Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Esportes da escola e na escola: igualdades e diferenças.

 

16/12/2009

Autor e Coautor(es)
Adriano de Paiva Reis
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as diferenças entre o esporte de rendimento e as práticas vivenciadas no dia a dia nas ruas, praças, aulas de educação física, etc.

Duração das atividades
150 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Os alunos deverão responder em uma folha de papel e individualmente a pergunta: o que é esporte?

Atividade 2

Após haverem respondido, todos formarão uma roda, onde será lida as respostas dos mesmos, bem como alguns outros questionamentos:

  • Em quais locais podemos praticar esportes?
  • Qualquer pessoa pode praticar esporte?
  • O futebol da rua é o mesmo que vemos na televisão?

Obs.: direcionar as respostas no sentido de que os esportes institucionalizados necessitam de materiais e espaços específicos para a sua prática, enquanto as praticas feitas em outros espaços são formas adaptadas dos mesmos

Atividade 3

Pretende-se, nesta atividade, que a turma vivencie o esporte futsal em sua forma institucionalizada (regras fixas, divisão por gênero, etc.).para tal, os alunos deverão ser divididos em equipes de 8 jogadores, sendo que 5 deverão começar a pratica do jogo. O professor deve explicar as regras básicas do esporte futsal, (número de substituições, rigor na cobrança de falta, lateral, escanteio, inicio de jogo, etc). A partida deve ser disputada em tempo reduzido (10 minutos) de forma que todos possam vivenciar. Além disso, as equipes deverão contar somente com jogadores do mesmo gênero. Caso o professor ache necessário, ele mesmo pode dividir as equipes, de modo a tornar a prática mais equilibrada.

Atividade 4:

Será proposto aos alunos que vivenciem práticas adaptadas do futsal, como o gol de praia: será delimitado um espaço com dois "gols" marcados com pedras, garrafas, chinelos, etc. de tamanho reduzido (cerca de um passo). será considerado ponto quando a bola cruzar este espaço demarcado, utilizando somente os pés, tal como o futebol tradicional. primeiramente, utilizaremos bolas de futebol. 

http://2.bp.blogspot.com/_hQrXpVmytvE/SQyDviRVU8I/AAAAAAAAAPU/x_N_BNGv6j0/s400/4%C2%B0+Futebol+de+Rua+DCI+2008+part.+2+010.jpg

ou que o jogo seja realizado em um pátio com dimensões maiores que a quadra oficial do futsal, número maior de jogadores, não rigidez nas regras, que poderão ser comninadas com os alunos no momento da prática, bem como a não separação dos gêneros)

Atividade 5

Novamente reunidos em círculo, o professor discutirá com os alunos as diferenças entre as duas práticas:

Qual das atividades a turma mais se divertiu coletivamente?

Qual das atividades a participação foi mais efetiva de todos?

Quais são as principais diferenças entre as duas práticas?

Recursos Complementares


Avaliação
Elaboração de painel com as respostas da atividade 5 dos alunos.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.