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Mapas: localizando meu espaço

 

17/09/2014

Autor e Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Ler e compreender o gênero textual: música;

·         Representar o trajeto que faz de casa até a escola;

·         Identificar a importância da utilização dos mapas e suas funções;

·         Compreender a linguagem cartográfica para representar e interpretar informações;

·         Conhecer e localizar espaços no mapa de Uberlândia, como a sua escola;

·         Observar as indicações de direção (esquerda, direita), distância (longe, perto, escala) e proporção;

·         Interpretar e construir mapa da sala de aula;

·         Interpretar o mapa e localizar um objeto;

·         Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos habilidades relativas à leitura e à escrita, noções de direções: direita, esquerda, em cima, embaixo. Além da utilização dos recursos do tablet, celular e do laptop Classmate com o uso dos programas:Tux Paint, Mozilla Firefox. É importante que os alunos sejam capazes de exporem oralmente suas ideias e se relacionarem com os colegas. 

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo desenvolver uma proposta de trabalho, reflexão e prática relacionada ao programa da TV Escola. Chico nas Ilhas das Jurubebas. O Mapa da Ilha. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/tve/video?idItem=5757  (neste sítio da TV Escola Chico nas Ilhas das Jurubebas você encontrará um desafio de construir um mapa). Acesso em 08 de set. de 2014.

Cabe a você professor, de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.

 

1ª atividade: aproximadamente uma a duas aulas de 60 minutos.

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Disponibilize a letra da música aos alunos, questione-os sobre quem conhece ou já ouviu essa música. Em seguida, cante ou se preferir acessem o seu laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio abaixo:

Ora Bolas

Palavra Cantada

Oi, oi, oi...

Olha aquela bola

A bola pula bem no pé

No pé do menino
Quem é esse menino?
Esse menino é meu vizinho...
Onde ele mora?
Mora lá naquela casa...
Onde está a casa?
A casa tá na rua...
Onde está a rua?
Tá dentro da cidade...
Onde está a cidade?
Do lado da floresta...
Onde é a floresta?
A floresta é no Brasil...
Onde está o Brasil?
Tá na América do Sul,
No continente americano,
Cercado de oceano
E das terras mais distantes
De todo o planeta
E como é o planeta?
O planeta é uma bola
Que rebola lá no céu

Oi, oi, oi...
Olha aquela bola...
A bola pula bem no pé
No pé do menino...

 

ora bolas

Fonte: Sítio: "Terra. Letras". Disponível em: <http://letras.mus.br/palavra-cantada/286862/>. (Neste sítio você encontrará a letra da música Ora Bola, Palavra Cantada.). Acesso em: 10 de set. 2014.

Promova a discussão sobre a letra da música. Posteriormente, questione-os:

  • Como você imagina que é o menino citado na música?
  • Na música o autor cita alguns espaços onde se localiza a casa do menino. Quais são?
  • O que podemos usar para localizar esses espaços?

Professor, apresente aos alunos as representações do planeta em que vivemos, o planisfério, o globo terrestre e o mapa do Brasil. Caso sua escola possua essas representações explore com os alunos a importância e a função de cada um.

Como forma de registro peça aos alunos que represente um espaço que mais gosta ou tem o hábito de frequentar e como eles fazem para chegar até o lugar escolhido.

Caso sua escola possua os laptop ou tablet, proponha aos alunos que façam a representação utilizando o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Lembre-os para que não se esqueçam de criar um título para a ilustração. Você poderá sugerir: “Meu lugar preferido”.

 

atividade de casa

Com ajuda de um adulto, desenhe numa folha avulsa de papel um mapa que represente o trajeto que você faz entre sua casa e a escola onde estuda. Desenhe sua casa, a escola, os pontos de referência destacando-os com símbolos e cores. Não se esqueça de identificar na legenda o que você utilizou.

 

2º atividade: aproximadamente uma aula de 60 minutos.

Proponha um momento para socialização da atividade de casa. Peça que os alunos formem um círculo e apresentem seus mapas e desenhos. Depois, questione-os se existem semelhanças e diferenças entre os mapas e os pontos de referência dos trajetos observados. Exponha os trabalhos no mural da sala de aula. Aproveite e explore as características deste gênero textual.

Professor, faça uma roda de conversa com a turma e explique que os mapas  são como uma fotografia. Eles podem representar um espaço menor de um país, estado, município, bairro ou rua. Eles servem para localizar pontos, cidades, países, determinar distâncias dentre outros.

Que tal investigar um mapa diferente?

O menino Chico vai construir um mapa da ilha para isso ele precisa verificar todos os detalhes desse espaço.

Professor, prepare o ambiente e apresente o vídeo: O Mapa da Ilha da TV Escola. De acordo com os recursos tecnológicos disponíveis em sua escola.

