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O relógio e o controle do tempo na sociedade capitalista industrial

 

21/09/2014

Autor e Coautor(es)
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias, Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Mudança e transformação social
Ensino Fundamental Final História Tempo da duração
Ensino Médio História Trabalho
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Trabalho e relações sociais
Ensino Fundamental Final História Ritmos de tempo
Ensino Fundamental Final História Relações de trabalho
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio História Tempo: transformações e mentalidades
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Atividades produtivas e as relações sociais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender o processo histórico de consolidação de uma nova concepção de tempo nas sociedades capitalistas industrializadas.
  • Identificar o relógio como a medida do tempo na sociedade capitalista industrial.
  • Refletir sobre os impactos da nova concepção de tempo no cotidiano atual.
Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A Revolução Industrial.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • Leitura e interpretação de fontes escritas.
  • Reprodução, análise e debate de vídeo.
  • Realização de entrevista.
  • Elaboração de gráfico com dados tabulados da entrevista.
  • Seleção, leitura e interpretação de ditados populares.
  • Debate.

 

Recursos:

  • Computador e internet.
  • Textos e ditados populares sobre o tema.
  • Vídeo.
  • Programa PowerPoint ou similar.

 

 

Módulo 1 - Apontamentos sobre o tempo no mundo medieval e na transição para o capitalismo

 

 

Atividade 1

Reprodução, análise e debate de vídeo

 

Professor, retome com os alunos algumas ideias já trabalhadas em aulas anteriores, relacionadas à noção do tempo antes que o relógio se tornasse a sua principal medida nas sociedades capitalistas industriais. Para iniciar, proponha aos alunos o trabalho com o vídeo abaixo:

 

Video tempo

http://www.youtube.com/watch?v=hG2SR6gx2wo

Acesso em: 16/09/2014

 

Orientações para a atividade:

 

a. O professor deve fazer a reprodução do vídeo em local apropriado na escola, para que todos os alunos possam assistir juntos. Outra possibilidade é que os alunos assistam ao vídeo por meio de computadores com acesso à internet.

 

b. Como é um vídeo de curta duração (19:55), o professor pode, a qualquer momento, pausar a reprodução e fazer a discussão das questões abordadas. Após a reprodução, os alunos devem registrar no caderno as principais ideias apresentadas. Entre elas, destacam-se:

 

  • Nas primeiras sociedades, os homens baseavam a divisão do tempo nos eventos da natureza. Os movimentos da natureza foram os primeiros referenciais para o desenvolvimento de uma noção de tempo.
  • No fim do século 14 havia relógios que marcavam horas e inclusive quartos (intervalos de 15 minutos). Apesar disso, a falta de precisão era ainda muito grande e os atrasos eram muitos. Eles diminuíram com a invenção dos relógios de pêndulo na segunda metade do século XVII e após a invenção dos relógios de bolso em 1674. A partir daí, horas e minutos passaram a ser melhor controlados e os trabalhadores passaram a se submeter a esse instrumento, o relógio.
  • Segundo o historiador E.P. Thompson, o relógio tornou-se uma arma para ampliar a expropriação do tempo dos trabalhadores.
  • Os povos ameríndios se relacionavam com o tempo de maneira ritualística e não como medida. A ideia de tempo em linha, partindo do passado em direção ao presente não era a forma de ver o tempo para as comunidades americanas. A concepção europeia de tempo penetrou na América em virtude, especialmente, do trabalho da Igreja.

 

c. Promova uma discussão coletiva das ideias centrais do vídeo.

 

 

 

Atividade 2

Leitura e análise coletiva de texto

 

Aprofundando a discussão iniciada na Atividade 1, reproduza para os alunos o texto abaixo:

 

Na Idade Média, além dos tempos naturais e sociais de natureza leiga, eram fortemente sentidos os tempos ligados à religião como aqueles do dia monástico, que prevê cotidianamente os serviços para as laudes, a prima, a terça, a sexta, a nona, as vésperas e as completas. No início da modernidade, o tempo da Igreja, marcado pelo sino, entrou em conflito com o tempo do mercador, marcado pelo relógio.  Se de fato ao camponês bastava dividir o seu tempo segundo as luas e as estações, tornadas imprecisas pela demarcação apagada entre calor e frio, sol e chuva, dia e noite; se ao monge bastava dividir as horas, segundo, os sete períodos da própria liturgia cotidiana, marcadas aproximadamente pelo relógio de sol, pela clepsidra e pelo sino, ao mercador – que faz tesouro do tempo que decorre entre a compra e a venda, pagamentos e recebimentos, transferência de mercadorias e maturação de interesses – é necessária uma medida muito mais precisa das horas e dos dias. Ainda mais precisa é a medida do tempo necessária aos químicos, aos físicos e aos filósofos que conduzem os seus experimentos nas universidades.

