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Bioarquitetura: ninhos

 

20/10/2014

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Meio Ambiente
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Controle Ambiental
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Natureza cíclica da Natureza
Educação Escolar Indígena Ciências Seres humanos e o meio ambiente
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Explicar por que as aves constroem ninhos.

  • Explicitar por que há diferentes tipos de ninhos de aves.

  • Conceituar bioarquitetura.

  • Explicitar aspectos históricos e antropológicos da bioarquitetura.

  • Exemplificar casos da arquitetura dos humanos cujas referências são perceptíveis em modelos na natureza.

  • Identificar diferentes tipos de ninhos e as aves que os constroem.

  • Explicitar a relação entre a evolução das espécies e complexidade dos ninhos.

  • Enumerar os materiais mais comumente utilizados para construção de ninhos.

  • Identificar relações ecológicas intraespecíficas relacionadas aos ninhos.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não requer conhecimentos prévios específicos.

Estratégias e recursos da aula

ESTRATÉGIAS

Estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; estudo de textos e de vídeos; produção de textos e consolidados; pesquisa de campo; registros fotográficos e em forma de vídeos; apresentação de trabalhos; produção de relatórios de pesquisa e socialização na rede.

RECURSOS

Utilização de computadores com acesso à internet; textos e vídeos digitais; câmeras fotográficas e de vídeos.

 

http://blogs.diariodonordeste.com.br/gestaoambiental/wp-content/uploads/2013/02/cararocha_rafael-silveira1.jpg

Imagem disponível em: http://blogs.diariodonordeste.com.br/gestaoambiental/wp-content/uploads/2013/02/cararocha_rafael-silveira1.jpg. Acesso em 01/10/2014.

Módulo 1- Introdução

Atividade 1- Vídeos, texto e poema

Sugerimos que a introdução ao estudo deste tema seja realizada com a utilização dos vídeos, um texto e de um poema elencados abaixo.

 

Vídeo 1- DIAS, Luiz Carlos. Engenharia dos pássaros. Duração: 3min15seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=IssdNNc2sGk. Acesso em 01/10/2014.

 

Vídeo 2- COSTA, Klemer. A curiosa rotina do João-de-Barro todo ano eles constroem uma casa diferente. wmv. Duração: 1min50seg. Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=sPufwGUvjMQ. Acesso em 01/10/2014.

 

Vídeo 3- ANTÔNIO, José. João-de-Barro. Duração: 2min40seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=dU-tyH1uL30. Acesso em 01/10/2014.

 

Vídeo 4- TV UNIVERSITÁRIA-UFTM. UFMT. Ciência - Será que é verdade? O João-de-Barro é um pássaro ciumento? Duração: 6min08seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=2E4GXqCy7YQ. Acesso em 01/10/2014.

 

Texto complementar ao vídeo 4-  PASCHOAL, Fábio. Verdade ou mito? João-de-Barro prende a parceira se descobre que foi traído. Disponível em: http://viajeaqui.abril.com.br/national-geographic/blog/curiosidade-animal/verdade-ou-mito-joao-de-barro-prende-a-parceira-se-descobre-que-foi-traido/. Acesso em 01/10/2014.

 

http://www.mixdenoticias.com.br/wp-content/uploads/2014/01/joao-de-barro-contruindo-o-ninho.jpg

Imagem disponível em: http://www.mixdenoticias.com.br/wp-content/uploads/2014/01/joao-de-barro-contruindo-o-ninho.jpg. Acesso em 01/10/2014.

 

http://viajeaqui.abril.com.br/national-geographic/blog/curiosidade-animal/files/2012/07/DSC014371-620x399.jpg

Imagem disponível em: http://viajeaqui.abril.com.br/national-geographic/blog/curiosidade-animal/files/2012/07/DSC014371-620x399.jpg. Acesso em 01/10/2014.

 

Poema "Os ninhos" do poeta português Afonso Lopes Vieira.

http://4.bp.blogspot.com/-COTla76WHng/UZ-REO7e55I/AAAAAAAABKQ/WjIrxhBKDio/s1600/Os+ninhos.png

 

Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-COTla76WHng/UZ-REO7e55I/AAAAAAAABKQ/WjIrxhBKDio/s1600/Os+ninhos.png. Acesso em 01/10/2014.

