Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Campo e cidade: analisando suas diferenças e semelhanças por meio dos diversos gêneros textuais

 

17/09/2014

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Reconhecer as diferenças entre a vida no campo e na cidade;
  • Compreender as principais características da zona rural e da zona urbana;
  • Compreender as características do gênero em estudo, bem como as principais ideias;
  • Localizar informações no texto;
  • Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
  • Fazer a releitura de um texto trabalhado;
  • Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupos;
  • Fazer os registros nos cadernos.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos leitura e escrita, através de diferentes estratégias, a fim de que sejam capazes de localizar e identificar os gêneros textuais. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre  a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto Um Computador por Aluno – UCA

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo a formação docente crítica, reflexiva e problematizadora. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

 Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 

Sítio: E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 10 de set. 2014. 

Sítio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Acesso em: 10 de set. 2014, e depois clique em "Cadernos de Formação". 

Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem dos alunos que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa  seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem. 

 

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Fonte da imagem: Sítio: “Tiradas de Crianças”. Disponível em: <http://tiradasdecriancas.blogspot.com.br/>. Acesso em: 10 de set. 2014

 

Professor, inicie a aula com a roda de conversa, comentando sobre o tema que será estudado. Explique aos alunos que esta aula terá como objetivo trabalhar as diferenças existentes entre a zona rural e a urbana, de modo atualizado, e a importância de cada uma delas para o meio em que vivemos, notando que elas são manifestações do espaço de realidades sociais relativamente diferentes nesses espaços.

Após comentar sobre o tema, proponha aos alunos para assistirem um vídeo de uma fábula de Esopo, “O rato do campo e o rato da cidade”, você poderá apresentá-la em vídeo, caso a sua escola participe do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), ou leve-os ao Laboratório de Informática.

  

Fonte: Sítio: "YouTube. O rato do campo e o rato da cidade". Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=HPa4G2JzaSo>.  Acesso em: 12 de set. 2014.

  

Professor, você pode contar a história utilizando o livro, veja sugestão abaixo:

 

Fonte: Sítio: "Minha escola web.  O rato do campo e o rato da cidade". Disponível em: <http://www.minhaescolaweb.com.br/CONTOS/fabularato.html>. Acesso em: 13 de set. 2014.

 Depois da contação de história peça  aos alunos que comentem o que eles acharam da história. Questione-os sobre:

  

  • Quais são os personagens da fábula?
  • Quais  diferenças os ratos tinham?
  • Como você acredita que seja a vida no campo?
  • Você conhece alguém que viva na zona rural?
  • Você já foi na zona rural? Conte como foi este passeio?

 

Professor, depois de fazer a interpretação oral  da história, questione os alunos sobre o que os mesmos entendem sobre CAMPO e sobre CIDADE. Após os alunos falarem sobre os conhecimentos que têm sobre o campo e a cidade apresente algumas imagens.

 

Fonte: Sítio: "Curso de cozinha. A vida no campo e na cidade". Disponível em: <http://cursodecozinhab3nercab.blogs.sapo.pt/2036.html>.  Acesso em: 13 de set. 2014.

 

 

Fonte: Sítio: "CI Florestas. Relações entre campo e cidade". Disponível em: <http://www.ciflorestas.com.br/conteudo.php?id=4641>.  Acesso em: 12  de set. 2014.

 

Professor, utilize o texto abaixo para orientá-lo  na explicação sobre o conceito de Zona Rural e Zona Urbana, utilize uma linguagem que esteja de acordo com a faixa etária que atende, para que assim ocorra um bom entendimento dos alunos.

 

Zona Urbana e Zona Rural

 

 

Você sabe a diferença entre Zona Urbana e Zona Rural?

 

Há pessoas que moram na cidade, outras que moram no campo.
As pessoas que moram na cidade formam a comunidade urbana e as pessoas que vivem no campo formam a comunidade rural.

Na comunidade urbana, há muitas coisas em comum, por exemplo alguns serviços como eletricidade, água e esgoto tratados, transportes coletivos, comunicação, rede de bancos e um comércio muito variado.
Nas cidades, as casas ou apartamentos são construídos bem junto uns dos outros.

A zona rural, também chamada de campo, é a região que fica fora da cidade.
As pessoas vivem no campo em sítios, chácaras, fazendas, etc.
As casas da zona rural não são construídas perto uma das outras. A maioria das pessoas que vivem na comunidade rural trabalham cuidando da lavoura e do gado.
As que cuidam da lavoura são chamadas de agricultores ou lavradores. Ela trabalham na terra, plantam, colhem e vendem os produtos. Quem cria os animais como bois, cavalos, cabras, porcos, aves são chamadas pecuaristas.

As formas de diversão e distração das pessoas variam muito de um lugar par o outro. É muito importante que todas as pessoas procurem se divertir e distrair para poder manter a saúde mental e física.

Nas cidades há formas para as pessoas se distraírem: cinemas, teatro, zoológico, parques, televisão, etc.

