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Líquens como bioindicadores da qualidade atmosférica

 

19/09/2014

Autor e Coautor(es)
VANESSA FONSECA GONCALVES
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Controle Ambiental
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Meio Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Descrever o conceito de biondicadores.
  • Analisar perturbações ambientais, identificando fontes.
  • Avaliar a qualidade do ar atmosférico, utilizando os líquens.
  • Identificar padrões em processos vitais nos líquens.
  • Interpretar processos biológicos nos líquens.
  • Associar características adaptativas dos líquens com seu modo de vida ou com seus limites de distribuição em diferentes ambientes.
  • Interpretar experimentos ou técnicas que utilizam líquens, analisando as implicações para o ambiente e a saúde.
  • Desenvolver a capacidade de argumentação à respeito do uso de bioindicadores.
Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conceito de líquens.
  • Conceito de poluição atmosférica.
Estratégias e recursos da aula
  • Questionamentos.
  • Discussões coletivas.
  • Experimento investigativo.
  • Registro por meio de um relatório de experimento investigativo.
  • Divulgação dos resultados do experimento em um blog.

Aula 1: Sondagem prévia e discussão sobre o tema

O objetivo da atividade é descrever o conceito de biondicadores.

Bioindicadores

Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-H7PHJ0mqWyo/UgP1zJQIJQI/AAAAAAAAAk4/2Z3dLuj4F4M/s1600/1.jpg. Acesso em 17 de setembro de 2014.

 

Professor:

1) Questione os alunos se eles sabem o que são bioindicadores. Para isso, apresente, na lousa, os seguintes questionamentos:

  • O que são bioindicadores?
  • Os líquens podem ser utilizados como bioindicadores?
  • Quais outros organismos podem ser utilizados como bioindicadores?
  • O que são perturbações ambientais?

2) Após os alunos registrarem suas ideias no seu caderno, proponha que seja feita a leitura dos seguintes textos, para auxiliar na descrição do conceito de bioindicadores e sua relação com os líquens e com as perturbações ambientais:

BARBOSA, Bruno Corrêa. Bioindicadores. Disponível em: http://www.infoescola.com/ecologia/bioindicadores/. Acesso em 05 de agosto de 2014.

DINIZ, Isis Nóbile. Líquens são usados como biomonitores de poluição em Porto Alegre. Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2012/02/29/liquens-s%C3%A3o-usados-como-biomonitores-de-polui%C3%A7%C3%A3o-em-porto-alegre/. Acesso em 17 de setembro de 2014.

3) Em seguida, peça-os que apresentem e ouçam as apresentações de seus colegas. Oriente e estimule a participação de todos. Faça intervenções sempre que necessário.

 

Aulas 2 e 3: Investigação

Os objetivos da atividade são:

  • coletar e registrar dados referentes à presença ou à ausência de líquens;
  • analisar perturbações ambientais, identificando as fontes; e
  • avaliar a qualidade do ar atmosférico, utilizando os líquens.

 

Liquens

Disponível em: http://www.alunosonline.com.br/upload/conteudo_legenda/05278a15afbc678a5fed47131027cd27.jpg. Acesso em 17 de setembro de 2014.

 

Professor:

1) A atividade poderá ser realizada em um parque ou praça da cidade. Para isso, agende, antecipadamente, com os alunos, solicitando autorização aos familiares e informando à escola sobre a realização da atividade.

2) Antes da saída ao campo, apresente as orientações para os alunos:

·         A atividade será realizada em grupos de até 6 pessoas.

·         O objetivo é utilizar os líquens para avaliar a qualidade do ar atmosférico.

·         Cada grupo ficará responsável por realizar a atividade em um local ou ponto no local.

·         Para análise da qualidade do ar de cada local serão identificas e registradas as fontes emissoras de gases poluentes.

·         Para a análise da porcentagem de líquens serão selecionadas, aleatoriamente, 5 plantas de cada local ou ponto.

·         À altura de 1,5m da planta, será colocado um quadrante de folha sulfite de  21x21cm, com bordas de 2cm para a identificação da presença ou ausência de líquens na região.

·         Quando da presença de líquens, deverá ser identificado a porcentagem de líquens, conforme quadro abaixo:

Região A

25%

Região B

25%

Região C

25%

Região D

25%

- Se for identificado líquens nas regiões A e B, por exemplo, significa que na planta há a porcentagem de 50% de líquens.

 

3) As observações deverão ser registradas, conforme sugestão abaixo:

- Ponto ou local de coleta dos dados a serem investigados:

- Data da coleta:

- Condições climáticas (seco, chuvoso, frio, quente):

- Fontes emissoras de gases poluentes:

- Observação dos líquens: Para cada árvore, registrar a porcentagem de líquens. Sendo que quando não existir, deverá registrar o número zero (0).

Árvore

Porcentagem de líquens

 

 

 

 

 

 

4) Após a coleta dos dados, retornar à escola para posterior análise e discussão.

 

Aulas 4 e 5: Elaboração de um relatório de experimento investigativo

Relatório

Disponível em: http://images.all-free-download.com/images/graphiclarge/custom_reports_98549.jpg. Acesso em 17 de setembro de 2014.

