Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


TV Escola. Série: "Chico na Ilha dos Jurubebas”. Os Carrapatos – gargalhada: trabalhando com enciclopédias e dicionários

 

17/09/2014

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Camppos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver fluência na leitura;
  • Conhecer enciclopédia;
  • Identificar o que é verbetes;
  • Pesquisar o tema trabalhado;
  • Identificar textos científicos;
  • Reconhecer e produzir fichas técnicas;
  • Despertar o interesse pela leitura e escrita;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – Três (3) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido desenvolvidas algumas estratégias de participação e de interação em sala de aula, pois é importante que os alunos sejam capazes de expor suas ideias e se relacionarem com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

Professor, por meio deste portal, pretendemos ir ao encontro do programa de formação do MEC: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, na medida em que podemos trocar e compartilhar sobre as práticas pedagógicas que realizamos, contribuindo, significativamente, para a nossa formação docente.

O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para obter mais informações acesse os sítios abaixo:

Sítio: “E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste Blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 06 de set. 2014.

Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 06 de set. 2014. 

Professor, esta aula tem como objetivo desenvolver uma proposta de trabalho e reflexão, a partir do programa da “TV Escola. Série: Chico na Ilha dos Jurubebas”. Os Carrapatos – gargalhada”.   Disponível em : < http://tvescola.mec.gov.br/tve/video?idItem=6846>. Acesso em: 12 de set. 2014.

 No Episódio 11, Chico entra em contato com o texto enciclopédico para buscar informações cientí­ficas sobre o carrapato que causa uma epidemia de risos na Ilha dos Jurubebas. Chico, depois de pes­quisar sobre o “carrapato gargalhada”, salva a Ilha da epidemia e, de volta à estamparia do avô, inclui informações sobre os diferentes tipos de carrapatos da Ilha em sua mini enciclopédia.

 

Fonte: Sítio: “TV Escola. Série: Chico na Ilha dos Jurubebas”. Os Carrapatos – gargalhada.  Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/tve/video?idItem=6846   >. Acesso em: 12 de set. 2014.

 

 

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Fonte da imagem: Sítio: “Tiradas de Crianças”. Disponível em: <http://tiradasdecriancas.blogspot.com.br/>. Acesso em: 10 de set. 2014.

 

Professor, inicie a aula com a rodinha de conversa, expondo o tema que será estudado. Peça para os alunos ficarem atentos ao vídeo Chico na ilha dos Jurubebas- Carrapato – gargalhadas. Você poderá utilizar um projetor de imagens para projetá-lo ou se a sua escola participar do Projeto Um Computador por Aluno – UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozila Firefox) para que possam assistir ao vídeo:

 

 

Fonte: Sítio: “TV Escola. Série: Chico na Ilha dos Jurubebas”. Os Carrapatos - gargalhada  Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/tve/video?idItem=6846   >. Acesso em: 12 de set. 2014.

 

O trabalho a ser realizado após a apresentação do vídeo é de suma importância para consolidar as informações adquiridas a partir do seu conteúdo. Por isso, sugerimos que você organize uma roda de conversa com a turma e tenha como parâmetro as seguintes questões para nortear o diálogo:

  • O que cada aluno achou do vídeo?
  • O que mais chamou a atenção?
  • Você sabe o que é carrapato?
  • Onde ele é encontrado?
  • Como devemos combater?
  • Você já viu uma enciclopédia?

 

Em seguida, solicite aos alunos que registrem suas descobertas e as sensações que tiveram sobre o vídeo. Essa atividade poderá ser realizada no laptop através do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos) ou por meio do tablet.

 

Professor, após os alunos responderem as perguntas, explique o que é uma enciclopédia, de preferência leve para a sala de aula uma amostra.

 

Enciclopédia

A enciclopédia como conhecemos hoje foi desenvolvida a partir do dicionário no século XVIII. Um dicionário concentra-se principalmente em palavras e as suas definições e, normalmente, dá uma informação limitada, a análise do uso linguístico ou o contexto para cada termo definido. Essa definição linguística pode deixar de informar ao leitor o significado, a importância ou as limitações de um prazo, ou as relações do termo com um vasto campo de conhecimento.

Para fazer face a essas necessidades, um artigo de enciclopédia aborda, além da palavra, o próprio conceito e também o tema ou disciplina, tratando-os com profundidade, a fim de transmitir o conhecimento acumulado sobre esse tema. Uma enciclopédia muitas vezes também inclui mapas e ilustrações, bem como bibliografias e estatísticas. Historicamente, tanto a enciclopédia como o dicionário foram pesquisados e escritos com o fim de contribuir para a educação e informação, muitas vezes com a contribuição de peritos, ou especialistas.

