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Trabalhando a violência institucional

 

22/10/2014

Autor e Coautor(es)
KLENIO ANTONIO SOUSA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Mudança e transformação social
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Ensino Médio Sociologia Estrutura e estratificação social: a questão das desigualdades sociais
Ensino Médio Filosofia Relações de poder e democracia
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer o significado da violência institucional e mais especificamente na escola.

- Discutir a banalização da violência.

- Identificar e analisar as pequenas violências que, por vezes, passam despercebidas.

- Debater sobre a violência que ceifa vidas nas comunidades. 

- Discutir caminhos alternativos para se criar uma Cultura de Paz nos ambientes.

Duração das atividades
8 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não serão necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

O objetivo desta aula é trabalhar a questão das violências a que estamos submetidos ou que presenciamos no nosso dia a dia. Toda e qualquer instituição sofre e comete violências nas suas mais diversas formas. A escola é uma instituição que não foge à regra. A violência na escola se mostra de formas sutis ou de formas explícitas como agressões físicas. É preciso estar atento aos movimentos e relações das pessoas.  Esta aula pode ajudar os alunos a esclarecer o que é violência, a favorecer suas percepções sobre pequenas violências, se posicionar e agir contra elas como sujeitos na construção de outra história. 

 

Aulas 1 e 2  - A observação e a contemplação como técnicas de pesquisa e construção do conhecimento

 

Inicie a aula trabalhando o conceito de violência para que possa aprofundar para o conceito de Violência Institucional. Proponha para a turma uma experiência de observação primeiramente em espaços públicos. Solicite que façam os registros destas observações. Será o exercício do olhar e o refinamento da capacidade de observação e contemplação, uma técnica bastante utilizada pelos primeiros filósofos que observavam a humanidade para construírem suas teorias. 

a. Reúna a turma em frente ou próxima à escola, numa praça ou qualquer outro espaço aberto.

b. O objetivo é orientar os alunos para o exercício da observação. 

c. Solicite que os alunos, de posse de seus materiais de registros (cadernos, cadernetas, notebooks, ipads, tablets etc.), observem o movimento e reação das pessoas transeuntes e que estão no trânsito. 

d. Divida a turma em duplas ou trios para este exercício. 

e. Os alunos deverão registrar os movimentos, aparências das pessoas, sobre o que conversam, sobre o que discutem, as impaciências no trânsito, as gentilezas etc. Os registros poderão ser da ordem objetiva (características físicas, aparências) bem como da ordem subjetiva (emoções, compleições etc.).

d. Dê a estes grupos meia hora de observação das pessoas e construção dos registros. 

e. De volta à sala de aula, dê um tempo de 20 minutos para que façam a organização e compilação do material. Para isto, os alunos poderão utilizar os programas Word ou Power Point. Se tiverem imagens registradas, podem fazer esta inserção. 

f. Terminada a organização do material, as duplas ou trios terão 05 minutos para fazerem a apresentação do mesmo. 

g. Feitas as apresentações, realizar uma roda de conversa com os alunos para avaliarem sobre como foi a experiência vivida por eles. Pergunte a eles qual a contribuição da experiência para fundamentar e construir habilidades de observação e percepção.

h. Agora é o momento de se preparar para o trabalho propriamente dito, na próxima aula o professor dará as instruções para que os alunos possam fazer o trabalho de campo.

Imagem disponível em: https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR8argMiK_elp7GJocdNQAxqcV_x3O0FsXWxSUX8tWDejaaHTKc, acesso em 05 de outubro de 2014.

