19/09/2014
Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Controle Ambiental |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Médio | Biologia | Ecologia e ciências ambientais |
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Meio Ambiente |
O objetivo da atividade é descrever o conceito de biondicadores.
Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-H7PHJ0mqWyo/UgP1zJQIJQI/AAAAAAAAAk4/2Z3dLuj4F4M/s1600/1.jpg. Acesso em 17 de setembro de 2014.
Professor:
1) Questione os alunos se eles sabem o que são bioindicadores. Para isso, apresente, na lousa, os seguintes questionamentos:
2) Após os alunos registrarem suas ideias no seu caderno, proponha que seja feita a leitura dos seguintes textos, para auxiliar na descrição do conceito de bioindicadores e sua relação com os líquens e com as perturbações ambientais:
BARBOSA, Bruno Corrêa. Bioindicadores. Disponível em: http://www.infoescola.com/ecologia/bioindicadores/. Acesso em 05 de agosto de 2014.
DINIZ, Isis Nóbile. Líquens são usados como biomonitores de poluição em Porto Alegre. Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2012/02/29/liquens-s%C3%A3o-usados-como-biomonitores-de-polui%C3%A7%C3%A3o-em-porto-alegre/. Acesso em 17 de setembro de 2014.
3) Em seguida, peça-os que apresentem e ouçam as apresentações de seus colegas. Oriente e estimule a participação de todos. Faça intervenções sempre que necessário.
Os objetivos da atividade são:
Disponível em: http://www.alunosonline.com.br/upload/conteudo_legenda/05278a15afbc678a5fed47131027cd27.jpg. Acesso em 17 de setembro de 2014.
Professor:
1) A atividade poderá ser realizada em um parque ou praça da cidade. Para isso, agende, antecipadamente, com os alunos, solicitando autorização aos familiares e informando à escola sobre a realização da atividade.
2) Antes da saída ao campo, apresente as orientações para os alunos:
· A atividade será realizada em grupos de até 6 pessoas.
· O objetivo é utilizar os líquens para avaliar a qualidade do ar atmosférico.
· Cada grupo ficará responsável por realizar a atividade em um local ou ponto no local.
· Para análise da qualidade do ar de cada local serão identificas e registradas as fontes emissoras de gases poluentes.
· Para a análise da porcentagem de líquens serão selecionadas, aleatoriamente, 5 plantas de cada local ou ponto.
· À altura de 1,5m da planta, será colocado um quadrante de folha sulfite de 21x21cm, com bordas de 2cm para a identificação da presença ou ausência de líquens na região.
· Quando da presença de líquens, deverá ser identificado a porcentagem de líquens, conforme quadro abaixo:
Região A 25% |
Região B 25% |
Região C 25% |
Região D 25% |
- Se for identificado líquens nas regiões A e B, por exemplo, significa que na planta há a porcentagem de 50% de líquens.
3) As observações deverão ser registradas, conforme sugestão abaixo:
- Ponto ou local de coleta dos dados a serem investigados:
- Data da coleta:
- Condições climáticas (seco, chuvoso, frio, quente):
- Fontes emissoras de gases poluentes:
- Observação dos líquens: Para cada árvore, registrar a porcentagem de líquens. Sendo que quando não existir, deverá registrar o número zero (0).
Árvore |
Porcentagem de líquens |
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4) Após a coleta dos dados, retornar à escola para posterior análise e discussão.
Disponível em: http://images.all-free-download.com/images/graphiclarge/custom_reports_98549.jpg. Acesso em 17 de setembro de 2014.
Os objetivos da atividade são:
- A atividade poderá ser realizada no Laboratório de Informática ou em outro espaço, como a Biblioteca da escola. Caso não seja possível a realização em nenhum destes espaços, destine as duas aulas para orientação do trabalho.
1) Mantenha os mesmos grupos das AULAS 2 e 3.
2) Apresente e discuta com os alunos as normas de organização do relatório. Para isso, apresente as seguintes instruções:
- O relatório deverá apresentar:
3) Os relatórios deverão ser enviados, para correção, via e-mail para o professor.
4) Devolva aos alunos os relatórios com as sugestões de correções.
- Espera-se que os alunos relacionem a presença de líquens com uma boa qualidade de ar, ou seja, locais ou pontos mais distantes de fontes poluidoras são mais susceptíveis ao desenvolvimento dos líquens.
Professor:
1) Proponha que os grupos organizem uma apresentação no Power Point como meio de socializar com os outros colegas as produções.
2) Para organizar essa apresentação, oriente aos alunos a acessarem o site: Dicas para uma boa apresentação de slides, da revista Nova Escola, disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/blogs/tecnologia-educacao/2013/10/29/dicas-para-uma-boa-apresentacao-de-slides/.Acesso em 29 de abril de 2014.
3) Informe, que cada grupo, deverá ter no mínimo 10 minutos e no máximo 15 minutos para a apresentação. Proponha que todos apresentem.
4) Agende uma data para a apresentação.
5) Durante as apresentações, realize intervenções, sempre que necessário, contribuindo para o aprendizado dos alunos.
6) Oriente aos grupos a socializar seus relatórios e apresentações. Para isso, o professor, com a ajuda de alunos, deverão postar esses trabalhos no blog ou site da escola. Caso a escola não possua um blog ou site, professor e alunos deverão criar o blog acessando o endereço eletrônico: https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger<mpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01, (acesso em 8 de julho de 2014) e seguir as instruções.
Postadas as produções, solicite aos alunos que entrem no blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos e apresentados pelos outros grupos. Divulgue esse blog com os outros anos de ensino utilizando os recursos de comunicação disponíveis em sua escola: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros. Professor mantenha esse blog ativo, postando novas informações e estudos relacionados ao tema.
Sugestões de materiais para os alunos:
GONÇALVES, Vanessa Fonseca, et al.Utilização de líquens como bioindicadores da qualidade atmosférica na cidade de Uberlândia – MG. Disponível em: http://seb-ecologia.org.br/viiiceb/pdf/1185.pdf. Acesso em 05 de setembro de 2014.
BAGLIANO, Roger Vinicius. Líquens e suas utilizações como indicadores ambientais. Disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/15828/liquens-e-suas-utilizacoes-como-indicadores-ambientais. Acesso em 05 de setembro de 2014.
A avaliação é um processo contínuo e deve abranger todas as atividades. A participação e o comprometimento dos alunos com as atividades propostas deverão ser avaliados.
Em relação aos aspectos quantitativos, deverão ser avaliadas, a elaboração do relatório de um experimento investigativo e a produção da apresentação em Power Point.
As produções dos alunos servirão de referências para que o professor possa analisar as aproximações e distanciamentos em relação aos objetivos propostos durante as atividades.
Cinco estrelas 1 classificações
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23/09/2014
Cinco estrelasSou professor de Química, um excelente trabalho ambiental e muitas informações.