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TORRE DE HANÓI

 

27/01/2010

Autor e Coautor(es)
THAIS DE OLIVEIRA
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SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Pedro Luiz Aparecido Malagutti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Geometria
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer o jogo e a história da Torre de Hanói e observar padrões.

Duração das atividades
2 aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sequências e funções.

Estratégias e recursos da aula

Importância
Levar o aluno a observação de padrões matemáticos de forma lúdica.

A Torre de Hanói tem sido tradicionalmente considerada como um procedimento para avaliação da capacidade de memória de trabalho, e principalmente de planejamento e solução de problemas.

A TORRE DE HANÓI

Existem várias lendas a respeito da origem do jogo, a mais conhecida diz respeito a um templo Hindu, situado no centro do universo. Diz-se que Brahma supostamente havia criado uma torre com 64 discos de ouro e mais duas estacas equilibradas sobre uma plataforma. Brahma ordenara-lhes que movessem todos os discos de uma estaca para outra segundo as suas instruções. As regras eram simples: apenas um disco poderia ser movido por vez e nunca um disco maior deveria ficar por cima de um disco menor. Segundo a lenda, quando todos os discos fossem transferidos de uma estaca para a outra, o templo desmoronar-se-ia e o mundo desapareceria.

ATIVIDADE

Proponha que seus alunos se dividam em trios e disponibilize uma Torre de Hanói para cada grupo. Caso a escola não tenha esse jogo, ou não tenha a quantidade necessária, existe esse jogo disponível online em vários sites. Exemplo:

http://www.prof2000.pt/users/pjca/Jogos_ficheiros/hanoi/Torre%20de%20Hanoi.html

É importante que os alunos sigam as mesmas regras:

  • Nenhum disco pode ficar acima de um maior;
  • Só podemos mover um disco por vez;

Assim, peça para que os alunos resgistrem os resultados encontrados na tabela abaixo e que eles estudem qual o MENOR número de movimentos necessários para deslocar os discos de uma torre a outra.

Observe que a organização dos dados nesta tabela permite que os alunos busquem estratégia de resolução:

  • Primeiro eles começam a completar a tabela com dados que são concretos: com até 6 discos é possível fazer o deslocamento dos discos;
  • Os alunos irão buscar diferentes estratégias para número ímpar de discos a ser transferido e némro par;
  • Inicialmente aparecerá uma fórmula recursiva para os dados obtidos: Dobrar o número de movimentos da posição anterior e somar 1

  • Mas para descobrir o número mínimo de movimentos da lenda seria interessante descobrir uma regularidade a sequência. Demora um pouco mais, porém os alunos percebem que os números que aparecem são potências de 2 subtraídos de uma unidade:

7=23-1

15=24-1

31=25-1

63=26-1

Logo: 264-1=18446744073709551616-1=18446744073709551615 movimentos.

Recursos Complementares
Avaliação
Para avaliar, o professor pode aproveitar a própria atividade desenvolvida pelos alunos e os resultados obtidos.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

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Opiniões

  • Sandra Denise Floriani, EEBFrancisco de Araujo Brusque , Santa Catarina - disse:
    sandrinhafofas@hotmail.com

    05/04/2011

    Quatro estrelas

    Este jogo é realmente maravilhoso, leva o aluno a uma otima concenração, e tendo um raciocinio mais rapido, podendo aproveitar as aulas de artes para confeccionar, pois é um jogo barato, e também pode ser jogado no laboratório de informatica. Podendo ser aplicado no ensino médio e funamental.


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