 

Aula 3 - Trabalhando um pouco mais sobre violência institucional

 

Neste momento, o professor trabalhará com um vídeo para aprofundar o estudo sobre a temática.

a. Leve a turma para o Laboratório de Informática.

b. Solicite que acessem o vídeo da TV Escola intitulado Ética violência que rola Direitos Humanos, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GR71QQPoqv8, duração de 12min21seg., acesso em 30 de setembro de 2014.

c. Trabalhe com os alunos a questão dos conflitos e das violências mostradas no vídeo, que podem emergir da relação entre as pessoas nos diferentes ambientes e instituições: escola (professor x aluno - aluno x aluno), família (marido x mulher - pai x filho), empresa (patrão x empregado). Alerte os alunos que as pequenas violências (com as quais não podemos ser indiferentes) que, por vezes, passam despercebidas ou por nós considerados como normal (banalização da violência), evoluem para violências maiores que engrossam os números das estatísticas de homicídios e outros crimes que crescem todos os dias. Chame a atenção para a necessidade da busca de caminhos alternativos, como o diálogo, respeito e tolerância, apontados como instrumentos capazes de auxiliar na criação de uma Cultura de Paz nos diferentes ambientes em que vivemos.

 

Imagem disponível em: https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR4AAqGszbH4tc7uPkSjZwSZtG6qajnmxGC8NGfcXWyB97XpPdNgg, acesso em 05 de outubro de 2014.

 
Aulas 4 e 5 - O trabalho de campo
 
Nesta aula, o professor irá levar os alunos a campo para fazerem observações mais direcionadas à violência em geral.
 
a. Para sensibilizá-los, distribua para a turma o texto de Antônio Carlos Pires Miranda intitulado O conceito de violência em Hanna Arendt no Brasil de hoje, disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAnXMAF/conceito-violencia-hannah-arendt-no-brasil-hoje, acesso em 14 de outubro de 2014.
b. Feita a leitura individual do texto, discuta com os alunos os diferentes tipos e sutilezas das violências cotidianas. O objetivo é sensibilizá-los para o que vem a ser a violência, onde se encontra presente no dia a dia. Mais adiante, os alunos irão observar estas pequenas violências e as sutilezas do lado cruel das pessoas.  
c. Divida a turma em grupos de 5 ou 6 alunos para a pesquisa.
d. Munidos de material de registro, cada grupo irá observar por um tempo de 1 hora pessoas em diferentes situações: no trânsito, no comércio, atendentes, caixas, gerentes, guardas de trânsito, policiais, motoboys, enfim, pessoas que fazem parte de nossa cotidianidade.
e. Os alunos tentarão perceber e registrar as diferentes nuances de violência nas relações destas pessoas entre elas e com os próprios alunos. Solicite aos alunos que façam o registro dos diferentes tipos e sutilezas das violências cotidianas observadas da seguinte forma:

- tempo de observação;

- o tipo de violência observada;

-  local em que ocorreu;

-  o que motivou a violência;

-  faixa etária dos envolvidos;

f. Solicite também aos alunos que apresentem no final do relato, o seu comentário sobre a pesquisa.

g. Todo o registro será levado para a sala de aula para discussão. 

h. Com o material em sala, cada grupo fará sua apresentação em 15 minutos. 
i. Faça o fechamento da atividade com um debate sobre o material que apresentaram, as conclusões a que chegaram, o que aprenderam disto e se é possível fazer uma correlação entre os registros das observações e o texto lido.

 

Aulas 6 e 7  - Trabalhando a violência no ambiente escolar

 

Nesta aula, os alunos irão pesquisar e debater a questão das diferentes violências no ambiente escolar (simbólica, moral, física, verbal etc.). Deixe que os alunos cheguem às suas conclusões a partir da fundamentação da aula anterior e a partir de suas percepções do que vem a ser um comportamento ou atitude violenta. 

a. Explique para a turma que irão fazer uma aula expositiva juntamente com o recurso do cinema.

b. Leve a turma para o Laboratório de Informática ou projete o filme em sala de aula.

c. Trabalhe com o filme "Entre os muros da escola Legendado", duração 2h04min20seg., disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7s9Kc2ihsyg, acesso em 08 de outubro de 2014.

Ficha técnica

Título: Entre os muros da escola (Entre les murs)

Ano: 2008

Direção: Laurent Cantet

Sinopse

François Marin (François Bégaudeau) trabalha como professor de língua francesa em uma escola de ensino médio, localizada na periferia de Paris. Ele e seus colegas de ensino buscam apoio mútuo na difícil tarefa de fazer com que os alunos aprendam algo ao longo do ano letivo. François busca estimular seus alunos, mas o descaso e a falta de educação são grandes complicadores.

