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Produção de textos a partir de provérbios e fábulas

 

17/09/2014

Autor e Coautor(es)
VANEIDE CORREA DORNELLAS
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize D. Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer o gênero textual provérbios;

Conhecer o gênero textual fábulas;

Contextualizar o uso dos provérbios no cotidiano das pessoas;

Desenvolver a capacidade interpretativa;

Associar a linguagem oral ao código linguístico;

Ajustar o texto falado à escrita;

Refletir sobre o sistema de escrita alfabético;

Avançar no processo de leitura e de escrita;

Desenvolver a capacidade de revisar textos;

Desenvolver a linguagem oral;

Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.

Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que esta aula seja realizada é necessário que os alunos tenham habilidades de leitura e de escrita.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Contemplando ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

 

Professor, esta aula objetiva contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa aos oito anos de idade, as crianças já precisam ter o entendimento e a compreensão do funcionamento do sistema de escrita e o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que não dominem todas as convenções ortográficas irregulares. Elas também precisam ter a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

Dentro da visão de alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para isso, precisa entender a alfabetização para além de uma visão tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e a produção de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e de simples codificação e decodificação.

Essa aula se justifica dentro da visão do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, porque considera alguns direitos de aprendizagem dos conteúdos de Língua Portuguesa entre eles, segundo Brasil (2012, p. 32) o aluno deve: “compreender e produzir textos orais e escritos de diferentes gêneros, veiculados em suportes textuais diversos, e para atender a diferentes propósitos comunicativos, considerando as condições em que os discursos são criados e recebidos”, bem como, “apreciar e compreender textos do universo literário (contos, fábulas, crônicas, poemas, dentre outros), levando-se em conta os fenômenos de fruição estética, de imaginação e de lirismo, assim como os múltiplos sentidos que o leitor pode produzir durante a leitura”. E ainda, Brasil (2012, p. 36) afirma que o aluno em processo de alfabetização deve “conhecer e usar diferentes suportes textuais, tendo em vista suas características: finalidades, esfera de circulação, tema, forma de composição, estilo,...” além de “reconhecer gêneros textuais e seus contextos de produção”.

 

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Currículo na alfabetização: concepções e princípios. Ano: 1  unidade 1. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Brasília: MEC, SEB, 2012.

 

É importante que o professor, conheça os direitos de aprendizagem dos alunos que estão contemplados em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles estão disponibilizados no sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação".   Acesso em: 7 de set. 2014. 

 

1ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Conhecendo Provérbios

 

Professor, comece a aula convidando os alunos a se sentarem em círculo para roda de conversa. A roda de conversa é um momento privilegiado de interação entre o professor, os alunos e os colegas. É um espaço de partilha e confronto de ideias, muito rico para a aprendizagem. Os alunos devem ser desafiados a participarem e usarem a sua fala para expressarem suas ideias, emitirem opiniões, escutarem os colegas de forma respeitosa e aprenderem a construir conhecimentos coletivamente. Eles devem ser expostos a diferentes situações nas quais tenham a possibilidade de desenvolverem sua fluência para falarem, ampliarem o seu vocabulário, organizarem a sequência de ideias e desenvolverem a sua capacidade de argumentarem. Ouça a opinião dos alunos e faça a mediação ao debate. Reforce a importância da participação de todos e do respeito às diferentes opiniões.

Não direcione as decisões, mas conduza as discussões de forma a resolver os possíveis conflitos surgidos durante a exposição de ideias.

 

Pergunte aos alunos:

- Vocês sabem o que é um provérbio ou um ditado popular?

- Para que serve um provérbio?

- Em que situações os provérbios são utilizados?

- Que provérbios vocês conhecem?

 

Esclareça que:

 

1

 

Formalize o tema sobre os provérbios, explicando a respeito de sua utilização no dia a dia.

Explique que os ditados populares demonstram a sabedoria do povo, que em poucas palavras, as vezes até engraçadas, diz algo, dando um ponto final em qualquer assunto. Alguns foram falados pelos nossos avós, pais, e hoje, nós continuamos falando e provavelmente, no futuro, as crianças de hoje, quando crescerem vão falar os ensinamentos da filosofia popular que ouviram falar no tempo presente.

Ditado, como o próprio nome diz, é a expressão que através dos anos se mantém imutável, aplicando exemplos morais, filosóficos e religiosos. 

