Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Places in a city: using the prepositions of location

 

14/10/2014

Autor y Coautor(es)
ANA CLAUDIA CUNHA SALUM
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias, Lazuíta Goretti de Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer e fazer uso de vocabulário referente aos lugares de uma cidade, tais como: hotel, padaria, farmácia, cinema, dentre muitos outros.
  • Utilizar as preposições adequadas para localizar lugares em uma cidade.
Duração das atividades
2 módulos de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula
  • Recursos multimídia;
  • vídeo;
  • atividades xerocopiadas;
  • atividades online;
  • imagens veiculadas na internet;
  • atividades em duplas;
  • atividades em grupos;
  • revistas.

 

 

      PLACES IN A CITY: USING THE PREPOSITIONS OF LOCATION

 

MÓDULO 1

 

Atividade 1

 

Introduza o tema da aula com o vídeo disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=sCOPs3tTR5I (Acesso em: 28.09.2014). Primeiramente, reproduza o vídeo sem interrupções.  Na segunda  exibição,  interrompa o vídeo antes da resposta dada à pergunta: "Where´s the ...?" e peça para que os próprios alunos deem as respostas, utilizando-se das preposições apresentadas no vídeo. 
 
 
 
 
  at
Imagem ilustrativa do vídeo
 
 
 
Atividade 2
 
 
 
Dando continuidade a apresentação das preposições, reproduza para os alunos o vídeo disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=Hk0A-L9aB94 (Acesso em: 28.09.2014). Repita o procedimento da atividade anterior, qual seja, primeiramente, passe o vídeo sem interrupções. A seguir, antes de reproduzir novamente o vídeo,  escreva as frases no quadro e peça para que os próprios alunos as completem com a correta preposição. Repita o vídeo quantas vezes julgar necessárias.

 

at

Imagem ilustrativa do vídeo

 

 

Atividade 3

 

Projete para os alunos as imagens seguintes e também o exercício, cujo objetivo é conhecer o vocabulário referente aos lugares de uma cidade, introduzido no vídeo da atividade anterior. Os alunos deverão relacionar o número das imagens com as suas respectivas descrições e, sem seguida, escrever o nome de cada lugar nos pontilhados ao lado das descrições. Ajude-os com o vocabulário desconhecido.  

 

Match the numbers of the places in the pictures with the correct descriptions. Then write the name of the places described. 

 

 

 1.   2.   3.   4.    5. 

                                                                                                                   

67.   8.  9. 10. 
                                         
 
 
 

a. In this place you can buy dolls, teddy bears, cars or kites for your toy chest (       ) ...........................................

b. You can borrow interesting books here. (       ) .......................................

c. This is where you go if you want to buy a pet. (       ) ..........................................

d. Doctors and nurses take care of sick people in this place. (       ) .......................................

e. Wild animals from all over the world can be seen here. (       ) ...............................

f. You can have lunch or dinner here. (       ) .......................................

g. You can buy stamps and send letters here. (       ) ...........................................

h. This is where you can buy fresh fruits and vegetables. (       ) ........................................

i. Here you can watch films while you eat popcorn and drink soda. (       ) ........................................

j. People who protect the city against outlaws work here. (       ) .....................................

Fonte adaptada: http://www.englishexercises.org/makeagame/viewgame.asp?id=6165 (Acesso em: 28.09.2014)

 

 

Atividade 4

 

LOOK AROUND

 

A fim de praticar o uso das preposições introduzidas nas atividades anteriores, peça para que a turma se divida em duplas. Cada dupla deverá se revezar, falando da localização dos objetos da sala de aula, sem dizer o nome do objeto. Por exemplo, um aluno diz: " This object is over the door". O outro aluno advinha qual o objeto que está sendo descrito. Se o aluno acertar o objeto, eles trocam de papéis.

 

Para que  a atividade se estenda por mais tempo, leve outros objetos e espalhe-os na sala de aula. Ao final da atividade, peça para que cada aluno escreva no quadro uma frase, descrevendo a localização de um objeto. O  enfoque deve ser nas preposições utilizadas.  

