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É preciso ler os rótulos dos alimentos industrializados antes do consumo?

 

22/09/2014

Autor e Coautor(es)
ANIELLE GLORIA VAZ COELHO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Éderson de Oliveira Passos, Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Final Matemática Aritmética
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Final Matemática Tratamento da informação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A fim de desenvolver as competências da área 1 da Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM, que é construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais, bem como desenvolver as habilidades H4 que é avaliar a razoabilidade de um resultado numérico na construção de argumentos sobre afirmações quantitativas e H5 que é avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos numéricos, são propostos para essa aula os seguintes objetivos:

  • Analisar os rótulos dos alimentos;
  • Desenvolver a matemática crítica.
Duração das atividades
3 horas/aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Quatro operações básicas.
  • Proporção.
Estratégias e recursos da aula

Recursos da aula

  • Apresentação com Data Show.
  • Computador com acesso a internet.

 

Professor (a), para mantermos uma dieta balanceada, sabe-se que é fundamental conhecer as propriedades dos alimentos que consumimos. Por conta disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tornou obrigatória a veiculação de um rótulo nutricional nas embalagens dos produtos, no entanto, nem sempre os alunos sabem fazer a leitura desses rótulos e identificar o que é bom ou ruim.

 

Antes de iniciar a leitura dos rótulos, proponha dois vídeos para os alunos, por meio deles os alunos irão sentir necessidade de mudança na alimentação e, consequentemente, na leitura e análise dos rótulos, para saber o que estão comendo.

 

Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a exibição de dois vídeos sobre a Obesidade (Figuras 1 e 3). O primeiro vídeo tem duração de 05 minutos e 46 segundos e o segundo vídeo tem duração de 06 minutos e 13 segundos.

 

O primeiro vídeo (figura 1) disponível em http://migre.me/lwMyn (acesso em 08 set. 2014) nos traz um dado preocupante: o número de crianças acima do peso no Brasil já é proporcionalmente igual ao dos Estados Unidos, o país com a maior população obesa do planeta.

 

Mas o que esperar se nossos meninos e meninas que não sabem o que estão comendo e nem conhecem os alimentos que deveriam estar na mesa?

           

Figura 1 - Uma em cada três crianças está acima do peso no Brasil

1

Fonte: Disponível em http://migre.me/lwMyn. Acesso em 08 set. 2014.

 

Após o vídeo, proponha uma discussão e deixe que os alunos relatem experiências, e exponham o que acharam do vídeo.

 

Se necessário, exponha alguns alimentos (figura 2) para que os alunos possam identificar ou conhecer.

 

Figura 2 - Sugestões de alimentos

2

Fonte: Arquivo da autora

 

O segundo vídeo (figura 3) disponível em http://migre.me/lwN3E (acesso em 08 set. 2014) nos mostra duas pessoas fazendo compras, uma com consciência do que está comprando e consequente comendo alimentos saudáveis e a outra está sendo influenciada, comprando alimentos gordurosos, excessivos de sódio, entre outros.

 

Comentário: Caso seja necessário, o professor pode, previamente, fazer o download do vídeo e gravá-lo em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula. Os alunos deverão utilizar caderno para anotações, caneta e lápis.

 

Figura 3 - Dieta Saudável

3

Fonte: Disponível em http://migre.me/lwN3E. Acesso em 08 set. 2014.

 

Fica a critério do professor a interrupção parcial dos vídeos para a discussão de algumas cenas. Essa estratégia possivelmente será mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante comentários espontâneos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade é a exibição completa do vídeo seguida de discussão.

 

Atividade 1 – Questionário de Investigação

 

Finalizada a discussão dos vídeos (figuras 1 e 3), os alunos deverão se organizar em duplas (ou individualmente), e fazerem uma pesquisa para responder ao Questionário de Investigação apresentado abaixo.

 

Observações:

 

1. O computador e o projetor multimídia utilizados na exibição do vídeo poderão ser empregados também para a veiculação do questionário. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno.


2. Se não for possível utilizar o Laboratório de Informática, o professor pode também “copiar” e “colar” o Questionário no documento de um editor de texto – como, por exemplo, o software Microsoft Word – e imprimi-lo em uma transparência para exibição em um retroprojetor em sala de aula. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno. Outra opção é entregar a cada aluno uma via impressa do questionário.


Questionário de Investigação

·      O que quer dizer ANVISA?

·      O que é rótulo? E embalagem?

·      Como fazer a leitura de um rótulo?

·      Rótulo e rótulo nutricional têm diferença, se sim, qual?

·      Quais itens devem estar presentes no rótulo nutricional das embalagens de alimentos?

·      O que significa cada um desses itens?

·      Quais as quantidades que necessitamos ingerir de cada item diariamente?