No campo, onde a vida é mais simples e não existem muitas escolhas para diversão, as pessoas se divertem pescando, andando a cavalo, tomando banho de rio, cachoeira, frequentando rodeios, bailes, etc.

Na cidade ou no campo as pessoas podem se distrair lendo bons livros, fazendo passeios a pé, conversando.

 

Fonte: Sítio: "Smart Kids. Zona Rural e Zona Urbana". Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/especiais/zona-urbana-e-zona-rural.html>. Acesso em: 14 de set. 2014.

 

Professor, após explicar aos alunos sobre as diferenças e semelhança do campo e da cidade, proponha a leitura de uma história em quadrinhos que vem ao encontro do que está sendo falado. Se preferir distribua cópias do texto para que os alunos tenham como registro no caderno de Geografia.

Fonte: Sítio: "Construindo saber. Zona Rural e Zona Urbana.  Disponível em: <http://edu-candoconstruindosaber.blogspot.com.br/2013/05/zona-rural-e-urbana-atividades.html>. Acesso em: 12 de set. 2014.

 

Professor, após a leitura da história em quadrinhos, questione-os sobre:

 

  • O que eles acharam do texto?
  • Qual a semelhança eles encontraram na fábula “O rato do campo e o rato da cidade” e a história em quadrinho?
  • Quais as diferenças encontradas?
  • Se eles vivessem no campo aceitariam o convite de ir viver na cidade? Por que?
  • E se fosse ao contrário? Aceitariam viver no campo?

 

Professor, estimule os alunos e explorarem os textos e participarem da interpretação oral. Aproveite este momento para falar sobre estes dois tipos de gêneros textuais, fábulas e histórias em quadrinhos, caso não tenha desenvolvido estes temas, aproveite para desenvolver nesta aula.

 

Construindo história em quadrinhos

 

Professor, após o momento de discussão sobre os dois textos estudados, proponha aos alunos que, em duplas, transformem a fábula: "Rato do campo e a rato da cidade" em uma história em quadrinhos, recriando a história.

Peça  que os alunos construam uma história ao contrário, onde o rato do campo convida o rato da cidade para visitá-lo. Como será esta visita? Será que o rato da cidade gostará de viver no campo? Utilize estes questionamentos para orientar os alunos na construção da história em quadrinhos.  Lembre os alunos de dar um título para a história.

 

 

HISTÓRIA EM QUADRINHOS

_________________________________________________

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Professor, após as duplas construírem suas histórias em quadrinhos peça que eles apresentem para os outros colegas a versão da história que criaram, em seguida, exponha as produções desenvolvidas pelas duplas no mural da escola.

Após esta atividade proponha aos alunos como atividade de casa que descubram se na família alguém já viveu no campo, faça uma entrevista com esta pessoa.

 

 

Atividade de casa

Hoje aprendemos sobre as diferenças e as semelhanças da cidade e do campo. Procure em  sua família ou vizinhos uma pessoa que já tenha vivido no campo e a entreviste. Faça as seguintes perguntas:

 

Nome?_____________________________________________________________

Grau de parentesco?__________________________________________________

Quanto tempo mora na cidade?_______________________________________

Como era a sua vida no campo? ___________________________________________

_____________________________________________________________________

O que mais gostava de fazer? ____________________________________________

____________________________________________________________________

Por qual motivo veio morar na cidade?

___________________________________________________________________

O que tem de bom na cidade que não tem no campo?

___________________________________________________________________

E no campo o que você sente mais falta?

 

__________________________________________________________________

 

 

 

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, inicie a aula, pedindo aos alunos que apresentem suas entrevistas, peça para cada aluno ler seu trabalho, aproveite este momento para que eles possam expor suas opiniões sobre as respostas dos entrevistados.

Após as apresentações, proponha aos alunos para assistirem dois vídeos sobre campo e cidade, estes vídeos têm como objetivo analisar as diferenças, observando também as variações linguística (sotaques) de cada personagem. Utilize os recursos tecnológicos que sua escola oferece para os alunos assistirem aos vídeos.

 

Fonte: Sítio: "YouTube. Chico Bento no shopping". Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=VG4RnqR9Sm0>.  Acesso em: 14 de set. 2014.

 

Fonte: Sítio: "YouTube. Na roça é diferente. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=j88AkLchQoU>.  Acesso em: 13 de set. 2014.

 

Professor, após os alunos assistirem aos vídeos comente sobre o assunto que é tratado nos dois, questione-os sobre o que eles acharam e se perceberam semelhanças nas histórias contadas.

 

Construindo uma lista

 

Professor, após o debate sobre os filmes, divida a turma em pequenos grupos e proponha que construam  duas listas, observando os elementos que aparecem nos vídeos. Os grupos irão produzir uma  lista com os elementos que estão presentes no vídeo e que fazem parte da  uma cidade e uma outra lista, com os elementos que se fazem presentes no campo.

 

Construindo cartaz

 

Em seguida, proponha que cada grupo confeccione um cartaz que represente as características do campo e da cidade, de acordo com as lista que montaram.