Fonte: Sítio: "Wikipedia. Verbete".  Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Verbete>.  Acesso em: 12 de set. 2014.

 

O que são verbetes?

Verbete é um texto escrito, de caráter informativo, destinado a explicar um conceito segundo padrões descritivos sistemáticos, determinados pela obra de referência da qual faz parte: mais comumente, um dicionário ou uma enciclopédia. O verbete é essencialmente destinado a consulta, o que lhe impõe uma construção discursiva sucinta e de acesso imediato, embora isso não incorra necessariamente em curta extensão. Geralmente, os verbetes abordam conceitos bem estabelecidos em algum paradigma acadêmico-científico, ao invés de entrar em polêmicas referentes a categorias teóricas discutíveis.

Fonte: Sítio: "Wikipedia. Verbete". Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Verbete>. Acesso em: 12 de set. 2014.

 

 

 

Pesquisando na enciclopédia

 

Professor, após  explicar para os alunos as definições de enciclopédia e verbetes, divida a turma em pequenos grupos e proponha que eles pesquisem sobre os animais, especificamente a girafa e o leão.  Peça para eles observarem as informações científicas sobre estes animais. Em seguida proponha que eles preencham uma ficha técnica sobre estes animais, de acordo com o que se pede.

Explique para os alunos que a ficha técnica, contém as informações resumidas dos animais e faz parte do gênero textual “texto científico”. Veja abaixo informações sobre o que é texto científico.

 

O Texto Científico


Todo estudante no decorrer de seu processo de aprendizagem entrará em contato com os mais variados textos científicos, podendo inclusive este gênero textual ser utilizado por ele mais que qualquer outro. Sendo assim, não deveria causar espanto levar para a sala de aula um texto científico para alunos não alfabéticos. Na alfabetização inicial é até muito indicado este tipo de texto, já que a leitura exploratória para localizar uma informação específica, faz parte do universo infantil.
A leitura de um texto científico exige muito mais atenção do que a leitura de um texto de outro gênero, pois utiliza conceitos, teorias, uma linguagem mais complexa e uma ordem de raciocínio que o estudante nem sempre está familiarizado. Daí a importância de começar a trabalhar com este tipo de texto o quanto antes.
Uma excelente maneira de trabalhar com um texto científico é trabalhar com um intertexto. Intertextualidade é a superposição de um texto literário a outro que o toma como modelo, ou ponto de partida. É uma forma de diálogo entre textos, que pode se dar de forma mais implícita ou mais explícita e em diversos gêneros textuais. A intertextualidade é uma das estratégias utilizadas para a construção do conhecimento.
Levando textos científicos para a sala de aula, a curiosidade natural da criança fará surgir diversos questionamentos, e como decorrência desses, várias hipóteses serão formuladas. A criança será, portanto, provocada a pensar, e estes exercícios cognitivos são essenciais para a alfabetização.

São considerados textos de Informação Científica:


Biografias;

Relatos Históricos;

Definições;

Notas de Enciclopédia;

Informe de Experimento;

Monografias;

Exemplo de Intertexto:

Você pode começar a atividade, lendo, por exemplo, uma poesia que fale sobre animais. Depois você introduz um texto científico como fichas técnicas sobre animais em extinção no Brasil; animais que vivem na savana africana, etc. Pode também pedir que os próprios alunos pesquisem e elaborem a ficha sobre um determinado animal. Sem que percebam estarão dando os primeiros passos na construção de um texto científico.

 

Fonte: Sítio: "Professora Aloprada. Ficha técnica de animais africanos". Disponível em: <http://professoraloprada.blogspot.com.br/2010/06/ficha-tecnica-de-animais-africanos.html>. Acesso em: 12 de set. 2014.

 

Fonte: Sítio: "Professora Aloprada. Ficha técnica de animais africanos".  Disponível em: <http://professoraloprada.blogspot.com.br/2010/06/ficha-tecnica-de-animais-africanos.html>. Acesso em: 12 se set. 2014.

 

 

Professor, após os alunos preencherem a ficha técnica dos animais peça que os grupos apresentem suas descobertas, observe se cada grupo formulou respostas iguais ou diferentes.

Em seguida, proponha que os alunos pesquisem em casa sobre outros animais. Ele poderá escolher um animal e em casa com a ajuda dos familiares pesquisar sobre o animal escolhido. Logo após construir uma ficha técnica e trazer para a próxima aula.

