Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Eu e minha família: conhecendo o cotidiano familiar

 

17/09/2014

Autor e Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Vida sociofamiliar e comunitária
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Reconhecer-se como indivíduo e membro de diferentes grupos sociais.

·         Identificar as características de algumas famílias.

·         Destacar os espaços de sua moradia.

·         Reconhecer e apresentar os membros de sua família.

·         Identificar a importância da convivência com outras pessoas.

·         Observar as atividades de rotinas de seus familiares.

·         Conhecer a importância da sua moradia.

·         Identificar os tipos de famílias dos tempos atuais.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização do projeto é necessário que os alunos tenham  habilidades relativas à leitura e  escrita e já consigam reconhecer como membros de uma família, suas diferenças e semelhanças entre eles. É importante que os alunos sejam capazes de exporem oralmente suas ideias e se relacionarem com os colegas. Além de saberem utilizar os recursos das TICs como: tablet, laptop e Ipad.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa que é o compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal para assegurar que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental, tendo como objetivo a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los. 

Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>.  Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 04 de set. 2014. 

Sítio: Pacto Nacional pela a Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://www.geadas.com.br/pnaic/images/Pacto/Oficiais/pacto_livreto.pdf>. (Neste sítio você encontrará informações sobre o programa, esclarecimentos sobre o curso de formação dos docentes, materiais utilizados dentre outras.). Acesso em: 04 de set. 2014. 

Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem dos alunos que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa  seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.

Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico e equipe de trabalho a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.

 

1ª Atividade: aproximadamente duas a três aulas de 60 minutos.

 

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Providencie uma caixa coloque dentro algumas imagens de várias constituições familiares. Promova um diálogo com os alunos sobre o que eles sabem sobre essas imagens, e questione-os se alguém possui uma família parecida com as imagens. Veja abaixo algumas dessas imagens.

 

imagem de famílias

Fonte: Sítio: Atividades sobre famílias. Família de Hoje e sempre. Disponível em: <http://vanessaborelli.wordpress.com/tag/atividades-sobre-familia/>. (Neste sítio você encontrará sugestões de atividades sobre o tema família de hoje e de antigamente.). Acesso em: 30 de ago. 2014.

Posteriormente, promova uma discussão com os alunos e realize o registro no caderno de História das seguintes questões:

  • Quais são os membros familiares de cada imagem?
  • Nas imagens como as famílias são constituídas? (Imagem 1- Pai; Mãe e Filhos; Imagem 2- Avó e Neto; Imagem 3- Pai e Filhos; Imagem 4 – Crianças no orfanato.).
  • Para você qual o significado da palavra família?

Como forma de registro disponibilize as imagens acima e solicite aos alunos que respondam a atividade no caderno.

 

Alguma vez você já pensou em se tornar um detetive?

            O bom detetive precisa ter atenção para descobrir pistas que o levem à resolução de um caso.

Você será o "detetive" e hoje e deverá localizar nas fotos apresentadas, a família de cada um. Encontrando a foto, numere-a de acordo com as pistas dadas.

(           ) Às vezes, depois de uma separação ou de uma morte, só um dos pais fica cuidando dos filhos.

Foi isso que aconteceu com a família da Janice e Igor.

(           ) João e Luísa moram com seu pai e sua mãe.

(           ) Rafael mora com outras crianças num orfanato.

(           ) Mônica mora com os avós.

E sua família, é diferente ou semelhante das representadas nas fotos?

_______________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________

Qual das imagens melhor representa a sua família? Por quê?

_______________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

 

Fonte: Atividade: Família de Hoje e sempre pré adolescente. Disponível em: <http://vanessaborelli.wordpress.com/tag/atividades-sobre-familia/>. (Neste sítio você encontrará sugestões de algumas atividades sobre família.). Acesso em: 31 de ago. 2014.

 

Professor, converse com os alunos sobre as várias constituições de família nos tempos atuais e a importância de cada uma. Independente da característica de seus membros é a família que mostra o que é certo, indica os melhores caminhos a seguir e nos proporciona um amor verdadeiro, isto deve ser a função de uma família.

