Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A arte na escola e na vida

 

17/09/2014

Autor e Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Artes Dança: Dançar
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprender o conceito de arte;
  • Sensibilizar pela arte presente em nosso cotidiano;
  • Conhecer os principais tipos de arte;
  • Praticar concretamente alguns tipos de arte;
  • Utilizar a entrevista como estratégia de pesquisa;
  • Aprender sobre a Semana da Arte Moderna; 
  • Desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema;
  • Utilizar diferentes gêneros textuais em atividades relacionadas ao tema;
  • Respeitar diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 360 minutos: 06 momentos de 60 minutos cada um.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br >. Clique em "Cadernos de Formação”. Acesso em: 04 de set. 2014.

Professor, nesta aula deixamos explícito, nosso reconhecimento e gratidão aos profissionais das Artes: música, teatro, dança, pintura, desenho e todas as demais manifestações de arte. Essa aula, não tem o propósito de ser um aprofundamento em qualquer que seja o tipo de arte, antes, é uma demonstração que a arte se relaciona com a Filosofia e está inserida na realidade do ser humano, seja na escola quanto na vida. 

 

1º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

O que é arte: explorando os conhecimentos prévios dos alunos

 

Professor, motive os alunos para o tema e descubra o que eles pensam sobre "Arte", para isso leve para sala de aula algumas imagens de diferentes formas de representação da "Arte". Você poderá buscá-las em revistas ou projetar as imagens a seguir por meio de um projetor multimídia:

 

Imagens disponíveis em:

Dança de rua. Sítio: "idança.net". Disponível em: <http://idanca.net/companhia-de-danca-de-rua-promove-audicao-e-workshop-em-niteroi/>.

 

Artes cênicas. Sítio: "sejabixo". Disponível em: <http://www.sejabixo.com.br/vestibular/carreira3.asp?carreira=125>.

 

Artesanato/esculturas. Sítio: "br.photaki". Disponível em: <http://br.photaki.com/picture-loja-de-artesanato-brasileiro_120165.htm>.

 

Pintor. Sítio: "liop.ufsc.br". Disponível em: <http://liop.ufsc.br/inormacoes/cursos-superiores/educacao-artistica-artes-plasticas/>.

Acessados em: 09 de set. 2014.

 

Questione os alunos sobre o que estão vendo e como se chama cada arte representada. Depois de explorar as imagens utilize o texto abaixo para fazer uma contextualização à seus alunos sobre o conceito de Arte.

“A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.

Após seu surgimento, há milhares de anos, a arte foi evoluindo e ocupando um importantíssimo espaço na sociedade, haja vista que algumas representações da arte são indispensáveis para muitas pessoas nos dias atuais, como, por exemplo, a música, que é capaz de nos deixar felizes quando estamos tristes. Ela funciona como uma distração para certos problemas, um modo de expressar o que sentimos aos diversos grupos da sociedade.

Muitas pessoas dizem não ter interesse pela arte e por movimentos ligados a ela, porém o que elas não imaginam é que a arte não se restringe a pinturas ou esculturas, também pode ser representada por formas mais populares, como a música, o cinema e a dança. Essas formas de arte são praticadas em todo o mundo, em diferentes culturas. Atualmente a arte é dividida em clássica e moderna e qualquer pessoa pode se informar sobre cada uma delas e apreciar a que melhor se encaixar com sua percepção de arte”.

Sítio: Brasil Escola. Texto disponível em: <http://www.brasilescola.com/artes/arte.htm>. Acesso em: 08 de set. 2014.

 

A arte no tempo

 

Professor, se levarmos em consideração que o desenho é uma das dezenas de forma de arte, podemos assegurar que a arte existe, no mínimo, desde a época dos homens das cavernas, onde desenhavam como forma de se comunicarem. Percebemos que até hoje a arte possui essa função: a comunicação, mas não apenas de comunicar necessidades do corpo, mas principalmente de manifestar o estado de espírito da alma.

 

Atividades - aluna

1) O que você entende por arte?