Os provérbios e os ditados populares constituem uma parte importante de cada cultura.
Historiadores e escritores já tentaram descobrir a origem dos ditados populares, mas essa tarefa não é fácil. Conte que os provérbios podem ter surgido para dar explicação a alguns acontecimentos ou explicar por que alguma coisa é daquele jeito, e sempre se tem uma explicação para um provérbio.

 

Apresente cartões com provérbios conhecidos e discuta o seu significado.

 

2

3  

 

Deixe que os alunos digam algum provérbio e peça que expliquem o mesmo. Se não conseguirem explicar, ajude-os explicando o seu significado. Os alunos poderão sentir dificuldade em relação à interpretação dos provérbios, para isso explique que cada um tem um significado, que os provérbios estão ligados a situações cotidianas e que fazem parte da tradição popular.

 

 para casa UCA                                  Tarefa de Casa

Peça aos alunos para perguntarem aos pais quais provérbios conhecem e o seu significado e tragam por escrito para a próxima aula.

 

2ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Elaborando uma lista provérbios

 

Socialize os ditados trazidos pelos alunos. Faça uma lista na lousa desses provérbios. Peça que expliquem seus significados. Ajude-os nas explicações, dê exemplos. Leve você também uma lista e socialize com eles, veja alguns exemplos a seguir:

 

Lista de provérbios populares:



- Dai a César o que de César e a Deus o que de Deus.
- Quem com ferro fere, com ferro será ferido.
- Mais vale um pássaro na mão do que dois voando.
- A pressa é a inimiga da perfeição.
- Cavalo dado não se olha os dentes.
- A ocasião faz o ladrão.
- A mentira tem perna a perna curta.
- Quando um não quer, dois não brigam.
- Gato escaldado tem medo de água fria.
- Papagaio come milho, periquito leva a fama.
- Cavalo que voa não quer espora.
- A necessidade é a mãe das invenções.
- Para bom entendedor, meia palavra basta.
- Águas passadas não movem moinhos.
- Macaco velho não pula em galho seco.
- O boi engorda é com o olhar do dono.
- Criou fama e deitou na cama.
- A morte não chega de véspera.
- Antes calar que mal falar.
- Quem quer faz, quem não quer manda.
- Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.
- Cada cabeça, cada sentença.
- Cachorro que late não morde.
- Quem tem boca vai à Roma.
- Quem vê a barba do vizinho arder põe a sua de molho.
- Quem usa cuida.
- Deus ajuda quem cedo madruga.
- Caiu na rede é peixe.
- Casa de ferreiro, espeto de pau.
- O seguro morreu de velho.
- Cada macaco no seu galho.
- Quem tudo quer nada tem.
- Devagar se vai ao longe.
- De grão em grão a galinha enche o papo.
- Errar é humano.
- Falar é fácil, fazer é que é difícil.
- Filho de peixe, peixinho é.
- Leite de vaca não mata bezerro.
- Nada como um dia depois do outro.
- Não há rosas sem espinhos.
- Não se faz uma omelete sem quebrar os ovos.
- Nunca digas que desta água não bebereis.
- O barato sai caro.
- Onde há fumaça, há fogo.
- Pela boca morre o peixe.
- Quem ama o feio, bonito lhe parece.
- Quem espera sempre alcança.

Fonte: Sítio disponível em: <http://www.suapesquisa.com/musicacultura/proverbios.htm>.  Acesso em: 7 de set. 2014. 

 

 

3ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Conhecendo Fábulas e relacionando Provérbios

 

rodinha

Fonte da imagem: sítio "Tiradas de crianças". Disponível em: <http://tiradasdecriancas.blogspot.com.br/>. Acesso em: 7 de set. 2014.

 

Para essa atividade deverá ser preparada algumas fichas com fábulas. Abaixo seguem 9 sugestões.

Em roda de conversa pergunte aos alunos:

- Vocês sabem o que é uma fábula?

- Quem conhece uma fábula? Como é o nome?

- Qual é a principal característica de uma fábula?

 

Converse a respeito das características das fábulas. Explique:     

                                             

5

Fonte: Sitio "Significados.com.br". Disponível em: <http://www.significados.com.br/fabula/>. Acesso em: 7 de set. 2014.

 

Comente que os animais se tornam exemplos para os seres humanos e sugerem uma reflexão. As fábulas geralmente apresentam uma conclusão no final da história, muitas vezes apresentadas como: moral da história. Elas são transmitidas por pais, tios e professores e estão sempre presentes em livros, filmes e desenhos animados.

