12/09/2014
Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Identificar e usar a expressão have to nas formas afirmativa, negativa e interrogativa, para expressar obrigação ou necessidade.
Produzir textos orais e escritos, utilizando a expressão have to.
Presente simples e passado simples dos verbos.
Para iniciar esta aula, apresente aos alunos a figura 1, que traz um anúncio de emprego. Distribua cópias do exercício que se encontra na figura 2 para os alunos, peça a eles que leiam o anúncio com cuidado e, de acordo com as informações lidas, marquem falso ou verdadeiro para cada sentença dada no exercício.
Figura 1 - Job opportunity
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/-wW6nAr7LR6s/UTCvCbmNg8I/AAAAAAAABts/2YcjW-mUyAs/s1600/Public-Private-Partnership-Company-Job-Officer-Assistant-Manager-25-Feb.gif. Acesso em 10 set 2014.
Comentário: As siglas que aparecem no anúncio significam: HR = Human Resources (Recursos Humanos); IT = Information Technology (Tecnologia da Informação); HRD = Human Resources Development (Desenvolvimento de Recursos Humanos) e MS = Microsoft.
Figura 2 - Mark True or False.
To get the job: |
True |
False |
1. You have to have a degree in Business Administration, Finance or Economics. |
|
|
2. You don't have to have additional qualification in HR or IT. |
|
|
3. You have to have 3 years of work experience in sales. |
|
|
4. You don't have to give support in the area of payroll. |
|
|
5. You don't have to be proficiency in French. |
|
|
6. You have to be a self-motivated candidate. |
|
|
7. You have to be responsible to give support in four different areas. |
|
|
8. You don't have to apply on the internet. |
|
|
9. You have to move to Islamabad. |
|
|
10. You have to clean the office or make coffee. |
|
|
11. You have to apply within fifteen days from the publication date of this ad. |
|
|
12. You have to have at least 3 years of experience in coordination. |
|
|
Fonte: Arquivo da autora.
Comentário: Padrão de resposta esperado: 1. True; 2. True; 3. False; 4. False; 5. True; 6. True; 7. True; 8. False; 9. True; 10. False; 11. True; 12. True.
O objetivo desta atividade é fazer com que os próprios alunos analisem o exercício anterior e cheguem à conclusão sobre o significado e o uso das expressões have to e don't have to. Escreva no quadro as seguintes frases, retiradas do exercício anterior: You have to be a self-motivated candidate e You don't have to have additional qualification in HR or IT. Promova uma discussão sobre essas duas frases, fazendo perguntas a respeito delas, como as sugeridas abaixo.
1. To get the job, is it necessary to be a self-motivated candidate? (Para conseguir o emprego, é necessário ser um candidato automotivado?)
2. Can you get the job if you are not self-motivated? (Você pode conseguir o emprego, se você não for automotivado?)
3. Do you need to have an additional qualification in HR or IT to get the job? (Você precisa ter uma qualificação adicional em Recursos Humanos ou Tecnologia da Informação para conseguir o emprego?)
4. Is there a problem if you have an additional qualification in HR or IT? (Há algum problema, se você tiver uma qualificação adicional em Recursos Humanos ou Tecnologia da Informação?)
5. Does the expression "have to" express suggestion, possibility, ability or obligation? (A expressão "have to" expressa sugestão, possibilidade, habilidade ou obrigação?)
Comentário: Padrão de resposta esperado: 1. Yes; 2. No; 3. No; 4. No; 5. Obligation.
Em seguida, apresente o quadro da figura 3, no qual são mostradas as formas afirmativas, negativas e interrogativas da expressão have to.
Figura 3 - Have
“Have to” is used to express obligation (when something is necessary). |
Have to is used with I, you, we, they (in affirmative sentences) |
Has to is used with he, she, it (in affirmative sentences) |
Don’t have to is used with I, you, we, they (in negative sentences) |
Doesn’t have to is used with he, she, it (in negative sentences) |
For questions we use “do / does + subject + have to" |
We use “had to” to express obligation in the past |
Fonte: http://www.englishexercises.org/makeagame/viewgame.asp?id=8969. Acesso em 10 set 2014.
