Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


PRESENT PERFECT GAMES

 

17/09/2014

Autor e Coautor(es)
ILMA MONTEIRO RESENDE CARRIJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Usar o tempo verbal Present Perfect em diferentes situações.

Produzir frases orais com fluência, usando o tempo verbal Present Perfect.

Duração das atividades
2 aulas/módulos de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Present Perfect tense.

Estratégias e recursos da aula

Módulo 1

 

ATIVIDADE 1

 

É comum que os alunos apresentem alguma dificuldade no uso do tempo verbal Present Perfect. Isso acontece porque esse tempo do verbo não possui correspondência com nenhum tempo verbal específico, na língua portuguesa. Por isso, é sempre importante que o professor revisite esse tópico gramatical, abordando atividades diversificadas e prazerosas, no intuito de reforçar a aprendizagem, favorecer o uso e promover a fluência. Esta aula é composta de dois jogos que contemplam esse tempo verbal. Antes de iniciar as atividades, mostre aos alunos a figura 1, que resume, basicamente, as formas e os usos do Present Perfect. Para checar a compreensão dos discentes, peça a eles que forneçam mais exemplos de frases, para os diferentes usos do Present Perfect, listados na tabela.

 

Figura 1 - Present Perfect

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/-_qQo13ur7jM/UqS3k-170EI/AAAAAAAABio/hAhb5FpmyWU/s1600/present_perfect.jpg. Acesso em 11 set 2014.

 

Esta primeira brincadeira é um jogo de tabuleiro chamado Snakes and Ladders (Cobras e Escadas). O objetivo deste jogo é atingir o topo do tabuleiro (figura 2), que é o quadrado de número 36, no nosso caso. Divida a classe em grupos de três ou quatro alunos, entregue a cada grupo: um dado, uma cópia do tabuleiro da figura 2 e uma cópia das instruções, que se encontram na figura 3. Dê, também, um marcador de lugar, a cada membro do grupo. Os jogadores, cada um à sua vez, lançam o dado. O jogador que tirar o maior número no dado,começa a jogar. Ele deve posicionar o seu marcador na casa 1 e lançar o dado novamente, para saber o número de casas que ele irá mover seu marcador. Ao estacionar em uma casa, o jogador deverá ler a instrução de número correspondente ao número da casa, e fazer uma frase, usando o Present Perfect. Se o marcador cair em um quadrado em que está a base da escada, o jogador deverá subir seu marcador até o topo da mesma. Se o marcador pousar em uma casa onde está a cabeça da cobra, ele deverá descer, ou "escorregar" seu marcador pelo corpo da cobra, até o quadrado em que termina o rabo. O primeiro jogador a atingir o topo do tabuleiro é o vencedor, mas ele deve obter o número correto, no dado, para chegar à última casa. O papel do professor nesse jogo é verificar se os participantes estão produzindo suas frases corretamente. Se o aluno cometer algum erro, ele não será punido, pelas regras do jogo. Os demais alunos poderão ajudá-lo a corrigir o erro e o professor conduzirá a turma nessa tarefa.

 

Figura 2 - Snakes and Ladders Board

Fonte: http://img.geocaching.com/cache/bb546ab9-56bc-4e65-a48e-04beb92cb31f.jpg?rnd=0.770901. Acesso em 11 set 2014.

 

Figura 3 - Instructions to make the sentences.

 

Square number

Make a sentence

(question/affirmative/negative)

using the words:

1

affirmative

brush / my teeth / this morning

2

negative

eat / bacon / this week

3

affirmative

drive / a truck / already

4

question

do / his homework

5

negative

be / Japan / never

6

affirmative

travel abroad

7

question

trow / a party / recently

8

negative

pass / her exam

9

affirmative

finish/ their dinner / just

10

question

read / that book

11

affirmative

save / some money

12

negative

see / that film / yet

13

negative

study / for your exams

14

affirmative

buy / a ticket

15

question

tell / the truth

16

question

drink / beer

17

affirmative

clean / his car / already

18

affirmative

read / the newspaper

19

negative

pay / the bill / yet

20

affirmative

travel / by plane

21

question

wait / long

22

negative

be / the club

23

question

sing / in the shower / ever

24

affirmative

listen / music

25

negative

play / chess / never

26

affirmative

know / him / for ages

27

negative

write / a book / never

28

question

win / any money / ever

29

negative

have / an accident / for 10 years

30

affirmative

take / some photos

31

negative

swim

32

question

have / breakfast

33

affirmative

have / this car / for a year

34

question

be / the dentist / this year

35

affirmative

make / new friends

36

negative

get / the job

Fonte: Arquivo da autora.

