Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Minha casa, sua casa, nossa casa: trabalhando os tipos de moradias

 

17/09/2014

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Compreender as características do gênero em estudo, bem como as principais ideias;
  • Localizar informações no texto;
  • Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
  • Identificar os diferentes tipos de moradias;
  • Registrar a sua própria moradia;
  • Fazer a releitura de um texto trabalhado;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;
  • Fazer os registros nos cadernos.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos leitura e escrita, através de diferentes estratégias, a fim de que sejam capazes de localizar e identificar os gêneros textuais. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre  a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto Um Computador por Aluno – UCA.

.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo a formação docente crítica, reflexiva e problematizadora. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

 Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 

Sítio: E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 10 de set. 2014. 

Sítio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Acesso em: 10 de set. 2014, e depois clique em "Cadernos de Formação". 

Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem dos alunos que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa  seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem. 

Esta aula levará o aluno a conhecer diferentes tipos de moradia, relacionando-as aos materiais de que são construídas, bem como aos aspectos econômicos e culturais das construções e perceber a moradia como direito do cidadão.

 

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Fonte da imagem: Sítio: “Tiradas de Crianças”. Disponível em: <http://tiradasdecriancas.blogspot.com.br/>. Acesso em: 10 de set. 2014.

 

Professor, inicie a aula com a roda de conversa, comentando sobre o tema que será estudado. Explique aos alunos que esta aula terá como objetivo trabalhar os diferentes tipos de moradias. Comente com os a alunos que todos tem uma casa para morar, não importa se é grande ou pequena, o que realmente importa é que nela tenha paz, saúde e muita união das famílias.

Para introduzir a aula passe um vídeo com a história dos “Três Porquinhos”, onde mostrará alguns tipos de moradias. Para que eles tenham a visualização, você poderá projetá-la utilizando um Data Show ou também,  se a sua escola participar do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox).

 

Fonte: Sítio: "YouTube. Os três Porquinhos". Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=GgOIJwIQtmY>. Acesso em: 13 de set. 2014.

Professor, após os alunos assistirem a história dos Três Porquinhos, converse com eles sobre os tipos de moradias que aparecem na história. Observe se os alunos conseguiram identificar os tipos de moradias que aparecem na história . Mostre alguns tipos de moradias para que os alunos possam conhecer.

 

Fonte: Sítio: "Mundinho da criança. Tipos de moradias". Disponível em:  <http://www.mundinhodacrianca.net/2011/10/historia-das-moradias-atividadesmodelos.html>. Acesso em: 13 de set. 2014.

 

Professor, após apresentar alguns tipos de moradias, comente com os alunos sobre a evolução das  moradias. Como sugestão de texto para orientá-lo na explicação, veja texto abaixo:

 

Casa e Habitação

 

 

Chamamos de casa ou moradia o local construído pelo ser humano com a função de proteger, dar conforto e segurança ao indivíduo e à família.

As pessoas geralmente vão organizando seus espaços de moradia da forma que gostam ou da forma que julguem mais prática para viver. Isso faz com que casa fique bem parecida com quem a habita, tornando-se um local aconchegante e gostoso para viver.

 

Evolução das moradias

Se voltarmos no tempo vamos observar que existiam estilos de casa dependendo de cada época e das necessidades das pessoas daquele contexto histórico, formando também uma representação cultural de cada época.
Desde a pré-história o homem aprendeu a usar recursos da natureza para construir sua habitação. Na pré-história as pessoas não tinham trabalho nenhum para construir suas casas porque viviam nas cavernas que ofereciam muita segurança contra os animais ferozes, a chuva e o vento. Como tinham que disputar esse espaço com os animais colocavam pedras enormes ou faziam fogueiras na entrada para evitar que esses animais se aproximassem. Nessa época os homens tinham que se deslocar constantemente em busca de comida, mudando sempre "de caverna em caverna", por isso eram chamados de nômades.

Aos poucos os homens perceberam que o ideal era ficar mais próximos uns dos outros, pois assim tinham mais ajuda nos momentos de perigo, dessa forma surgiram as primeiras aldeias. Nessas aldeias as casas eram construídas com troncos de árvores, galhos e folhas, portanto eram bem frágeis, mas aos poucos as comunidades foram aprendendo a usar melhor esses recursos naturais e construir casas mais resistentes, com blocos feitos de barro, muito parecidos com os tijolos de atualmente, junto com galhos de árvores para resistir mais às chuvas.

Deste conceito de construção surgiram as casas de pau a pique, encontradas ainda em muitas regiões do Brasil, América do Sul e África.

Daí para frente houve uma evolução rápida na forma de se construir casas, principalmente quando inventaram tijolos mais resistentes, feitos em fornos com altas temperaturas, passando também a combinar mais de um tipo de material, como por exemplo, madeira, tijolo e pedra.