Professor, após os grupos confeccionarem os cartazes peça para apresentarem seus trabalhos e em seguida exponha no mural da escola.

 

Interpretando telas

 

Apresente duas telas do artista Marcelo Schimaneski, e peça aos alunos que observem as imagens:

 

Fonte: Sítio: "Fernanda Zago. Telas brincam com visão poética". Disponível em: <http://www.fernandazago.com.br/2012/06/telas-brincam-com-visao-poetica-do.html>. Acesso em: 13 de set. 2014.

 

Em seguida, proponha que os alunos façam a interpretação das telas. Passe na lousa as perguntas para que os alunos tenham como registro no caderno, se preferir distribua cópias das telas. Veja  a seguir algumas sugestões de perguntas para a interpretação.

 

1.      Você consegue distinguir qual é a tela do campo e a da cidade?

________________________________________________________________

 

2.      Qual a diferença entre ela?

_______________________________________________________________

3.      Escolha uma das telas e produza um pequeno texto descrevendo o que você analisou.

 

Professor, após os alunos responderem as perguntas e produzirem um texto descritivo sobre a tela que escolheu, peça que façam a apresentação de suas respostas como também da produção de texto. Lembrando que cada aluno terá uma visão diferenciada das telas, sendo assim, o que vale e a opinião de cada um.

 

 

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Trabalho de campo: Visita à cidade e ao campo

 

Professor, para consolidar o tema estudado proponha aos alunos um trabalho de campo em torno da cidade e do campo do seu município. Para isso será necessário uma série de providências. Comece fazendo o planejamento coletivamente:

  • Data e horário da atividade;
  • O local que irão visitar,
  • Autorização da escola e da família para a realização da atividade fora da escola;
  • O que vão observar;
  • Como deverão ir vestidos;
  • O que irão levar;  
  • Distribua para aos alunos um quadro com as informações sobre o que elas deverão se atentar. Peça  que observem os sons, os odores, a paisagem de cada local, a forma de viver da população dentre outros.

Professor, o quadro servirá como orientador para facilitar as observações dos alunos. Veja sugestão abaixo:

Fonte: Sítio: "Construindo saber. Zona rural e zona urbana". Disponível em: <http://edu-candoconstruindosaber.blogspot.com.br/2013/05/zona-rural-e-urbana-atividades.html>. Acesso em: 12 de set. 2014.

 

Professor, após os alunos fazerem a observações e retornarem para a escola, questione-os sobre o que eles acharam do passeio. Peça que cada aluno leia seu quadro com as observações que fizeram, ou se preferir siga o roteiro sugerido acima e questione-os sobre cada item apresentado se esta de acordo com as observações.

 

Maquete

 

Professor, divida a turma em pequenos grupos e proponha que construam uma maquete sobre o que observaram no passeio, peça para eles dividirem a maquete, sendo uma parte para o campo e a outra para a cidade. Os grupos deverão confeccionar elementos que aparecem em cada espaço.

 Para a construção desta maquete, utilize materiais recicláveis, como também papel, cartolina dentre outros que sua escola possa disponibilizar, ou peça para que os alunos tragam de casa.

 

Fonte: Sítio: "Curitibano Center. Diferenças entre cidade e campo".Disponível em: <http://curitibanoscenter.com.br/gered/?p=2753>. Acesso em: 14 de set. 2014.

 

Professor, após a construção da maquete, promova uma exposição dos trabalhos para a comunidade escolar socializar com o trabalho desenvolvido pela turma sobre o campo e a cidade.

Recursos Complementares

Sugestões de links para os professore:

Sítio: "Revista Nova Escola. Prática pedagógica. Rural e Urbano". Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/rural-urbano-diferentes-paisagem-cada-vez-mais-misturados-427638.shtml>. Acesso em: 13 de set. 2014.

 

Sítio: "Revista Nova Escola. Caminha da pelo entorno da escola".Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/caminhada-pelo-entorno-escola-427492.shtml>. Acesso em: 13 de set. 2014.

 

Sugestões de links para os alunos:

Sítio: "Smart Kids. Jogos educativos. Monte seu cenário nosso bairro".Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/monte-o-seu-cenario-nosso-bairro.html>. Acesso em: 13 de set. 2014.

Sítio: "Smart Kids. Passatempos. Zona Rural e Zona Urbana". Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/passatempos/zona-urbana-e-zona-rural.html>. Acesso em: 13 de set. 2014.

Avaliação

Professor, é importante observar se os alunos estão participando e realizando as atividades  propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; compreender as características dos gêneros em estudo, bem como as principais ideias; localizar informações no texto; analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos; reconhecer o gêneros textuais, lista, história em quadrinhos, fábulas; identificar as semelhanças e diferenças entre o campo e a cidade; fazer os registros nos cadernos; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos, lembrando que a resposta do aluno deve ser vista como um processo de construção do conhecimento, por isso é importante valorizar todo o seu trabalho.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.