Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


EPIDEMIAS NA HISTÓRIA – PESTE NEGRA (SÉC. XIV), GRIPE ESPANHOLA (1918-1919) E GRIPE A (2009 - ...)

 

29/09/2009

Autor e Coautor(es)
Deisi Trindade Maricato
imagem do usuário

PORTO ALEGRE - RS ESC EST ENS FUND CUSTODIO DE MELLO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Fundamental Final Saúde Doenças transmissíveis
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar o conceito de epidemia.
  • Reconhecer a importância de entender a história da humanidade, os acontecimentos que movem a história e de como as pessoas são sujeitas e autores dela.
  • Construir uma pesquisa em grupo com uso de TICs.
  • Organizar e relacionar conhecimento.
  • Construir histórias em quadrinhos e cartazes com auxílio de tecnologias.
Duração das atividades
400 minutos; Oito (8) aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimento prévio sobre o conteúdo.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias  utilizadas:

Este trabalho visa estimular a integração entre os alunos na busca da construção de conhecimentos utilizando ferramentas de mídias e tecnologias, como por exemplo o uso da Internet. Promover o debate do tema, a autoria e divisão de conhecimentos por parte dos alunos com o grupo escolar através de pesquisa, produção de cartazes e histórias em quadrinhos sobre o conteúdo. Desafiando assim os alunos a serem produtores de conhecimento.

O Trabalho será dividido nas seguintes etapas:

Atividade 01

Inicialmente o professor deverá apresentar três imagens relacionadas às epidemias que deverão ser estudadas. Mas sem informar sobre o que as imagens se referem. Desta forma deixando os alunos explorem suas impressões e opiniões sobre elas.

Sugestão de imagens:

Pintura sobre a Peste Negra: Século XIV         

Fotografia sobre a Gripe Espanhola : 1918 - 1919

Fotografia sobre a Gripe A: 2009 - ...

Após os alunos analisarem as imagens e exporem suas opiniões o professor deverá explicar que aquelas são imagens sobre as maiores epidemias da história e estimulará os alunos a um debate em aula sobre estas epidemias podendo fazer uso dos seguintes questionamentos:

*       O que é uma epidemia?

*       Como ela se espalha?

*        Qual a importância de aprender sobre as epidemias?

*       O que sabem sobre as seguintes epidemias: Peste Negra, Gripe Espanhola e Gripe A?

Aproveite este momento para identificar o conhecimento prévio que os alunos possuem sobre o tema.

Sugiro que seja montada no quadro uma tabela comparativa, durante o debate, com respostas dadas pelos alunos sobre as epidemias e que estes anotem no caderno as informações que foram citadas para que eles possam comparar as informações que já possuiam com as que adquiriram ao final desta aula.

Atividade 02

Após o debate sobre o tema com a tu rma os alunos deverão ser levados ao Laboratório de Informática o nde ass istirão aos seguintes vídeos no Youtube sobre a Peste Negra, produzidos e postados pelo Professor Licio:

PESTE NEGRA - PARTE I

Link: http://www .youtube.com/watch?v=-3YAnQfcV80

PESTE NEGRA - PARTE II

Link: http://www.youtube.com/watch?v=K_Fk97FOzyc

É importante o professor assistir os vídeos anteriormente para poder intervir quando necessário, estimular um bom debate e opiniões sobre o assunto.

Estimule os alunos a refletirem sobre os fatores, resultados da propagação e contágio das epidemias entre os grupos humanos, a visão cultural dos povos da época. Faça com que os alunos se sintam a vontade de expor suas opiniões e conclusões sobre o vídeo.

Atividade 03

Após assistir o vídeo, o professor deverá dividir os alunos em grupos pequenos para que possam se organizar no processo de pesquisa sobre o assunto. As ferramentas para pesquisa serão uso da internet, livros didáticos, jornais e revistas com assuntos sobre o tema proposto. É interessante estimular o espírito de equipe e colaboração entre os grupos de alunos.

Sugestões de temas para o desenvolvimento da pesquisa:

1º – Estudar e comparar os diferentes períodos da História em que ocorrem as epidemias nos diferentes aspectos: sociais, econômicos e culturais.

2º – Origem destas doenças.

3º – Formas de propagação e contágio.

4º – Como as doenças se manifestam.

5º– Que tratamentos foram utilizados ou deverão ser utilizados para combater as doenças.

6º – Quais medidas de saúde pública foram tomadas e principais medidas de prevenção.

7º – Conseqüências.