_____________________________________________________________________________________________________________________________

 

2) Faça um desenho daquilo que você considera o tipo de arte que mais gosta.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Semana de Arte Moderna

 

Professor, faça uma contextualização da Semana de Arte Moderna, que foi mais que um evento, mas, um marco na sociedade brasileira. Ela ocorreu na cidade de São Paulo do dia 11 a 18 de fevereiro de 1922. O principal objetivo de seus idealizadores foi o de renovar, de transformar o contexto artístico e cultural urbano, tanto na literatura, quanto nas artes plásticas, na arquitetura e na música. Mudar, subverter uma produção artística, criar uma arte essencialmente brasileira.

Durante uma semana a cidade entrou em plena ebulição cultural, sob a inspiração de novas linguagens, de experiências artísticas, de uma liberdade criadora sem igual, com o conseqüente rompimento com o passado. Novos conceitos foram difundidos e despontaram novos e importantes talentos tanto na literatura, quanto na escultura e na pintura.

O principal legado da Semana de Arte Moderna foi libertar a arte brasileira da reprodução nada criativa de padrões europeus, e dar início à construção de uma cultura essencialmente nacional. Por que até então, só consideravam cultura, o que vinha de outros países, principalmente da Europa.

 

Atividades - aluna

Se você pudesse fazer uma revolução radical em nossa sociedade e alterar a música, a dança e a literatura, o que faria? Ou seja:

 

a) Que estilo de música eliminaria: __________________________________________________________________________________

b) Que estilo de música ouviria e proporia aos outros ouvir: ______________________________________________________________

c) Que estilo de dança eliminaria: ___________________________________________________________________________________

d) Que estilo de dança dançaria e proporia aos outros dançar: ____________________________________________________________

e) Que estilo de livros eliminaria: ___________________________________________________________________________________

f) Que estilo de livros leria e proporia aos outros ler: ____________________________________________________________________

 

 

3º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 
Conhecendo alguns estilos de arte
 

Pintura

Arte - Pintura

Sítio: Brasil Escola. Imagem disponível em: <http://www.brasilescola.com/artes/arte.htm>. Acesso em: 08 de set. 2014.

Professor, converse um pouco sobre pintura com seus alunos. Essa é uma das obras criadas em 1933 por influência deste período. De autoria de Tarsila do Amaral, foi intitulada "Operários" e apresenta várias pessoas próximas e sobrepostas, indicando uma massificação, incluindo mulheres, com rostos que retratavam a dura realidade no interior das fábricas. Em nada se relaciona com a beleza da cultura europeia.

 

Operarios - Tarsila do Amaral

Fonte: Blog: Arte fonte do conhecimento. Disponível em: <http://artefontedeconhecimento.blogspot.com.br/2010/07/operarios-de-tarsila-do-amaral.html>. Acesso em: 08 de set. 2014.

 

Atividades - aluna

Professor, permita que seus alunos tenham contato direto com a arte no estilo pintura. Para que isso ocorra, providencie uma cartolina, que servirá como tela de pintura, pinceis, tinta à base de água, um cavalete e o que mais julgar necessário. Sugira um tema recém trabalhado por você em sala de aula, ou permita que se expressem livremente ao pintar. Sugere-se realizar essa atividade ao ar livre, para que o aluno possa ter maiores inspirações. Se possível, solicite a colaboração da professora de Artes, com certeza o trabalho será bem melhor!

 

Música

 

Professor, a música é originária do grego e significa a arte das musas. É uma forma de arte que se constitui basicamente em combinar sons e ritmos seguindo uma pré-organização ao longo do tempo. É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana. Não se conhece nenhuma civilização ou agrupamento humano que não possua manifestações musicais próprias. A música tem o poder de alterar nossas sensações, causando-nos alegria, tristeza, lembranças, recordando-nos emoções e sentimentos. 

No filme "O som do coração", das inúmeras falas que tratam da música, duas representam o que a música causa no ser humano:

  • "Você tem que amar a música mais que a comida, mais que a vida, mais que você mesmo".
  • "A música está ao nosso redor, a gente só precisa, ouvir".

