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Comida saudável

 

20/10/2014

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Estética
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Enfermagem
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Gerência de Saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Farmácia
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Dietas e consumo de alimentos
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Agente Comunitário de Saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Nutrição e Dietética
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Terapias Integrativas e Complementares
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Registros de Saúde
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Educação Escolar Indígena Ciências Corpo humano e a saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Vigilância em Saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Explicar o que é uma alimentação saudável.

  • Explicitar a importância de uma alimentação saudável.

  • Avaliar sua alimentação.

  • Elaborar um cardápio semanal composto por comidas saudáveis.

  • Apontar aspectos que dificultam ou limitam a adoção de uma alimentação saudável.

  • Produzir um portfólio reflexivo.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sistema digestório: nutrientes presentes nos alimentos.

Estratégias e recursos da aula

ESTRATÉGIAS

Estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; estudo de textos e de documentário; produção de textos e consolidados; registros fotográficos e montagem de portfólio.

RECURSOS

Utilização de computadores com acesso à internet; textos e vídeo digitais; câmeras fotográficas; uma pasta preta com plásticos ou fichário.

 

Instruções a serem transmitidas aos alunos, pelo professor, no início desta proposta

Todas as atividades e etapas desta proposta deverão ser fotografadas para que estes registros façam parte de um portfólio que será montado pelos alunos no decorrer da mesma. Este portfólio deverá conter todas as atividades desenvolvidas pelos alunos e deve ser ilustrado com desenhos, recortes e fotografias. Através do portfólio, o aluno demonstrará  a sua trajetória de aprendizagem.

Para elaborar seu portfólio, o aluno vai precisar de uma pasta preta com plásticos ou de um fichário, uma câmera, fotografias do que já foi feito, anotações etc.

Este portfólio constará do conjunto organizado das atividades produzidas pelo aluno ao longo desta proposta e será, para o professor, um importante instrumento de avaliação.

O portfólio deverá ter a seguinte estrutura: introdução (apresentação do conteúdo); uma breve descrição de cada atividade realizada contendo as datas em que elas aconteceram; registros escritos e fotografias de cada momento relatado; uma seção de revisão com reflexões do aluno, uma autoavaliação e uma parte reservada aos comentários do professor.

Tudo isto deverá ser organizado, em ordem cronológica, na pasta preta com plásticos ou no fichário do aluno.

Montando um portfólio reflexivo

Por que montar um portfólio?

Para registrar as etapas e os saberes vivenciados no estudo do tema “Comida saudável”.

Dicas para o aluno montar um bom PORTFÓLIO

  • Seja organizado.
  • Crie sua marca = identidade artística (autonomia).
  • Seja criativo.
  • Registre e reflita sobre suas experiências ao longo do processo de construção de conhecimentos no estudo do tema.

Montagem

1ª página: identidade artística (sua marca).

2ª página: dados da escola, da disciplina e do professor.

3ª página: introdução (apresentação do conteúdo).

4ª página: trajetória pessoal no desenvolvimento do tema ao longo das aulas.

4ª página em diante: descrição das atividades realizadas.

·       Registros escritos do professor, seus e de seu grupo.

·       Fotografias das atividades (momentos mais significativos).

·       Desenhos, fotografias ou recortes que ilustrem cada momento.

·       Depoimentos dos colegas.

·       Outros itens que considerar relevante.

 

Módulo 1- Comida saudável?

Atividade 1- Este ou aquele? Explorando imagens

O professor deverá iniciar o estudo deste tema por meio de um diálogo com os alunos a partir das seguintes imagens que deverá salvar em seu computador e projetar para que os alunos as visualizem, utilizando o aparelho data show.

Antes de fazer a exposição das imagens, o professor deverá indagar os alunos, como sugerimos abaixo.

  • Qual(is) prato(s) você escolheria para suas principais refeições diárias? Por quê?

Deverá montar um esboço das opções e justificativas dos alunos no quadro negro e ir preenchendo à medida que os alunos forem se manifestando.

 

 

Imagem 1

Imagem 2

Imagem 3

Imagem 4

Título

 

 

 

 

Nº de alunos

 

 

 

 

Justificativas

 

 

 

 

 

 

http://sonhos20.sonhos.com.br/wp-content/uploads/2013/11/shutterstock_73832815.jpg

Imagem 1- disponível em: http://sonhos20.sonhos.com.br/wp-content/uploads/2013/11/shutterstock_73832815.jpg. Acesso em 26/09/2014.

