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Relações ecológicas: conhecendo as sociedades

 

11/09/2014

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lérida de Oliveira, Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender interações entre organismos e ambiente, conforme competência de área 4 da matriz de referência de Ciências e suas Tecnologias do ENEM.

Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente, conforme habilidade H14 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Explicar fenômenos ou processos biológicos em qualquer nível de organização dos sistemas biológicos, conforme habilidade H15 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas de Ecologia (Ensino Fundamental).

Noções básicas de Informática.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: conhecendo o assunto

 

Preparação do ambiente:

 

Esse momento da aula pode ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a projeção das figuras selecionadas e relacionadas abaixo. O professor pode também fazer o download das figuras e imprimi-las em transparências para exibição em um retroprojetor em sala de aula, caso a escola não disponha de um Laboratório de Informática.

 

Figura 1:

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Fonte: Disponível em: http://www.mundoeducacao.com/biologia/relacoes-ecologicas.htm  (Acesso em 06 set. 2014).

 

Figura 2:

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Fonte: Disponível em  http://www.ninha.bio.br/biologia/cupins.html   (Acesso em 06 set. 2014).

 

Figura 3

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Fonte: Disponível em http://www.dedetizacaoinsetan.com.br/curiosidades/como-funcionam-as-formigas/  (Acesso em 06 set. 2014).

 

Figura 4

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Fonte: Disponível em http://anapicultura.xpg.uol.com.br/Abelhas.html  (Acesso em 06 set. 2014).

 


Finalizada a apresentação das figuras, cabe ao professor ser o mediador de um debate sobre o tema. As questões abaixo podem ser usadas pelo professor para estimular esse debate:

 

1 – Quais semelhanças podem ser apontadas entre as figuras representadas acima?

2 – Quais diferenças podem ser apontadas entre as figuras representadas acima?

3 – As imagens representadas nas figuras são próprias de alguma região específica?

 

Cabe ao professor interferir e posicionar os alunos em relação às questões, assim como estimular a argumentação dos mesmos por meio de perguntas complementares.

 

Comentário:

 

Professor, registre os pontos principais do debate para subsidiar a avaliação da aprendizagem.

 

Segundo momento: aprofundando o assunto

 

Preparação do ambiente:

 

Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a exibição de um vídeo sobre as sociedades de abelhas, formigas e cupins (Figura 5). O vídeo tem duração de 6 minutos e 18 segundos.

 

Caso o Laboratório de Informática não disponha de um projetor multimídia, os alunos podem assistir ao vídeo nos computadores acessando o link https://www.youtube.com/watch?v=MGFVwhC-l9c (Acesso em 06 set. 2014).

 

 Comentário:

 

Caso seja necessário, o professor pode, previamente, fazer o download do vídeo e gravá-lo em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula. Os alunos deverão utilizar caderno para anotações, caneta e lápis.

 

Observação:

 

Fica a critério do professor a interrupção parcial do vídeo para a discussão de algumas cenas. Essa estratégia possivelmente será mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante comentários espontâneos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade é a exibição completa do vídeo seguida da discussão.

 

Figura 5: Vídeo: Sociedades - Ecologia – Biologia (6:18)

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Fonte: Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=MGFVwhC-l9c   (Acesso em 06 set. 2014).

 

O professor deve incentivar a expressão de impressões e opiniões por parte dos alunos em relação ao conteúdo do vídeo.

 

Finalizada a discussão, os alunos deverão se organizar em duplas para responderem o Questionário de Contextualização.

 

Observações:

 

1. O computador e o projetor multimídia utilizados na exibição do vídeo poderão ser empregados também para a veiculação do Questionário de Contextualização. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno.

 

2. Se não for possível utilizar o Laboratório de Informática, o professor pode também “copiar” e “colar” o Questionário de Contextualização no documento de um editor de texto, como por exemplo, o software Microsoft Word, e imprimi-lo em uma transparência para exibição em um retroprojetor em sala de aula. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno. Outra opção é entregar a cada aluno uma via impressa do questionário.

 

Questionário de Contextualização

 

1 – Como se dividem as abelhas dentro das colmeias? Explique.

2 – Quais é a função das abelhas operárias?