  EXPLORANDO O VÍDEO

Professor, sugerimos que você organize um diálogo com a turma antes do vídeo. Registre na lousa algumas indagações para a observação dos alunos. Ao assistirem o vídeo peça a eles que façam anotações e respondam as questões, além de registrarem outras considerações que acharem fundamentais.

·         O que você achou do vídeo?

·         O que levou Chico a investigar elaborar um mapa da ilha?

·         Como o menino construiu o mapa da ilha?

Depois dessa conversa, apresente o vídeo aos alunos ou auxilie-os a pesquisarem acessando no tablet, no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido abaixo:

Chico na ilha das jurubebas

Fonte: Sítio: "TV Escola. Chico nas Ilhas das Jurubebas. O Mapa da Ilha". Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/tve/video?idItem=5757>. (Neste sítio da TV Escola Chico nas Ilhas das Jurubebas você encontrará um desafio de construir um mapa.). Acesso em: 08 de set. 2014.

Que tal construir um mapa da nossa sala de aula, para isso observem o que existe em cada lugar, o tamanho e a direção (direita, esquerda, em cima, embaixo, em frente, atrás.).

planta

Fonte: Sítio: "Diário da Turma 2. A minha sala de aula". Disponível em: <http://diariodaturma2.blogspot.com.br/2009/01/minha-sala-de-aula.html>. (Neste sítio você encontrará a imagem do mapa da sala de aula feita por um aluno.). Acesso em: 10 de set. 2014.

Depois que o mapa de sua sala de aula estiver pronto, como forma de registro peça aos alunos que registrem as atividades no caderno de Geografia.

01-Explique com suas palavras o que é um mapa.

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02- Observe atentamente o mapa que você construiu 

e encontre sua carteira e responda que colega está:

a)      À sua frente?

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b)      Atrás de você?

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c)      À sua direita?

__________________________________________________________

d)     À sua esquerda?

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e)      Quem senta mais próximo da mesa do professor?

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f)       E no fundo da sala no canto esquerdo?

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g)      E na frente da sala no canto direito?

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Fonte: Acervo da própria autora.

Professor, é importante que os alunos tenham noções dos conceitos de lateralidade, posições direita e esquerda. Antes de iniciar a construção do mapa. Por isso, realize brincadeiras, pesquise músicas que trabalhem com esses conceitos matemáticos.

 

3ª atividade: aproximadamente quatro a cinco aulas de 60 minutos.

Professor, é  importante que os alunos compreendam que a visão das coisas depende do lugar onde estamos e de da posição em que se encontra. Portanto, nossas representações irão mudar conforme nossa posição de observação também se modificar.

Qual a importância de aprender isso?

Para entender como são feitos os mapas. Os mapas são criações que representam determinados lugares. A maioria deles são feitos com base em fotos tiradas de cima para baixo.

VISITANDO O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DA SUA ESCOLA

Proponha aos alunos uma pesquisa sobre  os mapas via satélite, converse com eles que esse monitoramento é feito em tempo integral e pode acompanhar imagens de qualquer lugar do planeta, na sua cidade, no seu estado, seu país e até do outro lado do mundo.

Para isso, leve os alunos até o Laboratório de Informática da sua escola ou se tiverem os laptops ou tablets essa pesquisa poderá ser feita na sala de aula. Auxilie os alunos a pesquisarem acessando o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido abaixo:

Professor, é importante consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do conteúdo pesquisado. Dessa forma, converse sobre as considerações feitas pelos alunos.

Professor, após a pesquisa proponha aos alunos que utilizando os computadores localizem no mapa da sua cidade o bairro da sua escola.

1º PASSO: Acessem o sítio: <www.google.com.br/>,  digitem na barra de ferramentas: mapas de Uberlândia.

 

mapa 1

 

2º PASSO: Na barra de ferramentas cliquem em mapas, vejam abaixo o desenho e em destaque o nome da nossa escola. Escola de Educação Básica/ESEBA - UFU.

mapa 3

 

3º PASSO: Ao visualizarem o nome da escola no mapa, digitem o bairro da escola na barra de pesquisa no canto do mapa a esquerda e aproximem utilizando o mouse vocês terão as informações do nome do bairro e a localização das ruas do quarteirão. Vejam a imagem:

mapa 4

Professor, se achar necessário peça ajuda dos estagiários da informática para orientar os alunos nessa pesquisa.

A seguir,converse com os alunos sobre a pesquisa/descoberta desse recurso tecnológico que localiza qualquer endereço, a partir do mapa da sua cidade e promova o diálogo com a turma.

  • Quem conhecia esse mapa no Google? Já tinha acessando?
  • O que é necessário conhecer para localizar sua cidade e o seu bairro?
  • Você consegue localizar a sua escola?
  • O tamanho da escola representado no mapa é o seu tamanho real?

 

4ª atividade: aproximadamente  aulas de 60 minutos.

MAPEANDO MINHA ESCOLA

Agora, que tal conhecer sua escola para mapeá-la? Convide os alunos a participarem de um passeio dentro da sua escola, localizando os espaços e o que nele existe.