 

http://www.cenalessdicas.com/wp-content/uploads/2013/10/dieta-com-cenaless.jpg

Imagem 2- disponível em: http://www.cenalessdicas.com/wp-content/uploads/2013/10/dieta-com-cenaless.jpg. Acesso em 26/09/2014.

 

http://apsredes.org/site2013/vocesaudavel/files/2013/04/Fast-Food-Pictures-6-1100x737.jpg

Imagem 3- disponível em: http://apsredes.org/site2013/vocesaudavel/files/2013/04/Fast-Food-Pictures-6-1100x737.jpg. Acesso em 26/09/2014.

 

http://comernarua.files.wordpress.com/2011/11/arroz-feijao-bife-fritas-file-mignon-bruno-thomaz.jpg

Imagem 4- disponível em: http://comernarua.files.wordpress.com/2011/11/arroz-feijao-bife-fritas-file-mignon-bruno-thomaz.jpg. Acesso em 26/09/2014.

 

Os alunos deverão registrar este quadro, depois de pronto, em seus cadernos. Este quadro deverá compor os portfólios dos alunos.

Ao fechar o quadro, o professor deverá discuti-lo com os alunos, explorando as escolhas, os títulos e as justificativas e fazendo novas indagações, como as sugeridas a seguir, que nortearão as próximas atividades desta proposta.

  • O que seria uma alimentação saudável?

  • Por que uma alimentação saudável é importante?

  • Você tem uma alimentação saudável?

Os alunos deverão registrar estas perguntas e respondê-las em seus cadernos. Estes registros deverão ser guardados para comparar com as respostas às mesmas perguntas ao final da proposta.

 

Atividade 2- Diário alimentar

 Cada aluno deverá fazer, em seu caderno, um diário alimentar, no qual vai relatar seu cardápio diário, por uma semana. Deverá registrar todos os alimentos ingeridos durante cada dia da semana, as quantidades e horários em que fez as refeições. Ao final desta semana, cada aluno deverá trazer estas informações para a aula, para discussão na atividade 4 do módulo 2.

Para sistematização e melhor visualização, os alunos deverão montar um quadro como o sugerido a seguir. Se não fizerem todas estas refeições, deverão registrar esta informação no espaço correspondente àquelas não feitas. Se fizerem mais refeições além destas, deverão registrá-las também, ampliando o seu quadro.

 

 

Café da manhã

Lanche

Almoço

Lanche

Jantar

Lanche

Segunda feira

 

 

 

 

 

 

Terça feira

 

 

 

 

 

 

Quarta feira

 

 

 

 

 

 

Quinta feira

 

 

 

 

 

 

Sexta feira

 

 

 

 

 

 

Sábado

 

 

 

 

 

 

Domingo

 

 

 

 

 

 

Fonte: quadro da própria autora.

Atividade 3- TESTES

Enquanto os alunos fazem seus relatórios diários, o professor deverá dar sequência ao estudo do tema desta proposta, ressaltando que os registros deverão ser baseados na realidade, sem interferência nos conhecimentos com os quais estarão em contato neste período. Se os alunos já forem mudando de hábitos no decorrer desta semana, deverão relatar como eram suas refeições nas semanas anteriores.

Para iniciar este estudo, propomos que façam dois testes on line para verificarem se sua alimentação é saudável.

 

Teste 1- BOA FORMA UOL. Descubra se sua alimentação é saudável. Disponível em: http://boaforma.uol.com.br/infograficos/2010/10/15/descubra-se-sua-alimentacao-e-saudavel.htm. Acesso em 26/09/2014.

 

Teste 2- _______________. Você é um comedor compulsivo? Faça o teste e descubra. Disponível em: http://boaforma.uol.com.br/infograficos/2010/09/22/voce-e-um-comedor-compulsivo-faca-o-teste-e-descubra.htm. Acesso em 26/09/2014.

 

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os testes diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar os testes em seu computador e imprimi-los e disponibilizar uma cópia impressa para cada aluno.

 Cada aluno, deverá registrar em seu caderno os resultados dos seus testes. Estes registros constarão em seu portfólio e deverão ser subsídios para reflexões e discussões posteriores.