 

Diferentes tipos de moradia

Existem vários tipos de moradias, cada uma para estilos de vida bem específicos: as casas, que podem ser térreas ou ter um ou mais andares e podem também variar no número de cômodos, são preferidas para famílias grandes, ou indivíduos que precisam de espaço para exercer atividades específicas. Com o crescimento das cidades e a necessidade de aproveitar espaços urbanos, surgiram os edifícios, que construções verticais, com vários andares e apartamentos. As pessoas que moram em regiões ribeirinhas e que sempre tem que ficar atentas às cheias dos rios constroem casas suspensas chamadas de palafitas, ou seja, a casa é construída sobre estacas, ficando assim acima do nível do rio, mesmo quando há aumento do volume de água. Os índios brasileiros vivem nas ocas que são construções de madeira, coberta com fibras de vegetais. As ocas são geralmente construções circulares, bem relacionadas à vida livre e em comunidades características dos índios.

Outra forma de se criar estilos de moradia é para adaptação ao clima de determinadas regiões. As casas tradicionais japonesas, por exemplo, são comumente construídas em madeira, com espaço interno amplo para permitir melhor ventilação e penetração da luz, necessários para conviver com o clima japonês. Nas regiões mais frias, como por exemplo, nos polos, era comum um tipo de moradia, feita com blocos de gelo, chamadas de iglus. Atualmente os iglus construídos nessas regiões não servem mais para morar, mas sim ajudam como abrigo para os caçadores ficarem protegidos do frio e vento as temporadas de caça.

Imagine que os povos nômades da Mongólia constroem suas casas com feltro grosso! É verdade! Essas casas são chamadas de iurtas e são construídas dessa forma para ficar mais fácil para montar e desmontar, uma vez que estão constantemente “de mudança”.

Os países mais frios, as paredes e janelas são grossas e reforçadas, para não haver tanta perda de calor para o ambiente externo, mas em países com clima quente como o nosso já tem que ser o contrário para haver mais facilidade de refrigeração e ventilação.

 

Casa ecologicamente correta

Com a necessidade de cuidarmos cada vez mais do meio ambiente, engenheiros e arquitetos já traçaram como deve ser construída uma casa que não agrida o meio ambiente e atualmente já existem várias construções desse tipo. Observe quais os itens fundamentais para uma casa ecologicamente correta:

- Eficiência energética;

- Uso adequado da água e reaproveitamento;

- Uso de técnicas passivas das condições e dos recursos naturais;

- Uso de materiais e técnicas ambientalmente corretas;

- Gestão dos resíduos sólidos: reciclar, reutilizar e reduzir;

- Conforto e qualidade interna dos ambientes;

- Permeabilidade do solo.

 

Fonte: Sítio: "Smart Kids. Casas e habitações". Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/especiais/casa-e-habitacao.html>. Acesso em: 12 de set. 2014.

 

Professor, após conversar com os alunos sobre tipos de moradias, mostre-lhes alguns exemplos e comente sobre a evolução. Proponha uma atividade de registro do que está sendo estudado. Distribua cópias das atividades para que os alunos tenham registrado no caderno de Geografia.

 

Hoje estamos estudando sobre os tipos de moradia, vamos responder as perguntas de acordo com o que aprendemos.

1. Desenhe a sua casa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2. Responda.


Quantas pessoas moram na sua casa?

__________________________________________________________


Quem são elas?

__________________________________________________________

 

 3. Observe as fotos de moradias e responda: qual delas se parece mais com a sua?

 

ALVES, Rosemeire Aparecida Tavares. A escola é nossa. História e Geografia. 3º Ano do Ensino Fundamental. Scipione: São Paulo. 2007. p. 56.

 

4. Observe novamente as fotos de moradias e responda.

 

a) Qual dessas fotos mostra prédios de apartamentos?

__________________________________________________________

 

b) Qual dessas fotos mostra uma moradia construída sobre estacas, chamada de palafitas?

__________________________________________________________
 

c) Qual dessas fotos mostram moradias localizadas na cidade?

__________________________________________________________

 

d) Qual dessas fotos mostram moradias localizadas no campo?

__________________________________________________________



e) Em qual delas você gostaria de morar?

__________________________________________________________

 

 

Professor, após os alunos responderem as atividades, faça a correção coletiva. Em seguida proponha como  atividade de casa que os alunos juntamente com as famílias respondam a um questionário sobre moradia e traga na próxima aula.

