16/10/2014
Eliana Dias, Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Não há necessidade de conhecimento prévio, por se tratar de conteúdo para iniciantes na língua inglesa,
Atividade 1
Reproduza para os alunos o vídeo "Prepositions of time", disponível no site: http://learnenglishteens.britishcouncil.org/grammar-vocabulary/grammar-videos/prepositions-time (Acesso em: 22.09.2014).
Primeiramente, exiba o vídeo até o final, sem interrupções. A seguir, reproduza o vídeo novamente, interrompendo-o sempre que aparecerem frases com as prepositions of time. Destaque as frases e peça para que os alunos as anotem em seus cadernos. Escreva as frases também no quadro, ajudando na visualização. Essas anotações os ajudarão a realizar as atividades da aula.
Imagem ilustrativa do vídeo
Atividade 2
Após assistirem ao vídeo, entregue uma cópia xerocopiada do script para cada aluno e peça para que, em duplas, realizem a leitura em voz alta. Observe a pronúncia das palavras e a correta entonação das expressões. Destaque as frases com o uso das prepositions of time, chamando a atenção dos alunos para o seu emprego correto.
Daisy: Hi, Mum, How's it going?
Sophie: Fine thanks, honey. How was school?
Daisy: Good. I've got a note for you from Mr Oliveira.
Sophie: Who's Mr Oliveira? Your Portuguese teacher?
Daisy: I don't study Portuguese, Mum. You know that.
Sophie: True. But you could. It's a very useful language. They speak it in Brazil ...
Daisy: Mum, he's the new headmaster at college. And he isn't Portuguese – or Brazilian. He's British. But I think he said his parents are from Goa.
Sophie: Goa? Wow. The headmaster ... Ah yes, I remember him. I met him at Christmas when I went to your school for that concert. In December, anyway. A very nice man, yes.
Daisy: Mum ...
Sophie: It would be good to speak to him about his parents' country. I could interview him, then visit Goa in summer … no, too hot maybe ... in autumn ...
Daisy: Well, he'd like to see you again too.
Sophie: Really?
Daisy: He wants you to go into school on Monday or Tuesday next week.
Sophie: Oh? Have you done something wrong?
Daisy: No, of course not! You know me. He wants to ask if you can give a talk about your work and your blog, your travels, that sort of thing. One day in April, during Careers Week.
Sophie: So on Monday or Tuesday? What time?
Daisy: In the afternoon or in the early evening. At 5 o'clock, if you can.
Sophie: Hmm. I can go at half past four on Tuesday, if that's OK.
Daisy: I'll ask.
Sophie: Let me see. I'm away in Moscow for three days in April ... but during your school holidays, I think. I'm going to Russia to write about traditions at Easter – oh, and then I'm away again at the end of the month. But I'm at home for two or three weeks. I can't go on Monday evening, because I have a tai chi class, and then I have to work at night. I have a VIDEO CALL at midnight ... Yes, definitely. I'll go in on Tuesday afternoon.
Daisy: Can you write a note or send him an email, please?
Sophie: I'll phone him during the day tomorrow. I'm free for a few hours in the morning.
Daisy: OK, I'll tell him. Where are you?
Sophie: Here in town. I'm at the travel agent's. I'm chatting to your friend Jenna – I hadn't seen her for months! I didn't know she was working here; she's organising my FLIGHTS to Russia. Do you want to speak to her?
Daisy: No, it's OK, I'll see her at the weekend. We're going to a party on Saturday night.
Sophie: OK, well I'll be home in about an hour – at about 7 o'clock probably. Pizza and a DVD tonight?
Adaptado do site: http://learnenglishteens.britishcouncil.org/grammar-vocabulary/grammar-videos/prepositions-time (Acesso em: 22.09.2014)
Atividade 3
Projete o exercício seguinte para os alunos e peça a eles que separem as palavras e frases nos grupos corretos. As frases, anotadas na atividade anterior, poderão ajudar na realização dessa atividade. Distribua a tabela, a seguir (Atividade 4), para facilitar a correção dos exercícios.
Adaptado do site: http://learnenglishteens.britishcouncil.org/grammar-vocabulary/grammar-videos/prepositions-time (Acesso em: 22.09.2014)
Atividade 4
Distribua para os alunos a tabela seguinte com as prepositions of time. Leia em voz alta, destacando o uso de cada preposição. Essa tabela ajudará na correção da atividade anterior. Como desdobramento da atividade, peça para que os alunos façam frases com as preposições da tabela abaixo. Essas frases deverão ser compartilhadas com todo o grupo.
We use IN, ON, AT for lots of different times. Here is a table comparing the uses:
in | on | at |
Months: in January / in April |
Days of the week: on Monday
|
Clock times: at 7.30 a.m. / at 5 o’clock |
Fonte: http://learnenglishteens.britishcouncil.org/grammar-vocabulary/grammar-videos/prepositions-time (Acesso em: 22.09.2014)
Atividade 5
Reproduza o vídeo seguinte para os alunos, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=OhCkqIz22nI (Acesso em: 23.09.2014). Pause o vídeo várias vezes, principalmente, quando identificar possíveis dúvidas dos alunos. Disponibilize tempo, ainda, para que eles possam fazer algumas anotações que julgarem pertinentes.