A música exige sensibilidade de quem a produz ou reproduz. Um simples bater de palmas ou um assovio, já são prévias de uma nota musical. 

Professor, para ilustrar este estilo artístico, exiba para seus alunos os vídeos abaixo. Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Se não faz parte, leve-os até ao Laboratório de Informática.

 

a) Música - O som do coracao - a musica esta em todo lugar

Fonte: Sítio: YouTube. Trailer do filme "O som do coração" disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=DQzrtLpwyQI>.  Acesso em: 08 de set. 2014.

b) Criancas chinesas tocando violao

Fonte: Sítio: YouTube. Vídeo completo disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=9q2MDD6XhuI>.  Acesso em: 08 de set. 2014.

 

Atividades - aluna

Professor, talentos musicais surgem desde pequenos. Provavelmente alguns de seus alunos possuem uma habilidade especial para a música. Aproveite-os e proponha que montem uma apresentação. Propicie um horário para os ensaios. Inclua todos os alunos, mesmo aqueles que não possuem tais habilidades. Se em sua escola tiver o professor de música, solicite a colaboração dele para a realização desta atividade. Proponha à direção da escola, uma oportunidade para apresentarem a música no horário do recreio. Convide as demais turmas da escola para assistirem à apresentação. 

 

Dança

 

Professor, momento de se falar da dança, uma forte manifestação cultural brasileira. A dança é uma das três principais artes cênicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da música. No antigo Egito já se realizava as chamadas danças astroteológicas em homenagem a Osíris. Na Grécia, a dança era frequentemente vinculada aos Jogos Olímpicos. A dança se caracteriza pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre). Na maior parte dos casos, a dança, com passos cadenciados é acompanhada ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela.

Relate a seus alunos de forma resumida, que a dança está intimamente ligada à educação escolar.

A dança no contexto educacional brasileiro aparece como conteúdo da disciplina Artes e nas atividades rítmicas e expressivas da Educação Física. Na disciplina Arte a dança é trabalhada como atividade e linguagem artística, forma de expressão, socialização, como conceito e linguagem estética de arte corporal. Como atividade de arte cênica e para apresentações.

Já na educação física o propósito da dança é diferente podendo até se inserir como cultura corporal de movimento humano. Mas a abordagem da dança dentro do contexto da educação física é diferente da abordagem da dança no contexto da arte. 

Na educação física a dança é utilizada de forma instrumental, assim como a ginástica, os esportes e as lutas, deve enfocar o aspecto motor, biopsicossocial, como forma de atividade para condicionamento físico, emagrecimento, bem estar e saúde. Pode ser verificado em clubes, academias e demais espaços de lazer e ginástica. A dança na educação física é uma atividade física instrumental e não artística, que assim como as demais atividades físicas, pode ser utilizada como ferramenta para a melhoria do convívio intra e interpessoais, saúde e qualidade de vida.

Fonte: Sítio: Wikipédia, a enciclopédia livre. Texto disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Dan%C3%A7a>. Acesso em: 08 de set. 2014.

 

Danca - 6 tipos

Imagens disponíveis em:

Fonte: Forró. Blog Quero imagem. Disponível em: <http://queroimagem.blogspot.com.br/2012/06/casal-dancando-forro-png.html>.  Acesso em: 08 de set. 2014.

Fonte: Axé.  Blog Fabíola Roberta. Disponível em: <http://fabiolaroberta.blogspot.com.br/2010_11_01_archive.html>.  Acesso em: 08 de set. 2014.

Fonte: Samba. Blog Majella. Disponível em: http://majellablog.blogspot.com.br/2011_10_01_archive.html. Acesso em: 08 de set. 2014.

Fonte: Balé. Portal de notícias G1. Disponível em: <http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2012/08/dancarina-do-bolshoi-realiza-workshop-de-bale-classico-em-sao-luis.html>.  Acesso em: 08 de set. 2014.