3 – Qual a função dos zangões?

4 – Qual a função da abelha rainha?

5 – Como ocorre a reprodução das abelhas? Explique.

6 – O que é partenogênese?

7 – Como é feito a seleção de uma nova abelha rainha?

8 – Como surgem novas colmeias?

9 – Qual a diferença entre a sociedade e a colônia?

 

Comentário:

 

Os alunos deverão responder o Questionário de Contextualização por escrito, registrando as respostas no caderno. Depois disso, o professor pode, para cada item do questionário, sortear uma dupla para apresentar oralmente a resposta elaborada pela mesma. O professor deve ficar atento a possíveis equívocos, cabendo a ele, sempre que necessário ou que considerar conveniente, interferir ou complementar as respostas.

 

Terceiro momento: aprendendo um pouco mais

 

Preparação do ambiente:

 

Nesse momento da aula, cabe ao professor orientar os alunos a se organizarem em quatro grupos. Esses grupos deverão posicionar as carteiras em forma de pequenos círculos e cada um deles ficará responsável pela leitura e discussão de um dos textos destacados abaixo. Cada membro do grupo, sucessivamente até o término do texto, deverá ler um parágrafo em voz alta, tomando o cuidado de usar um tom de voz adequado para que os demais membros do seu grupo possam ouvi-lo, mas sem interferir na leitura dos demais grupos. Dessa maneira, todos se manterão atentos ao longo da leitura.

 

Grupo 1: O que são Relações Ecológicas?, site O Biólogo
Fonte: Disponível em http://www.obiologo.eco.br/2013/08/relacoes-ecologicas.html  (Acesso em 06 set. 2014).

 

Grupo 2: Relações Ecológicas, site Só Biologia
Fonte: Disponível em  http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ecologia/relacoesecologicas.php (Acesso em 06 set. 2014).

 

Grupo 3: Relações Ecológicas, site Cola da Web
Fonte: Disponível em http://www.coladaweb.com/biologia/ecologia/relacoes-ecologicas  (Acesso em 6 set. 2014).

 

Grupo 4:  Relações Ecológicas, site Racha Cuca
Fonte: Disponível em http://rachacuca.com.br/educacao/biologia/relacoes-ecologicas/  (Acesso em 6 set. 2014).

 

Observação:

 

O professor poderá executar previamente o download dos textos nos sites mencionados e providenciar uma cópia para os grupos.

 

Finalizada a leitura dos textos, cada grupo deverá apresentar oralmente, para os demais colegas de classe, uma síntese do texto lido, destacando os aspectos que considerou mais importante. Sugere-se que os alunos reposicionem suas carteiras na forma de um grande círculo para facilitar a comunicação. Para que a atividade possa ser desenvolvida com mais dinamismo, as apresentações podem ter o tempo limitado a cinco minutos cada. Concluídas as apresentações, o professor poderá passar para o momento seguinte da aula.

 

Quarto momento: viajando no conhecimento

 

Preparação do ambiente:

 

Esse momento da aula deverá ser desenvolvido no Laboratório de Informática, pois serão necessários computadores com acesso à internet.

 

Os alunos deverão trabalhar individualmente ou em duplas e serão convidados pelo professor a acessar o site http://www.planetabio.com/rel.html (Figura 6), por meio do qual poderão, de forma lúdica, aprender um pouco mais sobre as sociedades.

 

Vale destacar que o site é autoexplicativo: basta seguir os comandos apresentados automaticamente.

 

Figura 6: Sociedade

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Fonte: Disponível em http://www.planetabio.com/rel.html(Acesso em 06 set. 2014).

 

Quinto momento: explorando o conhecimento

 

Preparação do Ambiente:

 

Esse momento poderá ser desenvolvido em sala de aula. Cabe ao professor entregar a cada aluno uma via impressa do questionário abaixo, o qual é constituído por questões inspiradas em processos seletivos de universidades.

 

1 - Os itens abaixo contêm exemplos de diversas relações ecológicas entre os seres vivos:

 

I – A associação entre certos fungos e algas clorofíceas ou cianobactérias costuma ser tão íntima que ambos formam um novo tipo de organismo, o líquen.

