Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MODAL VERBS - DEDUCTIONS IN THE PRESENT

 

21/10/2014

Autor e Coautor(es)
ILMA MONTEIRO RESENDE CARRIJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Fazer deduções e inferências sobre situações no presente, usando verbos modais.

Falar sobre possibilidades ou probabilidades, usando verbos modais.

Duração das atividades
2 aulas/módulos de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão saber o que são verbos modais (modal verbs).

Estratégias e recursos da aula

O assunto desta aula está relacionado a deduções ou especulações sobre fatos presentes. Para expressar deduções, utilizamos alguns verbos modais. Por esse motivo, sugiro que o professor introduza esses verbos, antes de aplicar esta aula. Há uma aula intitulada "INTRODUCTION TO MODAL VERBS", disponível no Portal do Professor, no endereço: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=57810 (acesso em 25 set 2014), que trata da definição de verbo modal, das características que os fazem diferentes dos outros verbos e de seus usos mais comuns.

 

Módulo 1

 

ATIVIDADE 1

 

Os verbos modais são usados, entre outros propósitos, para fazer deduções, ou seja, para dizer sobre as probabilidades ou possibilidades de algum fato acontecer. Esta aula tem o objetivo de ensinar aos alunos a usar alguns verbos modais, para especular sobre acontecimentos no presente. No inglês, os verbos modais mais usados para fins especulativos são: may, might, must, could can't.. Por isso, esses verbos são geralmente chamados de verbos de dedução. A escolha do verbo modal adequado à situação irá depender do grau de certeza ou incerteza do sujeito sobre o fato. Para introduzir o assunto, apresente aos alunos a figura 1, que traz uma sala aconchegante, de onde se pode visualizar a neve espessa caindo lá fora. Escreva no quadro, o seguinte texto (elaborado pela autora) e peça aos alunos para copiarem, no caderno:

 

Joey: "It is snowing, so it must be very cold outside. I'm bored with this weather. Jane said the snow might stop soon, and we may go to that new restaurant tonight, but I doubt. We could make dinner and invite some friends to come along. Look! There is someone walking outside. It can't be John. He hates the cold."

 

Leia o texto e discuta-o com os alunos, fazendo algumas perguntas, oralmente:

1. Is it cold outside? Is Joey sure about that? (Está frio lá fora? Joey está certo disso?)

2. Jane thinks the snow is going to stop soon. Is she sure about that? (Jane acha que a neve vai parar logo. Ela está certa disso?)

3. She also thinks they can go to the restaurant tonight. What is the probability of they going? (Ela também acha que eles podem ir ao restaurante esta noite. Qual a probabilidade de eles irem?)

4. Joey thinks they can make dinner. Is it possible? Is it certain? (Joey acha que eles podem fazer o jantar. Isto é possível? Isto é certeza?)

5. Is it John who is walking outside? Why not? (É john quem está andando lá fora? Por que não?)

 

Figura 1 - It is snowing outside.

 

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/-l_FQ7PUU88M/UN8oOysBSyI/AAAAAAAAAto/Na8cAF1RHhY/s1600/001.JPG. Acesso em 25 set 2014.

 

Comentário: Padrão de respostas esperado: 1. Yes, it is. Yes, he is. 2. No, she isn't sure about that. 3. The probability is small. 4. Yes, it is possible. No, it is not certain. 5. No, it is not. Because John hates the cold.

 

Após a discussão, diga aos alunos que, nesse texto, estão alguns verbos modais (modal verbs), que podem ser usados, entre outras finalidades, para expressar deduções, possibilidades ou probabilidades. São eles: must, might, may, could e can't. Peça aos alunos para grifarem esses verbos no texto. Explique que a escolha do verbo depende do grau de certeza que temos sobre o fato, ou seja, o verbo modal escolhido indica se a situação é certa, provável, possível ou impossível de acontecer. Mostre a figura 2, ou, se preferir, desenhe, no quadro, uma reta horizontal, para representar o grau de probabilidade/possibilidade de algo acontecer e disponha os verbos modais ao longo da reta. Peça aos alunos que copiem a escala de probabilidades, no caderno. Em seguida, retorne ao texto, leia-o mais uma vez e cheque se os alunos compreenderam o uso dos verbos modais.

 

Figura 2 - Probability/possibility

 

Fonte: Arquivo da autora.

 

ATIVIDADE 2

 

Esta é uma atividade estrutural, com o objetivo de aplicar o que foi apresentado na atividade anterior, que é escolher o verbo modal adequado para cada situação dada. Distribua uma cópia do exercício abaixo para cada aluno e conceda alguns minutos para a resolução. Em seguida, corrija as respostas oralmente.

 

Complete the gaps, using one of the modal verbs in brackets.

1. “Where is the car key?” “I don’t know. It _____________  (can't, must, may) be in the office.”

2. Sarah told me she was on the beach this week, but I saw her yesterday. Oh, that woman _______ (might, can't, must) be her, I certainly made a mistake.

3. Rush! You are late. You __________ ( can't, could, must) be there in ten minutes, otherwise they won’t let you in.

4. Don't put you glasses up there. They ____________ (can't, could, must) fall off and break down.

5. “Is Fred in the building?” “No, he _______ (can't, might, could) be here. His car ins’t in the car park.”

6. You always come to school on foot. You _________ (can't, may, must) live near here.

7. Sally said she __________ (may, can't, must) got to the party, but she is not sure.

8. He ________ ( may, must, could) be nervous, having to five a presentation to so many people. He is very shy.

9. I don't think I ________ ( can't, could, must) do what you did. You are a very brave person, Mike.

10. Really? He has to work next Sunday! He _________ (can't, might, must) be very happy with that!

11. I don't know who phoned my sister. It __________ (can't, could, must) be John. He sometimes phones her.

12. I have to finish this work today, but I don't think I can. I ____________ (might, must, can't) finish it by midnight, if I work hard. 