Explique aos alunos que neste ambiente familiar é que conhecemos nossos primeiros valores, recebemos as primeiras regras sociais. Nesse espaço também cada um tem um papel fundamental dentro de casa, onde existem direitos e deveres, e todos devem cumprir com suas obrigações, respeitando os mais velhos, as tarefas domésticas e os deveres diários.

TF

Faça uma pesquisa sobre os hábitos da sua família, durante uma semana preenchendo a tabela abaixo:

 

Nomes dos familiares: _________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

 

ATIVIDADES DE ROTINA

DIA DA SEMANA

MANHÃ

TARDE

NOITE

DOMINGO

 

 

 

 

 

 

SEGUNDA

 

 

 

 

 

 

TERÇA

 

 

 

 

 

 

QUARTA

 

 

 

 

 

 

QUINTA

 

 

 

 

 

 

SEXTA

 

 

 

 

 

 

SÁBADO

 

 

 

 

 

 

Fonte: Acervo da própria autora.

 

Solicite aos alunos que fotografem com o auxílio de um adulto os espaços de sua casa e as atividades de rotina realizadas, tragam as fotos tiradas para compartilhar com os colegas.

 

2ª Atividade: aproximadamente duas a três aulas de 60 minutos.

 

Professor, apresente a música: “ Família” dos Titãs cante e dance com a turma. Caso preferir utilize data show ou aparelho de som.

Família

 (Titãs)

Família, família
Papai, mamãe, titia,
Família, família
Almoça junto todo dia,
Nunca perde essa mania
Mas quando a filha quer fugir de casa
Precisa descolar um ganha-pão
Filha de família se não casa
Papai, mamãe, não dão nenhum tostão
Família êh!
Família áh!

Família
Família, família
Vovô, vovó, sobrinha
Família, família
Janta junto todo dia,
Nunca perde essa mania
Mas quando o nenê fica doente
Procura uma farmácia de plantão
O choro do nenê é estridente
Assim não dá pra ver televisão
Família êh!
Família áh!

Família
Família, família,
Cachorro, gato, galinha
Família, família,
Vive junto todo dia,
Nunca perde essa mania
A mãe morre de medo de barata
O pai vive com medo de ladrão
Jogaram inseticida pela casa
Botaram um cadeado no portão
Família ê
Família á
Família

Fonte: Sítio: Vagalume. Família Titãs. Disponível em:  <http://www.vagalume.com.br/titas/familia.html >. (Neste sítio você encontrará a letra da música Família e um vídeo que retrata o assunto.). Acesso em: 08 de set. 2014.

Disponibilize a letra da música aos alunos e explore a linguagem escrita. Em seguida, prepare algumas questões para serem discutidas após a leitura.

Posteriormente, questione os alunos:

  • O que as famílias realizam juntos?
  • Em qual momento do dia  você e a sua família conseguem ficar juntos?

Professor, é importante apresentar aos alunos várias configurações de família que existem na sociedade atual.  Para isso, selecione um dos vídeo abaixo e assista com a turma. Acompanhe-os até o laboratório de informática ou utilize o tablet, laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), os sítios sugeridos abaixo:

 

Professor, faça as intervenções quando julgar necessárias.

  • Tipos de famílias com os desenhos animados

vídeo família

Fonte: Sítio: Youtube. Tipos de famílias. Disponível em:  <https://www.youtube.com/watch?v=FkLfx4Zk5-4>. (Neste vídeo você encontrará os vários tipos de família com personagens dos desenhos animados.). Acesso em: 08 de set. 2014.

 

Promova a discussão sobre os tipos de famílias, converse com os alunos sobre o que mais lhe chamou a atenção, existem semelhanças e diferença entre a sua família  com as apresentadas no vídeo.

Depois dessa conversa, proponha aos alunos que faça um desenho que melhor representa a sua família, auxilie-os a utilizarem o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Lembre-os para que não se esqueçam de criar um título para a ilustração. Você poderá sugerir: “Minha família”.

