20/09/2014
Ana Carolina Vieira, Angela Cristina dos Santos, Antomar Araújo Ferreira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Médio | Matemática | Análise de dados e probabilidade |
Ensino Médio | Matemática | Tecnologia para a matemática |
Esta aula busca desenvolver as competências das áreas 3 e 5 da Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM, que são respectivamente:
Mais especificamente, busca avaliar as habilidades:
Para isto são propostos para essa aula os seguintes objetivos:
Além dos recursos geralmente presentes em sala de aula, como a lousa, serão, caso seja possível, um projetor e um computador.
O propósito desta aula é explorar o consumo de alimentos pelas famílias de cada aluno(a) para que se possa, ao final, verificar a média de consumo, deixando como desafio para os(as) estudantes, pensar em uma estratégia para diminuir o desperdício e também para que haja economia. Essa aula busca, a partir de conceitos de média aritmética, construções de quadros e coleta de dados, conscientizar os(as) alunos(as) de que pequenas mudanças nos hábitos diários podem ajudar a diminuir o desperdício de comida.
Professor(a), comece a aula conversando com seus(as) alunos(as) sobre a preocupação, por parte de alguns governantes e parte da população em diversos países do mundo com relação à comida, mais especificamente, sobre o desperdício de alimentos. Inicialmente converse com os eles(as) sobre o assunto, e após uma breve discussão, apresente o texto “Fome e desperdício de alimentos”, encontrado no sítio: http://www.sermelhor.com.br/espaco/fome-e-desperdicio.html (acesso em 21/07/2014), discutindo sobre como minimizar esse desperdício e ajudar milhares de famílias a saciar sua fome.
Durante o debate, destaque com os(as) estudantes alguns pontos do texto como, por exemplo, a área plantada e as atitudes das pessoas. Como é relatado, “não basta aumentar a produção de alimentos por intermédio da ampliação da área plantada ou pelo aumento de safras, é necessário que se tomem atitudes relacionadas também com o controle dos desperdícios” ou, ainda, “O ciclo de desperdício de alimentos começa no campo [...] para se fechar na cozinha do consumidor”, e que “Cada um faz a sua parte e o grande resultado se constrói”. Para sintetizar o debate, questione-os:
Resposta esperada: Os comentários certamente serão diversos.
Após o breve debate, crie com os(as) alunos(as) um quadro com os alimentos que eles(as) consomem em casa durante o almoço, colocando a quantidade de pessoas e o tipo de alimento consumido. Guie esse momento para que cada aluno(a) crie o seu quadro com alimentos que consomem em casa. Sugere-se que se crie uma coluna “Exemplo” para que todos(as) possam compreender a forma de preencher os espaços. Observe o quadro 1:
Quadro 1: Pesquisa sobre consumo no almoço
Alimento |
Moradores |
|||
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Exemplo |
1 |
2 |
3 |
Arroz |
2 colheres |
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|
Feijão |
1 colher |
|
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Carne |
1 bife |
|
|
|
Refrigerante |
2 copos |
|
|
|
Fonte: Arquivo do autor
OBSERVAÇÃO: Professor(a), estipule para esta atividade apenas um dia de coleta de dados. Os estudantes irão preencher seus respectivos quadros com quantidades referentes a um almoço que fizeram com a família.
Estabeleça com os(as) alunos(as) uma medida padrão para todos os alimentos que eles ressaltarem, por exemplo, a colher de sopa poderá ser a unidade de medida para o arroz e o feijão, para a carne se pode definir um tamanho aproximado para o bife, a medida vai variar, mas nada que atrapalhará a continuidade da atividade. O volume do copo de refrigerante pode ser estabelecido como 200 ml ou por qualquer outra medida definida pela turma.
COMENTÁRIO: É provável e normal a existência de quadros diferentes, uns com mais e outros com menos alimentos. É importante não deixar de estabelecer um padrão de medida para cada alimento nos diferentes quadros.
Após cada um elaborar o seu quadro, acrescente a proposta de observarem se existe desperdício de comida no almoço, ou seja, se é costume que alguns dos integrantes das famílias deixem comida no prato. Explique que este questionamento será importante para finalizar a atividade, pois eles(as) tentarão encontrar um plano que diminua o desperdício em suas residências.
Na aula seguinte, quando todos(as) os(as) alunos(as) tiverem levando os quadros preenchidos, inicie a definição dos pesos de cada unidade utilizada. Professor(a) é importante levar para sala uma balança de pesagem para que eles(as) estabeleçam um padrão, por exemplo: 1 colher de sopa de arroz pesa cerca de 20 gramas. Para tanto, serão necessárias algumas porções dos respectivos alimentos.