Comentário: Os alunos deverão responder o Questionário por escrito, registrando as respostas no caderno. Depois disso, o professor pode, para cada questão, sortear uma dupla para apresentar oralmente a resposta elaborada pela mesma. O professor deve ficar atento a possíveis equívocos, cabendo a ele, sempre que necessário, intervir ou complementar as respostas.

 

Atividade 2 – Lendo rótulos

 

Neste momento, contextualize as informações trazidas pelos alunos e formalize as respostas.

 

Proponha os vídeos “Rotulagem de Alimentos” (figura 4) disponíveis em http://migre.me/lwOEY e http://migre.me/lwP0p (acesso em 08 set. 2014) os quais irão contribuir na formalização das respostas.

 

Figura 4 - Rótulo dos Alimentos

4                 4.1

Fonte: Disponíveis em http://migre.me/lwOEY e http://migre.me/lwP0p. Acesso em 08 set. 2014.

 

Após os vídeos formalize as respostas do questionário.

As sugestões de repostas abaixo estão disponíveis em http://maisequilibrio.com.br/nutricao/rotulo-a-identidade-do-alimento-2-1-1-237.html. Acesso em 08 set. 2014.

 

·      O que quer dizer ANVISA?

Sugestão de resposta: É a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA, a agência reguladora vinculada ao Ministério da Saúde do Brasil.

Juridicamente concebida como uma autarquia de regime especial, a agência exerce o controle sanitário de todos os produtos e serviços (nacionais ou importados) submetidos à vigilância sanitária, tais como medicamentos, alimentos, cosméticos, saneantes, derivados do tabaco, produtos médicos, sangue e serviços de saúde.

 

·      O que é rótulo? E embalagem?

Sugestão de resposta: O rótulo é responsável por trazer dados importantes do produto ao consumidor como nome, peso, características e data de validade.

O que é rótulo? Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), rótulo é toda inscrição, legenda e imagem ou, toda matéria descritiva ou gráfica que esteja escrita, impressa, estampada, gravada ou colada sobre a embalagem do alimento.

O que é embalagem? De acordo com a ANVISA, embalagem é o recipiente destinado a garantir a conservação e facilitar o transporte e manuseio dos alimentos. Alguns tipos de embalagens são: vidro, plástico, papelão.

 

·      Como fazer a leitura de um rótulo?

Sugestão de resposta: Identificando os itens tais como quantidade, prazo de validade, informação nutricional, nome e endereço do fabricante, entre outros.

 

·      Rótulo e rótulo nutricional têm diferença, se sim, qual?

Sugestão de resposta: O rótulo é a identidade do produto e o mesmo é importante tanto para o produtor quanto para o consumidor. A rotulagem é a maneira utilizada pelo fabricante para indicar a composição do alimento que será ingerido. Além da lista de ingredientes, o rótulo deve indicar quantidade, prazo de validade, informação nutricional, nome e endereço do fabricante, número do Serviço de Inspeção Federal (SIF), método de conservação (no caso de congelados, por exemplo), entre outros dados.

E rotulagem nutricional (figura 5) são informações contidas no rótulo a fim de informar ao consumidor sobre as propriedades nutricionais do alimento.

 

Figura 5 - Exemplo de Rotulagem Nutricional

5

Fonte: Disponível em http://migre.me/lwRTH. Acesso em 08 set. 2014.

 

·      Quais itens devem estar presentes no rótulo nutricional das embalagens de alimentos?

Sugestão de resposta: Nele devem constar o valor energético e a quantidade de carboidratos, proteínas, gorduras, fibras e sódio do alimento. Outras informações, como presença de vitaminas, são opcionais.

 

·      O que significa cada um desses itens?

·      Quais as quantidades que necessitamos ingerir de cada item diariamente?

 

Sugestão de resposta:

Porção (em g ou ml)

Trata-se da quantidade média recomendada para consumo para manter uma alimentação saudável. Atenção: na maioria das vezes os valores nutricionais não correspondem ao alimento inteiro. Exemplo: um pacote com 90 g de salgadinho pode conter uma tabela nutricional baseada em uma porção de 30 g. Para saber o quanto ingeriu, neste caso, será preciso multiplicar os valores do rótulo por 3.

 

Medida caseira

Como a maioria das pessoas não tem balança em casa – seria difícil entender a tabela se os valores fossem baseados apenas no peso dos alimentos – ela mostra qual é a forma de medida normalmente utilizada pelo consumidor para calcular a quantidade daquele alimento. Exemplo: unidade, porção, fatia, colher, copo, etc.

 

%VD
A sigla significa Valor Diário. Ela indica qual a quantidade de energia (calorias) e de nutrientes que o alimento apresenta em relação a uma dieta média de 2.000 kcal. Atenção: se encontrar uma sopa desidratada com 90% do VD de sódio, por exemplo, é sinal de que só esse produto já fornece quase o total da quantidade recomendada desse nutriente para um dia.

