17/09/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes: Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno as letras do alfabeto, através de diferentes estratégias, a fim de que seja capaz de localizar e diferenciar letras, identificar letras iniciais em palavras. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto Um Computador por Aluno - UCA.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa que é o compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal para assegurar que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Tendo como objetivo a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los.
Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 05 de set. 2014.
Sítio: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://www.geadas.com.br/pnaic/images/Pacto/Oficiais/pacto_livreto.pdf>. (Neste sítio você encontrará informações sobre o programa, esclarecimentos sobre o curso de formação dos docentes, materiais utilizados dentre outras.). Acesso em: 05 de set. 2014.
Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem das crianças que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico e sua equipe de trabalho a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.
1ª Atividade:aproximadamente 60 minutos.
Conversando com a turma
Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Pergunte a eles se possuem alguma dúvida quanto à escrita das palavras que escrevemos no dia a dia.
Após as discussões, convide-os para brincar com o jogo da forca em que a regra ortográfica seja x ou ch. Apresente no quadro branco a quantidade de letras da palavra secreta. E oriente-os a começarem pelas vogais uma vez que elas são imprescindíveis na formação de palavras.
Se a letra proposta não fizer parte da palavra, a forca vai ganhando uma parte do desenho de um corpo ( cabeça, tronco, braços e pernas).
Observação: Professor você poderá desenhar a forca no quadro ou confeccionar o jogo com a forca e as partes do corpo de um bonequinho (a).
Se quiser também poderá dar algumas dicas como no exemplo:
__ __ __ C __ __ __ T __
Fonte: sítio: Atividades e brincadeiras infantil - Jogo da forca com dica. disponível em: http://www.atividadesebrincadeiras.com/jogo-da-forca-dica/ (Neste sítio você encontrará a sugestão da brincadeira "Forca" juntamente com algumas dicas) Acesso em: 06 de Set. de 2014.
Possui 4 sílabas, numa delas tem “co” é nome de um doce que as crianças amam. |
É gostosa com chá, leite e café. Pode ser recheada ou sem recheio e tem vários sabores. |
É um animal é conhecido como o melhor amigo do homem. Possui 3 sílabas e numa delas tem “RR” |
A terceira letra é “u”. É um legume usado para fazer salada e sopa. |
Promova um diálogo com os alunos sobre o jogo:
Professor, de acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012), algumas capacidades de leitura e de escrita são relevantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como:
Para desenvolvê-las, providencie as atividades a seguir para realizá-las com os alunos em seus cadernos de Língua Portuguesa.
Professor, ajude os alunos a lembrarem das palavras que foram trabalhadas no jogo e em seguida faça uma lista com eles dessas palavras. Você poderá utilizar cartolina e expor as palavras em ordem alfabética no mural da sala de aula.
Disponibilize uma cópia das palavras em tamanho menor para os alunos colarem no caderno de Língua Portuguesa. Nesse cartaz deixe faltando as letras x e ch para os próprios alunos completarem.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, o trabalho com tirinhas contribui para o desenvolvimento da leitura e da escrita dos alunos. São textos convidativos com propostas interessantes, envolventes e divertidas de leitura, de escrita e de comunicação oral. Por isso, apresente a tirinha abaixo em um cartaz (cartolina ou papel Kraft) ou utilize data show e faça a leitura juntamente com os alunos.
Fonte: Sítio:O mundo de Leloca – Atividades com tirinhas – Ortografia x e ch. Disponível em: <http://www.leloca.com.br/atividades-com-tirinhas-ortografia-x-e-ch/>. (Neste sítio você encontrará o texto e ainda poderá sugerir aos alunos que criem uma história com os desenhos da tirinha.). Acesso em: 06 de set. de 2014.
Posteriormente, promova uma discussão sobre a história da tirinha com os alunos e como forma de registro peça aos alunos para realizar as atividades propostas no caderno:
01- Você sabe o que significa bazar beneficente? _____________________________________________________________________ 02- O que as personagens do texto estão fazendo? _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 03- Você já doou algo para alguém? Como você se sentiu? _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 04- Quais são as letras que mais aparecem no nome dos objetos que os personagens doaram para o bazar? ______________________________________________________________________ 05- Copie as palavras como o indicado nas colunas:
06- Considere as palavras que você copiou nas colunas e responda:
______________________________________________________________________ 07- Pesquise em jornais e revistas palavras escritas com x e ch. Recorte essas palavras e cole-as em colunas. |
Fonte: Imagem acervo da própria autora
Depois do término das atividades convide os alunos para acessar o ditado do x e ch da sessão jogos Smartkids ou se preferir poderá realizar um ditado com palavras escritas com x e ch no caderno.
