Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MODAL VERBS - REGRET

 

20/10/2014

Autor e Coautor(es)
ILMA MONTEIRO RESENDE CARRIJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Expressar arrependimentos, usando verbos modais.
  • Emitir opinião sobre comportamentos e atitudes inadequados.
Duração das atividades
2 módulos/aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • O aluno deve saber o que são verbos modais.
  • O aluno deve conhecer o particípio passado dos verbos comuns.
Estratégias e recursos da aula

Esta aula traz como tema o arrependimento. Para expressar arrependimento, ou seja, para falar sobre coisas que deveríamos ter feito e não fizemos, ou coisas que fizemos, mas não deveríamos ter feito, utilizamos o verbo modal should, no tempo perfeito (should + have + past participle). Por esse motivo, é aconselhável que o professor introduza os verbos modais, antes de aplicar esta aula. Há uma aula intitulada "INTRODUCTION TO MODAL VERBS", disponível no Portal do Professor, no endereço: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=57810 (acesso em 30 set 2014), que trata da definição de verbo modal, das características que os fazem diferentes dos outros verbos e de seus usos mais comuns.

 

Figura 1 - Modal verbs

 

Fonte: http://englishwithatwist.com/wp-content/uploads/2014/07/BLOG_Modal-Verbs.jpg. Acesso em 30 set 2014.

 

Módulo 1

 

ATIVIDADE 1

 

Para iniciar esta aula, mostre a figura 2 e converse com os alunos sobre a mesma. Faça algumas indagações, para conduzir a discussão, como as sugeridas abaixo.

 

Figura 2 - Regret

 

regret

Fonte: http://www.erp.oissel.onac.org/anglais/i-should-have-moved.gif. Acesso em 30 set 2014.

 

1. It's snowing. How does the boy feel about that? (Está nevando. Como o garoto se sente sobre isso?)

2. Does it snow where he lives? (Costuma nevar onde ele mora?)

3. What does he regret about? (De que ele se arrepende?)

 

Comentário: Padrão de resposta esperado: 1. He feels sad; 2. Yes, it does; 3. He regrets not having moved someplace where it never snows.

 

Em seguida, chame a atenção dos alunos para a frase da figura 2. Explique que, para expressarmos arrependimento, usamos o verbo modal should no tempo perfeito, ou seja, should + have + past participle. Escreva no quadro a estrutura e alguns exemplos, como mostrados na tabela da figura 3.

 

Figura 3 - Perfect modal: should.

 

STRUCTURE EXAMPLES
Pronoun + SHOULD (NOT) + HAVE + Past Participle

I should have studied more.

You shouldn't have said that.

He should have eaten more vegetables.

She should have visited her grandmother.

It should have been easier.

We should have gone to the party.

They shouldn't have done that.

Fonte: Arquivo da autora.

 

ATIVIDADE 2

 

Figura 4 - Broken window.

 

Broken window

Fonte: http://www.historias-infantis.com/wp-content/uploads/2014/04/CI-Ryan-Snook_Baseball-through-window_s4x3_lg.jpg. Acesso em 30 set 2014.

 

O objetivo desta atividade é que os alunos produzam suas próprias sentenças, para expressar arrependimento sobre diversas situações dadas. Para exemplificar, mostre a figura 4 e escreva no quadro algumas frases, como:

He should have been more careful. (Ele deveria ter sido mais cuidadoso.)

He shouldn't have played near the window. (Ele não deveria ter brincado perto da janela.)

Em seguida, faça cópias do exercício abaixo e as distribua para os alunos. Peça a eles que criem sentenças afirmativas e/ou negativas.

 

Make sentences to express regret.

1. I am overweight because I didn't do any exercises last year.

2. He woke up late this morning. He missed classes.

3. She didn't study hard. She failed the Math test.

4. They didn't climb the Eiffel Tower when they were in Paris.

5. We're broke. We spent so much money on new clothes last month.

6. You weren't very kind to your mother. Now she is sick.

7. I lent my book to my classmate. He lost it.

8. I hurt my boyfriend because I said something rude to him.

9. I am a doctor, but I would like to be a rock star.

10. We didn't save water. Now we don't have enough water in our city.

 

Comentário: Padrão de respostas esperado:

1. I should have eaten less. I should have done more exercises.

2. He should have woken up earlier. He shouldn't have missed classes.

3. She should have studied harder. She shouldn't have failed the Math test.

4. They should have climbed the Eiffel Tower. They shouldn't have missed that visit.

5. We shouldn't have spent so much money. We should have bought few clothes.

6. You should have been kinder to your mother. You shouldn't have been so rude to your mother.

7. I shouldn't have lent my book to him. He should have been more careful with my book.

8. I shouldn't have said that. I should have been nicer.

9. I should have changed my career. I shouldn't have studied Medicine.

10. We should have saved water. We shouldn't have wasted so much water.

 

Módulo 2

 

Neste módulo, os alunos irão assistir a um vídeo, produzido e estrelado por Mr. Bean. Nesse vídeo, o personagem acorda tarde e tem uma consulta com o dentista. Na pressa para chegar a tempo, ele faz muitas coisas indevidas e até mesmo perigosas, durante sua jornada de casa ao consultório dentário. A atividade proposta é que os alunos analisem as atitudes tomadas por Mr. Bean e digam o que ele deveria ou não deveria ter feito. 

 

ATIVIDADE 1

 

Figura 5 - Mr. Bean

 

Mr Bean

Fonte: http://youtu.be/VumrpkL6RS0. Acesso em 30 set 2014.

 

Nesta primeira atividade, o objetivo é que os alunos assistam ao vídeo e ordenem as sentenças, de acordo com a sequência das cenas do filme. Divida a classe em duplas e exiba o vídeo, que se encontra disponível no endereço: http://youtu.be/VumrpkL6RS0 (acesso em 30 set 2014). Em seguida, distribua cópias do exercício abaixo para os alunos e peça a eles que numerem as frases, seguindo a ordem do vídeo.

 

Watch the video "Mr. Bean goes to the dentist" and order the sentences, according to the sequence of events.

(    ) He put a brick on the accelerator.

(    ) He didn't get dressed in the house.

(    ) He held the steering wheel with his teeth.

(    ) Mr Bean put his alarm clock into the water.

(    ) He sat on the back seat and drove the car using his feet.

(    ) He took the parking space of another car.

(    ) He didn't get up on time.

(    ) He spit toothpaste on a man's back.

(    ) He hit the garbage cans with his car.

(    ) He used his foot to blow his horn.

 

Comentário: Padrão de respostas esperado: 5; 3; 8; 1; 6; 10; 2; 9; 4; 7.

 

ATIVIDADE 2

 

Esta atividade é uma continuação da atividade anterior. Nela, os alunos, em duplas, deverão produzir sentenças, repreendendo Mr. Bean pelas atitudes tomadas, ou seja, dizendo o que ele deveria ter feito e o que ele não deveria ter feito. Utilizando as frases ordenadas na atividade anterior, os alunos deverão escrever suas sentenças, no caderno. O professor deverá monitorar a atividade, ajudando os alunos em seus lugares. Para fazer a correção, o professor pode convidar os alunos a lerem suas sentenças em voz alta.

 

Comentário: Padrão de respostas esperado:

1. Mr. Bean shouldn't have put his alarm clock into the water.

2. He should have got up on time.

3. He should have got dressed in the house.

4. He shouldn't have hit the garbage can with his car.

5. He shouldn't have put a brick on the accelerator.

6. He shouldn't have sat on the back seat and driven the car using his feet.

7. He shouldn't have used his foot to blow his horn.

8. He shouldn't have held the steering wheel with his teeth.

9. He shouldn't have spat toothpaste on a man's back.

10. He shouldn't have taken the parking space of another car.

Recursos Complementares

O endereço: http://www.englishgrammarsecrets.com/shouldhave/menu.php (acesso em 30 set 2014) traz diversas atividades, usando o verbo modal should, para expressar arrependimento. Entre essas atividades estão: exercícios de ordenar palavras, tarefas de ligar sentenças e atividades de completar frases.

O endereço: http://downloads.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/grammarchallenge/pdfs/gc_39_should_have_quizzes.pdf (acesso em 30 set 2014) também oferece exercícios, envolvendo should have.

Avaliação

A avaliação deve ser realizada durante toda a aula, pela observação do desempenho e participação dos alunos, pelo professor. Uma avaliação escrita pode ser feita na atividade 2 do primeiro módulo, bem como na atividade 2 do segundo módulo.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.