 

Módulo 2- Comida saudável: referências teóricas

Atividade 1- Documentário

Para iniciar a construção do aporte teórico sobre o tema, sugerimos o documentário descrito a seguir.

 

KIROIVA, Getulhio. Alimentação Saudável - Câmera Record 13/04/2012. Duração: 49min14seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=BR1z5AAO7R8. Acesso em 26/09/2014.

 

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar o vídeo diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar o vídeo em seu computador e projetá-lo, utilizando o aparelho data show.

O professor deverá disponibilizar para cada aluno uma cópia de questões, como as sugeridas a seguir, para promover uma organização das informações e uma discussão entre os alunos.

Questões para discussão do vídeo

  • Qual é a importância dos carboidratos na alimentação? Quanto deve ser ingerido diariamente? Em quais alimentos está presente?

  • Por que não devemos comer os mesmos alimentos todos os dias?

  • Enumere 5 mitos e 5 verdades sobre alimentos e explique cada um deles tendo como referência uma alimentação saudável.

 

Atividade 2- Estudo de textos

Os alunos deverão ler os textos e fazer registros de modo a destacar informações relevantes e estabelecer comparações entre o conteúdo dos mesmos.

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os textos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar os textos em seu computador e imprimi-los entregando uma cópia impressa a cada aluno.

 

Os alunos deverão registrar as suas impressões ao ler cada texto, fazendo uma síntese do mesmo, além de registrarem alguns itens, como os sugeridos a seguir.

Sugestões de itens para registros

  1. Aspectos/informações comuns nos textos.

  2. Aspectos/informações divergentes nos textos.

  3. Conceito(s) de alimentação saudável.

  4. Importância de uma alimentação saudável.

  5. O que fazer para ter uma alimentação saudável.

 

Texto 1- NOGUEIRA, Fernanda. Fase pré-vestibular é momento de pensar na alimentação saudável. Disponível em: http://g1.globo.com/educacao/noticia/2010/10/fase-pre-vestibular-e-momento-de-pensar-na-alimentacao-saudavel.html. Acesso em 26/09/2014.

 

Texto 2- TERRA, Ana. Conhecendo a nova pirâmide alimentar. Disponível em: http://anaterranutri.blogspot.com.br/2012/08/conhecendo-nova-piramide-alimentar.html. Acesso em 26/09/2014.

 

Texto 3- FIGUEIREDO, Flávia. Conheça 15 dicas para ter uma alimentação saudável. Disponível em: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/12925-conheca-15-dicas-para-ter-uma-alimentacao-saudavel. Acesso em 26/09/2014.

 

Texto 4- MENEZES, Fernando. 18 maneiras de seguir uma alimentação saudável. Disponível em: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/11846-18-maneiras-de-seguir-uma-alimentacao-saudavel. Acesso em 26/09/2014.


Texto 5- IDEC. 10 Passos para uma alimentação saudável. Disponível em: http://www.idec.org.br/consultas/dicas-e-direitos/10-passos-para-uma-alimentaco-saudavel. Acesso em 26/09/2014.

 

Texto 6- MINISTÉRIO DA SAÚDE. Guia alimentar: como ter uma alimentação saudável. [PDF]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_alimentacao_saudavel.pdf. Acesso em 26/09/2014.

 

 

Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-H38YqZv9sfk/UDeAtUL_9sI/AAAAAAAAAIk/RWHDGbSXB3E/s400/Nova-Piramide-alimentar-Piramide-Nutricional.jpg. Acesso em 26/09/2014.

 

Atividade 3- Discussão do vídeo e dos textos

A discussão do vídeo e dos textos deverá acontecer tendo como ponto de partida as questões e itens para registros propostos pelo professor, primeiramente em grupos pequenos, de três alunos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas, fazendo um consolidado do que foi apresentado pelo grupo. Este consolidado deverá ser apresentado por um representante deste grupo na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

O consolidado de cada grupo deverá ser enviado ao professor para avaliação, por e-mail.

Atividade 4- Revendo cardápio diário e testes: mudanças de hábitos?

De posse de todas estas informações, é o momento de cada aluno rever seus hábitos alimentares. Para isto, deverá retomar seus registros das atividades 2 e 3 do módulo 1, avaliando seus hábitos alimentares.