 

Os objetivos da atividade são:

  • Identificar padrões em processos vitais nos líquens.
  • Interpretar processos biológicos nos líquens.
  • Associar características adaptativas dos líquens com seu modo de vida ou com seus limites de distribuição em diferentes ambientes.
  • Interpretar experimentos ou técnicas que utilizem líquens, analisando as implicações para o ambiente e a saúde.

 

- A atividade poderá ser realizada no Laboratório de Informática ou em outro espaço, como a Biblioteca da escola. Caso não seja possível a realização em nenhum destes espaços, destine as duas aulas para orientação do trabalho.

1) Mantenha os mesmos grupos das AULAS 2 e 3.

2) Apresente e discuta com os alunos as normas de organização do relatório. Para isso, apresente as seguintes instruções:

- O relatório deverá apresentar:

  • Página inicial.
  • Introdução.
  • Material e métodos.
  • Resultados e discussão.
  • Conclusões.
  • Referências bibliográficas.
  • A página inicial do relatório deverá apresentar: nome completo da escola, disciplina, título do experimento (cada grupo poderá criar um), nome do professor, nome dos alunos, ano de ensino e turma, data e local.
  • Na introdução deverá ser apresentando um pequeno texto sobre o tema do experimento (estados físicos da matéria), os objetivos da investigação e importância ou relevância do tema. Para isso, os alunos deverão realizar pesquisas sobre os líquens como bioindicadores em sites, como o Google Acadêmico (veja sugestões de sites para pesquisa dos alunos na seção Recursos Complementares). A pesquisa deverá abordar o conceito de bioindicadores e a importância dos líquens como bioindicadores da qualidade do ar.
  • Na seção material e métodos, os alunos deverão registrar e informar detalhadamente todo o procedimento do experimento.
  • Nos resultados e discussão deverão ser registrados as observações em relação a porcentagem de líquens em cada local ou ponto e as explicações para o que foi observado.
  • A conclusão deverá apresentar a conclusão de todo o experimento.
  • Na seção referências bibliográficas, os alunos deverão apresentar todos os textos e sites consultados ao longo da pesquisa com sua respectiva fonte (autor, título do texto, endereço eletrônico, data de acesso). Para maiores informações sobre normas para referências bibliográficas, o professor poderá acessar Normas da ABNT, disponível em: http://www.leffa.pro.br/textos/abnt.htm#5.16. Acesso em 24 de junho de 2014.

3) Os relatórios deverão ser enviados, para correção, via e-mail para o professor.

4) Devolva aos alunos os relatórios com as sugestões de correções.

- Espera-se que os alunos relacionem a presença de líquens com uma boa qualidade de ar, ou seja, locais ou pontos mais distantes de fontes poluidoras são mais susceptíveis ao desenvolvimento dos líquens.

 

Aulas 6 e 7: Socialização da investigação

Professor:

1) Proponha que os grupos organizem uma apresentação no Power Point como meio de socializar com os outros colegas as produções.

2) Para organizar essa apresentação, oriente aos alunos a acessarem o siteDicas para uma boa apresentação de slides, da revista Nova Escola, disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/blogs/tecnologia-educacao/2013/10/29/dicas-para-uma-boa-apresentacao-de-slides/.Acesso em 29 de abril de 2014.

3) Informe, que cada grupo, deverá ter no mínimo 10 minutos e no máximo 15 minutos para a apresentação. Proponha que todos apresentem.

4) Agende uma data para a apresentação.       

5) Durante as apresentações, realize intervenções, sempre que necessário, contribuindo para o aprendizado dos alunos.

6) Oriente aos grupos a socializar seus relatórios e apresentações. Para isso, o professor, com a ajuda de alunos, deverão postar esses trabalhos no blog ou site da escola. Caso a escola não possua um blog ou site, professor e alunos deverão criar o blog acessando o endereço eletrônico: https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01, (acesso em 8 de julho de 2014) e seguir as instruções.

Postadas as produções, solicite aos alunos que entrem no blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos e apresentados pelos outros grupos. Divulgue esse blog com os outros anos de ensino utilizando os recursos de comunicação disponíveis em sua escola: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros. Professor mantenha esse blog ativo, postando novas informações e estudos relacionados ao tema.

Recursos Complementares

Sugestões de materiais para os alunos:

GONÇALVES, Vanessa Fonseca, et al.Utilização de líquens como bioindicadores da qualidade atmosférica na cidade de Uberlândia – MG. Disponível em: http://seb-ecologia.org.br/viiiceb/pdf/1185.pdf. Acesso em 05 de setembro de 2014.

BAGLIANO, Roger Vinicius. Líquens e suas utilizações como indicadores ambientais. Disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/15828/liquens-e-suas-utilizacoes-como-indicadores-ambientais. Acesso em 05 de setembro de 2014.

Avaliação

A avaliação é um processo contínuo e deve abranger todas as atividades. A participação e o comprometimento dos alunos com as atividades propostas deverão ser avaliados. 

Em relação aos aspectos quantitativos, deverão ser avaliadas, a elaboração do relatório de um experimento investigativo e a produção da apresentação em Power Point.

As produções dos alunos servirão de referências para que o professor possa analisar as aproximações e distanciamentos em relação aos objetivos propostos durante as atividades.

Opinião de quem acessou

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