 

Atividade de casa

 

Hoje assistimos um vídeo chamado Chico na ilha dos Jurubebas – Carrapatos gargalhada, e aprendemos sobre o uso das enciclopédias para pesquisas sobre algum assunto que não conhecemos. Montamos uma ficha técnica de uma animal e apresentamos.

Em casa com ajuda da família escolha um animal e pesquise  sobre ele, utilize internet, enciclopédias ou livros que falam sobre o assunto. Após a pesquisa preencha a ficha técnica do animal.

 

 

Fonte: Sítio: "Arquivo ABC. Ficha do bicho". Disponível em: <http://arquivoabc.blogspot.com.br/2013/04/ficha-do-bicho.html>. Acesso em: 12 de set. 2014.

 

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

 

Fonte da imagem: Sítio: “Tiradas de Crianças”. Disponível em: <http://tiradasdecriancas.blogspot.com.br/>. Acesso em: 10 de set. 2014

 

 

Professor, inicie a aula com a rodinha de conversa peça para os alunos apresentarem suas pesquisas, questione se eles tiveram dúvidas em fazer esta atividade. Recolha as pesquisas, para posteriormente utilizá-las para produção de textos científicos.

 

Produzindo um texto científico

 

Professor, após as apresentações das pesquisas feitas em casa, peça  aos alunos que observem o texto científico abaixo. Se preferir utilize os recursos tecnológicos que sua escola disponibiliza, como o data show, internet, ou o laptop do Projeto UCA para melhor visualização.

 

Fonte: Sítio: "Informática educativa.  Gêneros textuais". Disponível em: <http://infoeducplinioq.blogspot.com.br/2013/02/v-behaviorurldefaultvmlo.html >. Acesso em: 12 de set. 2014.

 

Em seguida, proponha aos alunos que depois de terem construído a ficha técnica de um animal, em casa, com as informações obtidas, construa um texto utilizando as informações da ficha técnica. Aproveite este momento para orientá-los sobre a coerência no texto, como também a utilização correta da ortografia. Sugira que os alunos utilizem o dicionário para quando não souber o significado de uma palavra. Veja um exemplo da construção de um texto científico baseado em uma ficha técnica;

 

Fonte: Sítio: "Arquivo ABC. Ficha do bicho". Disponível em: <http://arquivoabc.blogspot.com.br/2013/04/ficha-do-bicho.html>.  Acesso em: 12 de set. 2014.

 

Professor, após os alunos construírem seus textos peça que  façam a leitura do seu texto científico. Em seguida, proponha que façam a ilustração do animal escolhido. Logo após, exponha os trabalhos no mural da escola.

 

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, inicie a aula comentando sobre  o que foi trabalhado; o uso da enciclopédia, como também sobre a construção de texto científicos, observe se os alunos assimilaram o que foi estudado, caso você perceba que eles tenham ainda dificuldade com o tema, é interessante revisar a aula com outras atividades sobre o assunto

 

Utilizando dicionário

 

Professor, esta aula tem como objetivo levar o aluno a aprender a pesquisar definições desconhecidas e palavras que não conhecem. Comente com os alunos sobre o uso do dicionário e peça que eles façam a leitura de um texto científico. Veja sugestão abaixo:

 

XAXIM


      Desde que o xaxim começou a ser usado como vaso, existem algumas dúvidas: Afinal, ele é vaso ou é planta? Do que ele é feito?
      O xaxim, não é só um vaso, é uma espécie antiquíssima, uma planta pré-histórica de mais de 300 milhões de anos. Ele é chamado de samambaia na botânica e popularmente é conhecido como samambaião ou samambaia-açu.
      O caule dessa planta é composto por uma espécie de fibra, que na verdade são as raízes externas. No topo do xaxim tem a copa, que é formada por uma coroa de folhas que caem e chegam a medir cinco metros de comprimento. Essa planta pode medir até 10 metros de altura. Ela cresce bem devagar, cerca de 5 a 8 centímetros por ano. Para atingir um tamanho bom para o corte, o xaxim demora uns 50 anos.
      A parte da planta que parece fibrosa, as raízes externas, tem grande capacidade de reter umidade, boa drenagem e é excelente para a conservação de plantas. Mas se a extração do xaxim para fazer vasos continuar, em poucos anos ele pode ser extinto. A extração do xaxim é proibida em todo o território nacional desde 1992.
      No Brasil, o estado onde mais se produz vasos de xaxim é o Paraná. Mas, segundo o Ibama*, a comercialização só é possível a partir da produção em condições de viveiro. As pessoas que já tinham xaxim em suas propriedades foram obrigadas a fazer um cadastro junto ao Ibama prestando contas de quantos pés de xaxim possuíam e da movimentação dessa produção. Isso é feito por meio de um relatório mensal. A não apresentação desse relatório faz com que o produtor esteja sujeito a inspeção do órgão.
      Com a proibição pelo Ibama da exploração do xaxim natural, produtores e comerciantes foram obrigados a buscar alternativas. Materiais como a fibra do coco verde reciclada e a casca do pinheiro têm sido algumas dessas alternativas.
      Vamos pensar duas vezes antes de comprar um vaso feito de xaxim!?

