Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Você conhece água virtual?

 

19/09/2014

Autor e Coautor(es)
VANESSA FONSECA GONCALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o conceito de água virtual.
  • Identificar produtos que utilizam água.
  • Traçar um perfil sobre qual é a percepção dos alunos da sua escola sobre o tema água virtual.
  • Confrontar interpretações baseadas no senso comum com interpretações científicas.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Não é necessário nenhum conhecimento prévio por parte dos alunos.
Estratégias e recursos da aula
  • Questionamentos.
  • Discussões coletivas.
  • Pesquisa na internet.
  • Entrevista.

 

Atividade 1: Apresentação do tema

Terra

Imagem disponível em: http://www.ecoportal.net/var/ecoportal_net/storage/images/temas_especiales/agua/la_vertiginosa_escasez_del_agua2/1989521-7-esl-ES/La_vertiginosa_escasez_del_agua.jpg. Acesso em 04 de setembro de 2014.

 

O objetivo da atividade é:

  • Confrontar interpretações baseadas no senso comum com interpretações científicas.

Professor:

1) Inicie a discussão com os alunos, questionando, oralmente:

  • Dos materiais/produtos disponíveis na sala de aula, quais contém água?
  • Vocês sabem o que significa o termo água virtual?

2) Solicite aos alunos que registrem, no caderno, as repostas das duas perguntas realizadas. Em seguida, proponha que os alunos façam a leitura do texto Água virtual de BARCELOS, Ilma de Camargos Pereira, disponível em:  http://www.oabes.org.br/artigos/554975/, acesso em 17 de agosto de 2014. para tomarem conhecimento da temática e confrontarem as respostas com interpretações científicas.

- Levo os alunos ao Laboratório de Informática ou imprima uma cópia do texto.

2) Neste momento, é possível que alguns alunos se lembrem apenas de produtos líquidos, como colas ou garrafinhas com água. Estimule os alunos a refletirem sobre o uso da água na produção de materiais, como carteiras, calça jeans, camisetas, papel, entre outros, nos quais a água não é visível no produto final.

- O termo água virtual se refere à água embutida em todo o processo de produção até chegar ao produto final. Portanto, para a fabricação ou produção de qualquer material/produto utiliza-se água em alguma etapa.

 

Atividade 2: Desenvolvimento do tema

Água virtual

Imagem disponível em: https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR1KZB0-i3_cZE91Qd8SyVcfjdLE5pf4H9FoO_EAmqfnqxAL_4l. Acesso em 04 de setembro de 2014.

 

Os objetivos da atividade são:

  • Conhecer o conceito de água virtual.
  • Identificar produtos que utilizam água.

Professor

1) Após as discussões, proponha que os alunos se organizem em grupos de até 4 pessoas para realizarem uma pesquisa a respeito da temática.

- A pesquisa poderá ser realizada no Laboratório de Informática da escola. Os alunos poderão utilizar computadores compartilhados ou individuais, com acesso à internet.

2) Informe aos alunos que a pesquisa deverá ser realizada em um documento do Word .

3) A pesquisa deverá conter:

  • o conceito de água virtual;
  • a identificar o consumo de água durante as etapas de produção de diferentes produtos,como camisetas, calça jeans, papel, produtos agropecuários e alimentos.

4) Para a realização da pesquisa, sugira alguns sites.

BUENO, Isabella. A água virtual no contexto da exportação. Disponível em: http://www.rc.unesp.br/biosferas/0067.php. Acesso em 04 de setembro de 2014.

NOTÍCIAS TERRA. Conceito de água virtual aumenta alerta sobre escassez. Disponível em: http://noticias.terra.com.br/ciencia/conceito-de-agua-virtual-aumenta-alerta-sobre-escassez,e6b41d40b8d6d310VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html. Acesso em 04 de setembro de 2014.

PLANETA SUSTENTÁVEL. A água que você não vê. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/download/stand2-painel4-agua-virtual.pdf. Acesso em 04 de setembro de 2014.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Brasil é grande exportador de "água virtual". Disponível em: http://www.usp.br/agen/?p=164665. Acesso em 04 de setembro de 2014.

5) Informe aos alunos que eles poderão acessar outros sites, além dos citados acima, para a realização da pesquisa.

6) Ao final da pesquisa, organize os alunos em círculo e peça que cada componente do grupo exponha as ideias discutidas. Neste momento, estimule e oriente a participação de todos, de forma que os grupos possam expor e ouvir as ideias dos outros.

7) Em seguida, peça aos alunos que enviem a pesquisa via e-mail para correções.

 

Atividade 3: Entrevista sobre o tema

Entrevista

 

Imagem disponível em: https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQK9YZ8mhYFCUZvBEZCTgRhTKK_O_iTu2KVnrDg5Hv1_4ciGJbT. Acesso em 04 de setembro de 2014.

