Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Bichos e bicharadas: praticando a leitura e a escrita por meio dos diferentes gêneros textuais

 

17/09/2014

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;
  • Respeitar as opiniões de outros;
  • Ampliar o conhecimento sobre a variedade de animais;
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Avançar no conhecimento sobre o funcionamento do sistema de escrita e na aquisição da leitura e da escrita convencional;
  • Produzir textos;
  • Identificar informações nos textos;
  • Desenvolver o comportamento leitor e escritor durante o processo de produção textual;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – Três (3) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido desenvolvidas algumas estratégias de participação e de interação em sala de aula, pois é importante que os alunos sejam capazes de expor suas ideias e se relacionarem com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

Informações ao professor

 

Professor, por meio deste portal, pretendemos ir ao encontro do programa de formação do MEC: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, na medida em que podemos trocar e compartilhar sobre as práticas pedagógicas que realizamos, contribuindo, significativamente, para a nossa formação docente.

O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para obter mais informações acesse os sítios abaixo:

Sítio: “E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste Blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 08 de set. 2014.

Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 08 de set. 2014. 

 

Professor, nesta aula as atividades de leitura e escrita serão desenvolvidas ao longo de uma sequência didática sobre os animais para propor a reflexão sobre a leitura e a  escrita

Através dos gêneros textuais que serão trabalhados nesta aula é  possível  evidenciar a possibilidade de abordar alguns direitos de aprendizagem dos alunos, no que diz respeito, por exemplo, ao eixo: “Análise linguística: apropriação do sistema de escrita alfabética” como também “o trabalho com os diferentes gêneros textuais em sala de aula”, disponibilizado no material do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

 

1ª atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Fonte da imagem: Sítio: “Tiradas de criança”. Disponível em: <http://tiradasdecriancas.blogspot.com.br/>. Acesso em: 10 de set. 2014.

 

Professor, inicie a aula com a roda de conversa, comentando com os alunos sobre o tema que será estudado.

Professor, apresente aos alunos um trecho da música Bicharia de Chico Buarque de Holanda, onde não estão nomeados os animais, apenas as suas vozes. Leia os versos e peça aos alunos que desenhem os animais, inferindo quem são eles a partir de suas vozes.

 

Au, au, au. Hi-ho hi-ho.
Miau, miau, miau. Cocorocó.
O animal é tão bacana
Mas também não é nenhum banana.
Au, au, au. Hi-ho hi-ho.
Miau, miau, miau. Cocorocó.

 

Fonte: Sítio: "Bichos, bichinhos e bicharocos. Desenhos feitos pelas crianças". Disponível em: <.http://bichos2pontozero.blogspot.com.br/2013/02/desenhos-feitos-pelas-criancas-o-cao.html>. Acesso  em: 12 de set. 2014
 

Após os alunos fazerem os desenhos e apresentarem para a turma,  apresente um vídeo com a música. Peça que os alunos fiquem atentos a música, pois dela se desencadeará todo o restante do trabalho que será desenvolvido. Para que eles tenham a visualização, você poderá projetá-la utilizando um Data Show ou também,  se a sua escola participar do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox).

 

 

Fonte: Sítio: "YouTube. Os Saltimbancos. Chico Buarque. Bicharada".  Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=zZhCVWadbWo>.  Acesso em: 10 de set. 2014.

 

Bicharada

                                           Chico Buarque de Holanda

Au, au, au. Hi-ho hi-ho.
Miau, miau, miau. Cocorocó.
O animal é tão bacana
Mas também não é nenhum banana.
Au, au, au. Hi-ho hi-ho.
Miau, miau, miau. Cocorocó.
Quando a porca torce o rabo
Pode ser o diabo
E ora vejam só.
Au, au, au. Cocorocó.

Era uma vez
(E é ainda)
certo país
(E é ainda)
Onde os animais
Eram tratados como bestas
(São ainda, são ainda)
Tinha um barão
(Tem ainda)
Espertalhão
(Tem ainda)
Nunca trabalhava
E então achava a vida linda
(E acha ainda, e acha ainda)

Au, au, au. Hi-ho hi-ho.
Miau, miau, miau. Cocorocó.
O animal é paciente
Mas também não é nenhum demente.
Au, au, au. Hi-ho hi-ho.
Miau, miau, miau. Cocorocó.
Quando o homem exagera
Bicho vira fera
E ora vejam só.
Au, au, au. Cocorocó.

