Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Debatendo sobre o uso de defensivos agrícolas

 

19/09/2014

Autor e Coautor(es)
VANESSA FONSECA GONCALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Atividades produtivas e as relações sociais
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Médio Biologia Transmissão da vida, ética e manipulação genética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Explicar o conceito de defensivos agrícolas.
  • Confrontar opiniões divergentes sobre o uso de defensivos agrícolas.
  • Argumentar sobre os pontos negativos e positivos sobre o uso de defensivos agrícolas.
  • Opinar sobre o uso de defensivos agrícolas nas redes sociais.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Não é necessária a abordagem de nenhum conhecimento prévio.
Estratégias e recursos da aula
  • Questionamentos.
  • Discussões coletivas.
  • Leitura de textos na internet.
  • Debate.
  • Produção de texto expositivo-argumentativo.
  • Divulgação em um blog.

 

Atividade 1: Sondagem prévia 

O objetivo da atividade é identificar o que os alunos sabem sobre o que são defensivos agrícolas, bem como quais são as finalidades e consequências do uso destes produtos.

Uso de defensivos agrícolas

Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_UEUNnGncmV0/TMyfxbh0IlI/AAAAAAAAAAU/myV0e3ka-K8/s1600/Aplica%C3%A7%C3%A3o-Agrot%C3%B3xicos.jpg. Acesso em 02 de agosto de 2014.

 

Professor:

1) Com os alunos organizados em círculos, na sala, inicie a aula com apresentando, oralmente, os seguintes questionamentos:

  • O que são defensivos agrícolas?
  • Qual a finalidade dos defensivos agrícolas?
  • Quais as consequências do uso de defensivos agrícolas?

2) Estimule as discussões entre os alunos.

3) Após um tempo pré-estabelecido para as discussões e os registros em seu caderno, peça que os alunos apresentemas ideias e ouçam as dos colegas. Oriente a participação de todos.

4) Neste momento, é importante verificar o conhecimento prévio dos alunos, realizando intervenções sempre que julgar necessário.

5) Utilize o seguinte material para auxiliar nas discussões. 

BIO MANIA. Defensivos agrícolas. Disponível em: http://www.biomania.com.br/bio/conteudo.asp?cod=1443. Acesso em 02 de setembro de 2014.

 

Atividade 2: Debate regrado

Os objetivos da atividade são

  • interpretar e explicar o conceito de defensivos agrícolas;
  • confrontar opiniões divergentes sobre o uso de defensivos agrícolas;
  • argumentar sobre os pontos negativos e positivos sobre o uso de defensivos agrícolas;
  • opinar e debater sobre o uso de defensivos agrícolas.

Debate

Disponível em: http://www.mundoeducacao.com/upload/conteudo_legenda/415f871218390f5e4f6bc690cd239ebf.jpg. Acesso em 02 de setembro de 2014.

 

Professor:

1) Após as discussões prévias sobre a temática, proponha que os alunos realizem um debate regrado.

- Para isso, convide o professor de Língua Portuguesa para ministrar uma oficina sobre o gênero textual: debate regrado. Caso não seja possível, apresente, para os alunos, o vídeo de PASSOS, Flávio; JESUS, Jakeline Rodrigues de; FERREIRA, Márcia. Oficina "Debate na sala de aula: aprendendo a argumentar" – VII OCMEA, duração 5min22seg., disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ASNtlFJAJw4. Acesso em 02 de setembro de 2014.

2) Em seguida, na lousa, elabore e anote, junto com os alunos, as regras para o debate sobre o tema "Defensivos agrícolas".

- Algumas sugestões para a organização do debate em sala de aula: 

Observação: Os alunos poderão se organizar por afinidades com o tema ou poderão ser sorteados.