Propomos que cada aluno esboce um novo quadro no qual inclua, dentro de suas possibilidades, novos hábitos alimentares na perspectiva de uma alimentação saudável, de modo que se torne um guia de metas a serem atingidas em curto prazo. Dessa forma, poderá promover uma mudança significativa de hábitos alimentares, essencial na busca de uma reeducação alimentar.

Os alunos deverão também apontar aspectos que dificultam ou limitam a adoção de uma alimentação saudável no seu cotidiano.

Cabe ao professor avaliar as propostas de cardápios dos alunos e, se for o caso, pedir auxílio a um nutricionista para subsidiar seus posicionamentos.

Os alunos que tiverem mais dificuldade nesta tarefa deverão contar com o apoio maior do professor. Casos mais delicados como os de obesidade ou outros problemas de saúde relacionados à alimentação, assim que percebidos, deverão ser encaminhados pelo professor para acompanhamento médico e/ou de nutricionistas.

 

Cada aluno deverá anotar suas reflexões ao elaborarem estes cardápios, anexando todos estes registros ao seu portfólio.

Cardápio saudável semanal

Aluno: _______________________________________________________________________________________________

 

Café da manhã

Lanche

Almoço

Lanche

Jantar

Lanche

Segunda feira

 

 

 

 

 

 

Terça feira

 

 

 

 

 

 

Quarta feira

 

 

 

 

 

 

Quinta feira

 

 

 

 

 

 

Sexta feira

 

 

 

 

 

 

Sábado

 

 

 

 

 

 

Domingo

 

 

 

 

 

 

Fonte: quadro da própria autora.

Atividade 5- Produção de textos

De posse de todas as informações com as quais teve contato ao longo desta proposta, além de suas reflexões pessoais, cada grupo de 3 alunos deverá produzir um texto com o tema: comida saudável.

 

Neste texto, deverão contemplar os itens apontados a seguir.

  • Conceito(s) de uma alimentação saudável.

  • Importância de uma alimentação saudável.

  • Orientações para uma alimentação saudável.

  • Dificuldades para se adotar uma alimentação saudável.

Estruturação do texto

O texto dissertativo/argumentativo é uma modalidade em que se defende um ponto de vista. Nele a argumentação é importante, uma vez que apresenta fundamentos para sustentar uma tese. Quando o produzimos, devemos observar certas normas de organização bastante particulares. Em geral, para se obter maior clareza na exposição do ponto de vista, organiza-se em três partes, que apontamos a seguir.

  • Introdução: apresenta-se a ideia ou o ponto de vista que será defendido.

  • Desenvolvimento ou argumentação: desenvolve-se o ponto de vista (para convencer o leitor, é preciso usar uma sólida argumentação, citar exemplos, recorrer a opiniões de especialistas, fornecer dados etc.).

  • Conclusão: dá-se um fecho coerente com o desenvolvimento, com os argumentos apresentados.

Fonte: TERRA, Ernani. O Texto Dissertativo/Argumentativo. Disponível em: http://www.professorafrancinetecel.com/dicas/item/3-o-texto-dissertativo-argumentativo.html. Acesso em 26/09/2014.

 

O texto produzido pelos alunos deverá ser digitado e enviado ao professor, por e-mail, para avaliação. Após correções, o texto deverá compor os portfólios dos alunos.

 

Módulo 3- Socializando conhecimentos

Atividade 1- Socialização dos portfólios

Terminadas as atividades propostas anteriormente, os alunos deverão finalizar a produção do portfólio, que vem sendo construído ao longo da proposta. Finalizado, o portfólio deverá ser entregue ao professor na data por ele estipulada, para que ele possa avaliar toda a trajetória de aprendizagem do aluno.

Após a avaliação, o professor deverá organizar a sala de aula para a exposição dos portfólios, onde os alunos terão oportunidade de conhecer o trabalho do colega e espaço para toca de experiências. Esta exposição poderá ser visitada por toda a comunidade escolar, em eventos da escola, como uma feira de conhecimentos, um recital, ou outro evento similar no qual a escola esteja organizada para visitação pública.

 

Atividade 2- Socialização na rede

Toda a produção dos alunos, incluindo os consolidados da discussão de textos e do vídeo, os textos e os portfólios dos alunos que assim o desejarem e autorizarem,  deverá ser socializado na internet, após avaliação do professor. Este material deverá ser postado pelo professor, com a ajuda de alunos, no blog ou site da escola. Caso a escola não possua um blog ou site, professor e alunos  deverão criar o blog.  Para criar o blog, basta acessar o endereço eletrônico https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (acesso em 26/09/2014) e seguir as instruções. É rápido, prático e gratuito.