Faça junto com os alunos uma lista de fábulas conhecidas pelos alunos e escreva na lousa.

 

Lista de fábulas:

- A cigarra e a formiga

- A lebre e a tartaruga

- A raposa e as uvas

- A raposa e o corvo

- A raposa e o Leão

- A raposa e a cegonha

- A formiga e a pomba

- A coruja e a águia

- O pastor e o leão

- O pastor e o lobo

- O gato, o galo e o ratinho

- O leão e o ratinho

- O leão e o javali

- O javali e a raposa

- O mosquito e o touro

- O lobo e o cordeiro

- O cachorro e o carneiro

 

Permita que alguns alunos contem alguma fábula que conheçam.

Divida a turma em grupos de 3 ou 4 alunos. Distribua as fichas com as fábulas. Cuide para que elas tenham a moral da história logo depois do conto. Solicite que leiam as fábulas e analisem o seu ensinamento moral, ou conselho. Veja a seguir a sugestão de algumas fábulas para serem distribuídas aos alunos.

 

  O Pastor e o Lobo

Um pastor encontrou uma vez um lobinho que a mãe abandonara. Levou o lobinho para casa, tratou dele e ensinou-o a roubar carneiros dos rebanhos vizinhos.

O lobo cresceu e aprendeu tão bem que um dia roubou um carneiro do rebanho do próprio pastor.

 - Por que fizeste isto comigo? - perguntou o pastor, queixoso.

- Por que me ensinaste a roubar? - retrucou o lobo.

 

Moral: Quem ensina o mal, com o mal será castigado.

 

 O Leão e o Ratinho

Um leão, cansado de tanto caçar, dormia espichado debaixo da sombra boa de uma árvore.

Vieram uns ratinhos passear em cima dele e ele acordou.

Todos conseguiram fugir, menos um, que o leão prendeu debaixo da pata.

Tanto o ratinho pediu e implorou que o leão desistiu de esmagá-lo e deixou que fosse embora.

Algum tempo depois o leão ficou preso na rede de uns caçadores.

Não conseguindo se soltar, fazia a floresta inteira tremer com seus urros de raiva.

Nisso apareceu o ratinho, e com seus dentes afiados roeu as cordas e soltou o leão.

 

Moral:  O pequeno pode ser de muita ajuda ao grande.

 

A Lebre e a Tartaruga

A lebre vivia a se gabar de que era o mais veloz de todos os animais. Até o dia em que encontrou a tartaruga.
– Eu tenho certeza de que, se apostarmos uma corrida, serei a vencedora – desafiou a tartaruga.

A lebre caiu na gargalhada.
– Uma corrida? Eu e você? Essa é boa!

– Por acaso você está com medo de perder? – perguntou a tartaruga.
– É mais fácil um leão cacarejar do que eu perder uma corrida para você – respondeu a lebre.

No dia seguinte a raposa foi escolhida para ser a juíza da prova. Bastou dar o sinal da largada para a lebre disparar na frente a toda velocidade. A tartaruga não se abalou e continuou na disputa. A lebre estava tão certa da vitória que resolveu tirar uma soneca.

"Se aquela molenga passar na minha frente, é só correr um pouco que eu a ultrapasso" – pensou.

A lebre dormiu tanto que não percebeu quando a tartaruga, em sua marcha vagarosa e constante, passou. Quando acordou, continuou a correr com ares de vencedora. Mas, para sua surpresa, a tartaruga, que não descansara um só minuto, cruzou a linha de chegada em primeiro lugar.

Desse dia em diante, a lebre tornou-se o alvo das chacotas da floresta.
Quando dizia que era o animal mais veloz, todos lembravam-na de uma certa tartaruga...

 

Moral:  Nem sempre quem muito corre, é o primeiro a chegar.

 

 A Cigarra e as Formigas

Num belo dia de inverno as formigas estavam tendo o maior trabalho para secar suas reservas de trigo. Depois de uma chuvarada, os grãos tinham ficado completamente molhados. De repente aparece uma cigarra:

- Por favor, formiguinhas, me deem um pouco de trigo! Estou com uma fome danada, acho que vou morrer.

As formigas pararam de trabalhar, coisa que era contra os princípios delas, e perguntaram:

- Mas por quê? O que você fez durante o verão? Por acaso não se lembrou de guardar comida para o inverno?

- Para falar a verdade, não tive tempo – respondeu a cigarra. – Passei o verão cantando!

