Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Teoria e Aplicação das Cores

 

01/09/2008

Autor e Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Classificação das cores. • Contraste e Combinação das cores. • Influência das cores (efeito óptico). • Diferenciar cor, luz e cor pigmento.
Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não é necessário conhecimentos prévios
Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

Ao preparar a aula o professor pode utilizar como referência o texto “A Cor” (disponível em OSTROWER, F. Universos da Arte. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1983, p. 234-254.) que aborda a Teoria da Cor em geral, comentando obras de artistas que utilizam cores primárias, secundárias, complementares, cores quentes e frias, matriz, saturação e tonalidades.

Caso o professor não tenha acesso ao livro indicado, é possível encontrar o mesmo conteúdo em alguns sites, como por exemplo:
Teoria das Cores da Jurema L. F. Sampaio – Ralha que aborda os seguintes temas: Distinção das Cores, Disco Cromático, Cores Complementares, Cores Análogas, Cores Neutras, Calor das Cores, Efeitos Luminosos, Matiz, Tom, Intensidade e Características das Cores. (Texto disponível em: http://www.geocities.com/strani_felicita/index.htm)
Teoria das Cores na Wikipedia. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_das_cores

Para iniciar a discussão sobre o tema o professor pode:
• Apresentar a obra: Fishing boats on the beach at Saintes-Maries-de-la-Mer, disponivel no Portal do Professor em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/8854/fishing_boats.jpg

A obra de Vicent Van Gogh apresenta barcos de pesca na praia em Saintes-Maries-de-la-Mer, ao sul da França
 

Apresentar a fotografia de Ibotirama (Bahia) - Barcos de pescadores e de transporte navegam pelo rio São Francisco, onde estão sendo inicidas obras de revitalização Foto: Fábio Pozzebom/ABr. Disponível no site da Agência Brasil em http://www.agenciabrasil.gov.br/media/imagens/2007/06/14/1246fp6752.jpg/view


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/575/imagens/atphoto.2007-06-14.image_media_horizontal.7088003271.jpg


Usando como referência estas duas imagens de barcos de pescadores, questione os estudantes:

  • Quais as semelhanças entre as imagens?
  • Quais as cores que mais sobressaem?
  • Que sensações sentimos ao observar estas imagens?
  • Vamos listar as cores das imagens?
  • Quais as diferenças entre a pintura e a fotografia?


Trabalhar os textos indicados intercalando com vídeos, instigando a reflexão nos alunos e a percepção da influência das cores.

Nesse momento, o professor pode questionar:

  • Quais as cores que eles mais gostam?
  • O que significa as cores para eles?
  • Quais os objetos (cores) que representam seu estado de espírito. Por exemplo, se quando estão tristes usam roupas pretas, quando alegres roupas coloridas, superstições com relação ao vestuário nas festas de Ano Novo.


Atividade 2:
É hora de exercitar o conhecimento. Como sugestão de atividade os alunos podem criar a Roda Cromática de Chevreul utilizando papel A3 e lápis de cor.

Vamos assistir a este vídeo que distingue as cores quentes e frias, disponível em http://br.youtube.com/watch?v=55taVitk3bM


Atividade 3:


O professor pode propor a exploração do simulador RIVED – Cores. Com ele, os alunos podem interagir com o conteúdo e ver na prática a combinação das cores. Este simulador está disponível em http://rived.mec.gov.br/atividades/concurso2006/cores/art_coresrived.swf

 

Oriente os estudantes a iniciarem a leitura pelas definições de cores, a acessarem a teoria das cores e os demais links do simulador, além de clicarem em todas as cores da barra inferior, anotando em seu caderno os conceitos considerados mais importantes.

Atividade 4:

Após a exploração individual do simulador, o professor pode retomar a discussão com a turma e verificar se os alunos estão compreendendo os conteúdos abordados através da análise de algumas obras de arte.

Indicamos três opções:

  • Algumas imagens do filme “O Fabuloso Destin o de Amélie Poulain&rd quo;
  • Os desenhos de Toulouse Lautrec
  • As pinturas de Matisse.

1 - “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”

Uma forma interessante de verificar se os alunos estão compreendendo os conteúdos abordados é a discussão sobre algumas imagens do filme: “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” que trata da história de uma jovem que perdeu a mãe na infância e foi criada pelo pai que não expressava afeto pela filha. Quando adulta encontrou uma caixa de recordações escondida em seu apartamento, e a partir daí resolveu ajudar todos a sua volta.