Sugestões de sites para pesquisa no Laboratório de Informática:

Link do Google: http://www.google.com.br/

Link Blog de História: http://aquieoutrahistoria.blogspot.com/

Link Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Página_principal

Link Sua Pesquisa: http://www.suapesquisa.com

Link Info Escola: http://www.infoescola.com

Link Aventuras na história – Editora Abril:  http://historia.abril.com.br/home/

Link Jornal Zero Hora – Gráfico da Gripe A no mundo: http://www.clicrbs.com.br/zerohora/swf/Gripe_ah1n1/index.html

Link Mapa da Gripe Suína, Google Maps: http://googlediscovery.com/2009/04/27/mapa-da-gripe-suina-no-google-maps/

Link Jornal Estadão, Mapa da Gripe Suína: http://www.estadao.com.br/especiais/mapa-da-gripe-suina,56142.htm

É importante o professor auxiliar no processo de pesquisas dos alunos.

Atividade 04

Depois de terem pesquisado sobre as grandes epidemias da história cada grupo deverá apresentar aos colegas as informações que construíram durante a pesquisa sobre cada epidemia. Proporcione a reflexão sobre as conseqüências das epidemias nos grupos humanos, a comparação entre os tempos históricos e a discussão sobre conhecimentos, discordâncias, contradições, opiniões construídas durante a pesquisa pelos alunos.

O professor poderá solicitar que a turma compare as informações que possuíam inicialmente, antes da pesquisa, com as que adquiriram depois da pesquisa.

Atividade 05

Para estimular integração entre os alunos e a socialização de conhecimento, peça que os grupos criem uma campanha de conscientização na escola com cartazes sobre a Gripe A, contendo informações de como deve ser feita a prevenção, seu contágio, mitos, verdades, etc. Estes cartazes serão espalhados pela escola com o objetivo de despertar a  prevenção e reforçar a conscientização da comunidade escolar sobre a doença. E principalmente oportunizar a troca de informações entre os alunos. É interessante que os alunos sintam a importância de serem produtores e autores de conhecimento e não reprodutores. Peça para que os próprios alunos coloquem os cartazes no interior da escola.

Atividade 06

Agora que os alunos já possuem um conhecimento prévio sobre o assunto trabalhado durante a pesquisa eles poderão, ainda divididos em grupos, expressar suas impressões sobre as epidemias através da produção de histórias em quadrinhos sobre o tema. Para isso eles poderão utilizar seguintes  programas de produção de HQs disponíveis nos sites Pixton ou Hagá Quê.

Link do Pixton : http://pixton.com/br/

Link do Hagá Quê: http://www.hagaque.cjb.net/

Para utilizar o programa de edição de história em quadrinhos da Hagá Quê será necessário fazer o download gratuito do programa no próprio site e instalar nos computadores da escola. É importante lembrar que o programa Hagá Quê não funciona nos programas Windows Vista e Linux.

O programa Pixton é fácil de ser manuseado e possui vários recursos para a produção de histórias.

Veja um exemplo produzido no programa da Pixton a seguir:

Oriente os alunos para produzirem histórias sobre o conteúdo estudado com vários quadrinhos e balões de falas.

A turma poderá postar suas histórias em um Blog ou em um mural da escola.

Observação: Todas as imagens e vídeos tem objetivo somente didático e pedagógico.

Recursos Complementares

Jornais, revistas, Televisão, computador com acesso à Internet, caixinhas de som para computadores, cartolina e canetas hidrocor

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer durante todo o processo de construção do trabalho.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 1/3 - 33.33%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Ana Paula, CEUCLAR , São Paulo - disse:
    ana-historia@bol.com.br

    27/11/2012

    Cinco estrelas

    Adorei a aula, ajudou bastante... Muito proveitosa e interativa.


  • gabi.gmk@hotmail.com, jose de ensino , São Paulo - disse:
    gabi.gmk@hotmail.com

    23/06/2012

    Cinco estrelas

    é bom mais pode ter tipo fassa seu própria historia em quadrinhos ai tem os baloes etc


  • CÉLIA FAÉ FEJOLI, ESCOLA CENTRO UNIFICADO , Espírito Santo - disse:
    celiafae@hotmail.com

    01/04/2010

    Duas estrelas

    É intressante fazer a abordagem das epidemias , juntamente com a área de ciências , porém não podemos esquecer de relacionar o tema com o fim do feudalismo e as prováveis mudanças que esse fato acarretou na Europa no final da Idade Média .


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.