Interdisciplinaridade

Será interessante que o professor de Biologia proponha uma parceria com o professor de Literatura para que, juntos, possam explorar o poema, tanto nos seus aspectos literários, quanto em sua contextualização na obra do autor, o instigante poeta português Afonso Lopes Vieira (1878-1946). O autor é considerado um eminente poeta, um dos primeiros representantes do Neogarretismo e esteve ligado à corrente conhecida como Renascença Portuguesa.


http://luis.impa.br/photo/0809_aves/beija-flor-de-garganta-verde_no_ninho_PM-080906-O_02516a.jpg

Imagem disponível em: http://luis.impa.br/photo/0809_aves/beija-flor-de-garganta-verde_no_ninho_PM-080906-O_02516a.jpg. Acesso em 02/10/2014.

 

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os materiais elencados diretamente no computador individual ou compartilhado. Se a opção anterior for inviável, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.

 Cada aluno deverá registrar em seu caderno as informações que considerar mais relevantes, além das questões para discussão elencadas a seguir.

Questões para discussão dos vídeos, do texto e do poema

  • Destaque duas verdades e dois mitos a respeito da biologia do pássaro João-de-Barro.

  • Por que o João-de-Barro é uma referência quando se trata do tema “ninhos”?

  • Quais são as características arquitetônicas do ninho do João-de-Barro?

  • Por que as aves constroem ninhos?

  • Por que há diferentes tipos de ninhos de aves?

 

Atividade 2- Discussão

A discussão dos vídeos, do texto e do poema deverá acontecer tendo como ponto de partida as questões para discussão propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos, de três alunos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas, fazendo um consolidado do que foi apresentado pelo grupo. Este consolidado deverá ser apresentado por um representante deste grupo na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

O consolidado de cada grupo deverá ser enviado ao professor para avaliação, por e-mail.

Módulo 2- Fundamentação teórica

http://www.jardimdasideias.com.br/public/userfiles/ninho.jpg

Imagem disponível em: http://www.jardimdasideias.com.br/public/userfiles/ninho.jpg. Acesso em 01/10/2014.

 

Atividade 1- Leitura de textos e registros

Na perspectiva de construção de um referencial teórico sobre o tema, sugerimos a leitura dos textos abaixo listados.

 

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os textos elencados diretamente no computador individual ou compartilhado. Se a opção anterior for inviável, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.

Cada aluno deverá ler todos os textos e registrar as informações que considerar relevantes, além dos itens para registro e discussão propostos pelo professor. 

Itens para registro e discussão

  • Bioarquitetura

                    - Aspectos históricos e antropológicos.

                    - Conceito.

                    - Exemplos da arquitetura dos humanos cujas referências são perceptíveis em modelos na natureza.

  • Informações coincidentes nos textos.

  • Classificação dos ninhos.

  • Exemplos de diferentes tipos de ninhos e das aves que os constroem.

  • Relação entre a evolução das espécies e complexidade dos ninhos.

  • Materiais mais comumente utilizados para construção de ninhos.

  • Finalidades dos ninhos.

  • Relações intraespecíficas relacionadas aos ninhos.

Textos e endereços para acesso

Texto 1- SUPERINTERESSANTE. Bioarquitetura: natureza mestre-de-obras. Disponível em: http://super.abril.com.br/ecologia/bioarquitetura-natureza-mestre-de-obras-439182.shtml. Acesso em 01/10/2014.

Texto 2- SILVEIRA, Luis Fábio. Tempo de ninhos! [PDF]. Disponível em: http://www.ib.usp.br/~lfsilveira/pdf/a_2012_cecninhos.pdf. Acesso em 01/10/2014.

Texto 3- PORTAL AVESPT. Os ninhos. Disponível em: http://portal.avespt.com/p/ninhos.asp. Acesso em 01/10/2014.

Texto 4- WIKIAVES. Ninhos, belas construções funcionais. Disponível em: http://www.wikiaves.com.br/ninhos. Acesso em 01/10/2014.

Texto 5- CORDEIRO, Tiago. A dança dos bicos. Disponível em: http://veja.abril.com.br/071205/p_102.html. Acesso em 01/10/2014.

Texto 6- NINHA BIO. Ninhos. Disponível em: http://www.ninha.bio.br/biologia/ninhos.html. Acesso em 01/10/2014.