Puxa, jumento
(Só puxava)
Choca galinha
(Só chocava)
Rápido, cachorro
Guarda a casa, corre e volta
(Só corria, só voltava).
Mas chega um dia
(Chega um dia)
Que o bicho chia
(Bicho chia)
Bota pra quebrar
E eu quero ver quem paga o pato
Pois vai ser um saco de gatos

Au, au, au. Hi-ho hi-ho.
Miau, miau, miau. Cocorocó.
O animal é tão bacana
Mas também não é nenhum banana.
Au, au, au. Hi-ho hi-ho.
Miau, miau, miau. Cocorocó.
Quando a porca torce o rabo
Pode ser o diabo
E ora vejam só.
Au, au, au. Cocorocó.
Au, au, au. Cocorocó.
Au, au, au. Cocorocó
.

 

Professor, após os alunos cantarem a música, peça que eles façam a interpretação da mesma. Passe na lousa para  que registrem no caderno de Ciências.

 

1- Circule o nome dos animais que aparecem na música.

 

2 - Quantos animais aparecem? Quem são eles?

_____________________________________________________________________

 

3 - No caça palavras, estão escondidos os nomes dos bichos que aparecem no trecho da canção. Encontre esses nomes e pinte-os:

 

a)      Miau                  

b)      Hi-hó                                                    

c)      Au,au

d)     Cocorocó

                                          Fonte: Imagem da própria autora.

 

Professor, comente com os alunos que cada animal emite um som característico, caso ainda não tenha desenvolvido este tema aproveite para trabalhar. Explique para os alunos o que são onomatopeias

Após os alunos responderem as atividades faça a correção coletiva e logo após apresente outro texto sobre os animais. Foi trabalhado inicialmente com a música, agora iremos trabalhar com um poema.

Onomatopeia: Significa imitar um som com um fonema ou palavra. Ruídos, gritos, canto de animais, sons da natureza, barulho de máquinas, o timbre da voz humana fazem parte do universo das onomatopeias. Por exemplo, para os índios tupis tak e tatak significam dar estalo ou bater e tek é o som de algo quebrando. As onomatopeias, em geral, são de entendimento universal. Ao dizermos que um grilo faz "cri cri" ou que batemos à porta e fazemos "toc toc", estamos utilizando onomatopeias.


Fonte: Sítio: "Portal educação. O que é onomatopeia". Disponível em: < http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/7626/o-que-e-onomatopeia#ixzz3D9ducn8k >. Acesso em: 12 de set. 2014.

 

NOVAS ONOMATOPEIAS

 

Uma alegre bicharada

Que andava entediada

Enjoada de brigar,

Resolveu tudo mudar.

 

Reunidos na clareira,

Numa tarde alvissareira,

Discutiram  a maneira

Como revolucionar;

Mudar tudo, pra variar.

 

E entraram em ação

Pra fazer revolução,

Com ideias tão atrozes

Como a de trocar de vozes!

 

E os gatinhos, muito arteiros,

Começaram, os primeiros:

 

___ Não queremos, como gatos, mais miar.

Só queremos, como após, coaxar!

Croac! Croac! Croac!

 

___ Nós porquinhos não queremos mais grunhir.

Quais cachorros, nós queremos só latir!

Au! Au! Au!

 

___Nós patinhos não queremos mais grasnar.

Só queremos, como grilos, cricrilar!

Cri! Cri! Cri!

Leãozinhos já não querem mais rugir:

___Como vacas, nós queremos s´mugir!

Muu! Muu!     Muu!

 

Por aí vai --- e dessa maneira

Passaram a noite inteira!

 

Falaram! Foi dito e foi feito!

O plano fez um grande efeito:

De manhã toda essa bicharada

Já não entendia mais nada!

Aquela tal revolução

Só deu a maior confusão!

E pra desfazê-la, afinal,

Foi um trabalhão infernal!

 

Mas contar essa insensatez

Vai ficar para uma outra vez!

 

Criando e encenando

 

Professor, após a leitura do poema “Novas onomatopeias”, divida a turma em pequenos grupos de acordo com os animais do poema e proponha que cada grupo crie um final para a história e um som para o animal escolhido de acordo com a troca citada no texto. Oriente-os na montagem da encenação. Após os alunos ensaiarem proponha que cada grupo faça sua apresentação para os demais alunos.

Após esta atividade proponha aos alunos como atividade de casa, uma pesquisa sobre os animais, peça para escolherem um animal dos que foram citados em sala  e tragam para a próxima aula.

 

 

Atividade de casa

 

Hoje cantamos a música "Bicharia" e lemos o poema "Novas onomatopeias", ambos  falam sobre os animais e os sons que eles fazem. Em casa, escolha um dos animais citados nos textos e pesquise suas características, faça a ilustração do animal ou recorte a imagem do mesmo.

 

 

 

2ª atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

 

Fonte da imagem: Sítio: “Tiradas de criança”. Disponível em: <http://tiradasdecriancas.blogspot.com.br/>. Acesso em: 10 de set. 2014.