Esta atividade aborda quatro excertos (figura 4), que foram retirados do endereço: http://www.businessinsider.com/16-people-who-worked-incredibly-hard-to-succeed-2012-9?op=1 (acesso em 10 set 2014). Esses pequenos textos referem-se a quatro pessoas famosas que trabalharam muito para atingir o sucesso em suas profissões. Divida a classe em 4 grupos. Cada grupo deverá trabalhar com um texto. Faça uma cópia dos textos e distribua um texto para cada grupo. Eles deverão escrever um parágrafo, contando as atitudes e o comportamento que a pessoa teve que ter, no passado e as condutas que essa pessoa tem que ter, no presente para obter sucesso. O parágrafo deverá conter frases, seguindo os padrões: He/she had to ... e He/she has to ... Ao término da tarefa, faça as correções dos textos produzidos pelos grupos e conceda alguns minutos para que eles preparem uma apresentação oral para o restante da classe. Para essa exibição, cada grupo deverá ir à frente da sala, levando apenas o texto entregue pelo professor ou, se houver recurso, esse texto poderá ser projetado, utilizando um aparelho projetor do tipo data show. Cada grupo, à sua vez, apresenta seu trabalho.
Figura 4 - People who worked hard.
Fonte: http://www.businessinsider.com/16-people-who-worked-incredibly-hard-to-succeed-2012-9?op=1. Acesso em 10 set 2014.
Para concluir essa aula, o professor poderá trabalhar uma música do Bryan Adams, cujo título é Do I have to say the words? A letra dessa música pode ser encontrada no endereço: http://www.vagalume.com.br/bryan-adams/do-i-have-to-say-the-words.html (acesso em 10 set 2014) e o vídeo clipe está disponibilizado no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=56hD0UyfRIk (acesso em 10 set 2014). A tarefa consiste em assistir ao vídeo e completar as lacunas com as palavras dadas. Assim que eles terminarem de completar a letra da música, corrija-a oralmente e exiba o vídeo uma última vez, para que todos possam cantar juntos.
Listen to the song and complete the lyrics with the words given.
Bryan Adams
BEAR | DESIRE | DESPAIR | MIRE |
PRETEND | SHARE | SIDE | THERE |
TODAY (2X) | TOGETHER | WAY (2X) | WIDE |
Rescue me from the _______
Whisper words of ________
Rescue me - darlin' rescue me
With your arms open _______
Want you here by my _________
Come to me - darlin' rescue me
When this world's closin' in
There's no need to _________
Set me free - darlin' rescue me
I don't wanna let you go
So I'm standin' in your ______
I never needed anyone like I'm needin' you ________
Do I have to say the words?
Do I have to tell the truth?
Do I have to shout it out?
Do I have to say a prayer?
Must I prove to you - how good we are __________?
Do I have to say the words?
Rescue me from ________
Tell me you will be _________
Help me please - darlin' rescue me
Every dream that we _________
Every cross that we __________
Can't you see - darlin' rescue me
I don't wanna let you go
So I'm standin' in your _______
I never needed anyone like I'm needin' you _________
Do I have to say the words?
Do I have to tell the truth?
Do I have to shout it out?
Do I have to say a prayer?
Must I prove to you - how good we are together?
Do I have to say the words?
Comentário: Padrão de resposta esperado: mire; desire; wide; side; pretend; way; today; together; despair; there; share; bear; way; today.
Para atividades envolvendo have to, acesse os endereços abaixo:
http://www.eclecticenglish.com/grammar/HaveTo1A.html (acesso em 10 set 2014);
http://www.englishexercises.org/makeagame/viewgame.asp?id=8969 (acesso em 10 set 2014);
http://english-zone.com/verbs/haveto1.html (acesso em 10 set 2014).
A avaliação qualitativa pode ser feita ao longo da aula, pela observação do desempenho dos alunos nas atividades individuais e em grupo. A atividade 1 do segundo módulo pode ser objeto de uma avaliação oral, bem como de uma avaliação escrita.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!