 

O objetivo da atividade é:

  • traçar um perfil dos colegas em relação ao conhecimento sobre água virtual.

Professor:

  • traçar um perfil sobre qual é a percepção dos alunos da sua escola sobre o tema água virtual.

Professor:

1) Proponha que os alunos façam entrevista com os outros colegas da escola. Para isso, organize os alunos de modo que não se repita a entrevista com a mesma pessoa. A dinâmica da entrevista poderá ser organizada por ano de ensino e realizada durante o recreio.

2) O questionário deverá ser de múltipla escolha. Observe algumas sugestões de questões:

Você conhece o termo água virtual?

a. (  ) Sim                    b. (   ) Não

A água virtual está em tudo que você consome?

a) (  ) Sim                    b. (  ) Não 

Qual(is) do(s) produto(s) abaixo consome água desde o início da fabricação até o produto final que chega ao consumidor?

(   ) Mesas.

(   ) Carteiras.

(   ) Cadeiras.

(   ) Quadro branco.

(   ) Armários.

(   ) Lâmpadas.

(   ) Data show.

(   ) Ventilador.

(   ) Telão para projeção de imagens.

(   ) Caderno.

(   ) Canetas.

(   ) Cola.

(   ) Lápis.

(   ) Borracha.

(   ) Apagador.

(   ) Pincéis para quadro branco.

(   ) Folha sulfite.

(   ) Alimentos consumidos na cantina.

(   ) Camiseta de uniforme.

(   ) Calça jeans.

(   ) Tênis.

 

Você deixaria de consumir algum produto que demanda uma grande quantidade de água na sua produção para economizar água?

a) (  ) Sim                    b. (  ) Não 

 

3) Após a realização das entrevistas, os alunos deverão organizar os dados, em tabelas contendo a porcentagem para cada resposta. Essas tabelas poderão ser produzidas no Word.

4) Com as tabelas disponíveis, discuta os resultados com os alunos. Juntamente com os alunos, tente procurar explicações para as respostas.

 

Atividade 4: Divulgando o tema

Facebook

Imagem disponível em: http://www.bbmarketing.com.br/wp-content/uploads/2014/07/facebook.jpg. Acesso em 04 de agosto de 2014.

 

Professor:

1) Com o objetivo de socializar as discussões sobre a temática "Água virtual", proponha aos alunos que utilizem postagens em uma rede social .

2) A postagem acontecerá em uma rede social. Sugerimos utilizar o Facebook, disponível em: https://www.facebook.com/, acesso em 09 de setembro de 2014, para criar um grupo exclusivo da escola. Caso opte por outra rede social, o Portal do Professor disponibiliza outros endereços. Para saber mais, acesse o site do PORTAL DO PROFESSOR, Redes Sociais, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=202. Acesso em 18 de julho de 2014.

3) Para criar um grupo fechado, ou tirar quaisquer dúvidas referentes ao grupo na rede social, siga orientações disponíveis na página do FACEBOOK. Noções básicas de grupo. Disponível em: https://www.facebook.com/help/www/162866443847527. Acesso em 18 de julho de 2014.

4) Informe aos alunos que as postagens poderão ser por meio dos textos e tabelas produzidos nas atividades 2 e 3.

5) Divulgue a página do grupo na escola. Utilize cartazes, rádio, e-mail, sites, dentre outras formas disponíveis na escola.

6) Estimule os alunos a acessarem as postagens e deixar comentários.

Recursos Complementares

Sugestão de material de apoio ao professor.

CANALOECO. Água virtual: entrevista com Tony Allan. Duração: 5min28seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=R02qVNKXGFk. Acesso em 04 de agosto de 2014.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e abranger todas as atividades propostas. Deverão ser considerados o envolvimento e a participação dos alunos, além das produções individuais e coletivas, orais e escritas.  

Verifique se os alunos conseguiram: i) conceituar água virtual; ii) identificar os materiais/produtos que utilizam água nas etapas de produção; iii) identificar qual é a percepção dos alunos da sua escola em relação ao conhecimento sobre o termo água virtual. Para isso, utilize a pesquisa e os resultados das entrevistas. Estes serão os principais instrumentos avaliativos, utilizados para verificar as aproximações e distanciamentos dos alunos em relação aos objetivos propostos para essa aula. 

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • IRMA DELIA TEIXEIRA RAMOS, INSTITUTO DE EDUCACÃO GASTÃO GUIMARÃES , Bahia - disse:
    irma.teixeira@hotmail.com

    06/10/2014

    Quatro estrelas

    Interessante,com certeza causará impacto nos alunos,principalmente pelo título,tudo que tem virtual ,todos eles ficam curiosos,,bem bolada geralmente todos consomem e desperdiçam água,poucos parar para refletir,pensam que é inesgotável...Vou utilizar com meus estudantes,parabéns!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.