Solicite aos alunos(as) que criem um novo quadro de modo que as unidades, anteriormente utilizadas, sejam apresentadas em uma unidade padrão (gramas) como no exemplo a seguir:
Quadro 2: Peso (em gramas) dos alimentos
Alimento |
Quantidade |
Peso |
Arroz |
1 colher de sopa |
30 g |
Feijão |
1 colher de sopa |
20 g |
Carne |
1 bife médio |
80 g |
Macarrão |
1 colher de sopa |
10 g |
Refrigerante |
1 copo |
200 ml |
Fonte: Arquivo do autor
COMENTÁRIO: Professor(a), caso não seja possível levar uma balança para a sala de aula, existe alguns endereços online que podem ajudar a completar o quadro acima. Veja alguns exemplos:
Após a pesagem, conduza os(as) estudantes a fazerem as transformações dos dados de cada quadro. Essa transformação pode ser efetuada a partir do quadro 1 ou podem ser construídos novos de modo que,desta vez, se tenha quadros individuas com as informações que os(as) estudantes obtiveram, como segue no exemplo a seguir.
Quadro 3: Consumo de alimento referente a um morador da residência
Morador 1 |
||
Alimento |
Quantidade consumida |
Peso (gramas) |
Arroz |
2 colher de sopa |
60
|
Feijão |
1 colher de sopa |
20
|
Macarrão |
2 colher de sopa |
20
|
Carne |
1/2 bife médio |
40
|
Refrigerante |
2 copos |
400
|
Fonte: Arquivo do autor
OBSERVAÇÃO: Professor(a), observe que, no caso do refrigerante, é importante salientar aos alunos(as) que 1 mililitro não equivale a 1 grama. Para fazer uma transformação como esta é necessário observar a densidade do líquido. Portanto, faça a observação de que no momento, a relação 1 para 1 irá prevalecer como aproximação, por isso irão considerar os 400 ml de refrigerante com massa igual a 400 g. Caso veja necessidade, apresente o sítio eletrônico http://pt.wikihow.com/Converter-Mililitros-para-Gramas (acesso em: 22/07/2014) para os(as) estudantes, deixando-o como uma referência extra para o trabalho que está sendo executado.
Após todos(as) completarem os respectivos quadros, observando as colunas para cada morador, discuta brevemente sobre o que é a média aritmética, como uma forma de relembrar o conceito com os(as) alunos(as). Para isto, pergunte:
Resposta esperada: A média de um conjunto de valores numéricos é calculada somando-se todos estes valores e dividindo-se o resultado pelo número de elementos do conjunto. Ela é usada para estabelecer uma tendência central, por exemplo, a média de gols que uma equipe faz durante um campeonato. Disponível em http://www.somatematica.com.br/fundam/medias.php (acesso 22 jul. 2014), http://www.brasilescola.com/matematica/media-aritmetica.htm (acesso 22 jul. 2014).
Durante a discussão com os(as) estudantes, explique que eles irão calcular a média do consumo de alimentos de suas residências, para então estabelecerem uma média de quanto cada integrante de sua família consome.
COMENTÁRIO: Caro professor(a), é importante que os alunos(as) já estejam familiarizados com o conceito de média e de como calculá-la, no entanto, para relembrar este conceito, estabeleça um momento para o cálculo das médias de cada alimento, como segue no exemplo (quadro 4):
Quadro 4: Média de consumo dos alimentos
Alimento |
Quantidade Morador 1 (gramas) |
Quantidade Morador 2 (gramas) |
Quantidade Morador 3 (gramas) |
Cálculo da Média |
Média (gramas) |
Arroz |
60
|
30 |
90 |
(60+30+90)/3 |
60 |
Feijão |
20
|
20 |
40 |
(20+20+40)/3 |
26,7 |
Macarrão |
20
|
10 |
40 |
(20+10+40)/3 |
23,4
|
Carne |
40
|
80 |
160 |
(40+80+160)/3 |
93,4 |
Refrigerante |
400
|
200 |
0 |
(400+200+0)/3 |
200 |
Fonte: Arquivo do autor
Após este momento do cálculo da média manualmente, apresente-a utilizando ferramentas do Excel, refazendo o quadro 4 no software. Para isso, basta digitar as informações que se encontram no quadro. Veja no exemplo:
Figura 1: Quadro 4 transcrito na planilha do Excel.
Fonte: Arquivo do autor
Agora professor(a), explique aos(as) estudantes que a planilha está sendo utilizada para facilitar as contas, ou seja, não é necessário que se faça cada um dos cálculos quando trabalhamos com o Excel.
COMENTÁRIO: Professor(a) é importante que exista o momento do cálculo da média utilizando lápis e papel ou ainda uma calculadora simples, para que depois se apresente outras ferramentas facilitadoras.
