Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Atitudes sustentáveis: vamos praticar?

 

19/09/2014

Autor e Coautor(es)
VANESSA FONSECA GONCALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o conceito de desenvolvimento sustentável.
  • Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a utilização sustentável dos recursos naturais e da biodiversidade.
  • Avaliar propostas de alcance individual e/ou coletivo, identificando aquelas que visam à preservação do ambiente.
  • Promover ações voltadas para a sensibilização da comunidade escolar a respeito do desenvolvimento sustentável.
Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Não é necessário nenhum conhecimento prévio.
Estratégias e recursos da aula
  • Questionamentos.
  • Exibição de vídeos.
  • Discussões coletivas.
  • Pesquisa na internet.
  • Produção de texto.
  • Confecção de um folheto informativo.

Aula 1: Sondagem prévia e discussão sobre o tema

O objetivo da atividade é: conhecer o conceito de desenvolvimento sustentável

Professor:

1) Apresente a seguinte imagem, utilizando projeção em data show ou imagem impressa na forma de cartaz.

Desenvolvimento sustentável

Imagem disponível em: http://www.coladaweb.com/files/desenvolvimento-sustentavel.jpg. Acesso em 08 de setembro de 2014.

 

2) Discuta, oralmente, com os alunos.

- Neste momento, verifique se eles conseguem compreender o conceito de sustentável ao analisarem a imagem. Perguntem o eles percebem na imagem e quais os elementos existentes. Questione se é possível unir o social, a economia, o ecológico.

- Oriente e estimule a participação de todos.

A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

Fonte: WWF Brasil. O que é desenvolvimento sustentável. Disponível em: http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/desenvolvimento_sustentavel/. Acesso em 08 de setembro de 2014.

- Caso os alunos não consigam aproximar do conceito de desenvolvimento sustentável, citado abaixo, proponha que eles leiam o texto da WWF: O que é desenvolvimento sustentável. Disponível em: http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/desenvolvimento_sustentavel/. Acesso em 08 de setembro de 2014.

 

Aulas 2, 3 e 4: Desenvolvimento do tema

Sustentabilidade

Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-vf4MN-t6pjY/TzkPbALSGWI/AAAAAAAABDI/qgqgS3HiROw/s400/planeta-sustentavel.jpg. Acesso em 08 de setembro de 2014.

 

Os objetivos da atividade são: desenvolver o conceito de desenvolvimento sustentável, avaliar propostas de intervenção no ambiente e avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam à preservação do ambiente.

Professor:

1) Após as discussões em relação ao conceito de desenvolvimento sustentável, proponha que os alunos, em duplas ou trios, explorem os variados materiais sobre o tema, acessando o site Sustentabilidade é, disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/institucionais/sustentabilidade.shtml. Acesso em 08 de setembro de 2014.

- A atividade poderá ser realizada no Laboratório de Informática, utilizando computadores individuais ou compartilhados. Caso não seja possível, providencie o material impresso para os alunos. Não é necessário imprimir todo o material disponível, é importante selecionar os que se adequam melhor as proposições da atividade.

2) Após terminado as leituras, informe aos alunos que eles deverão produzir um texto em um documento no MicrosoftWord.

- O texto deverá apresentar o conceito de desenvolvimento sustentável e propostas de ações sustentáveis na escola.

3) Em seguida, proponha que os alunos, ainda em duplas ou trios, apresentem, oralmente, os registros da sua temática. Destine um tempo de 5 minutos para apresentação e 10 minutos para apreciação e debate dos demais colegas sobre a temática apresentada. Informe aos alunos que durante o debate, os grupos deverão avaliar se as propostas de ações sustentáveis são possíveis de serem realizadas na escola.

5) Terminada todas as apresentações e avaliações das propostas, a turma deverá definir quais ações serão apresentadas para que a escola. Essas ações deverão ser registradas em forma de texto e encaminhadas à direção da escola.

 

Aulas 5 e 6: Produção de um folheto informativo

O objetivo da atividade é promover a sensibilização da comunidade escolar a respeito do desenvolvimento sustentável.

 

Professor:

1) Como atividade de encerramento das discussões e após a finalização do texto coletivo, proponha aos alunos, ainda organizados nos seus grupos de trabalho, produzam um folheto informativo com o tema: Desenvolvimento sustentável.

- Os folhetos deverão abordar as discussões, questões presentes no texto coletivo construído nas AULAS 2 e 3 e apresentar imagens.

2) Convide os professores de Informática e Língua Portuguesa para ministrarem uma oficina sobre produção de folhetos informativos.

- Caso não seja possível a participação dos professores de Informática e Língua Portuguesa, peça aos alunos que acessem o siteCriar panfleto no Microsoft Word. Duração: 20min53seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=7ZpByuF4s5w. Acesso em 29 de abril de 2014.

3) Após as produções dos folhetos, proponha aos alunos que socializem entre os colegas da mesma turma via e-mail. Em seguida, peça os que apresentem, projetando-o em sala de aula com auxílio do data show.

- Durante as apresentações dos alunos, estimule e oriente de modos que todos possam apresentar suas ideias, bem como ouvir as dos colegas. Verifique as aproximações e distanciamentos dos alunos em relação ao tema. Faça intervenções sempre que necessário.

4) Além disso, proponha que os alunos entreguem os folhetos para os outros alunos da escola ou disponibilizem no blog da turma.

Postadas as produções, solicite aos alunos que entrem no blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos e apresentados pelos outros grupos. Divulgue esse blog com os outros anos de ensino utilizando os recursos de comunicação disponíveis em sua escola: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros. Professor mantenha esse blog ativo, postando novas informações e estudos relacionados ao tema.

Recursos Complementares

Sugestões de materiais para os alunos:

BARBOSA, Gisele Silva. O desafio do desenvolvimento sustentável. Disponível em: http://www.fsma.edu.br/visoes/ed04/4ed_O_Desafio_Do_Desenvolvimento_Sustentavel_Gisele.pdf. Acesso em 08 de setembro de 2014.

BELLEN, Hans Michael Vans. Desenvolvimento sustentável: uma descrição das principais ferramentas de avaliação. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/asoc/v7n1/23537.pdf. Acesso em 08 de setembro de 2014.

MENDES, Tereza. Desenvolvimento sustentável. Disponível em: http://www.infoescola.com/geografia/desenvolvimento-sustentavel/. Acesso em 08 de setembro de 2014.

Avaliação

A avaliação é um processo contínuo e deve abranger todas as atividades. A participação e o comprometimento dos alunos com as atividades propostas deverão ser avaliados. 

Em relação aos aspectos quantitativos, deverão ser avaliadas, a produção de texto e a produção do folheto informativo.

As produções dos alunos servirão de referências para que o professor possa analisar as aproximações e distanciamentos em relação à temática.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.