29/09/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Doenças transmissíveis |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Não é necessário conhecimento prévio sobre o conteúdo.
As estratégias utilizadas:
Este trabalho visa estimular a integração entre os alunos na busca da construção de conhecimentos utilizando ferramentas de mídias e tecnologias, como por exemplo o uso da Internet. Promover o debate do tema, a autoria e divisão de conhecimentos por parte dos alunos com o grupo escolar através de pesquisa, produção de cartazes e histórias em quadrinhos sobre o conteúdo. Desafiando assim os alunos a serem produtores de conhecimento.
O Trabalho será dividido nas seguintes etapas:
Atividade 01
Inicialmente o professor deverá apresentar três imagens relacionadas às epidemias que deverão ser estudadas. Mas sem informar sobre o que as imagens se referem. Desta forma deixando os alunos explorem suas impressões e opiniões sobre elas.
Sugestão de imagens:
Pintura sobre a Peste Negra: Século XIV
Fotografia sobre a Gripe Espanhola : 1918 - 1919
Fotografia sobre a Gripe A: 2009 - ...
Após os alunos analisarem as imagens e exporem suas opiniões o professor deverá explicar que aquelas são imagens sobre as maiores epidemias da história e estimulará os alunos a um debate em aula sobre estas epidemias podendo fazer uso dos seguintes questionamentos:
O que é uma epidemia?
Como ela se espalha?
Qual a importância de aprender sobre as epidemias?
O que sabem sobre as seguintes epidemias: Peste Negra, Gripe Espanhola e Gripe A?
Aproveite este momento para identificar o conhecimento prévio que os alunos possuem sobre o tema.
Sugiro que seja montada no quadro uma tabela comparativa, durante o debate, com respostas dadas pelos alunos sobre as epidemias e que estes anotem no caderno as informações que foram citadas para que eles possam comparar as informações que já possuiam com as que adquiriram ao final desta aula.
Atividade 02
Após o debate sobre o tema com a tu rma os alunos deverão ser levados ao Laboratório de Informática o nde ass istirão aos seguintes vídeos no Youtube sobre a Peste Negra, produzidos e postados pelo Professor Licio:
PESTE NEGRA - PARTE I
Link: http://www .youtube.com/watch?v=-3YAnQfcV80
PESTE NEGRA - PARTE II
Link: http://www.youtube.com/watch?v=K_Fk97FOzyc
É importante o professor assistir os vídeos anteriormente para poder intervir quando necessário, estimular um bom debate e opiniões sobre o assunto.
Estimule os alunos a refletirem sobre os fatores, resultados da propagação e contágio das epidemias entre os grupos humanos, a visão cultural dos povos da época. Faça com que os alunos se sintam a vontade de expor suas opiniões e conclusões sobre o vídeo.
Atividade 03
Após assistir o vídeo, o professor deverá dividir os alunos em grupos pequenos para que possam se organizar no processo de pesquisa sobre o assunto. As ferramentas para pesquisa serão uso da internet, livros didáticos, jornais e revistas com assuntos sobre o tema proposto. É interessante estimular o espírito de equipe e colaboração entre os grupos de alunos.
Sugestões de temas para o desenvolvimento da pesquisa:
1º – Estudar e comparar os diferentes períodos da História em que ocorrem as epidemias nos diferentes aspectos: sociais, econômicos e culturais.
2º – Origem destas doenças.
3º – Formas de propagação e contágio.
4º – Como as doenças se manifestam.
5º– Que tratamentos foram utilizados ou deverão ser utilizados para combater as doenças.
6º – Quais medidas de saúde pública foram tomadas e principais medidas de prevenção.
7º – Conseqüências.
Sugestões de sites para pesquisa no Laboratório de Informática:
Link do Google: http://www.google.com.br/
Link Blog de História: http://aquieoutrahistoria.blogspot.com/
Link Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Página_principal
Link Sua Pesquisa: http://www.suapesquisa.com
Link Info Escola: http://www.infoescola.com
Link Aventuras na história – Editora Abril: http://historia.abril.com.br/home/
Link Jornal Zero Hora – Gráfico da Gripe A no mundo: http://www.clicrbs.com.br/zerohora/swf/Gripe_ah1n1/index.html
Link Mapa da Gripe Suína, Google Maps: http://googlediscovery.com/2009/04/27/mapa-da-gripe-suina-no-google-maps/
Link Jornal Estadão, Mapa da Gripe Suína: http://www.estadao.com.br/especiais/mapa-da-gripe-suina,56142.htm
É importante o professor auxiliar no processo de pesquisas dos alunos.
Atividade 04
Depois de terem pesquisado sobre as grandes epidemias da história cada grupo deverá apresentar aos colegas as informações que construíram durante a pesquisa sobre cada epidemia. Proporcione a reflexão sobre as conseqüências das epidemias nos grupos humanos, a comparação entre os tempos históricos e a discussão sobre conhecimentos, discordâncias, contradições, opiniões construídas durante a pesquisa pelos alunos.
O professor poderá solicitar que a turma compare as informações que possuíam inicialmente, antes da pesquisa, com as que adquiriram depois da pesquisa.
Atividade 05
Para estimular integração entre os alunos e a socialização de conhecimento, peça que os grupos criem uma campanha de conscientização na escola com cartazes sobre a Gripe A, contendo informações de como deve ser feita a prevenção, seu contágio, mitos, verdades, etc. Estes cartazes serão espalhados pela escola com o objetivo de despertar a prevenção e reforçar a conscientização da comunidade escolar sobre a doença. E principalmente oportunizar a troca de informações entre os alunos. É interessante que os alunos sintam a importância de serem produtores e autores de conhecimento e não reprodutores. Peça para que os próprios alunos coloquem os cartazes no interior da escola.
Atividade 06
Agora que os alunos já possuem um conhecimento prévio sobre o assunto trabalhado durante a pesquisa eles poderão, ainda divididos em grupos, expressar suas impressões sobre as epidemias através da produção de histórias em quadrinhos sobre o tema. Para isso eles poderão utilizar seguintes programas de produção de HQs disponíveis nos sites Pixton ou Hagá Quê.
Link do Pixton : http://pixton.com/br/
Link do Hagá Quê: http://www.hagaque.cjb.net/
Para utilizar o programa de edição de história em quadrinhos da Hagá Quê será necessário fazer o download gratuito do programa no próprio site e instalar nos computadores da escola. É importante lembrar que o programa Hagá Quê não funciona nos programas Windows Vista e Linux.
O programa Pixton é fácil de ser manuseado e possui vários recursos para a produção de histórias.
Veja um exemplo produzido no programa da Pixton a seguir:
Oriente os alunos para produzirem histórias sobre o conteúdo estudado com vários quadrinhos e balões de falas.
A turma poderá postar suas histórias em um Blog ou em um mural da escola.
Observação: Todas as imagens e vídeos tem objetivo somente didático e pedagógico.
Jornais, revistas, Televisão, computador com acesso à Internet, caixinhas de som para computadores, cartolina e canetas hidrocor
A avaliação deverá ocorrer durante todo o processo de construção do trabalho.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/11/2012
Cinco estrelasAdorei a aula, ajudou bastante... Muito proveitosa e interativa.
23/06/2012
Cinco estrelasé bom mais pode ter tipo fassa seu própria historia em quadrinhos ai tem os baloes etc
01/04/2010
Duas estrelasÉ intressante fazer a abordagem das epidemias , juntamente com a área de ciências , porém não podemos esquecer de relacionar o tema com o fim do feudalismo e as prováveis mudanças que esse fato acarretou na Europa no final da Idade Média .