Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MODAL VERBS - ADVICE

 

20/10/2014

Autor e Coautor(es)
ILMA MONTEIRO RESENDE CARRIJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer os verbos modais (modal verbs) usados para pedir e dar conselhos.

Produzir textos orais e escritos, aconselhando pessoas em diferentes situações.

Duração das atividades
2 módulos/aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá saber o que são verbos modais (modal verbs).

Estratégias e recursos da aula

O tema desta aula é pedir e dar conselhos. Para isso, iremos trabalhar alguns verbos modais. Sugiro que o professor introduza esses verbos, antes de aplicar esta aula. Há uma aula intitulada "INTRODUCTION TO MODAL VERBS", disponível no Portal do Professor, no endereço: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=57810 (acesso em 24 set 2014), que explica o que é um verbo modal, quais são as características que os distinguem dos demais verbos e quais são os seus principais usos.

 

Módulo 1

 

ATIVIDADE 1

 

Figura 1 - What should I do?

 

What should I do

Fonte: http://thumbs.dreamstime.com/x/what-should-i-do-thinking-person-thought-bubble-18313561.jpg. Acesso em 24 set 2014.

 

Inicie esta atividade, mostrando a figura 1 para os alunos. Explique a eles que o sujeito da figura não sabe o que fazer e pergunta a si mesmo: What should I do? (O que eu devo fazer?) Diga aos alunos que há várias maneiras de dar ou pedir conselhos, em inglês. Uma delas é usando o verbo modal should, como faz o sujeito da figura.  Algumas revistas direcionadas ao público adolescente trazem, geralmente, uma coluna de conselhos, para a qual os leitores escrevem cartas ou e-mails, contando seus problemas e um profissional responde às correspondências, dando conselhos. A figura 2 apresenta uma carta e sua resposta, que foram retiradas e adaptadas de uma coluna de conselhos para adolescentes, disponível no endereço: http://www.askdrm.org/col_teens.html (acesso em 24 set 2014). Mostre a figura para os alunos e conceda alguns minutos para a leitura silenciosa. Ao término da leitura, promova uma discussão, fazendo as seguintes perguntas:

1. What is the teenager's name? (Qual é o nome da adolescente?)

2. Is it a real or a fictitious name? (É um nome real ou fictício?)

3. What is Nnnra's problem? (Qual é o problema de Nnnra?)

4. What does Velben suggest? (O que Velben sugere?)

5. What would you suggest? (O que você sugeriria?)

6. What expressions does Velben use to give advice? (Quais expressões Velben usa para dar conselhos?)

 

Figura 2 - Teens advice column

 

Problem:

— March 5, 2014 —

Hi. What do you do when you have absolutely no interests, hobbies and talents? I just really feel this emptiness inside of me. — Nnnra, 16

Advice:

Hello Nnnra,

It is important to understand that interests are all about you and no one else. What do you enjoy doing? Many times, we develop friendships because of shared interests. Therefore, you should look at the things you and your friends like doing together, as a starting point. In addition, you should take part in some trial and error experimenting in order to see what you really enjoy. You can talk to your friends about it. You could also try basic things, such as drawing, singing, reading, or working out by dancing, swimming, or jogging. I am confident that you will come to realize that you have always had interests, hobbies, and talents.

— Velben

Fonte: Texto adaptado de: http://www.askdrm.org/col_teens.html. Acesso em 24 set 2014.

 

Comentário: Padrão de respostas esperado: 1. Nnnra. 2. Fictitious name. 3. She has no interests, hobbies or talents. 4. He suggests that she should look at the things she and her friends like, she should start an activity and she should talk to her friends about it. 5. Should, can and could.

 

Para encerrar esta atividade, peça aos alunos para responderem à pergunta: What advice would you give Nnnra? (Qual conselho você daria para Nnnra?) Diga a eles para escreverem suas respostas no caderno. A correção deverá ser feita nos cadernos.

 

ATIVIDADE 2

 

Esta atividade tem o objetivo de fazer com que os alunos produzam sentenças, usando should/shouldn't, para aconselhar alguns alunos de uma escola em Seoul, na Coréia do Sul. Com o incentivo da professora Johanna L. Haas, eles gravaram um vídeo, pedindo dicas (tips) para resolverem seus problemas. Exiba o vídeo, que se encontra disponível no endereço: http://community.eflclassroom.com/video/video/show?id=826870%3AVideo%3A245419 (acesso em 24 set 2014). Em seguida, escreva as frases abaixo, no quadro, deixando espaço entre elas, para as respostas. Peça aos alunos que copiem e respondam às perguntas, no caderno. Diga a eles que troquem ideias com o colega ao lado. Quando todos terminarem de responder, os alunos deverão expor suas respostas para a classe, que irá decidir qual é o melhor conselho, para cada situação.  

I need a girlfriend! Could you give me some tips?

I want to be a famous singer! Could you give me some tips?

I want to be taller! Could you give me some tips?

I’m trying to save money. Could you give me some tips?

I want to be a better basketball player. Could you give me some tips?

We are going to Lotte World. We don’t know what to wear. Could you give us some tips?