Caso sua escola possua os laptops do Projeto UCA ou Laboratório de Informática você poderá solicitar aos que acessem o ditado online. Auxilie-os a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio para pesquisa:
i
·Fonte: Sítio: Smartkids – jogos – Ditado do x e ch . Disponível em:
<http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/ditado-do-x-ch.html>. (Neste sítio você encontrará um jogo educativo em que é ditado palavras e você deverá escrever a palavra ditada de modo certo no espaço indicado.). Acesso em: 06 de set 2014.
Professor, após o ditado socialize com a turma as palavras do mesmo. Peça aos alunos que em grupos elaborem frases com essas palavras e registrem no seu caderno de Língua Portuguesa.
3ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.
BRINCANDO E APRENDENDO
Professor, organize os alunos para uma atividade no Laboratório de Informática ou os auxilie a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), os sítios abaixo:
<https://www.youtube.com/watch?v=hMPx6Dc_fPk>. (Neste sítio você encontrará sugestão de um vídeo para trabalhar a ortografia das letras x e ch e a escrita das palavras com os alunos.). Acesso em: 06 de set. 2014.
Professor, depois que os alunos assistirem aos vídeos solicite a eles que realizem as atividades no caderno de Língua Portuguesa.
01- Faça uma lista das palavras apresentadas nos vídeos pelos personagens:
Vídeo 1 |
Vídeo 2 |
|
|
Professor , disponibilize o poema “A chácara do Chico Bolacha” de Cecília Meireles. Solicite a leitura silenciosa e em seguida a leitura oral intercalando menino e menina em cada estrofe.
Fonte: Sítio: “Cantinho do Saber – A chácara do Chico Bolacha”. Disponível em: <http://paula-becker.blogspot.com.br/2009/09/chacara-do-chico-bolacha-na-chacara-do.html>. (Neste sítio você encontrará apenas o poema.). Acesso em: 06 de set. 2014.
Logo após, a leitura solicite aos alunos que realizem as atividades no caderno: 01- Como é a chácara do Chico Bolacha? ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 02- Por que quando chove muito o Chico brinca de barco? ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 03- Leia a estrofe abaixo e responda: “Dizem que a chácara do Chico só tem mesmo chuchu e um cachorrinho coxo que se chama Caxambu. a) Você conhece o significado da palavra coxo? _________________________________ ____________________________________________________________________ b) Pesquise no dicionário o significado das palavras: Coxo:___________________________________________________________________ Cocho:__________________________________________________________________ c) Reescreva a estrofe substituindo a palavra coxo pelo significado que você encontrou no dicionário. _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ |
Que tal construir um dicionário ortográfico?
Professor, solicite aos alunos que escolham o maior número de palavras que estudou sobre X e CH. Procure o significado no dicionário e copie-as em folhas sulfite dobradas ao meio. Depois é só fazer uma capa e ilustrar.
Se os alunos possuírem laptop Classmate do Projeto UCA, você poderá sugerir que façam seus desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Lembre-os para que não se esqueçam de criar a capa do dicionário.
Poderá sugerir: “ Dicionário Ortográfico das letras x e ch". Depois deixe o trabalho exposto no pátio da escola para apreciação das outras turmas, pois a socialização também é uma etapa importante no processo de ensino e aprendizagem.
Sugestões de links para professores:
Sítio:” Atividades educativas.com.br. Disponível em: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=561 (Neste sítio você encontrará uma atividade a qual você terá que completar as palavras com x e ch e escrever em seguida por extenso.). Acesso em: 05 de set. 2014.
Sítio: Escola kids – O uso da letra X. Disponível em: <http://www.escolakids.com/o-uso-da-letra-x.htm >. (Neste sítio você encontrará regras ortográficas do uso da letra x.). Acesso em: 05 de set. 2014.
Sugestões de links para os alunos:
Sítio: Atividades educativas.com.br – Ortografia x e ch. Disponível em: <http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=561>. (Neste sítio você encontrará atividades online para completar os espaços em branco com x ou ch.). Acesso em: 05 de set. 2014.
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; perceber que algumas palavras apesar de terem o mesmo som são escritas de maneiras diferentes como x e ch; localizar informações no texto; pesquisar em jornais, revistas e dicionários palavras com x e ch e seus significados; identificar a escrita de palavras com x e ch; memorizar a ortografia correta com palavras escritas com x ou ch; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
03/10/2014
Cinco estrelasA aula atingiu todos os objetivos propostos. Excelente!