Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


How to talk about prices in English

 

16/09/2014

Autor e Coautor(es)
ANA CLAUDIA CUNHA SALUM
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

aprender como falar os preços na língua inglesa

Duração das atividades
2 módulos de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

não há necessidade de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula
  • recursos multimídia;
  • imagens veiculadas pela internet;
  • atividades xerocopiadas;
  • atividades de compreensão auditiva; 
  • diálogo; 
  • vídeo

 

                                                     TALKING ABOUT PRICES                                                          

 

MÓDULO 1

 

 

Atividade 1

 

  • Professor, projete o seguinte texto sobre o tema da aula. Peça para que cada aluno se responsabilize pela leitura de um trecho. Observe a pronúncia correta das palavras e corrija, se necessário. Caso observe dificuldades com os números, faça uma breve revisão de como se dizer os números em inglês. 

 

American Numbers and Prices

                                                                               Image


Remember that in English, we divide prices at the decimal point.

 

For example:

$4.59

four dollars (and) fifty-nine cents

four / fifty nine

(long way)

(short way)

 

(Time is also divided in a similar way: 12:47 is said "twelve / forty-seven")

 

Americans often say large numbers in "phrases" of two digits.

 

For example:

267

 

4381

two hundred sixty-seven
two / sixty seven

four thousand three hundred eighty-one

forty-three / eighty-one

(long way)
(short way)

 

Some people also use two-digit phrasing with telephone numbers:

 

 

 

 

565-8347

five-six-five // eighty-three / forty-seven

 

Fonte adaptada: http://free-english-study.com/speaking/american-numbers-and-prices.html (acesso em 13.09.2014)

 

Atividade 2

 

  • Professor, projete as seguintes expressões e vocabulário que se referem ao tema da aula. Os alunos deverão realizar a leitura das expressões e do vocabulário introduzido nesta atividade. Corrija pronúncia, se necessário. 

 

Useful Vocabulary

The Major Currencies
$ = Dollar € = Euro
us money euro money
£ = Pound (Sterling) ¥ = Yen
pound money yen money
Ways of paying
cash
cheque
credit card
cash cheque(s) credit (slang - plastic)
General Money Vocabulary
 
bank
cash box
cash machine
 
  bank(s) cash box(es) cash machine(s) / ATM(s)  
 
cheque book
coin
note
 
 
cheque  BOOK(s)
coin(s) note(s)  
 
History of the piggy bank
poor
purse
 
  piggy bank(s) poor purse(s)  
 
rich
safe
till
 
  rich safe(s) till(s)  
   
wallet
   
    wallet(s)

Fonte adaptada: http://www.learnenglish.de/vocabulary/money.html (acesso em 13.09.2014)

 

 

Atividade 3

 

Professor, apresente o vídeo  "How to talk about prices" aos alunos:, disponível em http://www.engvid.com/prices-vocabulary/ (acesso em 13.09.2014). Pause o vídeo quantas vezes forem necessárias, formulando perguntas e observando a compreensão dos alunos quanto ao conteúdo introduzido. 

 

at

Imagem ilustrativa do vídeo

 

Atividade 4

 

  • Professor, entregue uma cópia da atividade seguinte e peça para que os alunos a realizem em duplas. É importante, também, que os alunos escrevam os preços por extenso, praticando a escrita dos números. Para a correção, peça para que cada aluno leia e escreva os preços no quadro, facilitando a visualização e a correção. Observe a pronúncia e a escrita correta dos números e corrija-as, se necessário. 