 

d. Este filme possui 2 horas. Portanto, há como o professor dividi-lo em 4 partes de meia hora. 

e. A dinâmica será a seguinte:

  • Após a primeira meia hora do filme, o professor dará uma pausa, para que os grupos deem suas contribuições para a análise do mesmo, a partir da temática que pesquisaram na primeira aula. Os alunos irão analisar como o ambiente escolar deste filme foi formado a partir de pessoas de diferentes regiões, culturas e nacionalidades.
  • Na segunda meia hora, o professor fará mais uma pausa para que se discutam os atos violentos e a questão da origem dos atos violentos.
  • Na terceira meia hora, o professor fará outra pausa e analisará com os alunos as consequências para todos que estão em volta dos atos violentos.
  • Terminado o filme, o professor abrirá para um debate com toda a turma sobre o que se passou na história. O foco seria a construção das relações violentas dentro do ambiente escolar, sua origem, fatores que contribuem para a mesma e como a violência se apresenta numa crescente até que algo para solucioná-la seja pensado. 
  • Faça o fechamento mostrando para os alunos que, mais uma vez, as violências que aparecem num ambiente de trabalho podem aparecer num ambiente escolar e em qualquer outra instituição. 

 

Aula  8 - Criando um canal de denúncia da violência

 

O objetivo desta aula é sensibilizar os alunos para que atos violentos não sejam silenciados no ambiente escolar e todos possam ter voz para reportarem quando forem vítimas de algum ato violento. A denúncia é a forma mais eficaz de revelar a violência e combatê-la. Denunciar é um ato de coragem e de cuidado com o outro. A escola deve ter um canal para que estas violências sejam tratadas de forma mais pontual no dia a dia escolar.

a. Discuta com a turma as possibilidades de comunicação de um ato violento:

  • caixa de denúncias - podendo ser usada de forma anônima ou não, constitui-se numa ferramenta útil e rápida para se resolver conflitos.
  • e-mail para denúncias - um instrumento mais sofisticado, permite o registro eletrônico da queixa e maior sigilo.
  • ouvidoria - forma mais antigo de se ouvir as pessoas, centraliza-se em uma só pessoa, sendo a reclamação e denúncia feitas pessoalmente ou por um telefone disponibilizado.

b. Organize com os alunos uma exposição do Projeto de disponibilização dos canais de denúncia na escola.

c. Divida a turma em grupos e cada um ficará responsável em percorrer determinadas turmas noticiando sobre o projeto: quais instrumentos, onde ficarão disponibilizados e formas de utilizá-los.

e. Os grupos colocarão em pontos estratégicos da escola os instrumentos de pesquisa sobre violência e ocorrências no ambiente da escola. 

f. Se optarem também por criar uma ouvidoria, deverão divulgar telefone e horário de ligações anônimas para um telefone da escola.

g. Sendo o e-mail também um instrumento de uso, deve-se definir qual o e-mail a ser criado e quem o administrará. 

 

Imagem disponível em: https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTFLkv5VxRaCPBgQwpXMRscS9-HPUmx-B5f0ASTWI8ZFcmtlK6Rzw, acesso em 05 de outubro de 2014.

Recursos Complementares

1. Sugestão de livro cujo assunto pode ajudar na questão das relações interinstitucionais. LOURAU, René. A análise institucional. Vozes: 1970.

 

2. Sugestão de filme sobre relações de trabalho: FURTADO, Jorge, O homem que copiava. 2003, postado por  Emanuela Flor no Youtube com o título "Filme completo O homem que copiava ator Lázaro Ramos. Duração 2h05min13seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AbhmQdklrQU, acesso em 10 de outubro de 2014.

Avaliação

Avalie se as estratégias utilizadas colaboraram para:

- ampliar a percepção dos alunos a respeito da violência presente nas relações interpessoais nos ambientes institucionais.

- Ampliar o conhecimento do significado da violência institucional e mais especificamente na escola.

- Propor caminhos alternativos para se criar uma Cultura de Paz nos ambientes observados.

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