Questione se alguém conhece alguma ferramenta no software que facilite o cálculo da média. Caso alguém conheça, permita que a apresente. Exponha também uma das possibilidades, como segue:
Peça aos alunos(as) apaguem as informações digitadas na coluna “Média (gramas)”. Oriente os(as) estudantes para que posicionem o cursor do mouse sobre a linha do primeiro alimento e da coluna “Média”. Feito isto, no campo de função, digite “=MÉDIA()” e dentro dos parênteses acrescente as coordenadas linha e coluna, separando-as com ponto-e-vírgula (;). Por exemplo, na linha 2 (arroz), teremos “=MÉDIA(B2;C2;D2)”.
Figura 2: Função Média
Fonte: Arquivo do Autor
Em seguida, basta apertar a tecla “Enter” e terá a média de consumo de arroz pela família no dia que foi pesquisado. Solicite aos estudantes que repitam esse processo nas outras linhas. Os resultados encontrados, como ilustra a figura 3, são semelhantes àqueles verificados no quadro 4.
Figura 3: Média de consumo dos alimentos em uma residência
Fonte: Arquivo do autor
Lembre os(as) estudantes o que foi visto nessa aula, ou seja, a ideia de média bem como todos os quadros que foram criados por cada um deles de modo a calcularem a média de alimentos que suas famílias consomem no almoço. Além disso, lembre-os que podem fazer cálculos de média e criar quadro no Excel, encontrando soluções com mais rapidez. No entanto, não se esqueça de salientar a importância de compreender o funcionamento da ferramenta. Para isso, proponha as atividades a seguir.
De modo semelhante ao cálculo da média calculada (como ilustra a figura 3) faça comentários sobre o desperdício de alimentos. Solicite aos estudantes que façam também a média da massa de alimentos desperdiçada, de modo a preencher o quadro 5.
Quadro 5: Desperdício
ALIMENTO |
Desperdício (gramas) – Morador 1 |
Desperdício (gramas) – Morador 1 |
Desperdício (gramas) – Morador 1 |
Cálculo da média |
Média (gramas) |
Arroz |
|
|
|
|
|
Feijão |
|
|
|
|
|
Macarrão |
|
|
|
|
|
Carne |
|
|
|
|
|
Refrigerante |
|
|
|
|
|
Fonte: Arquivo do autor
Professor finalize apresentando formalmente uma atividade para os estudantes (em grupo ou individualmente, conforme achar mais adequado para a turma). A ideia é:
COMENTÁRIO: Professor(a), complemente a lista de questionamentos caso veja a necessidade decorrente dos comentários durante a aula.
OBSERVAÇÃO: É importante observar o cuidado dos(as) alunos(as) ao descreverem o planejamento, bem como as justificativas. Um único estudante pode apresentar quadros diferentes de, caso tenha considerado diferentes tipos de comida.
Por último, proponha o questionamento abaixo como modo de sintetizar as experiencias dos estudantes ao longo dos estudos propostos nessa aula.
Espera-se que essa aula contemple a pesquisa em sala de aula e a consciência sobre a importância de pesquisar, elaborar e colocar em prática estratégias que ajudem a diminuir o desperdício. Além disso, o desafio se configura como uma maneira de que os(as) estudantes possam, primeiro, perpetuar a reflexão em torno da pesquisa e, segundo, se sensibilizar para a forma de dialogar com outras pessoas.
Como evitar o desperdício a aproveitar os alimentos:
Disponível em: http://noticias.r7.com/videos/camera-record-mostra-como-evitar-o-desperdicio-e-aproveitar-os-alimentos-em-casa/idmedia/53d0880a0cf2c56b329fcd48.html (acesso em: 29/07/2014)
Aprenda a evitar desperdício e aproveitar alimentos:
Disponível em: http://noticias.r7.com/videos/aprenda-a-evitar-desperdicios-e-aproveitar-alimentos-no-camera-record/idmedia/53cf034a0cf224c298d9c843.html (acesso em: 29/07/2014).
Como utilizar alimentos desperdiçados:
Disponível em: http://noticias.r7.com/videos/camera-record-mostra-como-utilizar-alimentos-desperdicados-nesta-quarta-feira-23-/idmedia/53ce9e370cf2c56b329fcc96.html (acesso em: 29/07/2014).
Soluções criativas para reaproveitar alimentos desperdiçados:
Disponível em: http://noticias.r7.com/videos/veja-as-solucoes-criativas-para-reaproveitar-alimentos-desperdicados/idmedia/53cd39920cf2a41e18410ec8.html (acesso em: 29/07/2014).
Feita de maneira contínua ao longo da aula, a avaliação deve envolver a participação dos(as) alunos(as). Há também a possibilidade de que o(a) professor(a) solicite que os(as) alunos(as) registrem os cálculos e escrevam uma síntese das discussões. Os registros obtidos nas atividades, também, podem ser utilizados para a avaliação.
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