 

Practice the following prices (both long and short ways) with a partner:

 

That will be____(price)______
That comes to ____(price)____

 

$59.65
$27.95 
$14.40

$1.79*
$6.75
$77.17

$29.00**
$82.03
$70.50

$425.78
$781.34
$211.54

$231.49
$690.42
$380.18

$3,657.88
$9,405.31
$1,550.15

 

*Also: a dollar seventy-nine
**Also: twenty-nine (dollars) even

 

Fonte adaptada: http://free-english-study.com/speaking/american-numbers-and-prices.html (acesso em 13. 09.2014)

 

Atividade 5

 

ENGLISH LISTENING QUIZ: PRICES

 

  • Professor, para essa atividade, os alunos deverão acessar o link: http://esl.about.com/library/listening/bllis_price.htm (acesso em 13.09.2014) e realizar a atividade de compreensão auditiva, que consiste em ouvir pessoas falando sobre diferentes objetos e seus respectivos preços.
  • Observe, sempre, se todos os aparelhos multimídia (PC, microfone, fone) estão em perfeito estado de funcionamento, para que não comprometa a qualidade da produção dos seus alunos. Corrija o preço de cada objeto, solicitando que os próprios alunos deem os preços.  

 

 

MÓDULO 2

 

 

Atividade 6

 

 

Atividade 7

 

  • Professor, projete a seguinte atividade e peça para que os alunos observem os dois recibos da imagem. Peça, primeiramente, para que identifiquem de onde são tais recibos. Dois alunos serão responsáveis pela leitura de cada um dos recibos. Tire dúvidas quanto ao vocabulário ou pronúncia dos itens que compõem ambos os recibos. Disponibilize não mais do que 10 minutos para que façam a atividade e, em seguida, faça a correção em voz alta.  

 

Receipts:

Look at the two receipts.  Use words you find on these receipts to fill in the blanks:

 

receipts

 

(1) Money that the clerk gives you, along with your receipt: ....................................................

(2) Money that you pay to the government: .........................................................................

(3) The cost of an item before tax: .....................................................................................

(4) The amount that you save off of the regular price: ..........................................................

(5) Money you give for good service: ..................................................................................

(6) Money that includes tax, discounts, and the price: ...........................................................

 

Fonte adaptada: http://english.cape.edu/exercises/exercise03-2.html (acesso em 13.09.2014)

 

Atividade 8

 

  • Professor, escreva no quadro as seguintes frases e promova uma discussão a respeito do que pensam sobre os preços de cada produto: se são caros, baratos ou razoáveis. Não se esqueça de, em um primeiro momento, pedir para que cada aluno fale o preço na língua inglesa. Se achar pertinente, peça para que escrevam cada preço por extenso no quadro. 

Como continuação da atividade, eles poderão criar outros exemplos de itens ou objetos com seus respectivos preços, e avaliá-los como barato, caro ou razoável. 

 

What do you think? Are these prices expensive, reasonable, or cheap?

 

(1) $60.00 for a pair of jeans: ..................................................................

(2) $1.00 for a cup of coffee: ...................................................................

(3) $20.00 for a glass of wine: .................................................................

(4) $100.00 for a tie: ..............................................................................

(5) $8.00 for a shirt:  .............................................................................

(6) $7.00 for a movie ticket: ...................................................................

 

Fonte adaptada: http://english.cape.edu/exercises/exercise03-2.html (acesso em 13.09.2014)

Recursos Complementares

Para outras atividades de compreensão auditiva, acesse:

http://www.esl-lab.com/eslbasic/shopping-prices-1.htm (acesso em 13.09.2014);

http://www.passporttoenglish.com/Intermediate-English/Lesson10/Listening.html (acesso em 13.09.2014)

Para outras atividades, acesse:

http://www.englishexercises.org/makeagame/viewgame.asp?id=6802 (acesso em 13.09.2014);

http://www.workmobility.eu/en_en/money/language_point_saying_prices.html (acesso em 13.09.2014);

Outros vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=NZLHOS4P3Fw (acesso em 13.09.2014)

Avaliação
  • Todas as atividades deverão ser instrumentos para avaliação do aluno, seguindo os critérios da participação, motivação, interesse e performance. Os alunos deverão criar um diálogo representando uma relação comercial (em uma padaria, papelaria, loja de roupas, etc) por meio da qual eles devem mostrar e dizer os preços das mercadorias na língua inglesa. Avalie a criatividade e a performance das duplas na utilização do conteúdo aprendido na aula em questão.   
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.