 

Comentário: Padrão de respostas esperado:

1. I've brushed my teeth this morning.

2. I haven't eaten bacon this week.

3. I've already driven a truck.

4. Has he done his homework?

5. I've never been to Japan.

6. I've traveled abroad.

7. Have you thrown a party recently?

8. She hasn't passed her exam.

9. They've just finished their dinner.

10. Have you read that book?

11. I've saved some money.

12. I haven't seen that film yet.

13. You haven't studied for your exams.

14. I've bought a ticket.

15. Have you told the truth?

16. Have you drunk beer?

17. He's already cleaned his car.

18. I've read the newspaper.

19. I haven't paid the bill yet.

20. I've traveled by plane.

21. Have you waited long?

22. I haven't been to the club.

23. Have you ever sung in the shower?

24. I've listened to music.

25. I have never played chess.

26. I've known him for ages.

27. I've never written a book.

28. Have you ever won any money?

29. I haven't had an accident for 10 years.

30. I've taken some photos.

31. I haven't swum.

32. Have you had breakfast?

33. I've had this car for a year.

34. Have you been to the dentist this year?

35. I've made new friends.

36. I haven't got the job. 

 

Módulo 2

 

ATIVIDADE 1

 

 
Esta atividade consiste em um jogo chamado Truth or Dare? (Verdade ou Desafio?) Se a classe tiver um número reduzido de alunos, pode-se fazer um único grupo de participantes. Caso a classe seja numerosa, pode-se dividi-la em dois grupos. Disponha as pessoas do grupo em um círculo. Faça uma cópia da figura 4, corte as cartas, embaralhe-as, agrupe-as e as coloque no centro da roda, com as faces viradas para baixo. Essas são as cartas da verdade. Repita esse mesmo procedimento para as cartas do desafio, que se encontram na figura 5. Antes de começar o jogo, todos devem concordar em dizer somente a verdade. O primeiro jogador escolhe uma pessoa qualquer e faz a seguinte pergunta: Truth or Dare? A pessoa apontada, então responde à pergunta. Caso ela escolha Truth, ela deverá pegar uma carta da verdade, lê-la e responder à pergunta, honestamente. Se ela escolher Dare, ela deverá pegar uma carta de desafio e cumprir o exigido pela carta.
 
Figura 4 - Cards for Truth
 

Have you ever made up an excuse to skip classes?

Have you lied to your mom?

Have you ever used someone else's toothbrush?

Have you ever cheated on your boy/girlfriend?

Have you ever woken up in the middle of the night to eat?

Have you peed in the pool?

Have you ever sleepwalked?

Have you ever eaten something from the floor?

Have you ever eaten rice with your hands?

Have you ever broken a bone?

Have you ever thrown a party while your parents were out?

Have you ever played Truth or Dare before?

Have your dad parked in a space for the disabled?

Have you ever cheated on a test?

Have you ever taken someone else's eraser?

Have you ever worn your brother/sister's clothes?

Have you ever done something wrong and said you haven't?

Have you ever skipped classes?

Have you ever gossiped?

Have you ever farted and said it was not you?

Have you ever farted in the lift?

Have you ever forgotten to flush?

Have you ever forgotten to wash your hands after the toilet?

Have you ever been to a porn movie?

Have you ever lied to your teacher?

Have you ever called your boy/girlfriend by the wrong name?

Have you ever pressed all the buttons on a lift?

Have you ever burped in front of your boy/girlfriend?

Have you ever played pranks on the phone?

Have you ever lied to your dad? 

Have you ever worn your mom/dad's shoes?

Have you ever hidden your school lunch to avoid sharing?

Have you ever beaten your younger brother/sister?

Have you ever crushed on a teacher?

Have you ever called a woman fat?

Have you ever fallen in love at the first sight?

Fonte: Arquivo da autora.

 

Figura 5 - Cards for Dare

 

Spell your name backwards.

Imitate one of your teachers.

Put on the right shoe on the left foot and vice versa.

Jump on one foot ten times.

Hop as a rabbit as many times as your age.

Say the alphabet backwards.

Say "three tigers" quickly three times.

Say "Coughs and sneezes spread diseases" three times.

Say "This shop sells short socks with spots" three times.

Be tickled by the person on your right.

Be tickled by the person on your left.

Stretch your body and touch your toes.

Touch your right ear with your left hand behind the head.

Try to kiss your own elbow.

Wink at the person on your right.

Wink to the person on your left.

Walk around the circle in slow motion.

Say your name while burping aloud.

Spell your mom's name backwards.

Tell us your darkest secret.

Make a funny face.

Make a sad face.

Kiss the person on your right on the hand.

Say your name with a funny voice.

Say the time.

Do a cart-wheel.

Pretend you are crying. 

Sing "Happy birthday" to the person opposite you.

Say "she sells sea shells" three times.

Say "three free throws" three times. 

Fonte: Arquivo da autora.

 
Comentário: Esse jogo tem diferentes nomes em português. Alguns o chamam de Verdade ou Consequência?, outros dizem Jogo da Garrafa. Essa última denominação é devido ao uso de uma garrafa vazia, colocada no centro da roda, que é girada a cada jogada. Quando a garrafa para de girar, a pessoa que está posicionada na direção da boca da garrafa deve ser interrogada, para escolher a carta da verdade ou a do desafio. Esse jogo pode ser jogado por pessoas de todas as idades, contanto que as cartas sejam adequadas à faixa etária dos jogadores e os desafios propostos não tragam nenhum constrangimento aos participantes.
Recursos Complementares

O endereço: http://edition.tefl.net/ideas/grammar/fun-present-perfect-activities/ (acesso em 11 set 2014) lista quinze atividades divertidas para serem aplicadas em sala de aula, envolvendo o Present Perfect.

O endereço: http://english-the-easy-way.com/Present_Tense/Present_Perfect_Tense_Quiz.htm (acesso em 11 set 2014) apresenta um quiz, envolvendo o Present Perfect..

Avaliação

Esta aula promove uma produção oral muito rica. Sendo assim, uma avaliação oral poderá ser feita ao longo de toda a aula.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.