Se antes interessava apenas a salvação na vida eterna, agora interessa também o ganho na vida terrena. E os negócios são coligados ao tempo: no decorrer de algumas semanas, podiam mudar as sortes de um mercador ou de um banqueiro, assim como hoje, no decorrer de poucos minutos, podem decidir-se fortunas de quem joga na bolsa. (Adaptado de DE MASI, 2000, p. 97-101).

http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/livro_didatico/historia.pdf (p. 62) Acesso em: 16/09/2014

 

Orientações para a atividade:

 

a. Os alunos devem fazer uma leitura individual e atenta do texto. Caso seja necessário, devem fazer o vocabulário das palavras desconhecidas, utilizando um dicionário.

 

A ideia central do texto pode ser discutida a partir da seguinte questão:

  • Segundo o autor do texto, na transição do feudalismo para o capitalismo, o tempo da Igreja, marcado pelo sino, entrou em conflito com o tempo do mercador, marcado pelo relógio. O que você entendeu sobre esta questão?

 

d. os alunos devem discutir coletivamente a questão acima. Outras fontes podem ser consultadas para o aprofundamento da questão. Confira, por exemplo, o texto disponível no link: http://oridesmjr.blogspot.com.br/2011/05/o-tempo-na-sociedade-industrial-e-no.html (Acesso em 16/09/2014)

 

e. Os alunos devem anotar, por escrito, as suas conclusões sobre as ideias centrais discutidas na atividade.

 

 

Módulo 2 - O tempo na sociedade capitalista industrial

 

Introduza a discussão do tema do Módulo 2 a partir das experiências vivenciadas pelos estudantes e por pessoas da convivência deles. O objetivo é que os alunos façam uma reflexão sobre a percepção de tempo que eles e outras pessoas possuem no cotidiano e sobre como o uso do relógio relaciona-se (ou não) a essas percepções.

 

 

Atividade 1 - O tempo do relógio no cotidiano

Realização de entrevistas pelos alunos

 

Entrevista

 

 

Orientações para a atividade:

 

a. Proponha aos alunos a realização de uma entrevista com diferentes pessoas, de diferentes idades, sobre o tema . Eles podem conversar com parentes, vizinhos, pessoas que trabalham na escola, pessoas do bairro onde moram etc.

 

b. Divida os alunos em grupos. Juntamente com o professor, os grupos definirão o número de pessoas que vão entrevistar e onde vão buscá-las (na escola, no bairro, no centro da cidade, na família, etc.).

 

c. É importante que os grupos entendam a relevância da entrevista como fonte histórica. Neste sentido, indique a eles a seguinte leitura:

 

Oficina - Como realizar entrevista/história oral?

Disponível em: http://www.ufvjm.edu.br/cursos/procampo/documentos/doc_view/14-oficina-como-realizar-entrevistahistoria-oral.html. Acesso em: 15/09/2014

 

No texto, os alunos encontrarão boas orientações sobre a importância da entrevista e os procedimentos para realizá-la.

 

d. É importante que os alunos organizem com antecedência um conjunto de questões a serem formuladas aos entrevistados. Confira a sugestão de roteiro:

 

Roteiro de questões para orientar a entrevista

 

I. Você usa relógio?

 

II. Procure pensar sobre a seguinte questão: quantas vezes, por dia, você consulta as horas no relógio? Se não conseguir chegar a um número determinado, procure lembrar se é uma ação frequente ou esporádica.

 

III. Pense em suas atividades diárias, com os respectivos horários de cada uma delas. Os horários precisam ser seguidos à risca ou você pode flexibilizá-los (não segui-los a risca)?

 

IV. Você considera que o tempo que tem é suficiente para fazer tudo o que precisa e quer fazer no seu dia?

 

V. Para você, o tempo passa rápido ou passa lento? Ou isso depende do que está fazendo? Justifique.

 

VI. Se você tivesse que ficar sem relógio por uma semana, acha que isso lhe traria algum problema ou incômodo? Explique.

 

VII. Você consegue imaginar o mundo atual sem a existência do relógio? Explique.

 

e. Em seguida, oriente os alunos a organizarem os dados obtidos para que tenham uma visão geral das respostas. Para isso, eles podem tabular os dados utilizando um dos vários tipos de gráficos existentes: gráfico de colunas, de setores ou pizza, de barras, de linha ou segmentos etc. Confira alguns exemplos:

 

1grafico colunas 2grafico pizza 3grafico de barras 4Gráfico de linha

As imagens foram acessadas em: 16/09/2014

1. http://alfaconnection.net/graficos/colunas.htm

2. http://alfaconnection.net/graficos/pizza.htm

3. http://comomentirsutilmente.blogspot.com.br/2009/03/graficos-de-barras-introducao.html

4. http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/analisando-graficos-tabelas.htm

 

Sugestão:

 

Para auxiliar os alunos na realização da atividade, assista ao vídeo abaixo, disponível no Portal do Professor, no linkhttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=32980. Outra possibilidade é assistir ao vídeo com os alunos, no Laboratório de Informática.