- Bom... Se você passou o verão cantando, que tal passar o inverno dançando? – disseram as formigas, e voltaram para o trabalho dando risada.

 

Moral: Os que não pensam no dia de amanhã pagam sempre um alto preço por sua imprudência

 

A Raposa e as Uvas

Morta de fome, uma raposa foi até um vinhedo sabendo que ia encontrar muita uva. A safra tinha sido excelente. Ao ver a parreira carregada de cachos enormes, a raposa lambeu os beiços. Só que sua alegria durou pouco: por mais que tentasse, não conseguia alcançar as uvas. Por fim, cansada de tantos esforços inúteis, resolveu ir embora, dizendo:

- Por mim, quem quiser essas uvas pode levar. Estão verdes, estão azedas, não me servem. Se alguém me desse essas uvas eu não comeria.

 

Moral: Desprezar o que não se consegue conquistar é fácil.

 

O gato, o galo e o ratinho

Um ratinho vivia num buraco com sua mãe, depois de sair sozinho pela primeira vez, contou a ela:

- Mãe, você não imagina os bichos estranhos que encontrei!

Um era bonito e delicado, tinha um pelo muito macio e um rabo elegante, um rabo que se movia formando ondas.

O outro era um monstro horrível! No alto da cabeça e debaixo do queixo ele tinha pedaços de carne crua, que balançavam quando ele andava. De repente os lados do corpo dele se sacudiram e ele deu um grito apavorante. Fiquei com tanto medo que fugi correndo, bem na hora que ia conversar um pouco com o simpático.

- Ah, meu filho! – respondeu a mãe. – Esse seu monstro era uma ave inofensiva; o outro era um gato feroz, que num segundo teria te devorado.

 

Moral: Jamais confie nas aparências.

 

O Pescador e o Peixe

Um pescador estava pescando e, depois de horas de pescaria, conseguiu apanhar um peixe muito pequeno.

O peixinho lhe disse:

- Poupe minha vida e jogue-me de novo no mar. Dentro de pouco tempo, estarei crescido e você poderá pescar um peixe grande e terás uma refeição muito melhor.

O pescador respondeu:

- Eu seria um tolo se te soltasse por uma pescaria incerta . . . “Tenho-te, agora. Talvez, mais tarde, quando tu estiveres grande, não conseguirei pegar-te,

 

Moral: Uma pequena coisa nas mãos vale mais a uma possível chance de um dia conseguir algo maior. Mais vale a certeza de hoje do que a incerteza de amanhã.

 

O Javali e a Raposa

Um Javali estava afiando suas presas roçando-as contra o tronco de uma árvore.

A Raposa, sempre procurando uma oportunidade para ridicularizar seus vizinhos, se aproximou fazendo pantomimas, fingindo estar com medo de alguma coisa, olhando preocupada para todos os lados, como se temesse, algum inimigo escondido, oculto em meio ao mato.
Mas, o javali, sem lhe dar importância, continuou a realizar seu trabalho.
Então ela não se conteve e lhe perguntou com ar de descaso:
- Por que você está fazendo isso? Afinal de contas, nesse momento, não vejo nenhuma situação de perigo por perto...

E respondeu o Javali:

- Você está completamente certa. Mas, quando o perigo se apresentar não terei tempo para me preparar e minhas armas não estarão prontas para uso, e por isso mesmo, poderei sofrer as consequências por ter sido descuidado.

 

Moral da História: É melhor estar preparado para uma situação ruim do que ser pego de surpresa

 

A Coruja e a águia

Coruja e águia, depois de muita briga, resolveram fazer as pazes.

- Basta de guerra – disse a coruja.

- O mundo é tão grande, e tolice maior que o mundo é andarmos a comer os filhotes uma da outra.

- Perfeitamente – respondeu a águia.

- Também eu não quero outra coisa.

- Nesse caso combinemos isto: de ora em diante não comerás nunca os meus filhotes.

- Muito bem. Mas como posso distinguir os teus filhotes?

- Coisa fácil. Sempre que encontrares uns borrachos lindos, bem feitinhos de corpo, alegres, cheios de uma graça especial que não existe em filhote de nenhuma outra ave, já sabes, são os meus.

- Está feito! – concluiu a águia.

Dias depois, andando à caça, a águia encontrou um ninho com três monstrengos dentro, que piavam de bico muito aberto.

- Horríveis bichos! – disse ela. – Vê-se logo que não são os filhos da coruja.

E comeu-os.

