19/09/2014
Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Atividades produtivas e as relações sociais |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
Ensino Médio | Biologia | Ecologia e ciências ambientais |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Médio | Biologia | Transmissão da vida, ética e manipulação genética |
O objetivo da atividade é identificar o que os alunos sabem sobre o que são defensivos agrícolas, bem como quais são as finalidades e consequências do uso destes produtos.
Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_UEUNnGncmV0/TMyfxbh0IlI/AAAAAAAAAAU/myV0e3ka-K8/s1600/Aplica%C3%A7%C3%A3o-Agrot%C3%B3xicos.jpg. Acesso em 02 de agosto de 2014.
Professor:
1) Com os alunos organizados em círculos, na sala, inicie a aula com apresentando, oralmente, os seguintes questionamentos:
2) Estimule as discussões entre os alunos.
3) Após um tempo pré-estabelecido para as discussões e os registros em seu caderno, peça que os alunos apresentemas ideias e ouçam as dos colegas. Oriente a participação de todos.
4) Neste momento, é importante verificar o conhecimento prévio dos alunos, realizando intervenções sempre que julgar necessário.
5) Utilize o seguinte material para auxiliar nas discussões.
BIO MANIA. Defensivos agrícolas. Disponível em: http://www.biomania.com.br/bio/conteudo.asp?cod=1443. Acesso em 02 de setembro de 2014.
Os objetivos da atividade são
Disponível em: http://www.mundoeducacao.com/upload/conteudo_legenda/415f871218390f5e4f6bc690cd239ebf.jpg. Acesso em 02 de setembro de 2014.
Professor:
1) Após as discussões prévias sobre a temática, proponha que os alunos realizem um debate regrado.
- Para isso, convide o professor de Língua Portuguesa para ministrar uma oficina sobre o gênero textual: debate regrado. Caso não seja possível, apresente, para os alunos, o vídeo de PASSOS, Flávio; JESUS, Jakeline Rodrigues de; FERREIRA, Márcia. Oficina "Debate na sala de aula: aprendendo a argumentar" – VII OCMEA, duração 5min22seg., disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ASNtlFJAJw4. Acesso em 02 de setembro de 2014.
2) Em seguida, na lousa, elabore e anote, junto com os alunos, as regras para o debate sobre o tema "Defensivos agrícolas".
- Algumas sugestões para a organização do debate em sala de aula:
Observação: Os alunos poderão se organizar por afinidades com o tema ou poderão ser sorteados.
3) Para a preparação e realização do debate envie, com antecedência para o e-mail dos alunos ou imprima, os seguintes materiais:
CARNEIRO, Wendell Márcio Araújo. Mercado de defensivos agrícolas. Disponível em: https://www.bnb.gov.br/content/aplicacao/clientes/planilhas_formularios/docs/etene-ano3_11.pdf. Acesso em 02 de agosto de 2014.
PINTO FILHO, João Carlos. Agrotóxicos: um mal necessário. Disponível em: http://xn--segurananotrabalho-evb.eng.br/artigos/sj_agrotoxicos.html. Acesso em 02 de agosto de 2014.
GOMES, Marco Antônio Ferreira; SPADOTTO, Cláudio Aparecido; CERDEIRA, Antônio Luiz. Dinâmica de agroquímicos. Disponível em: http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Agencia23/AG01/arvore/AG01_6_299200692525.html. Acesso em 02 de setembro de 2014.
GUIMARÃES, Jeam Remy Davée. Pesticidas, saúde e custo social na revolução verde. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/terra-em-transe/pesticidas-saude-e-o-custo-social-da-revolucao-verde. Acesso em 02 de agosto de 2014.
MEZZOMO, Elderson Luciano. Agrotóxicos: conceitos, vantagens e perigos. Disponível em: http://eldersonmezzomotextos.blogspot.com.br/2012/05/agrotoxicos-conceito-vantagens-e.html. Acesso em 02 de agosto de 2014.
UFRRJ. Riscos na aplicação de agrotóxicos. Disponível em: http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/agrotx.htm. Acesso em 02 de agosto de 2014.
4) Destine uma aula para que os alunos listem os argumentos; organizem as falas e elaborem as questões que serão realizadas no Debate Regrado.
5) Conduza a organização da sala e dos alunos conforme as sugestões mencionadas anteriormente.
O objetivo é: divulgar as discussões a respeito dos defensivos agrícolas nas redes sociais.
Disponível em: https://vitormadeira.files.wordpress.com/2011/07/2011-10-03-lapis_e_papel.jpeg. Acesso em 02 de agosto de 2014.
Professor:
1) Após o debate, peça aos alunos que se organizem em duplas ou trios.
2) Proponha que cada dupla ou trio produza um texto argumentativo-expositivo sobre o tema discutido.
- Para maiores informações sobre “Texto argumentativo-expositivo”, acesse o link:http://www.infopedia.pt/$texto-expositivo-argumentativo;jsessionid=iz3+-9oZWoBhm2Gfj1XBhQ__. Acesso em 02 de agosto de 2014.
3) Informe que o texto deverá ser enviado para o e-mail do professor para as correções.
4) Após as correções, poste os textos no blog da turma. Solicite aos alunos que entrem no endereço eletrônico do blog e comentem sobre os trabalhos apresentados. Divulgue esses endereços eletrônicos na escola para que a comunidade possa acessar e deixar seu comentário.
FINZI, Cristiane. Defensivos agrícolas. Duração: 13min37seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=2JGdLLSDn8U. Acesso em 02 de agosto de 2014.
A avaliação deverá ser processual e abranger todas as atividades propostas. Deverão ser considerados o envolvimento e a participação dos alunos, além das produções individuais e coletivas, orais e escritas.
O debate e o a produção do texto serão utilizados para verificar as aproximações e distanciamentos dos alunos em relação aos objetivos propostos para a aula.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!