 

 

 
f. Os grupos devem apresentar os dados organizados no gráfico para os demais colegas da turma, utilizando o programa Power Point ou similar. Estimule-os a socializar esses dados e suas conclusões com toda a comunidade escolar. O objetivo é a conscientização a respeito de como vivenciamos o tempo nas sociedades capitalistas industrializadas. Os alunos podem construir um painel a ser exposto na escola, com os resultados da pesquisa realizada (gráficos) e também com imagens representativas das suas conclusões.
 
 
 

Atividade 2 - Ditados populares sobre a percepção da passagem do tempo

Seleção e análise de ditados populares
 
 
 
Orientações para a atividade:
 
 
a. Proponha aos alunos uma atividade com ditados populares que abordem a ideia de tempo. Peça a eles que façam uma consulta junto aos pais, amigos, parentes, vizinhos (etc.) e anotem ditados conhecidos por eles a respeito da temática. Exemplos de alguns desses ditados:
 
 

Tempo e maré não esperam por ninguém

Tempo perdido não se recupera

Tempo bastante sempre é pouco

Não se deixa para amanhã o que se pode fazer hoje

O tempo voa

 
 

b. O professor deve incentivar um debate na sala acerca da ideia central dos ditados apresentados pelos alunos. Esta ideia de um tempo que passa rapidamente, que nunca é suficiente, que não espera por ninguém está presente em todas as esferas das sociedades capitalistas industriais, principalmente quando a ideia de tempo está associada à ideia de trabalho e de lucro. Desta forma, o professor poderá sugerir que os alunos busquem também ditados populares relacionados à ideia de trabalho. Exemplos de alguns desses ditados:

 


Tempo é dinheiro

Deus ajuda quem cedo madruga

A preguiça é a mãe de todos os vícios

O trabalho enobrece e dignifica o homem

Madruga e verás, trabalha e terás

 

 

c. Além de consultar outras pessoas para reunir ditados populares sobre a temática em questão, os alunos também podem utilizar o computador e a internet para fazer esta busca. Por exemplo, sugira a eles uma consulta ao seguinte endereço web: http://www.portalbrasil.net/ditopopular/t.htm (Acesso em: 16/09/2014)

 

d. Depois do trabalho de seleção e registro dos ditados populares, os alunos devem socializá-los entre si. Promova um debate a partir deles, colocando aos alunos a seguinte problematização:

 

Por que o tempo é associado à ideia de trabalho e lucro? Esta é uma característica de toda e qualquer sociedade ou é uma característica específica das sociedades capitalistas industrializadas?

 

e. As conclusões dos alunos, levantadas no debate, devem ser registradas por escrito.

 

 

Atividade 3 - Frederico Winslow Taylor: o senhor do tempo

Leitura, interpretação e debate de textos
 
 

Para iniciar esta atividade, peça aos alunos para lerem com atenção os excertos abaixo: 

 

"Pioneiro da consultoria empresarial, ele fez a alegria dos patrões e a tristeza dos operários. Depois de Frederick Taylor e seu implacável cronômetro, o mundo nunca mais trabalhou do mesmo jeito (...). Não demorou para que Taylor entrasse em conflito com seus subordinados, teimando em exigir deles um esforço acima do habitual. Em 1881, ele realizou seu primeiro “estudo de tempo” (que, no futuro, se tornaria a base de seu método). Taylor observou e cronometrou as atividades dos trabalhadores, iniciando sua busca pelo one best way (o “melhor jeito de fazer”), envolvendo desde as ferramentas até o treinamento dos operários."

 

Texto completo, assinado por Cássio Starling Carlos, disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/historia/frederick-winslow-taylor-senhor-tempo-435026.shtml

"A introdução das ideias tayloristas também foi adaptada ao campo do trabalho doméstico e da medicina. Vinculava-se a necessidade das donas de casa e dos médicos otimizarem suas tarefas. Neste contexto, a organização das atividades deveria ser bem planejada a fim de que tudo fosse realizado com eficiência e rapidez. É o chamado controle de tempos e movimentos. Para tudo isso, é fundamental a hierarquia e a disciplina.  Isto foi o que predominou na grande indústria capitalista ao longo do século XX, e é um modelo que ainda está bem vivo em algumas organizações, a despeito de todas as inovações.

(...) Hoje na escola percebemos os reflexos do taylorismo no tecnicismo, na fragmentação do ensino, na competição, na hierarquização, na organização do tempo das disciplinas."

