Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Parlendas - Cadê o toucinho que estava aqui?

 

21/09/2014

Autor e Coautor(es)
SELMA SUELI SANTOS GUIMARAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias, Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver a linguagem oral.
  • Desenvolver a escrita.
  • Interpretar textos.
  • Criar textos.
  • Ilustrar textos.
Duração das atividades
2 aulas de 2 horas cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • O aluno deverá conhecer o alfabeto e estar em processo de  alfabetização.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias e Recursos:

  • Cópias impressas.

  • Rodinha de conversa.

 

 

Módulo 1

 

PARLENDAS - O que são:

 

“As parlendas são versinhos com temática infantil que são recitados em brincadeiras de crianças. São usadas por adultos também para embalar, entreter e distrair as crianças. Possuem uma rima fácil e, por isso, são populares entre as crianças. Muitas parlendas são usadas em jogos para melhorar o relacionamento entre os participantes ou apenas por diversão. Muitas parlendas são antigas e, algumas delas foram criadas há décadas. Elas fazem parte do folclore brasileiro, pois representam uma importante tradição cultural do nosso povo.”

 

Exemplo:

Um, dois, feijão com arroz.
Três, quatro, feijão no prato.
Cinco, seis, chegou minha vez
Sete, oito, comer biscoito
Nove, dez, comer pastéis.

Citação disponível em: http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/parlendas.htm. Acesso em: 19 set 2014.

 

O uso das parlendas na sala de alfabetização ajuda a estabelecer uma sequência didática, por meio da memorização de um texto. As parlendas são textos que permitem que os alunos “leiam antes de saber ler”. Ou seja, as crianças conseguem memorizar as parlendas. Dessa maneira, o acompanhamento da leitura se torna mais fácil, mesmo que as crianças ainda não saibam fazer uma leitura convencional (decodificar as letras com o valor sonoro). 

 

Atividade 1

 

Esta atividade propõe o trabalho com a parlenda “Cadê o toucinho que estava aqui?”.

 

Existem várias versões dessa parlenda. A escolha da versão selecionada abaixo é pessoal, mas fique a vontade caso queira trabalhar outra versão.

 

PARLENDA

Imagem criada pela formadora no Paint.

 

Em rodinha, leia várias vezes o texto com as crianças, até que elas tenham memorizado a sequência dos acontecimentos da parlenda.

 

Em seguida, faça a pergunta: “Cadê o toucinho que estava aqui?” Deixe as crianças responderem (O gato comeu). Continue fazendo as outras perguntas sucessivamente. As crianças ficarão entusiasmadas em conseguir adivinhar o próximo “acontecimento” da história.

 

Atividade 2

 

Esta atividade consiste na criação de um livrinho ilustrado da parlenda “Cadê o toucinho que estava aqui?".

Veja, abaixo, a sugestão de um material que foi preparado no Paint.

As crianças deverão preencher a palavra que falta e ilustrar aquela parte da história.

 

FOLHA 1

Imagem criada pela formadora no Paint.

folha 2

Imagem criada pela formadora no Paint.

FOLHA 3

Imagem criada pela formadora no Paint.

FOLHA 4

Imagem criada pela formadora no Paint.

FOLHA 5

Imagem criada pela formadora no Paint.

FOLHA 6

Imagem criada pela formadora no Paint.

 

Módulo 2

 

Atividade 1

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000001709/0000021146.jpg

Imagem disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000001709/0000021146.jpg. Acesso em: 20 set 2014.

 

A proposta desta aula é a criação de uma nova parlenda. Por se tratar de uma sala em alfabetização, o texto será criado coletivamente.

 

Professor, explique aos alunos que a tarefa é criar uma nova parlenda semelhante àquela estudada na última aula. Pergunte às crianças:

_ Vocês lembram qual foi essa parlenda? (“Cadê o toucinho que estava aqui?”).

 

O professor deverá assumir o papel de um escriba e anotar, no quadro, os versos inventados pela turma.

É importante que o professor faça também o papel de mediador para que todos participem.

Após a criação da nova parlenda, peça aos alunos que a anotem em seus cadernos.

Com certeza surgirá uma linda parlenda!

 

Observação: Caso sua turma já esteja em nível mais avançado de alfabetização, proponha a criação de uma parlenda individual, devendo ser realizada como tarefa de casa.

Recursos Complementares
Avaliação

Durante as aulas, o professor deverá observar se as crianças:

  • Compreenderam a leitura da história.
  • Realizaram questionamentos sobre a história.
  • Manusearam corretamente o material impresso.
  • Conseguiram interpretar a história.
  • Conseguiram redigir coletivamente o texto.
  • Foram capazes de escutar e recontar uma história.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Darlene Ferreira, EFA- Escola Família Agrícola , Bahia - disse:
    darlajefer@hotmail.com

    18/10/2014

    Quatro estrelas

    Trabalhar gêneros é sempre uma atividade interessante e atrativa para os estudantes, gostei da sugestão.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.