Fonte: Sítio: "Arquivo ABC. Texto científico Xaxim". Disponível em: <http://arquivoabc.blogspot.com.br/2013/05/texto-cientifico-xaxim.html>.  Acesso em: 12 de set. 2014.

 

 

Professor, caso utilize este texto, explique para os alunos o que é o xaxim, leve uma amostra para a sala de aula.

Em seguida, forme duplas para que possam fazer a leitura do texto e logo após destacar as palavra que eles desconhecem. Distribua dicionários entre as duplas e peça para que eles consultem no dicionário as palavras que foram destacadas e anotem no caderno para terem como registro.

Professor, caso você não tenha trabalhado com os alunos o uso do dicionário, aproveite este momento para explicar como manuseá-lo. Explique aos alunos que  os verbetes se encontram em ordem alfabética. E que quando se pesquisa uma palavra, observa-se a 1ª e 2ª letra, para facilitar a pesquisa.

Após os alunos pesquisarem as palavras desconhecidas do texto que leram e registrarem no caderno, proponha a construção de um banco de palavras. Crie um espaço na sala, onde cada dupla irá escrever em um cartaz os verbetes com os seus significados, para posteriormente em outras atividades, como na produção de textos terem estas palavras com seus significados. Caso queira proponha que os alunos pesquisem outras palavras que acharem diferentes para estar no banco de verbetes da turma.

 

Construindo a enciclopédia da turma

 

Professor, para consolidar o tema, proponha aos alunos a construção de uma enciclopédia da turma.  Organize os alunos em pequenos grupos de no máximo três alunos. Pergunte a turma sobre qual tema eles querem falar na enciclopédia (exemplos: dinossauros, animais, insetos, plantas, dentre outros). Leve enciclopédias para a sala de aula, para que sejam utilizadas nas pesquisas, como também o dicionário para quando tiverem dúvidas em escreverem ou desconhecerem alguma palavra.

Proponha que cada dupla pesquise sobre dois assuntos do tema que será estudado, (exemplo: caso o tema escolhido seja plantas, dupla 1: pesquisa sobre violetas e bromélias, dupla 2: pesquisa margaridas e rosas). Cada dupla, produzirá um texto científico e fará a ilustração sobre o assunto escolhido. Enquanto os alunos escrevem os textos passe entre eles, orientando se necessário para que tenham coerência na escrita e não tenham erros ortográficos.

Em seguida, peça para cada dupla apresentar sua pesquisa e logo após anexe os  trabalhos em uma pasta para ser montada a enciclopédia da turma.

Professor, caso sua escola disponha de máquina de copiar, tire cópias das enciclopédias para que os alunos tenham como registro das pesquisas de toda a turma. Logo após,  exponha a enciclopédia da turma para que os outros alunos da escola possam conhecer.

Recursos Complementares

Sugestões de links para os professores:

Sítio: "Arquivo ABC.  Texto cientifico". Disponível em: <http://arquivoabc.blogspot.com.br/2013/05/texto-cientifico-xaxim.html>.  Acesso em: 12 de set. 2014.

Sítio: "Diário de um professor. Verbetes de enciclopédia". Disponível em: <https://diaprofessora.wordpress.com/category/verbetes-de-enciclopedia/>. Acesso em: 12 de set. 2014.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá acontecer ao longo do ano letivo e, com base nela e nas atividades desenvolvidas diariamente.  Sugerimos que faça registros diários para cada aluno, de modo a poder acompanhar os avanços de cada um, com relação à compreensão e à identificação das palavras e seus significados no dicionário e que foram trabalhadas nessa aula. Dessa forma, é possível, analisar o rendimento dos alunos pensando nas soluções para que, efetivamente eles aprendam. Avalie se os alunos conseguiram construir conhecimentos sobre a utilização do dicionário, o uso da enciclopédia; identificar texto científico e fichas técnicas como também produzir os mesmos;   bem como as dificuldades e êxitos apresentados durante a realização das atividades sugeridas. Observe sempre as hipóteses dos alunos, verifique se as atividades feitas por eles expressam avanços ou dificuldades, pois estas ajudarão no processo de formação do aluno.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.