Em seguida, organize os alunos em grupos, oriente-os a discutir sobre algum momento de convivência de sua família, seja em casa ou destacando algum lugar que tem o hábito de frequentar e elaborem um cartaz com os desenhos representados. Exponha-os no mural da sala de aula.

 

3º Momento: aproximadamente uma a duas aulas de 60 minutos.

 

Professor, prepare o ambiente para os alunos compartilharem a pesquisa dos hábitos de sua família. Conversem sobre as atividades de rotina realizadas, destaquem as semelhanças e as diferenças entre elas. A importância de todos que vivem na mesma casa se ajudar, organizar o seu espaço, dividir as tarefas de casa.

Em seguida, apresente as fotos tiradas, aproveite o momento e converse com a turma explicitando, por qual motivo eles tiraram determinadas fotos, o que lhe chamaram mais atenção. Elabore com os alunos um painel com as fotografia  dos espaços de sua casa e as atividades de rotina realizadas por eles e seus familiares.

Disponibilize aos alunos um trecho do livro História meio ao contrário da autora Ana Maria Machado para permear as discussões.

texto

Fonte: Sítio: Família de Hoje e sempre pré adolescente. Disponível em: <http://vanessaborelli.wordpress.com/tag/atividades-sobre-familia/>. (Neste sítio você encontrará sugestões de algumas atividades sobre família.). Acesso em: 31 de ago. 2014.

 

Professor, posteriormente questione os alunos:

  • Qual o assunto principal do texto?
  • Você acha importante conhecer a história de seus antepassados? Por quê?
  • Como é sua família em casa?

Interpretação do texto

1. Como é sua família? ___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

2. Quais os lugares sua família tem o hábito de frequentar?

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

3.E você sabe como começou a sua história da sua família? Conte.

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

 

Fonte: Acervo da própria autora.

 

produzindo textoProdução de texto

Fonte da imagem: sítio "br.pixersize". Disponível em:  http://br.pixersize.com/adesivos/menino-escrever-e-desenhar-11543521  Acesso em: 31 de ago. 2014.

 

Solicite aos alunos que escreva um pequeno texto destacando o que você aprendeu em seu caderno, agora que você conheceu outros tipos de família e identificou as características de sua família, seus modos de agir e suas diferenças. 

Professor, oriente os alunos no momento das produções e faça revisões dos textos, destacando os elementos que exigem maior atenção.

Caso sua escola possua os laptops, você poderá sugerir que os alunos façam suas produções utilizando o programa KWord seguindo os passos:  KWord (Área de trabalho > Processador de Textos). Imprima o material digitado pelos alunos e coloque no mural da sala de aula para apreciação de todos.

Prepare um momento para socialização das produções dos alunos. Peça que formem um círculo e apresentem seus textos.

Após as apresentações das produções peça para os alunos compararem as informações, se houve semelhanças nos textos e o que foi diferente.

Recursos Complementares

Sugestões de links para os alunos:

Sítio: Youtube. As famílias de mundinho. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=WHy0Ke4dXpY >.( Neste vídeo você ouvirá a contação da história "As famílias de Mundinho" e descobrirá a diversidade das famílias.). Acesso em: 08 de set. 2014.

Sugestões de links para os professores:

Sítio: Uni duni tê. O livro da família. Disponível em: < http://123brincaroutravez.blogspot.com.br/2011/01/o-livro-da-familia.html>. (Neste sítio você encontrará disponível a história "O Livro da família" que poderá ser utilizado na aula proposta.). Acesso em: 08 de set. 2014.

Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: reconhecer-se como indivíduo e membro de diferentes grupos sociais; identificar as características de algumas famílias; destacar os espaços de sua moradia; reconhecer e apresentar os membros de sua família; identificar a importância da convivência com outras pessoas; observar as atividades de rotinas de seus familiares; conhecer a importância da sua moradia; identificar os tipos de famílias dos tempos atuais e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.