 

Professor,  inicie a aula com a roda de conversa, peça aos alunos que apresentem sua tarefa de casa e falem qual o animal escolheram e suas características.

Após os alunos apresentarem seus trabalhos, faça uma explanação para explicar como os seres vivos podem ser classificados. Demonstre que há animais que possuem diferentes formas de locomoção (caminham, voam, nadam e rastejam); de alimentação (herbívoros, carnívoros e onívoros) e que alguns são ativos durante o dia e outros à noite. Por último, explique que também é possível classificar os animais quanto à presença ou não de esqueleto interno, ou seja, podem ser vertebrados e invertebrados e que essa é uma diferença interna. Atente para que os alunos atribuam o significado correto a cada termo novo apresentado. Veja abaixo uma sugestão de informações para orientá-lo;

 

Os animais são seres vivos, ou seja: nascem, crescem, morrem e possuem capacidade de reprodução.Cada espécie possui suas características próprias, como cor, tamanho, tipo de alimentação, ambiente em que vive, dentre outros aspectos.
Os animais também apresentam diversas formas de locomoção, podendo andar, nadar, saltar, voar, rastejar ou, simplesmente, não se locomover.

Fonte: Sítio:  "Escola Kids. Os animais". Disponível em: <http://www.escolakids.com/os-animais.htm>. Acesso em: 12 de set. 2014.

 

Visita a biblioteca

Professor, proponha aos alunos uma visita a biblioteca da escola peça para que eles façam uma pesquisa nas diferentes enciclopédias e outros livros sobre animais que a biblioteca tenha em seu acervo. Peça que leiam os verbetes ( conceituar a palavra)  e  pesquisem sobre as características de outros animais. Questione se todos possuem cabeça, tronco e membros, quais possuem patas ou asas, se o corpo é revestido por penas, pelos, plumas ou escamas, etc.

 

Fonte: Sítio: "SEMED. Manaus". Disponível em: <http://semed.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/2012/09/face11.jpg>.  Acesso em: 12 de set. 2014.

 

Conhecendo índice

Professor, aproveite o momento para explicar como funciona o índice da enciclopédia e de que forma ele ajuda a localizar o que procuramos.

Logo após divida a turma em duplas e proponha  que escolham um animal da enciclopédia. Logo após proponha que cada dupla construa uma tabela com informações sobre os animais escolhidos. Peça que os alunos registrem no caderno suas pesquisas. Veja sugestão  da tabela abaixo.

 

Animal

Partes do corpo

Tipo e quantidade de membros

Tipo de revestimento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Construindo cartazes

 

Professor, após as duplas construírem suas tabelas com as características dos animais escolhidos, proponha que confeccionem um cartaz com informações sobre o animal, para que possa ser apresentado e exposto para os alunos das outras turmas, exponha de preferência no mural do pátio para que tenha uma melhor  visualização.

 

Fonte: Sítio: "ESA BLOG. Animais em extinção". Disponível em: <http://ensa.org.br/blog/?p=4966>. Acesso em: 12 de set. 2014.

 

 

3ª atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, inicie a aula colocando para os alunos ouvirem a música "Sítio do seu Lobato",  dance com eles e façam os gestos de acordo com a música.

 

Fonte: Sítio: "YouTube. Seu Lobato tinha um sítio". Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=kTgtJISblFg>. Acesso em: 12 de set. 2014.

Professor, após os alunos ouvirem a música, distribua cópias da mesma e proponha que os alunos complete a música com o nome dos animais que estão faltando observando o som  que eles fazem.

 

Sítio do Seu Lobato

Seu lobato tinha um sítio ia ia ô
E no seu sítio tinha um ______

Era au au au pra cá
Era au au au pra lá
Era au au au pra todo lado ia ia ô

Seu lobato tinha um sítio ia ia ô
E no seu sítio tinha uma __________

Era mu mu mu pra cá
Era mu mu mu pra lá
Era mu mu mu pra todo lado ia ia ô

Seu lobato tinha um sítio ia ia ô
E no seu sítio tinha um ________

Era miau miau miau pra cá
Era miau miau miau pra lá
Era miau miau miau pra todo lado ia ia ô

Seu lobato tinha um sítio ia ia ô
E no seu sítio tinha um _________

Era piu piu piu pra cá
Era piu piu piu pra lá
Era piu piu piu pra todo lado ia ia ô

 

Professor, questione os alunos se eles já foram em uma fazendo e quais os animais citados na música eles já viram pessoalmente?

Logo após comente sobre os textos informativos, sua utilidade e características, caso não tenha trabalhado este gênero textual aproveite para falar sobre o assunto.

Apresente um texto informativo que fala sobre os animais da fazenda, distribua cópias do texto para que os alunos tenham como registro no caderno.