  • 6 alunos defendem o uso de defensivos agrícolas na agricultura;
  • 6 alunos atacam o uso de defensivos agrícolas na agricultura;
  • 1 aluno será o mediador do debate;
  • 3 alunos elaborarão 6 perguntas para os que defendem o uso de defensivos agrícolas na agricultura;
  • 3 alunos elaborarão 6 perguntas para os que atacam o uso de defensivos agrícolas na agricultura;
  • O debate será dividido em 3 blocos: 1º bloco - apresentação dos argumentos que defendem e atacam o uso de defensivos agrícolas (6 min. para cada grupo), 2º bloco - resposta às 6 perguntas elaboradas pelos alunos (30 seg. para pergunta, 2 min. para resposta), 3º bloco - os alunos que defendem o uso de defensivos agrícolas na agricultura deverão elaborar 2 perguntas para os que atacam e vice-versa (30 seg. para a pergunta, 2 min. para a resposta, 1 min. para réplica, 1 min. para tréplica).

 

3) Para a preparação e realização do debate envie, com antecedência para o e-mail dos alunos ou imprima, os seguintes materiais:

CARNEIRO, Wendell Márcio Araújo. Mercado de defensivos agrícolas. Disponível em: https://www.bnb.gov.br/content/aplicacao/clientes/planilhas_formularios/docs/etene-ano3_11.pdf. Acesso em 02 de agosto de 2014.

PINTO FILHO, João Carlos. Agrotóxicos: um mal necessário. Disponível em: http://xn--segurananotrabalho-evb.eng.br/artigos/sj_agrotoxicos.html. Acesso em 02 de agosto de 2014.

GOMES, Marco Antônio Ferreira; SPADOTTO, Cláudio Aparecido; CERDEIRA, Antônio Luiz. Dinâmica de agroquímicos. Disponível em: http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Agencia23/AG01/arvore/AG01_6_299200692525.html. Acesso em 02 de setembro de 2014.

GUIMARÃES, Jeam Remy Davée. Pesticidas, saúde e custo social na revolução verde. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/terra-em-transe/pesticidas-saude-e-o-custo-social-da-revolucao-verde. Acesso em 02 de agosto de 2014.

MEZZOMO, Elderson Luciano. Agrotóxicos: conceitos, vantagens e perigos. Disponível em: http://eldersonmezzomotextos.blogspot.com.br/2012/05/agrotoxicos-conceito-vantagens-e.html. Acesso em 02 de agosto de 2014.

UFRRJ. Riscos na aplicação de agrotóxicos. Disponível em: http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/agrotx.htm. Acesso em 02 de agosto de 2014.

 

4) Destine uma aula para que os alunos listem os argumentos; organizem as falas e elaborem as questões que serão realizadas no Debate Regrado.

5) Conduza a organização da sala e dos alunos conforme as sugestões mencionadas anteriormente.   

 

Atividade 3: Produção de texto para divulgação

O objetivo é: divulgar as discussões a respeito dos defensivos agrícolas nas redes sociais.

Papel e caneta

Disponível em:  https://vitormadeira.files.wordpress.com/2011/07/2011-10-03-lapis_e_papel.jpeg. Acesso em 02 de agosto de 2014.

 

Professor:

1) Após o debate, peça aos alunos que se organizem em duplas ou trios.

2) Proponha que cada dupla ou trio produza um texto argumentativo-expositivo sobre o tema discutido.

- Para maiores informações sobre “Texto argumentativo-expositivo”, acesse o link:http://www.infopedia.pt/$texto-expositivo-argumentativo;jsessionid=iz3+-9oZWoBhm2Gfj1XBhQ__. Acesso em 02 de agosto de 2014.

3) Informe que o texto deverá ser enviado para o e-mail do professor para as correções.

4) Após as correções, poste os textos no blog da turma. Solicite aos alunos que entrem no endereço eletrônico do blog e comentem sobre os trabalhos apresentados. Divulgue esses endereços eletrônicos na escola para que a comunidade possa acessar e deixar seu comentário.

Recursos Complementares

FINZI, Cristiane. Defensivos agrícolas. Duração: 13min37seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=2JGdLLSDn8U. Acesso em 02 de agosto de 2014.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e abranger todas as atividades propostas. Deverão ser considerados o envolvimento e a participação dos alunos, além das produções individuais e coletivas, orais e escritas.  

O debate e o a produção do texto serão utilizados para verificar as aproximações e distanciamentos dos alunos em relação aos objetivos propostos para a aula. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.