Atividade de casa

 

Hoje estudamos sobre os tipos de moradia, e vimos o quanto é importante termos uma casa para morar. Em casa com a ajuda da sua família responda o que se pede:

1.     Você mora em qual tipo de moradia?

 

____________________________________________________

 

2.     Sua casa protege você e sua família? De que?

 

______________________________________________________

 

3.     Quais são os tipos de moradias que você conhece?

 

     _____________________________________________________

 

4.     Quantos cômodos tem sua casa?

 

     ____________________________________________________

 

5.     Faça um desenho que represente a parte da casa que você mais gosta.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, inicie a aula com a rodinha de conversa, peça para os alunos apresentarem seus questionários sobre moradias. Aproveite este momento para observar se os alunos assimilaram o tema que está sendo estudado. Comente com os alunos que assim como as pessoas, os animais procuram lugares onde possam se proteger da chuva, do sol, do frio e de outros animais. E onde também possam descansar e dormir. Leia o poema escrito por Regina Vilaça.

Fonte: Sítio: "Professora Carina. Poema Casa e casas". Disponível em: <http://professoracarina.blogspot.com.br/2011/02/poema-casa-e-casas.html>. Acesso em: 13 de set. 2014.

 

Professor, após os alunos fazerem a leitura da poesia, explore o texto questionando se eles conhecem outros animais que não foram citados no texto e que constroem suas casas ou procuram lugares para se proteger.

Em seguida apresente uma notícia de um jornal sobre pássaros que constroem suas moradias. Aproveite este momento para comentar sobre textos jornalísticos, caso não tenha trabalhado com este tipo de texto aproveite este momento para desenvolver este tema.

Explique para os alunos que o nome Cingapura é dado a um conjunto de prédios construídos pela prefeitura de São Paulo e é também o nome de uma cidade-estado  que fica na Ásia.

 

Fonte: Sítio: "Aprender e nada mais. Texto, leitura e interpretação". Disponível em: <http://aprenderenadamais.blogspot.com.br/2013/07/ttexto-leitura-e-interpretacao-noticia.html>. Acesso em: 12 de jul. 2014.

 

Em seguida comente com os alunos sobre a cena que eles viram. Questione-os se eles já viram algum ninho de passarinho construído em lugares diferentes de árvores. Utilizando os recursos tecnológicos mostre outras imagens de moradias de animais construídas ou lugares que eles procuram para se abrigar.

 

Explorando o Laboratório de Informática

 

Professor, divida a turma em duplas e proponha que façam uma pesquisa sobre as moradias dos animais, faça esta atividade no Laboratório de Informática para que os alunos tenham acesso a Internet para a pesquisa, ou caso em sua escola vocês tenham o laptop do Projeto UCA, faça esta pesquisa utilizando este recurso. Se em sua escola não disponibilizar o uso da internet, leve os alunos a biblioteca para pesquisarem nas enciclopédias ou outros livros que possam oferecer informações sobre o tema investigado. Distribua cópias do roteiro de investigação.

 

Investigando moradias

 

Muitos seres vivos, como o homem, também procuram um abrigo para se proteger do frio, do calor, do vento, da chuva, etc. Vamos conhecer onde alguns deles vivem?

Os animais procuram abrigos naturais como: cavernas, árvores, fendas em rochas, corais no fundo do mar. Alguns constroem moradias permanentes, pois a casa é um abrigo contra o perigo do ambiente e para a criação de filhotes.

                                         

Dos animais que vocês conhecem citem os que:

 

Constroem casa:

 

Fazem ninhos:

 

Fazem tocas:

 

Moram no alto das árvores:

 

Moram debaixo da terra:

 

 

 

Professor, após os alunos fazerem as pesquisas, volte para a sala de aula e peça para cada dupla, fazer a apresentação do que descobriram sobre as moradias dos animais. Em seguida, peça para as duplas escolherem um animal e fazer a ilustração da moradia do animal escolhido.

 

 

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, inicie a aula contando a história “ A Casa Feia” escrita por Mary França e Eliardo França

 

Fonte: Sítio: "Slideshare. A Casa Feia. Disponível em: <http://pt.slideshare.net/Claudiasantosesantos/a-casa-feia1>. Acesso em: 12 de set. 2014.

 

 A CASA FEIA

 

                                                          Mary França e Eliardo França

 

O gato fez uma casa.

Veio o rato e falou:

- Hum! ... Que casa feia!

Casa bonita tem telhado.

Logo, logo o gato fez o telhado.

Veio o pato e falou:

- Hum!... Que casa feia!

Casa bonita tem varanda.

 

O gato fez uma varanda.

Veio o bode e falou:

- Hum!... Que casa feia!

Casa bonita é pintada.

E o gato pintou a casa.

Mas ele falou:

- Hum!... Casa bonita tem jardim.

Veio o rato, veio o pato, veio o bode de novo.

- Nossa! Que casa linda! – Eles disseram.

E o gato convidou todos para entrar.

