27/01/2010
Pedro Luiz Aparecido Malagutti
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Conhecer o jogo e a história da Torre de Hanói e observar padrões.
Sequências e funções.
Importância
Levar o aluno a observação de padrões matemáticos de forma lúdica.
A Torre de Hanói tem sido tradicionalmente considerada como um procedimento para avaliação da capacidade de memória de trabalho, e principalmente de planejamento e solução de problemas.
A TORRE DE HANÓI
Existem várias lendas a respeito da origem do jogo, a mais conhecida diz respeito a um templo Hindu, situado no centro do universo. Diz-se que Brahma supostamente havia criado uma torre com 64 discos de ouro e mais duas estacas equilibradas sobre uma plataforma. Brahma ordenara-lhes que movessem todos os discos de uma estaca para outra segundo as suas instruções. As regras eram simples: apenas um disco poderia ser movido por vez e nunca um disco maior deveria ficar por cima de um disco menor. Segundo a lenda, quando todos os discos fossem transferidos de uma estaca para a outra, o templo desmoronar-se-ia e o mundo desapareceria.
ATIVIDADE
Proponha que seus alunos se dividam em trios e disponibilize uma Torre de Hanói para cada grupo. Caso a escola não tenha esse jogo, ou não tenha a quantidade necessária, existe esse jogo disponível online em vários sites. Exemplo:
http://www.prof2000.pt/users/pjca/Jogos_ficheiros/hanoi/Torre%20de%20Hanoi.html
É importante que os alunos sigam as mesmas regras:
Assim, peça para que os alunos resgistrem os resultados encontrados na tabela abaixo e que eles estudem qual o MENOR número de movimentos necessários para deslocar os discos de uma torre a outra.
Observe que a organização dos dados nesta tabela permite que os alunos busquem estratégia de resolução:
7=23-1
15=24-1
31=25-1
63=26-1
Logo: 264-1=18446744073709551616-1=18446744073709551615 movimentos.
http://www.ime.usp.br/~leo/imatica/programas/hanoi/index.html
http://www.mat.ibilce.unesp.br/laboratorio/pages/artigos/Torre_de_Hanoi.pdf
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
05/04/2011
Quatro estrelasEste jogo é realmente maravilhoso, leva o aluno a uma otima concenração, e tendo um raciocinio mais rapido, podendo aproveitar as aulas de artes para confeccionar, pois é um jogo barato, e também pode ser jogado no laboratório de informatica. Podendo ser aplicado no ensino médio e funamental.