Mas eram os filhos da coruja. Ao regressar à toca, a triste mãe chorou amargamente o desastre e foi justar contas com a rainha das aves.

- Quê? – disse esta, admirada. Eram teus filhos aqueles monstrenguinhos? Pois, olha, não se pareciam nada com o retrato que deles me fizeste…

 

Moral: Aos olhos das mães os filhos são sempre lindos e perfeitos

 

Organize os grupos de modo que os alunos contem a fábula do seu grupo aos demais colegas.

Depois de socializadas as fábulas, fixe os cartazes com os provérbios da primeira atividade e solicite que relacionem as fábulas com os provérbios. Pergunte qual fábula e se a moral da história combina com algum dos provérbios citados.

 

Segue a lista de relação entre provérbios e fábulas:

 

Fábula: O Pastor e o Lobo - Provérbio:“Cada um colhe o que planta”

Fábula: O Leão e o Ratinho - Provérbio: “O prometido é devido”

Fábula: A Lebre e a Tartaruga - Provérbio: “Devagar e sempre se vai ao longe”

Fábula: A Cigarra e as Formigas - Provérbio: “Vale mais prevenir que remediar”

Fábula: A Raposa e as Uvas - Provérbio: “Quem desdenha quer comprar”

Fábula: O gato, o galo e o ratinho - Provérbio: “As aparências enganam”

Fábula: O Pescador e o Peixe - Provérbio:  “Mais vale um pássaro na mão do que dois voando”

Fábula: O Javali e a Raposa - Provérbio: “Um homem prevenido vale por dois”

Fábula: A Coruja e a águia - Provérbio: “Quem ama o feio, bonito lhe parece”

 

Retome a explicação sobre os significados dos provérbios, caso haja dúvidas.

 

 

4ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Criando e escrevendo uma fábula a partir de um provérbio

 

Retome a lista de provérbios da atividade 2. Solicite que cada aluno escolha um provérbio. Depois, eles devem criar uma situação com animais, ou seja, uma fábula, relacionada ao provérbio escolhido.

Os alunos deverão criar uma história ou registrar uma história conhecida, relacionando uma fábula com um provérbio.

Auxilie na escrita, faça correções individuais e proponha que os alunos façam a reescrita das fábulas enquanto for necessário.

 

Socializando

 

Professor, você poderá fazer um evento para expor as fábulas dos alunos.  Discuta com eles qual será a melhor forma de apresentar os trabalhos à comunidade escolar. Faça o planejamento junto com eles.  

Este evento poderá ter diversos desdobramentos, possibilitando o trabalho com outros gêneros textuais, tais como:

  • Elaboração de um convite aos pais;
  • Solicitação de autorização para a direção da Escola;
  • Lista de tarefas;
  • Relatório da atividade;
  • Dentre outros.

Professor, durante a execução dos trabalhos realizados pelos alunos cabe a você, de acordo com a sua realidade e da escola, utilizar recursos tecnológicos, como máquina fotográfica, filmadora e tablet, para registrar por meio de fotos e vídeos e construir um mural ou edição de filme para ser divulgado para toda a comunidade escolar.

Recursos Complementares

O sítio Contando Histórias, disponível em: <www.contandohistoria.com>, acesso em: 07 de set. 2014, apresenta 26  fábulas, cada uma com a respectiva moral da história.

 

O sítio MV - Mulher Virtual disponível em:

<http://www.mulhervirtual.com.br/ditados.htm>,

acesso em: 07 de set. 2014, apresenta mais de 700 provérbios populares em ordem alfabética.

Avaliação

A avaliação deve ser compreendida como parte do processo da educação escolar. Deve ter como finalidade acompanhar o desenvolvimento e desempenho do aluno durante o processo de aprendizagem. Sua prática deve criar condições para que o professor possa adequar suas intervenções às necessidades de cada aluno e analisar os resultados obtidos em relação aos objetivos propostos. Nesse sentido, você deve observar no decorrer dessa aula se o aluno conseguiu compreender o que significa os gêneros textuais provérbios e fábulas; bem como contextualizar o uso no seu cotidiano. É necessário, nessa aula que o aluno também demonstre avanços em sua escrita e reescrita e no desenvolvimento de sua linguagem oral e atitudes de interação entre seus colegas além de desenvolver sua capacidade interpretativa. Durante todo processo registre a participação dos alunos e anote quais foram as intervenções para eles avançarem no sistema da escrita e da leitura.

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