ROTEIRO:

·         Levem papel e lápis para anotarem as observações;

·         Observem cuidadosamente os locais ou as dependências que vão visitar: salas, pátio, banheiro, cantina, quadra de esportes.

·         Observem as condições em que se encontram: as paredes, as portas, as janelas, o jardim, o pátio, os banheiros, os bebedouros. Estão limpos? Têm a pintura conservada? Não apresentam desgastes?

Ao retornar para a sala, organize os alunos em grupos para a construção do mapa da escola. Peça à turma que imagine o seu percurso realizado dentro das dependências da escola e, com base nele, discute sobre os elementos essenciais da cartografia: a função da legenda, do título, da escala e para que servem pontos, linhas e áreas. A turma também deve saber que diferentes texturas, cores e tons, dependendo do tipo de mapa, caracterizam diferentes alturas, relevos e coberturas vegetais. 

Depois, faça uma legenda para ajudar a identificar os principais elementos do seu desenho, como os espaços, as salas de aulas, biblioteca, sala de multimídia, banheiros e cantinas e outros. Mostre o desenho para a turma e explique os elementos que vocês representaram.

Professor, a construção dos mapas poderá ser com os recursos disponíveis na sua escola. Ou seja, revistas, jornais, cola, papel sulfite, papel Kraft, papel color set.  Caso sua escola possua Laboratório de Informática ou laptops, você poderá propor que os alunos utilizem o programa Tux Paint, para registrar as placas do caça ao tesouro por meio dos desenhos. Para isso, basta acessar (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).  Ao terminar salve em um pendrive, imprima e entregue aos grupos.

Proponha a turma uma brincadeira com os mapas construídos, de descobrir o tesouro dentro da escola. Para isso, providencie um objeto, brinquedo ou outros materiais para esconder nas dependências da escola.

A nossa brincadeira será um jogo que consiste na busca de um tesouro por meio de desvendar um mapa entregues aos participantes. Organize a turma em grupos e oriente-os nos seguintes passos.

Cada grupo deverá pensar:

  • No lugar que esconderá o tesouro;
  • No trajeto que as equipes terão que percorrer;
  • Nas produções de um mapa que leve ao objeto escondido.       

Cabe a você professor de acordo com a sua realidade utilizar os recursos tecnológicos disponíveis em sua escola, como máquina fotográfica, filmadora e tablet, para registrar o momento de busca dos alunos interior da escola. Depois, construa um mural para ser divulgado para toda a comunidade escolar.

Professor, o trabalho a ser realizado após a brincadeira é importante para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conteúdo. Dessa forma, converse sobre as considerações feitas pelos alunos suas facilidades e dificuldades para encontrar e descobrir o local do objeto escondido.

Recursos Complementares

Sugestões de links para os alunos:

Sítio: "Globo.com. Como criar um mapa no goole maps". Disponível em: <http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2013/04/como-criar-um-mapa-no-google-maps.html>. (Neste sítio você aprenderá como criar um mapa on line.). Acesso em: 10 de set. 2014.

Sítio: "Pingado – Jogo do mapa - ”. Disponível em: <http://pingado.com/wp/?p=340>. (Neste sítio você encontrará um jogo bem divertido nem você terá que percorrer a cidade fazendo o menor trajeto possível.). Acesso em: 10 de set. 2014.
 

Sugestões de links para os professores:

Sítio: "Editora Positivo. Representando e localizando diferentes espaços". Disponível em: <http://www.editorapositivo.com.br/editora-positivo/professores-e-coordenadores/para-sala-de-aula/planos-de-aula/leitura.html?newsID=f4680c3552dc452087b2198030148912 >. (Neste sítio você encontrará sugestões de atividades sobre a localização e representação por meio dos mapas.). Acesso em: 10 de set. 2014.

Sítio: “Sabidinhos da Ioio -  Conteúdo Educacional Com Foco Em Alfabetização”. Disponível em: <http://sabidinhosdaioio.blogspot.com.br/2012/07/cartografia-como-trabalhar.htm >. (Neste sítio você encontrará oficinas para trabalhar com cartografia.). Acesso em: 10 de set. 2014.


Sítio: “eHow – Como ensinar mapas para crianças”. Disponível em: <http://www.ehow.com.br/ensinar-mapas-criancas-como_7263/>. (Neste sítio você encontrará instruções de como elaborar mapas com as crianças.). Acesso em: 10 de set. 2014.

Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: ler e compreender o gênero textual: música; representar o trajeto que faz de casa até a escola; identificar a importância da utilização dos mapas e suas funções; compreender a linguagem cartográfica para representar e interpretar informações; conhecer e localizar espaços no mapa de Uberlândia, como a sua escola; observar as indicações de direção (esquerda, direita), distância (longe, perto, escala) e proporção; interpretar e construir mapa da sala de aula; interpretar o mapa e localizar um objeto; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.


 

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