II – Várias espécies de abelhas formam agrupamentos altamente organizados, nas quais, de modo instintivo, cada indivíduo coloca a sobrevivência da colmeia acima de sua própria.

III – Entre alguns insetos da mesma espécie, os animais mais fracos ou doentes são devorados pelos sadios.

IV – A caravela é um cnidário que vive flutuando no mar e é formada por um conjunto de indivíduos da mesma espécie que vivem fisicamente juntos, dividindo o trabalho.

 

As relações ecológicas que estão descritas nos itens acima são classificadas, respectivamente, como:

 

a) Sociedade, colônia, canibalismo e mutualismo.
b) Mutualismo, sociedade, canibalismo e colônia.
c) Mutualismo, colônia, canibalismo e sociedade.
d) Comensalismo, sociedade, predatismo e colônia.
e) Protocooperação, colônia, predatismo e sociedade.

 

2 – Dos tipos de relações ecológicas seguintes, o único que ocorre exclusivamente entre organismos da mesma espécie é:

 

a) Inquilinismo;
b) Mutualismo;
c) Herbivoria;
d) Sociedade;
e) Parasitismo.

 

3 - Abelhas apresentam três castas sociais: as operárias, fêmeas estéreis que realizam o trabalho da colmeia, a rainha e o zangão, encarregados da reprodução. Essa divisão de trabalho caracteriza:

 

a) Colônia isomorfa com relações interespecíficas harmônicas.
b) Colônia heteromorfa com relações interespecíficas harmônicas.
c) Colônia heteromorfa com relações intraespecíficas harmônicas.
d) Sociedade isomorfa com relações intraespecíficas harmônicas.
e) Sociedade heteromorfa com relações intraespecíficas harmônicas.

 

4 - O cupinzeiro é um exemplo de:

 

a) colônia.
b) biocenose.        
c) sociedade.
d) comunidade.      
e) ecossistema.      

 

5 –O “espírito de união” entre as formigas, exemplificado na tirinha abaixo, é identificado como uma relação harmônica denominada:

 

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a) colônia.
b) sociedade.
c) mutualismo.
d) comensalismo.
e) protocooperação.


6 - As formigas saúvas constituem sociedades organizadas em que as formigas rainhas, içás, vivem cerca de quinze anos e produzem até quatro milhões de formigas-filhas. A fertilização das rainhas é realizada


a) pelos soldados, no ar.
b) pelos soldados, no solo.
c) pelas operárias, no solo.
d) pelos machos, bitus, no ar.
e) pelos machos, bitus, no solo.



7 - Formigas e cupins, embora sejam insetos pertencentes a ordens diversas, têm em comum o fato de se organizarem em um sistema chamado:


a) colônia.
b) sociedade. 
c) mutualismo.
e) inquilinismo.
d) protocooperação.


8 - Alguns seres vivos, como as abelhas e os pulgões, conseguem produzir indivíduos sem que a fêmea receba o espermatozóide para fecundar o óvulo. Este fenômeno é chamado de:


a) partenogênese.
b) poliembrionia.
c) metagênese.
d) nidação.
e) filogenia.

 

Gabarito

 

1 – B

2 – D

3 – E

4 – C

5 – B

6 – D

7 – B

8 – A

 

Fonte: Disponível em http://tudodeconcursosevestibulares.blogspot.com.br/2013/03/relacoes-ecologicas-resumo-com-questoes.html(Acesso em 06 set. 2014).

 

Fonte: Disponível em https://sites.google.com/site/biologiaaulaseprovas/ecologia-e-ciencias-ambientais/interacoes-entre-os-seres-vivos/sociedades(Acesso em 06 set. 2014).

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:


Vídeo: “Relações Ecológicas”, site Youtube
Fonte: Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=4cHLVGzDoI0 (Acesso em 06 set. 2014).

 

Sugestões de links para os alunos


 Vídeo: “ENEM - Relação Ecológica Intraespecífica por Sociedade”, site Youtube
Fonte: Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=2Uw5tk65iUM  (Acesso em 06 set. 2014).

Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho no Questionário de Contextualização ou nas questões inspiradas em processos seletivos de universidades.

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