 

Trabalhando texto informativo

 

Fonte: ELLIS, Jane Elisabeth. Matemática. 3º ano. Belo Horizonte: Editora Universidade. 2005. p. 126.

 

Professor, após os alunos fazerem a leitura do texto informativo acima, proponha que eles façam a atividade de interpretação.

 

1 Leia as informações no quadro sobre os animais que vivem em fazendas e responda as perguntas abaixo:

 

a)      A égua pode ter mais de uma gestação por ano?

b)      Os cavalos vivem em média três vezes mais que os porcos?

c)      De acordo com o quadro sobre o peso dos animais, uma vaca pesa em média o dobro do peso de um cavalo?

 

2 .  Após os alunos responderem as perguntas, faça a correção coletiva e proponha que eles façam uma ilustração de como deve ser uma fazenda ou um sítio. É interessante você aproveitar este momento para explicar a diferença entre os dois.

 

Como você imagina que deve ser um sítio ou uma fazenda? Se você já conhece ilustre o lugar que você já foi e escreva em que local fica. Caso você não conheça faça ilustração da maneira que você imagina.

 

 

 

 

 

 

Visita a uma fazenda: trabalho de campo

 

Proponha à turma um trabalho de campo; uma investigação, para isso proponha que investiguem os animais que vivem nas fazendas, sítio ou chácaras. Defina com os alunos os materiais necessários para levar para esta pesquisa. Solicite autorização dos pais. Faça as seguintes orientações para os alunos:

  • Observem as características do local e dos animais;
  • Façam anotações sobre o que observaram e caso seja possível levem máquinas fotográficas para registrarem o passeio.

Proponha à turma, após o retorno do passeio a produção de um texto coletivo sobre o que eles observaram no passeio. Possivelmente os alunos levantarão características como tamanho, tipo de alimentação e tipo de locomoção.

Professor, durante a produção coletiva faça intervenções no sentido de organizar os  textos e compartilhar as etapas do processo de escrita, como por exemplo:

  • antecipar o conteúdo que se quer comunicar;
  • discutir as diversas formas de expressar as ideias e de textualizá-las;
  • revisar o escrito tanto durante a textualização como depois de terminar a escrita, você será o escriba e deverá orientá-los quando necessário sem tirar a originalidade do relatório criado coletivamente pelos alunos.

Professor, para consolidar esta aula proponha aos alunos o jogo "Conhecendo os animais". Leia a instrução de jogo para os alunos e aproveite para falar sobre a característica deste gênero.

 

Conhecendo os animais

2 jogadores

 

Material utilizado:

1 dado

Tabuleiro dos bichos

1 pião ( feijão ou milho)

 

Como jogar:

Caminhe pelas linhas do tabuleiro com o seu pião, de acordo com os pontos que saírem no dado. Como é um jogo de possibilidades siga o roteiro;

Se você cair na casa de um bicho que voa, anda 5 casa;

Se você cair na casa de um bicho que vive na água, volte 3 casas;

Se você cair na casa de um animal que põe ovos, fique sem andar 2 rodadas;

Se você cair na casa de um animal que tem a pele coberta de pelos, vá até a casa de outro animal como ele, ou seja, que tenha essa mesma característica;

Vence o jogo quem cegar ao final do tabuleiro primeiro.

 

Fonte: ELLIS, Jane Elisabeth. Matemática. 3º ano. Belo Horizonte: Editora Universidade. 2005. p. 119.

 

Professor, após os alunos jogarem, faça uma análise do jogo questionando os alunos sobre algumas possibilidades, veja sugestão de questionamentos;

Neste jogo, é possível cair apenas nas casas dos animais que voam? Por quê?

É possível chegar ao final sem cair nenhuma vez na casa de um animal aquático? Por quê?

                              

Recursos Complementares

Sugestões para os Aluno

Fonte: Sítio: "Smartkids. Um dia na fazenda". Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/especiais/um-dia-na-fazenda.html>.  Acesso em: 12 de set. 2014.

 

Sugestões para Professor

Fonte: Sítio: "Ano 3. Unid. 5 O trabalho com os diferentes gêneros textuais em sala de aula". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_5_MIOLO.pdf >. Acesso em: 12 de set. 2014.

Avaliação
Professor, a avaliação deverá acontecer no decorrer do processo, observando a participação dos alunos na leitura e na escrita e se: compreenderam as características dos gêneros textuais estudados; houve interesse e organização deles no momento das produções; interagiram com os colegas no momento da exposição como também nos trabalhos coletivos; fizeram os registros no caderno. As respostas dos alunos devem ser vistas como um processo de construção do conhecimento, mas com uma visão crítica, por isso é importante a valorização do trabalho do aluno, seus avanços e suas dificuldades. Registre suas observações em seu caderno de plano de aula para orientar o seu planejamento.


 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.