Postadas as produções, o professor deverá solicitar aos alunos que entrem no endereço eletrônico do blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos. Todos os alunos deverão seguir este procedimento. O professor, juntamente com os alunos, deverá divulgar o blog na escola, solicitando à comunidade escolar que também participe, deixando seus comentários e opiniões. Para divulgar o blog, todos os recursos de comunicação disponíveis na escola deverão ser utilizados: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros.

O professor deverá manter o blog atrativo, postando atualidades relacionadas ao tema.

 

Atividade 3- Participação em feiras e workshops

Após essa construção conceitual, os alunos estarão aptos, com a orientação do professor, a desenvolverem oficinas nos eventos da escola e em feiras de conhecimento locais e/ou regionais. 

Um relato e fotos de um workshop realizado por crianças sobre este tema estão disponíveis no endereço abaixo.

 

Workshop de Alimentação Saudável no Mercado da Vila de Cascais. Disponível em: http://www.cm-cascais.pt/galeria-de-imagens/workshop-de-alimentacao-saudavel-no-mercado-da-vila-de-cascais. Acesso em 26/09/2014.

 

Outras experiências desenvolvidas pelos professores e alunos jovens em workshops em uma escola estão disponibilizadas no endereço abaixo.

 

GABINETE DE SAÚDE. 1º período. Disponível em: http://gabinetesaudeesps.blogspot.com.br/2012/02/gabinete-de-saude-1-periodo.html. Acesso em 26/09/2014.

 

Havendo este espaço, sugerimos que o professor oriente os alunos a buscarem cardápios com receitas bem aceitas e aprovadas nos quesitos teor nutricional e sabor para desenvolverem em workshops, oficinas e exposições em feiras de conhecimento. Além do "como fazer", os alunos deverão explicar a  importância de uma alimentação saudável e da prática de atividades físicas para a saúde. Os pais poderão ser convidados a participarem, contribuindo com receitas e experiências culinárias já vivenciadas. E isto pode ser feito de forma criativa e saborosa. É uma experiência riquíssima e inesquecível para o professor e para os alunos e seus familiares.

 

http://www.cm-cascais.pt/sites/default/files/styles/destaque-home/public/imagens/galerias/workshop_23jun_3.png?itok=K3eggyrd

Imagem disponível em: http://www.cm-cascais.pt/sites/default/files/styles/destaque-home/public/imagens/galerias/workshop_23jun_3.png?itok=K3eggyrd. Acesso em 26/09/2014.

 

http://2.bp.blogspot.com/-aPP1yr08VcI/Tyr8dDWmRNI/AAAAAAAAAlI/7T9ycFNiVIo/s320/SAM_0975.JPG

Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-aPP1yr08VcI/Tyr8dDWmRNI/AAAAAAAAAlI/7T9ycFNiVIo/s320/SAM_0975.JPG. Acesso em 26/09/2014.

Recursos Complementares

 

TORAL, Natacha; CONTI, Maria Aparecida; SLATER, Betzabeth. A alimentação saudável na ótica dos adolescentes: percepções e barreiras à sua implementação e características esperadas em materiais educativos. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2009001100009. Acesso em 26/09/2014.

 

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Dez Passos para uma Alimentação Saudável - Guia Alimentar para Crianças Menores de 2 anos: álbum Seriado. [PDF]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/10_passos.pdf. Acesso em 26/09/2014.

 

VINHOLES, Daniele Botelho; ASSUNÇÃO, Maria Cecília Formoso; NEUTZLING, Marilda Borges. Frequência de hábitos saudáveis de alimentação medidos a partir dos 10 Passos da Alimentação Saudável do Ministério da Saúde. Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2009000400010. Acesso em 26/09/2014

 

 

Avaliação
  • A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.  

  • Os principais instrumentos de avaliação quantitativa deverão ser: i) os registros dos alunos ao longo da proposta; ii) os consolidados resultantes da discussão do documentário e dos textos; iii) os textos e os portfólios produzidos pelos alunos; iv) as apresentações e a participação dos alunos em workshops.

  • Todos esses instrumentos servirão de referência para que o professor e os alunos possam identificar as aproximações e distanciamentos dos objetivos propostos para esta aula.

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