O ponto de partida para análise do filme é a fotografia, que combina cores primárias e secundárias, cores quentes e frias, combinando o sentimento do personagem com determina das cores. Confira um vídeo com algumas fotos do filme no site EscolaBR  Disponível em: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/Amelie_Poulain.avi

Ficha técnica do filme e imagens: http://www.adorocinema.com/filmes/amelie-poulain/amelie-poulain.asp

2 - Os desenhos de Toulouse Lautrec - Imagens disponíveis em : http://www.ibiblio.org/wm/paint/auth/toulouse-lautrec/


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/575/imagens/link11.jpg

http://www.ibiblio.org/wm/paint/auth/toulouse-lautrec/i/toilette.small.jpg

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/575/imagens/link14.jpg
http://www.ibiblio.org/wm/paint/auth/toulouse-lautrec/i/ambassadeurs.jpg

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/575/imagens/link13.jpg

http://www.ibiblio.org/wm/paint/auth/toulouse-lautrec/i/two-girlfriends.jpg


3 - Pinturas de Matisse

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/575/imagens/matisse2.jpg
http://cgfa.sunsite.dk/matisse/index.html

http://portald
oprofessor.mec.gov.br:8080/discovirtual/00677460988/img/link37.jpg

http://cgfa.sunsite.dk/matisse/index.html

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/575/imagens/link38.jpg

http://cgfa.sunsite.dk/matisse/index.html

 É importante o professor ressaltar como os pintores utilizam-se das cores na composição da obra, a formação das cores e linhas e o contraste, as sensações que ela desperta, etc.


Atividade 5:


É hora dos alunos produzirem, aplicarem todo conhecimento adquirido além da sua criatividade. Nesse sentido, a proposta para Atividade será a de produzir um desenho, uma fotografia ou vídeo que represente uma das quatro estações do ano (relembrar a influência das cores no filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” e nas obras analisadas). A composição deverá apresentar os seguintes elementos: cores quentes e frias, primárias e secundárias, tonalidades e contrastes.

  • A técnica é livre para o desenho: lápis de cor, giz de cera, tinta, pastel, colagem, mas o aluno deve demonstrar habilidade no material escolhido. O suporte pode ser em três formatos: desenho tamanho A3 papel 120g
  • A fotografia deverá ser no tamanho 15X20cm ou A4, podendo ser utilizada máquina fotográfica comum ou digital, e até mesmo as fotografias tiradas com aparelhos celulares.
  • O vídeo deverá ter a duração de 1 minuto.

Consulte os recursos complementares sobre a indicação dos softwares para edição de imagens e vídeos.

Atividade 6:

Nesse momento ocorrerá a troca de experiências e a discussão sobre os resultados. Para isso os alunos utilizaram as seguintes opções:

  • Blog, onde deverão postar além da obra finalizada um texto descrevendo seu processo criativo, indicando como utilizou as cores e como foi a experiência de realizar essa atividade: pontos positivos e negativos. Os alunos deverão visitar o blog dos colegas e postar comentários sobre os trabalhos elencando alguns aspectos identificados: uso das cores e sensações. O professor também deve visitar todos os blogs e fazer comentários, informando aos alunos se conseguiram alcançar o objetivos da aula, pontos positivos e negativos do trabalho. Para publicar o resultado da produção dos alunos indicamos o blog multimídia que possibilita a inserção de imagens, áudios e víd eos. Disponível em: http://www.spaceblog.com.br/
  • O edital da sala de aula ou do pátio da escola para expor seus trabalhos.
  • Um varal didático para expor os trabalhos, que posteriormente, será transferido para o portfólio individual, construído durante todas as atividades de artes.

 

Sugestão de Avaliação:

 

Competências Pesos
Uso das cores e criatividade nas combinações (tonalidades, contrastes, escala de cores). 3,0
Uso de cores quentes e frias, primárias e complementares. 3,0
Criatividade na elaboração do desenho. 1,0
Habilidade na técnica escolhida. 1,0
Produção textual sobre o trabalho: discorrer sobre o uso das cores, a cena, processo de criação, etc. 2,0