 

 

Professor, após fazer a leitura do texto, comente com os alunos dos cuidados que devemos ter com nossa casa, não precisa ser grande e nem cheia de riquezas, mais deve ser limpa e bem cuidada. Fale para  os alunos que nossas casas precisam de alguns reparos, como consertos em portas e janelas ou mesmo uma nova pintura quando necessário. É o que aconteceu com A Casa Feia, que depois de cuidada ficou bonita.

Proponha aos alunos um momento de cantoria, cante junto com os alunos uma música que fala de um homem que com a ajuda dos vizinhos reformou a sua casa. Para cantar esta música use o ritmo da cantiga popular; “ Havia uma Barata”.

 

 

Em seguida, distribua cópias da música e da  atividade para que os alunos possam ter como registro no caderno de Geografia.  Peça para os alunos pintarem partes da casa de João, conforme as indicações do quadro abaixo.

 

ALVES, Rosemeire Aparecida Tavares. A escola é nossa. História e Geografia. 1o Ano do Ensino Fundamental. Scipione: São Paulo. 2007. p. 59.

 

 

Vamos produzir

 

Professor, após os alunos fazerem a atividade da música, proponha que eles, comparando a história "A Casa Feia" e a música do "João", ilustre como ele gostaria de ter uma casa. Em seguida peça para eles escreverem contando como seria esta casa e quais os cuidados eles teriam para que ela se mantenha organizada e bonita.

Em seguida, peça para cada aluno apresentar seu desenho e ler sua produção.

Para consolidar o tema estudado, distribua cópias de uma atividade onde os alunos terão que desvendar uma frase, para assim, consolidarem as atividades do tema estudado.

 

 

 

CRUZ, Marcia. Geografia. 2º Ano. Ensino Fundamental Inicial. As paisagens dos lugares onde vivemos. Curitiba: Positivo. 2004. p. 44, 45.

 

Professor, a frase que irá formar é:

 

TODAS AS PESSOAS PRECISAM DE UM LUGAR PARA MORAR.

 

Após os alunos desvendarem o enigma, proponha que em duplas, construam  uma outra frase sobre a importância da moradia.

Em seguida, distribua para cada dupla revistas para que seja utilizada em recortes. Proponha que as duplas façam uma montagem com colagens das imagens que encontrou na revista com o tema  “Todas as pessoas precisam de um lugar para morar”.

Professor, após as duplas montarem as colagens com tipos de moradias, faça a exposição dos trabalhos dos alunos no mural da escola.

 

Fonte: Sítio: "EMEF Antonio Bemfica Filho. Todos tem um lar". Disponível em: <http://emefantoniobemficafilho.pbworks.com/w/page/36984583/2%C2%BA%20ano%20B%20-%202011>. Acesso em: 12 de set. 2014.

 

Criando e recriando: construindo casa

 

Professor,   junto com o trabalho de colagem que será exposto proponha aos alunos a construção de tipos de moradias, utilizando sucatas das mais variadas formas, como caixas quadradas ou retangulares, palha, folhas coloridas, tintas, dentre outros.  Peça que observem e utilizem outros tipos de sucata para complementar se for necessário. Veja um exemplo a seguir:

 

Fonte: Sítio: "Arquidiocesano. Diferentes tipos de moradias". Disponível em: <http://arquidiocesano.com/3255/3255/>. Acesso em: 12 de set. 2014.

Esse trabalho também deverá ser exposto para ser valorizado e informar a comunidade escolar.

Recursos Complementares

Sugestões de links para os professores:

Sítio: "Colégio Web. Diferentes tipos de moradias". Disponível em: <http://www.colegioweb.com.br/trabalhos-escolares/geografia/diferentes-tipos-moradia.html>.   Acesso em: 13 de set. 2014.

 

Sítio: "Ensinar e aprender. Diversos tipos de moradia". Disponível em: <http://www.ensinar-aprender.com.br/2011/05/diversos-tipos-de-moradias.html>.  Acesso em: 13 de set. 2014.

 

Sugestões de links para os alunos:

Sítio: "Smart Kids. Jogo da memória". Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-memoria-casa-habitacao.html>. Acesso em: 13 de set. 2014.

Sítio: "Smart Kids. Passatempo". Disponível em:  <http://www.smartkids.com.br/passatempos/casa-e-habitacao.html>.  Acesso em: 13 de set. 2014.

Avaliação

Professor, é importante observar se os alunos estão participando e realizando as atividades  propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; compreender as características dos gêneros em estudo, bem como as principais ideias; localizar informações no texto; analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos; reconhecer o gêneros textuais, lista, história em quadrinhos, fábulas; identificar os tipos de moradias; os cuidados que devem ter com a moradia e sua importância; fazer os registros nos cadernos; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos, lembrando que a resposta do aluno deve ser vista como um processo de construção do conhecimento, por isso é importante valorizar todo o seu trabalho.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.