 

Valor energético

São as famosas calorias (kcal). Elas representam a energia que nosso corpo produz a partir do consumo daquela porção de alimento. Atenção: os valores energéticos também podem aparecer com outra unidade de medida, os quilojoules (kJ). Nesses casos, basta lembrar que 1 kcal corresponde a, aproximadamente, 4,2 kJ.

Necessidades diárias: 2.000 calorias (média para um adulto saudável).

 

Carboidratos

Eles atuam como fontes de energia para o corpo. A parcela não utilizada pelo organismo é estocada na forma de gordura. Por isso, é preciso consumir a quantidade adequada desse nutriente (daí a importância de ficar de olho no %VD dos alimentos). Os carboidratos são encontrados em pães, tubérculos, massas, farinhas e doces em geral.

Necessidades diárias: 300g

 

Proteínas
Auxiliam a construir e conservar tecidos, órgãos e células. Em doses apropriadas, elas garantem a manutenção da saúde e também proporcionam sensação de saciedade. Carnes, lácteos e leguminosos (feijão, soja, grão de bico, quinua, etc.) contêm boas doses do nutriente.

Necessidades diárias: 75g

 

Gorduras totais

Além de serem altamente energéticos, esses compostos auxiliam no transporte das vitaminas A, D, E e K. Atenção: o consumo deve ser moderado, já que o abuso provoca aumento de peso. Exemplo: enquanto 1g de carboidrato tem 4 kcal, o mesmo valor de gordura tem 9 kcal. As gorduras totais representam a soma de todos os tipos de gorduras, ou seja, as poliinsaturadas, monoinsaturadas, saturadas e trans.

Necessidades diárias: 55g

 

Gorduras saturadas

São aquelas encontradas essencialmente em produtos de origem animal, como carnes, queijos, pele de frango, leite integral, requeijão e manteiga, entre outros. A ingestão excessiva desse tipo de gordura aumenta o risco de doenças cardiovasculares. Por isso, não é recomendado extrapolar nos alimentos com alto %VD.

Necessidades diárias: 22g

 

Gorduras trans

Também chamadas de ácidos graxos trans, elas estão presentes principalmente em produtos industrializados, que levam gorduras vegetais hidrogenadas na preparação – salgadinhos, bolachas, sorvetes e margarinas são bons exemplos.

Necessidades diárias: a gordura trans não tem função importante no organismo e pior, ainda aumenta as chances de problemas no coração. Segundo a Anvisa, para não prejudicar a saúde o ideal é consumir no máximo 2g de gordura trans por dia.

 

Fibra alimentar


São compostos essenciais para o bom funcionamento do organismo. Entre seus benefícios estão o controle das taxas de glicemia e colesterol, a manutenção das funções intestinais e o aumento do efeito de saciedade. As fibras são facilmente encontradas em frutas, hortaliças, feijões e alimentos integrais.

Necessidades diárias: 25g

 

Sódio

O nutriente é importante para a regulação hídrica e o desempenho adequado do cérebro. Em excesso, ele provoca malefícios como retenção de líquidos e aumento de pressão arterial. Atenção: nem todo mundo sabe, mas o sódio é um dos componentes do sal de cozinha, e está presente na maioria dos produtos industrializados, mesmo nos que têm gosto doce. Para evitar complicações, fique de olho no %VD de sódio e procure manter distância do saleiro.

Necessidades diárias: 2.400mg.

 

Finalize este momento com o vídeo “Educação Nutricional Para Crianças” (figura 6) disponível em http://migre.me/lwPPI (acesso em 08 set. 2014) e deixe claro aos alunos que agora eles estão preparados para entender as informações presentes no rótulo. Que, a partir de agora, torne a leitura do rótulo um hábito no seu dia-a-dia, pois, essas informações permitem um melhor conhecimento do produto e dizem respeito à sua saúde.

 

Figura 6 - Educação Nutricional Para Crianças

6

Fonte: Disponível em http://migre.me/lwPPI. Acesso em 08 set. 2014.

 

Atividade 2 - Consumo diário

 

Peça aos alunos para fazerem, como tarefa de casa, uma tabela contendo alimentos e quantidades que eles consomem geralmente em um dia. Peça que pesquise as informações de cada alimento e calcule quanto de sódio, fibra alimentar, colesterol, gorduras saturadas, gorduras totais, proteínas, carboidratos e valor energético que consomem.

 

Depois da construção, peça aos alunos para escreverem um parágrafo respondendo a seguinte pergunta:

 

"Como está minha alimentação?"

 

Proponha aos alunos que apresentem seus dados, a apresentação poderá ser feita por meio de exposição oral, utilização do quadro-negro, flip-chart, cartazes, etc.