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Cores Animação/simulação
Recursos Complementares
O Vídeo e a Fotografia, além do desenho, podem ser um ótimo suporte para apresentação do resultado da produção dos alunos, o professor pode usar como exemplo trechos do filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” e as obras de Toulouse Lautrec e Matisse, para discutir com os alunos o cenário do filme e a influência dele no enredo da história. Essa atividade envolve o trabalho em equipe, colaboração e autoria. Nesse caso, indicamos para elaboração das atividades os seguintes recursos: Editor de vídeo on-line de forma colaborativa: http://www.jumpcut.com/ e editor de imagens de diferentes formatos, disponível para plataforma Linux e Windows. No site há dicas sobre o programa e tutorias.: http://www.ogimp.com.br/ Para publicar o resultado da produção dos alunos indicamos o blog multimídia que possibilita a inserção de imagens, áudios e vídeos, diponível em: http://www.spaceblog.com.br/ Atenção professor, caso seus alunos tenham dúvidas de como criar um blog no SpaceBlog consulte “O Blog da Bia”, e navegue pelos artigos “Criando um Blog partes 1, 2, 3, 4 e 5”. Disponível em: http://bia.blogorama.com.br/91669/Criando-um-Blog-Parte-1/
Avaliação
Inicialmente e durante as atividades o professor deverá deixar claro para os alunos os itens que serão avaliados durante a produção. Nesse caso, sugerimos a análise das competencias, verifique em Estratégias e Recursos da Aula.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 10 classificações

  • Cinco estrelas 8/10 - 80%
  • Quatro estrelas 2/10 - 20%
  • Três estrelas 0/10 - 0%
  • Duas estrelas 0/10 - 0%
  • Uma estrela 0/10 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • luzia, E M CLÁUDIO DE OLIVEIRA , Mato Grosso do Sul - disse:
    luzia616@gmail.com

    28/05/2014

    Cinco estrelas

    excelente , vou usar as sugestões em minhas aulas com o 6º e 8° anos.


  • Claudia Oliveira da Silva Pavin, ALTAIR DE FATIMA FURIGO POLETTINI PROFA DRA , São Paulo - disse:
    caupavin@yahoo.com.br

    13/02/2014

    Quatro estrelas

    Otimo adorei1


  • Maria Gilda Correia, Esc. Evang. Conv. Luis de França Moreira , Maranhão - disse:
    gildacorreia@bol.com.br

    26/05/2013

    Cinco estrelas

    Excelente trabalho de arte sobre as cores. Parabéns pela criatividade e metodologia desenvolvida.


  • Alcirene Pereira, CEM -Cidade São José de Ribamar-CAIC , Maranhão - disse:
    alcireneramos@gmail.com

    22/04/2013

    Quatro estrelas

    Adorei as sugestões de atividades e seguirei com certeza. Parabéns


  • tania ferreira, Escola Municipal Marinha do Brasil , Mato Grosso do Sul - disse:
    taniamel2011@hotmail.com

    08/08/2012

    Cinco estrelas

    Adorei....super criativo. Sera de grande utilidade pra mim.


  • Elenice Silva Cardoso Rizzo, Escola Estadual Diretor Nelson Rodrigues , Minas Gerais - disse:
    nyce.silva@hotmail.com

    23/02/2012

    Cinco estrelas

    Gostei muito dessa aula vou usá-la com meus alunos do 9º ano onde estou pela 1ª vez lecionando artes.


  • Luana Ferreira Macedo, Rachel de Queiroz , Paraná - disse:
    lfmacedo@hotmail.com

    25/10/2011

    Cinco estrelas

    Nossa eu amei esse texto tomara que a professora passe esse desenho e texto para a aula quinta-feira Bjssssssss Luana


  • Jussara, E.M.E.I. Noeme Barros Pereira , Rondônia - disse:
    prof.jussarabarros@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito da sua criatividade em relação a esse tema. Parabéns, gostaria de ter tido um professor de Arte Visuais assim.


  • Vilma Leite, Colégio Adventista de Registro , São Paulo - disse:
    vilmanardes@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Ótimo,gostei das sugestões de pintura.


  • Moisaniel Carlos de alencar, ESCOLA ESTADUAL TEOTONIO VILELA , Mato Grosso do Sul - disse:
    moisanielcarlos@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Olá juliana, amei sua sugestão de aula, nota dez mesmo. Os vídeos que você disponibilizou do You Tube foram fantásticos, pena que quando a gente baixa o "vídeo com algumas fotos do filme no site EscolaBR" só aparece o o som, as imagens não e também não está mais disponível a página "Teoria das Cores da Jurema L. F. Sampaio – Ralha", mas isso não torna sua aula menos que EXELENTE. Parabéns.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.