16/12/2009
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Identificar as diferenças entre o esporte de rendimento e as práticas vivenciadas no dia a dia nas ruas, praças, aulas de educação física, etc.
Não há
Os alunos deverão responder em uma folha de papel e individualmente a pergunta: o que é esporte?
Após haverem respondido, todos formarão uma roda, onde será lida as respostas dos mesmos, bem como alguns outros questionamentos:
Obs.: direcionar as respostas no sentido de que os esportes institucionalizados necessitam de materiais e espaços específicos para a sua prática, enquanto as praticas feitas em outros espaços são formas adaptadas dos mesmos
Pretende-se, nesta atividade, que a turma vivencie o esporte futsal em sua forma institucionalizada (regras fixas, divisão por gênero, etc.).para tal, os alunos deverão ser divididos em equipes de 8 jogadores, sendo que 5 deverão começar a pratica do jogo. O professor deve explicar as regras básicas do esporte futsal, (número de substituições, rigor na cobrança de falta, lateral, escanteio, inicio de jogo, etc). A partida deve ser disputada em tempo reduzido (10 minutos) de forma que todos possam vivenciar. Além disso, as equipes deverão contar somente com jogadores do mesmo gênero. Caso o professor ache necessário, ele mesmo pode dividir as equipes, de modo a tornar a prática mais equilibrada.
Será proposto aos alunos que vivenciem práticas adaptadas do futsal, como o gol de praia: será delimitado um espaço com dois "gols" marcados com pedras, garrafas, chinelos, etc. de tamanho reduzido (cerca de um passo). será considerado ponto quando a bola cruzar este espaço demarcado, utilizando somente os pés, tal como o futebol tradicional. primeiramente, utilizaremos bolas de futebol.
ou que o jogo seja realizado em um pátio com dimensões maiores que a quadra oficial do futsal, número maior de jogadores, não rigidez nas regras, que poderão ser comninadas com os alunos no momento da prática, bem como a não separação dos gêneros)
Novamente reunidos em círculo, o professor discutirá com os alunos as diferenças entre as duas práticas:
Qual das atividades a turma mais se divertiu coletivamente?
Qual das atividades a participação foi mais efetiva de todos?
Quais são as principais diferenças entre as duas práticas?
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!