 

Comentário: Padrão de resposta esperado: 1. may; 2. can't; 3. must; 4. could; 5. can't; 6. must; 7. may; 8. must; 9. could; 10. can't; 11. could; 12. might.

 

Módulo 2

 

ATIVIDADE 1

 

Esta atividade estimula a imaginação dos alunos. O objetivo é construir sentenças, usando os verbos modais, para fazer deduções. Peça aos alunos para trabalharem em duplas. Exiba a figura 3 e motive os discentes a especularem sobre cada uma das situações retratadas nas imagens. As duplas deverão escrever suas frases nos cadernos. A primeira situação pode ser dada como exemplo, como sugerido abaixo. Ao final da tarefa, o professor convida os alunos a dizerem algumas frases para a classe.

 

Example - Situation a.

The girl can't like this food. This food must be disgusting! She might be full. She could be angry. Her mom can't be a good cook. The girl may be bored. 

 

Figura 3 - Deductions

 

a. disgusting food b. arm in plaster

c. wedding ring d. uniform

e.

Fontes das figuras: a. http://natoday.augusta.com/sites/default/files/imagecache/superphoto/11392333.jpg (acesso em 25 set 2014); b. http://d1y4ipvfu7uj17.cloudfront.net/img/u/r/n/%3A/urn%3Anewsml%3Aaap.com.au%3A20130707%3AS-1102512_plaster-cast_crop_md.jpg (acesso em 25 set 2014); c. http://i.dailymail.co.uk/i/pix/2013/03/28/article-2300246-18F6651D000005DC-911_306x368.jpg (acesso em 25 set 2014); d. http://www.hassellschool.org/wp-content/uploads/2010/10/uniform.jpg (acesso em 25 set 2014); e. http://s3.amazonaws.com/rapgenius/1361482263_man-running-from-police-hbtv-hemp-beach-tv.jpg (acesso em 25 set 2014). 

 

ATIVIDADE 2

 

Esta atividade apresenta alguns exemplos de uso dos verbos modais para deduções, probabilidades ou possibilidades. Mostre aos alunos a figura 4, que consiste de quatro cartoons. No primeiro, um homem e uma mulher encontram-se em um jantar romântico, no segundo, uma mulher está se pesando, no terceiro, dois ratos observam um queijo na ratoeira e, no quarto, um cachorro "conversa" com seu terapeuta. Promova uma discussão oral com os alunos, como sugerido abaixo.

Cartoon a:

1. The man thinks the woman must hate him. Is he sure about it? (O homem acha que a mulher deve odiá-lo. Ele tem certeza disso?)

2. What does she feel about him? (O que ela sente em relação a ele?)

3. Why does she feel like that? (Por que ela se sente assim?)

Cartoon b:

1. The woman thinks she is heavy. In her opinion, what is the reason for that? (A mulher acha que ela está pesada. Na opinião dela, qual a razão para isso?)

2. Is she sure that it is the towel that is increasing the weight on the scales? (Ela está certa de que é a toalha que está aumentando o peso na balança?) 

Cartoon c:

1. Are the mice sure that the cheese is on a trap? (Os ratos estão certos de que o queijo está em uma ratoeira?)

2. How should they behave to catch it? (Como eles devem agir para pegá-lo?)

Cartoon d:

1. Is it a good or a bad dog? (Ele é um bom ou um mau cachorro?)

2. Does it think it is normal? (Ele acha isso normal?)

3. Is he sure about it? (Ele está certo disso?)

 

Em seguida, mostre a todos a figura 5, que contém a imagem de um garoto, usando uma camiseta com a estampa do Superman. Peça aos alunos que criem dizeres para a figura, usando verbos modais. Quando eles tiverem terminado a tarefa, peça a cada um que leia a sua sentença. Ao final, a turma poderá eleger a frase mais criativa.

 

Figura 4 - Deductions

 

a.  b. must

c. 

d. 

 

Fontes: a. http://www.glasbergen.com/wp-content/gallery/marriage/toon875.gif (acesso em 25 set 2014); b. http://www.cristinacabal.com/pre-intermediate/towel.jpg (acesso em 22 set 2014); c. http://imgc-cn.artprintimages.com/images/P-473-488-90/60/6005/OAFB100Z/posters/mike-twohy-careful-it-might-be-a-trap-new-yorker-cartoon.jpg (acesso em 22 set 2014); d. http://www.glasbergen.com/wp-content/gallery/dog/toon-2035.gif (acesso em 22 set 2014).

 

Figura 5 - Superman

 

superman

Fontes: http://comicmegastore.com/images/superman-1939/superman-comic-705.jpg. Acesso em 22 set 2014. 

Recursos Complementares

Para atividades envolvendo verbos modais, expressando deduções, acesse os endereços abaixo:

1) https://elt.oup.com/student/naturalenglish/int/a_grammar/unit11/neint_grammar11_3?cc=us&selLanguage=en (acesso em 25 set 2014);

2) http://grammaractivities.blogspot.com.br/2013/01/exercise-on-modals-of-deduction-present.html (acesso em 25 set 2014); e

3) http://www.englishexercises.org/makeagame/viewgame.asp?id=2083 (acesso em 25 set 2014).

Avaliação

A avaliação deve ser feita durante toda a aula, observando o desempenho dos alunos nas diversas atividades. A atividade 2 do primeiro módulo e as atividades 1 e 2 do segundo módulo podem ser objeto de uma avaliação escrita.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.