 

Fonte:http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_951/artigo_sobre_reflexoes_sobre_o_taylorismo

"O sistema foi implantado com sucesso no início do século nos EUA e logo extrapolou os domínios da fábrica, atingindo outros tipos de empresa, os esportes, a medicina, a escola e até a atividade da dona de casa. Por exemplo, um ferro de passar é fabricado de acordo com os critérios de economia de tempo, de gasto de energia (de eletricidade e da dona de casa, por que não?); a localização da pia e do fogão devem favorecer a mobilidade; os produtos de limpeza devem ser eficazes num piscar de olhos."

 

Fonte: http://textosfilo.blogspot.com/2008/09/capitalismo-alienao-e-trabalho.html

Os links foram acessados em: 16/09/2014
 
 

Debate

 

A partir da leitura dos textos, promova um debate entre os alunos sobre como os princípios tayloristas estão presentes, ainda hoje, fora do espaço da indústria e de como o controle do tempo, através do relógio, aprimorou-se com a sua introdução, pois, a partir de então, cada vez mais o tempo se tornou uma mercadoria, valendo a máxima que diz que “tempo é dinheiro”.

 

Atividade 4 - Tempo e alimentação

Interpretação e discussão de texto

 

 

Os restaurantes que padronizaram o sistema de “fast-food” reduziram consideravelmente os procedimentos, economizaram no atendimento ao tirar de cena os garçons e estabelecerem que os pedidos devem ser feitos diretamente no caixa; diminuíram o tempo de produção e consequentemente de espera em relação ao pedido ao adotarem a sistemática de produzir tudo previamente ou de deixar o trabalho totalmente segmentado para que o prato requisitado possa ser feito em questão de minutos e, constituíram uma dinâmica de trabalho tão direcionada a rapidez que dificilmente alguma pessoa se senta num estabelecimento dessa natureza e fica mais tempo do que aquele necessário para o consumo de seus pedidos. (...)

Na prática significa dizer que restaurantes como o McDonald’s (considerado pelos especialistas como a matriz dos procedimentos no setor de alimentação) colaboram com a agilização do sistema capitalista ao proporcionarem um horário de “refeições” que se resume a alguns minutos.

O texto completo está disponível em: http://teamadm.blogspot.com.br/2011/04/escravidao-do-relogio-chega-alimentacao.html

Acesso em: 16/09/2014

 

 

Orientações para a atividade:

 

a. Os alunos devem fazer uma leitura individual e atenta do texto.

 

Na discussão coletiva do texto, é fundamental destacar as seguintes ideias do autor:

 

  • As cadeias de lanchonetes e restaurantes apropriaram-se dos procedimentos do Fordismo e do Taylorismo para criar o sistema de fast-food.
  • O ato de se alimentar fora de casa, que antes requeria um tempo relativamente longo, tornou-se econômico e rápido aos fornecedores do alimento.
  • Os produtos alimentícios passaram a ser produzidos em série, utilizando os mesmos procedimentos e matérias-primas para todos. Os alimentos tornaram-se padronizados, com limitação de sabores em função da praticidade e velocidade.
  • Na prática, restaurantes como o McDonald’s colaboram com a agilização do sistema capitalista ao proporcionarem um horário de refeições que se resume a alguns minutos.

 

b. Os alunos devem anotar, por escrito, as suas conclusões sobre as principais ideias discutidas.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Cada gráfico no seu galho Vídeo
Recursos Complementares

Para alunos e professores:

 

Imagens do tempo. José Carlos Rodrigues. Texto disponível no link: http://revistaalceu.com.puc-rio.br/media/alceu_n4_Rodrigues.pdf

Comunicação à velocidade da luz. Fábio Reynol. Texto disponível no link: http://www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=30&id=349

A doença da pressa. Lúcia Novaes. Disponível em: http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=30&id=356

Fábricas e o tempo do relógio. Leandro Carvalho. http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/fabricas-tempo-relogio.htm

O tempo da natureza x o tempo dos relógios. Rainer Sousa. http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/o-tempo-natureza-x-tempo-dos-relogios.htm

 

Os links foram acessados em: 16/09/2014

Avaliação

O professor deve observar se os objetivos propostos na aula foram alcançados pelos alunos, tendo em vista as estratégias desenvolvidas e os recursos utilizados. Assim, poderá avaliar os alunos nas atividades trabalhadas em cada módulo, como: leitura e interpretação de fontes escritas; reprodução, análise e debate de vídeo; realização de entrevista; elaboração de gráfico com dados tabulados de entrevista; seleção, leitura e interpretação de ditados populares; debate.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

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Opiniões

  • Max Rocha, ESBSP , São Paulo - disse:
    maxnigrorocha@hotmail.com

    02/02/2016

    Cinco estrelas

    Excelentes fontes e propostas. Gostaria apenas que as referências bibliográficas estivessem completas para poder aprofundar a leitura.


Sem classificação.
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