/art_35/atualidades.html (Acesso em 05 set. 2014).
Sugestões de links para os alunos:
Vídeo: “Competição intraespecifica biologia 2”, site Youtube
Fonte: Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=z39Z6yR5lJM(Acesso em 05 set. 2014).
A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho no Questionário de Contextualização ou nas questões inspiradas em processos seletivos de universidades.
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