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O solo e a biodiversidade

 

19/09/2014

Autor e Coautor(es)
VANESSA FONSECA GONCALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende, Ariane Souza Siqueira, Maria das Graças Monte

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a importância do solo para a biodiversidade.
  • Investigar a biodiversidade em relação às características do solo de um determinado lugar.
  • Produzir uma apresentação no Power Point para promover a discussão e a capacidade de argumentação.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Solo: estrutura e composição.

  • Componentes bióticos e abióticos.

  • Características dos animais e plantas.

Estratégias e recursos da aula
  • Experimento de investigação.
  • Roteiro para registro do experimento investigativo.
  • Atividades em grupo.
  • Produção de uma apresentação no Power Point.

A biodiversidade engloba todas as espécies de seres vivos existentes no planeta. E desempenha um papel fundamental para a espécie humana. Por sua vez, os solos funcionam como uma base para a vida terrestre e são formados ao longo do tempo, a partir da rocha através do efeito da chuva, do gelo, do vento, da temperatura e da ajuda dos organismos vivos.

Os solos são um substrato essencial aos seres vivos, no entanto, estão ameaçados. E junto com eles, a biodiversidade. Nesse sentido, é importante estudarmos a biodiversidade e o solo para compreendermos as relações e promover a conservação.

 

Aulas 1, 2 e 3: Experimento investigativo

Investigação

Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-cefC9eOYPOE/UWGAxigOx2I/AAAAAAAAAMY/nxOoYUZiufs/s1600/26crian%25C3%25A7as+investigando.jpg. Acesso em 15 de setembro de 2014.

Os objetivos da atividade são:

  • conhecer a importância do solo para a biodiversidade e;
  • investigar a biodiversidade em relação às características do solo de um determinado lugar.

 

Professor:

- A atividade poderá ser realizada em um parque ou praça da cidade. Para isso, agende, antecipadamente, com os alunos, solicitando autorização aos familiares e informando à escola sobre a realização da atividade.

- Providencie, antecipadamente, fitas métricas, barbantes, palitos de churrasco e pranchetas. Cada grupo deverá ter um kit contendo um exemplar de cada material citado.

 

1) Proponha que os alunos se organizem em grupos de até 4 pessoas.

2) Antes da saída ao campo, apresente as orientações para os alunos. As orientações deverão ser organizadas em um roteiro para cada grupo, conforme sugestão abaixo:

Roteiro de orientação da atividade: Investigando a biodiversidade em uma determinada amostra de solo

A.    Escolha qual será o lugar em que você irá realizar a atividade.

B.     Para delimitar o espaço em que você irá investigar a respeito da biodiversidade, utilize uma fita métrica ou uma régua e faça as medidas conforme indicado no esquema.

 Estaca            1m           Estaca

 

Estaca            1m          Estaca

Fonte: imagem da própria autora.

 

C.     Contorne o espaço com barbante.

D.    Faça o registro fotográfico de cada uma das etapas de sua investigação. As imagens obtidas devem ser impressas (colorido ou preto e branco) e anexadas ao relatório da atividade.

E.     Descreva a estrutura e composição do solo do ambiente amostrado.

F.      Observe bem todo o espaço delimitado pelo barbante e identifique todos os seres vivos presentes. Caso você encontre seres vivos que não saiba o nome, identifique-os da seguinte forma: planta 1, planta 2 ou besouro 1, besouro 2, e assim por diante.

G.    Faça uma tabela para registrar os nomes e a quantidade dos seres vivos identificados, segundo o modelo abaixo.

Animais

 

Vegetais

 

Outros seres vivos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

H.    Considere as anotações feitas na tabela e responda às questões propostas.

- Qual foi o grupo de seres vivos com maior biodiversidade no local investigado?

- Existe uma relação entre a biodiversidade e a estrutura e composição do solo? Explique.

- Identifique as diferentes formas que os seres vivos, encontrados em sua amostra, interagem com o solo.

- Identifique qual é a importância do tipo de solo investigado para os organismos vivos presentes no espaço delimitado.