Fonte: Dança de rua.  Disponível em: <http://www.dancaderua.com.br/galeria.php>.  Acesso em: 08 de set. 2014.

Fonte: Rock. Disponível em: <http://papodehomem.com.br/o-que-voc-vai-fazer-pra-comemorar-o-dia-do-rock-hoje/>. Acesso em: 08 de set. 2014.

 

4º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

professora e alunosEntrevistando diferentes artistas

 

Fonte: Imagem disponível em: <http://paixaoporeducacaoinfantil.blogspot.com.br/>. Acesso em: 09 de set. 2014.

 

Professor, a entrevista é uma importante estratégia de pesquisa e pressupõe uma aprendizagem significativa, pois ela possibilita aos alunos o acesso ao conhecimento de forma direta e contextualizada. Portanto,  proponha aos seus alunos que convidem diferentes artistas, ligados às áreas de música, dança, artes cênicas ou outras para virem a escola para serem entrevistados pelos alunos. Verifique com eles se existe algum artista em suas famílias, assim além de enriquecer o conteúdo estará promovendo a integração com a família.

Faça o planejamento coletivamente e discuta com seus alunos algumas questões importantes, tais como: 

  • Quem vamos convidar;
  • Como faremos o convite;
  • Dia, horário e local das entrevistas;
  • Objetivo das entrevistas;
  • O que queremos perguntar;
  • Como vamos nos comportar durante a entrevista;
  • Como faremos as  perguntas.

 

Professor, liste com os alunos as perguntas que querem saber e distribua para eles, assim, todos participam da entrevista e não tumultuam a atividade. Depois que todos perguntarem, deixe-os livres para as questões que surgirem.

Solicite que cada aluno faça um relatório da resposta de sua pergunta.

Registre o evento, solicite a colaboração de algum profissional da escola para que filme ou fotografe o evento, a fim de que você e os alunos possam avaliar posteriormente.

 

 

5º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Produção de texto: elaborando o consolidado

Na aula seguinte, retome a entrevista e solicite que cada aluno faça o relato do que entendeu sobre a resposta de sua pergunta. Faça um consolidado, assim os alunos terão o registro das principais questões que foram respondidas. Depois de pronto o texto, reproduza para eles ou solicite que copiem e façam uma ilustração.

 

6º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

A festa: momento de diferentes manifestações artísticas

 

Professor, toda criança gosta de festa, por isso, aproveite este interesse e planeje com seus alunos uma festa.

- Providencie um motivo qualquer para comemorar: notas boas, datas comemorativas, aniversário coletivo da turma, dentre outros.

- Faça os convites, para isso, trabalhe com este gênero textual. Leve para sala de aula alguns modelos de convites e disponibilize os materiais necessários para eles confeccionarem.

- Proponha que confeccionem cartazes para divulgarem o evento. Este gênero textual é um importante instrumento de comunicação visual e muito utilizado no âmbito escolar.

- A comida será no estilo comunitário (cada um colabora com uma porção). 

- Na ocasião da festa, faça com que toque todos os estilos musicais vistos nesta aula.

- Sugira que os alunos compareçam trajando roupa de festa ou no mínimo, sem uniforme.

- Se possível, convide uma escola de dança para apresentarem diferentes estilos de dança.

- Decorre o salão com as pinturas que eles fizeram durante as atividades. 

- Registre a atividade e publique no sítio da escola.

Recursos Complementares

Sugestões de consulta para o professor:

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles: aperfeiçoaram a leitura e a escrita; desenvolveram a linguagem oral; ampliaram seu conhecimento sobre o funcionamento da escrita; desenvolveram habilidades relativas a interpretação de imagens; aprenderam o conceito de arte; sensibilizaram por alguma forma de arte presente em nosso cotidiano; conheceram os principais tipos de arte; praticaram concretamente algum tipo de arte; aprenderam sobre a Semana da Arte Moderna; desenvolveram a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema; respeitaram diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto e se desenvolveram atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.