Fonte adaptada do sitehttp://busyteacher.org/13962-how-to-teach-prepositions-of-location-7-super.html (Acesso em: 28.09.2014)

 

 

MÓDULO 2

 

Atividade 5

 

Projete a imagem seguinte e peça para que os alunos completem as frases com as preposições  adequadas. 

Como variação para a atividade, você pode mostrar apenas a imagem e os alunos deverão elaborar suas próprias frases sobre a localização de pessoas ou objetos no mapa.

Por exemplo. The red car is on the street, in front of the library. 

Incentive a participação de todos os alunos, para a criação de um ambiente interativo. 

 

Places_town.GIF

 

 

1.   There is a church ………………… the school.

2.   There is a car ………………… the library.

3.   There is a cat ……………………… the restaurant.

4.   There is a girl ……………… the church.

5.   There is a boy ……………………… a tree.

6.   There is a dog …………………….. the house.

7.   There is a motorbike ……………….. the house and the restaurant.

8.   There is a lake ………………………… the park.

9.   There is a boy …………………………. The school.

10.               There is a bird …………………… the church.

11.               There is a tree …………………….. the bank and the library.

There is a bus …………………… the bus stop. 

 

Fonte adaptada do sitehttp://roble.pntic.mec.es/jheb0015/Ework/Places_town4.htm (Acesso em: 28.09.2014)

 

 

Atividade 6

 

 

                                                                                       at

Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?q=magazines+clipart&espv=2&biw=1024&bih=643&tbm=isch&imgil=qxw7ahKaHAqf5M%253A%253Bw8

VcP7zrp-6F_M%253Bhttp%25253A%25252F%25252Flessonpix.com%25252Fpictures%25252F4926%25252FMagazines&source=iu&pf=m&fir=qxw7ahKaHAqf5M%

253A%252Cw8VcP7zrp-6F_M%252C_&usg=__hRxPPhqJZJphzKRqMZnfr8aWqNA%3D&ved=0CDYQyjc&ei=osMoVNaQA6S1sQSt-oGADA#facrc=_&imgdii=_&imgrc=qxw7ahKaHAqf5M%253A%3Bw8VcP7zrp-6F_M%3Bhttp%253A%252F%252Flessonpix.com%252Fdrawings%252F4926%252F380x380%252FMagazines.png%3Bhttp%253A%252F%252Flessonpix.

com%252Fpictures%252F4926%252FMagazines%3B380%3B380 (Acesso em: 28.09.2014)

 

 

No quadro, com a ajuda dos alunos, elabore uma lista com as preposições apresentadas na aula. Divida os alunos em grupo de três ou quatro e distribua algumas revistas para cada grupo. Disponibilize um tempo de 15 minutos para que o grupo procure nas revistas figuras que contenham situações ilustrando as preposições aprendidas na aula e escritas no quadro.

 

Após os quinze minutos, cada grupo deverá ir à frente da sala e mostrar as imagens escolhidas, assim como as frases elaboradas com as preposições aprendidas. 

Exemplos: In this picture, the dog is under the table. The table is next to the man. The table is in front of the window.

Recursos Complementares

Para outros vídeos sobre o tema, acesse:

http://www.youtube.com/results?search_query=prepositions+of+location  (Acesso em: 28.09.2014)

 

Para outras atividades, acesse:

http://www.passporttoenglish.com/Beginning-English/Lesson13/Grammar.html  (Acesso em: 28.09.2014)

Avaliação

Todas as atividades da aula deverão ser avaliadas qualitativamente pelo professor, levando-se em conta o entusiasmo e a participação dos alunos. 

 

Para uma avaliação formal, os alunos deverão criar um mapa de uma cidade fictícia ou um mapa do seu próprio bairro. O mapa deverá conter lugares típicos de uma cidade, tais como, escola, biblioteca, posto policial, supermercado, casas, prédios, dentre outros. Os alunos deverão criar frases descrevendo cada lugar no mapa, fazendo uso das preposições aprendidas durante a aula. Eles deverão apresentar suas produções para todo o grupo. 

 

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.