- Após realizado a investigação, para o grupo, qual é a importância do solo para a biodiversidade?

 

3) Ao retornar das observações, os alunos deverão registrar as informações em um relatório de investigação. Os relatórios poderão ser no Word ou manuscritos. Cada grupo fará um relatório coletivo e entregará ao professor para correções.

- O relatório deve apresentar a seguinte estrutura:

  • capa: nome da escola e disciplina, tema da atividade, nome dos alunos/as, nome da professora, ano de ensino e turma;
  •  roteiro de orientação da atividade;
  • descrição da atividade: local escolhido para a coleta de dados, o dia da coleta e todos os procedimentos adotados para a realização da atividade;
  • registro fotográfico;
  • tabela com os nomes e a quantidade de seres vivos identificados; e
  • respostas às questões propostas.

 

Aulas 4 e 5: Produção de uma apresentação no Power Point

Apresentação Power Point

Imagem disponível em: http://s.glbimg.com/po/tt/f/original/2012/03/29/apresentacao-em-powerpoint.jpg. Acesso em 18 de setembro de 2014.

 

O objetivo da atividade é: produzir uma apresentação no Power Point para promover a discussão e a capacidade de argumentação dos alunos.

Professor:

1) Com os alunos ainda em grupos organizados para as aulas 1, 2 e 3, proponha que cada grupo construa uma apresentaçãode seu relatório utilizando slides no programa Power Point.

- As apresentações deverão conter as informações registradas no roteiro de investigação, bem como os registros fotográficos. Além disso, deverão ter duração de no mínimo 10 minutos e no máximo 15 minutos.

3) Para auxiliar nas produções, convide o professor de Informática para ministrar oficinas produção de apresentação de slides

- Caso não seja possível a participação do professor de Informática, segue material de apoio para o professor auxiliar os alunos produção da apresentação de slides.

Dicas para uma boa apresentação de slides, da revista Nova Escola, disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/blogs/tecnologia-educacao/2013/10/29/dicas-para-uma-boa-apresentacao-de-slides/. Acesso em 29 de abril de 2014.

4) Cada grupo deverá gravar o resultado de seu trabalho em um CD ou pen drive, no formato de apresentação de slides no Power Point (para síntese dos estudos) e entregar ao professor.

5) Terminada a organização das apresentações, cada grupo deverá apresentá-las para serem discutidas com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos. As intervenções deverão ser realizadas pelo próprio grupo e pelo professor, no sentido de sanar as dúvidas que  surgirem e fazer as correções necessárias. Além das intervenções, faça um compilado das respostas de todos os grupos sobre cada uma das cinco questões propostas e finalize os estudos dessa temática, apontando os conhecimentos construídos por todos os alunos, debatendo e complementando as questões que julgar necessárias.

6) Após as apresentações, poste as produções dos grupos no site da escola, blog da turma ou página da turma nas redes sociais. Solicite aos alunos que entrem no endereço eletrônico do site, blog ou página da turma e comente sobre os trabalhos apresentados. Divulgue esses endereços eletrônicos na escola para que a comunidade possa acessar e deixar seu comentário.

 

- Espera-se que os alunos compreendam a importância dos variados tipos de solos para os organismos vivos. Além de observarem que os seres vivos apresentam estruturas para utilizar determinado tipo de solo.

Recursos Complementares

VOS, Marjan. Rochas, solo e seres vivos. Disponível em: http://pt.slideshare.net/MarjanVos/rochas-solos-e-seres-vivos. Acesso em 15 de setembro de 2014. 

Avaliação

A avaliação é um processo contínuo e deve abranger todas as atividades. A participação e o comprometimento dos alunos com as atividades propostas deverão ser avaliados. 

Em relação aos aspectos quantitativos, deverão ser avaliados o preenchimento do roteiro de investigação; a construção do relatório de investigação e a apresentação de slides no Power Point.

As produções dos alunos servirão de referências para que o professor e os alunos possam analisar e avaliar quais foram as aproximações e distanciamentos em relação aos objetivos propostos para o desenvolvimento da temática.

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