 

Cabe ao professor, após a apresentação de todos os seminários, abrir espaço para uma discussão, estimulando os alunos a identificarem as informações que puderam adquirir a partir do trabalho dos colegas. Além disso, ele deve acompanhar as apresentações, de modo a intervir para enfatizar informações relevantes, bem como para promover uma síntese das conclusões.

 

Professor (a), trabalhe a temática em conjunto com outras áreas!

 

Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano.

 

O projeto deve visar uma discussão sobre os hábitos alimentares das crianças e a relação desses com os nutrientes necessários para suas atividades acadêmicas e sociais diárias. Para tanto, os alunos podem elaborar uma lista gastronômica com os seus pratos prediletos, na intenção de criar um livro de receitas com informações nutricionais, proporções de receitas recomendadas e adaptações sugeridas a uma alimentação balanceada. As atividades de uma criança em fase escolar vão além das necessidades de raciocínio lógico, concentração e disposição. Não há mais como se pensar em uma educação humanística sem levar em consideração as questões físicas e a preparação do corpo para o enfrentamento das dificuldades hodiernas do indivíduo. Sendo assim, educar a criança para a atitude alimentar, de condicionamento físico e mental é uma intervenção imprescindível no processo proposto em ambiente escolar.

 

Em Português, os alunos podem trabalhar as leis da alimentação, diferença de diet e light, formulação de perguntas e inquirição oral e escrita e classes de palavras contextualizadas às receitas e inquirições. Em Ciências, os alunos podem trabalhar fonte de energia (alimentação), pirâmide alimentar, alimentos naturais e industrializados, digestão, obesidade infantil e doenças relacionadas. Em Educação Física, os alunos podem trabalhar, fontes energéticas, taxa metabólica basal, atividade e exercício físico. Em Geografia, os alunos podem trabalhar regionalização, culturas e gastronomia. Em Matemática, os alunos podem trabalhar índice de massa corporal, quantidade de calorias por alimento e por receita, tabela nutricional e balanço energético.

Recursos Complementares

ANVISA. Disponível em <http://portal.anvisa.gov.br/wps/portal/anvisa/home>. Acesso em 08 set. 2014.

Como ler os rótulos dos alimentos. Disponível em  <http://saude.ig.com.br/alimentacao/como+ler+os+rotulos+dos+alimentos/n1237860970374.html>.  Acesso em 08 set. 2014.

Dieta saudável. Disponível em <http://migre.me/lwN3E>. Acesso em 08 set. 2014.

Educação Nutricional Para Crianças. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=O7xp5f9rUa0>. Acesso em 08 set. 2014.

Rótulo - A Identidade do Alimento. Disponível em <http://maisequilibrio.com.br/nutricao/rotulo-a-identidade-do-alimento-2-1-1-237.html>. Acesso em 08 set. 2014.

Rótulo dos Alimentos. Disponível em <http://migre.me/lwOEY>. Acesso em 08 set. 2014.

Segurança Alimentar. Disponível em <http://www.segurancaalimentar.ufrgs.br/consumidor_dicas7.htm>. Acesso em 08 set. 2014.

Uma em cada três crianças está acima do peso no Brasil. Disponível em<http://migre.me/lwMyn>.  Acesso em 08 set. 2014.

Avaliação

Observe o envolvimento dos alunos, individual e coletivamente, na realização dos processos solicitados, sua motivação e empenho na execução das atividades e no desenvolvimento de atitudes na interação, cooperação e organização do trabalho. Sugere-se, ainda, que o professor avalie os registros das atividades propostas. Permita que os alunos apresentem para os demais colegas suas produções e avalie oralmente cada momento proposto.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

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Opiniões

  • cristiano, UFU , Minas Gerais - disse:
    cao@cao.com.br

    14/10/2014

    Cinco estrelas

    muito boa estrutura da aula


  • Dorcina Maria Ribeiro Oliveira, subsecretaria estadual , Goiás - disse:
    dorcinamaria@hotmail.com

    13/10/2014

    Cinco estrelas

    Gostei muito desse projeto ,pois nos possibilita trabalharmos várias temáticas ,tornando assim as aulass prazerosas,com a utilização de vídeos,internet e visitas a supermercado para as pesquisas de campo.


  • VILMA FERREIRA DE SOUZA, EMEF LAZARA ALVES DE LIMA , Rondônia - disse:
    vilma_rochelle@hotmail.com

    11/10/2014

    Cinco estrelas

    Legal!!! Na minha opinião devemos ler todos os rótulos de tudo o que consumimos diariamente, neles encontramos informações relevantes e importantes para a nossa saúde, tanto em quantidade como em qualidade dos alimentos consumidos, para a criança essas informações podem ser atrativas como fontes de pesquisas em todos os campos metodológicos, parabéns pela aula e pela criatividade!!!!!! Professora: Vilma Ferreira de Souza


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