O vídeo apresenta as regras a serem utilizadas com as preposições de tempo e é um ótimo recurso visual para a compreensão do conteúdo da aula. Peça, sempre, que os alunos, a partir da explicação, elaborem suas próprias frases com as preposições destacadas. Compartilhe as frases com todo o grupo, que deverá ficar atento e ajudar na correção, caso necessário.
Imagem ilustrativa do referido vídeo
Atividade 6
Projete o exercício seguinte ou entregue uma cópia xerocopiada para cada aluno. Disponibilize um tempo de, aproximadamente, 15 minutos para a realização da atividade. A correção deverá ser realizada em voz alta, com a ampla participação de todos os alunos na leitura das respostas.
Put in the correct prepostion (in, on, at). If no preposition is needed put in a -.
1) There was a loud noise which woke us up ………………. Midnight.
2) Do you usually eat chocolate eggs …………………. Easter?
3) What are you doing ………………… the weekend?
4) ………………………….. last week I worked until 9pm ……………….. every night.
5) My father always reads the paper ……………………. breakfast time.
6) She plays tennis ...................... Fridays.
7) The trees here are really beautiful …………………. the spring.
8) I'll see you ……………………….Tuesday afternoon then.
9) Shakespeare died ……………. 1616.
10) She studies …………. every day.
11) John is going to buy the presents ……………. today.
12) In my hometown, the shops open early …………… the morning.
13) She met her husband ……………….. 1998.
14) The party is ………………. next Saturday.
15) We are meeting ………………….. Friday morning.
16) I often get sleepy ……………… the afternoon.
17) His daughter was born ………………………. the 24th of August.
18) Mobile phones became popular ……………….. the nineties.
19) Luckily the weather was perfect ………………… her wedding day.
Atividade 7
Projete o texto seguinte para os alunos ou entregue uma cópia xerocopiada para cada um deles. Os alunos, em um primeiro momento, deverão realizar a leitura silenciosamente. Em seguida, peça para que dois alunos se revezem na leitura do texto. Tire dúvidas quanto à pronúncia correta das palavras e ao vocabulário.
A seguir os alunos deverão destacar as preposições de tempo que aparecem no texto. Ao destacarem-nas, peça para que associem as preposições às regras correspondentes. As preposições e suas respectivas regras poderão ser escritas no quadro, por meio da elaboração de uma tabela, facilitando a visualização e a memorização do uso. Faça algumas perguntas de compreensão de texto, colaborando para a sua compreensão.
Read the story below:
I was born in Seattle, Washington on the 19th of April in 1961. Seattle is in the State of Washington in the United States. That was many years ago... Now, I live in Leghorn in Italy. I work at the British School. I sometimes go to a movie on the weekend. I meet my friends at the movie theater at 8 o'clock or later. In the summer, usually in August, I go home to visit my family in America. My family and I go to the beach and relax in the sun in the morning and in the afternoon! In the evening, we often eat at a restaurant with our friends. Sometimes, we go to a bar at night.
Adaptado do site: http://esl.about.com/library/beginnercourse/bl_beginner_course_easypreps.htm (Acesso em: 23.09.2014)
Atividade 8
Entregue a atividade seguinte para os alunos, que deverão realizá-la em, aproximadamente, 15 minutos. Possibilite o trabalho em dupla, caso haja necessidade. A correção deverá ser feita oralmente, incentivando a participação entre os alunos.
Em seguida, os alunos deverão criar um texto, descrevendo suas próprias vidas, baseando-se no parágrafo, a seguir. Esse texto deverá ser compartilhado com os demais alunos, que poderão ajudar, inclusive, na correção. Esse é um momento importante de identificar possíveis dúvidas que só aparecem durante a produção dos próprios alunos. Essa atividade poderá ser avaliada.
Fill in the gaps in this paragraph with the prepositions - in, on, at or to.
Janet was born …………………… Rochester, ……………… December 22nd ……………….. 3 o´clock ……………….. the morning. Rochester is ………………. the state of New York …………………. the United States. Now, she goes …………………. classes …………… the university. She usually arrives …………………. the morning ……………. 8 o´clock. ……… the weekends, she likes driving …………………. her friend´s house ………. Canada. Her friend lives ………………… Toronto. She usually arrives …………….. 9 …………… the evening and leaves …………….. Sunday morning. ………….. Saturday, they often meet friends ………………………. a restaurant. …………… night, they sometimes go …………. a disco. ……………….. summer, …………….. July, for example, they often go …. the countryside.
Adaptado do site: http://esl.about.com/library/beginnercourse/bl_beginner_course_easypreps.htm (Acesso em: 23.09.2014)
Para outras atividades, acesse:
https://www.englishclub.com/grammar/prepositions-at-in-on-time.htm (Acesso em: 23.09.2014);
http://www.ecenglish.com/learnenglish/prepositions-time (Acesso em: 23.09.2014);
http://www.english-4u.de/prep_of_time_ex1.htm (Acesso em: 23.09.2014);
Para avaliação desta aula, as atividades propostas deverão servir como instrumento de avaliação, por exemplo, a elaboração do texto sugerido na Atividade 8, servirá de avaliação do conteúdo aprendido.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!