We are visiting America for the first time! Could you give us some tips?

 

Comentário: Lotte World é um grande complexo de lazer em Seul, na Coréia do Sul. Ele consiste em: o maior parque temático coberto do mundo (um Guinness World Record) que está aberto todo o ano; um parque de diversões ao ar livre chamado Magic Island; uma ilha artificial dentro de um lago ligado por monotrilho; shoppings; um luxuoso hotel; um museu de folclore coreano; instalações desportivas e cinemas. Fonte das informações: http://en.wikipedia.org/wiki/Lotte_World#mediaviewer/File:Khitai7.jpg (acesso em 24 set 2014).

 

Módulo 2

 

ATIVIDADE 1

 
Esta atividade consiste de um jogo de tabuleiro, em que os alunos deverão dar conselhos, para cada situação proposta nas casas do tabuleiro. Divida a turma em equipes de 3 ou 4 alunos. Distribua uma cópia da figura 5 e um dado, para cada time e forneça um marcador para cada jogador, que pode ser a própria borracha do aluno. Os participantes de cada equipe jogam o dado e o aluno que tirar o maior número começa o jogo. Ele deve posicionar o seu marcador na casa 1 (Start) e lançar o dado novamente, para saber o número de casas que seu marcador deverá avançar. Ao parar em uma casa, o jogador deverá ler a instrução e realizar o que se pede. O primeiro jogador a chegar à última casa (Finish) é o vencedor. Nesse jogo, o professor tem o papel de verificar se os participantes estão produzindo suas frases corretamente. 
 
Figura 5 - Board Game - What should I do?
 
Board game
 
 

ATIVIDADE 2

 

Para encerrar esta aula, proponho que o professor trabalhe uma música do grupo "The Clash", chamada "Should I stay or should I go?" (Devo focar ou devo ir?) A letra pode ser encontrada no endereço: http://www.vagalume.com.br/the-clash/should-i-stay-or-should-i-go.html (acesso em 24 set 2014) e o vídeo está disponível no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=coPB3GLpx98 (acesso em 24 set 2014). Comece a atividade trabalhando as rimas. Distribua uma cópia do exercício da figura 6 para cada alunos e peça que eles liguem as palavras da esquerda com as palavras da direita, de acordo com as rimas. Eles podem trocar ideias com o colega ao lado. Em seguida, exiba o vídeo dessa música e peça aos alunos que completem a letra. Ao final, o professor pode fazer a correção oral e exibir o vídeo mais uma vez, para que todos cantem juntos.

 

Figura 6 - Should I stay or should I go - The Clash.

Match the words that rhyme. Then, watch the video and complete the lyrics.

1. know    2. mine    3. trouble    4. be    5. tease    6. black

            (    ) double    (    ) me    (    ) back    (    ) knees    (    ) time    (    ) free    (    ) go    (    ) blow

 

Darling you gotta let me ______
Should I stay or should I _____?
If you say that you are ______
I'll be here 'til the end of ______
So you got to let me ______
Should I stay or should I ______?

Always tease tease ______
You're happy when I'm on my ______
One day is fine, next is ______
So if you want me off your ______
Well come on and let me ______
Should I Stay or should I ______?

Should I stay or should I go ______?
Should I stay or should I go ______?
If I go there will be ________
An' if I stay it will be _______
So come on and let me ______

This indecision's bugging ______
If you don't want me, set me ______
Exactly who'm I'm supposed to ______
Don't you know which clothes even fit ______?
Come on and let me ______
Should I cool it or should I _______?

Should I stay or should I go ______?
If I go there will be ________
And if I stay it will be ________
So you gotta let me ______
Should I cool it or should I _______?

Should I stay or should I go ______?
If I go there will be _______
And if I stay it will be _______
So you gotta let me _______
Should I stay or should I _______?

Fonte: http://www.vagalume.com.br/the-clash/should-i-stay-or-should-i-go.html. Acesso em 24 set 2014.


Comentário: Padrão de respostas esperado: know; go; mine; time; know; go; tease; knees; black; back; know; go; now; now; trouble; double; know; me; free; be; me; know; blow; now; trouble; double; know; blow; now; trouble; double; know; go.
 

 

 

 

 

 

 


Recursos Complementares

Atividades envolvendo o verbo modal should podem ser encontradas nos endereços abaixo:

1) http://www.englishgrammarsecrets.com/should/exercise2.swf (acesso em 24 set 2014),

2) http://www.englishexercises.org/makeagame/viewgame.asp?id=1734 (acesso em 24 set 2014) e

3) http://www.esl-lounge.com/student/grammar/2g18-should-shouldnt-exercise.php (acesso em 24 set 2014).

Avaliação

A avaliação desta aula pode ser feita de forma qualitativa, pela observação do desempenho e do envolvimento dos alunos em todas as atividades desenvolvidas. Uma avaliação da produção oral pode ser realizada na atividade 1 do módulo 2, uma avaliação auditiva pode ser realizada na atividade 2 do módulo 2. A produção escrita pode ser avaliada na atividade 2 do primeiro módulo.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.