Texto 7- O MUNDO DAS AVES. O ninho. Disponível em: http://aves.do.sapo.pt/ninho.htm. Acesso em 01/10/2014.

Texto 8- BBC BRASIL. Estudo diz que habilidade de construir ninhos em aves é aprendida e não inata. Disponível em: http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/estudo-diz-que-habilidade-de-construir-ninhos-em-aves-e-aprendida-e-nao-inata/n1597242904490.html. Acesso em 01/10/2014.

 

Atividade 2- Discussão dos textos

A discussão dos textos deverá acontecer tendo como ponto de partida os itens para registro e discussão propostos pelo professor, primeiramente em grupos pequenos, de três alunos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão neste grupo, os alunos poderão reformular suas respostas, fazendo um consolidado do que foi apresentado pelo grupo. Este consolidado deverá ser apresentado por um representante deste grupo na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

O consolidado de cada grupo deverá ser enviado ao professor para avaliação, por e-mail.

 

Atividade 3- Produção de texto

De posse de todas as informações com as quais teve contato até este momento, os alunos deverão produzir um texto com o tema: bioarquitetura: ninhos.

O professor deverá devolver aos alunos os consolidados corrigidos para que possam ser utilizados como referências para a produção do texto. Para esta produção, o professor deverá organizá-los em grupos de três componentes.

 

Neste texto, deverão contemplar os itens apontados a seguir.

  • Importância dos ninhos para as aves.

  • Por que há diferentes tipos de ninhos de aves.

  • Conceito de Bioarquitetura e exemplos de casos da arquitetura dos humanos cujas referências são perceptíveis em modelos na natureza.

  • Aspectos históricos e antropológicos da bioarquitetura.

  • Classificação geral dos ninhos.

  • Exemplos de diferentes tipos de ninhos e as aves que os constroem.

  • Relação entre a evolução das espécies e a complexidade dos ninhos.

  • Materiais mais comumente utilizados para construção de ninhos.

  • Relações ecológicas intraespecíficas relacionadas aos ninhos.

Estruturação do texto

O texto dissertativo/argumentativo é uma modalidade de texto em que se defende um ponto de vista. Nele a argumentação é importante, uma vez que apresenta fundamentos para sustentar a tese. Quando o produzimos, devemos observar certas normas de organização bastante particulares. Em geral, para se obter maior clareza na exposição do ponto de vista, organiza-se em três partes, que apontamos a seguir.

 

  • Introdução: apresenta-se a ideia ou o ponto de vista que será defendido.

  • Desenvolvimento ou argumentação: desenvolve-se o ponto de vista (para convencer o leitor, é preciso usar uma sólida argumentação, citar exemplos, recorrer a opiniões de especialistas, fornecer dados etc.).

  • Conclusão: dá-se um fecho coerente com o desenvolvimento, com os argumentos apresentados.

Fonte: TERRA, Ernani. O Texto Dissertativo/Argumentativo. Disponível em: http://www.professorafrancinetecel.com/dicas/item/3-o-texto-dissertativo-argumentativo.html. Acesso em 11/09/2014.

 

O texto produzido pelos alunos deverá ser digitado e enviado ao professor, por e-mail, para avaliação. Este texto, após correção, comporá o relatório de pesquisa a ser realizada conforme proposto no módulo 3.

 

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Imagem disponível em: http://www.pastorfernandomacedo.com.br/wp-content/uploads/2012/06/Ninho.jpg. Acesso em 01/10/2014.

 

Módulo 3- Pesquisa de campo: descobrindo ninhos

Atividade 1- Em busca de ninhos

Propomos que o professor organize uma excursão, pelos arredores da escola e/ou uma visita a um parque ecológico da cidade, para que os alunos possam observar e registrar imagens dos ninhos que as aves constroem para abrigar seus ovos e sua prole, que certamente estarão presentes nestes ambientes. Além desta excursão, os alunos deverão também realizar observações e captar imagens, por meio de câmeras fotográficas e filmadoras, em outros espaços de seu cotidiano tais como a sua casa, fazendas e/ou sítios da família. Nestas observações será muitíssimo interessante que os alunos observem, ouçam e gravem os sons dos cantos dos pássaros nas proximidades de seus ninhos.

 

Para observar pássaros é necessário muita disciplina, silêncio, olhar e ouvidos atentos. Cabe ao professor orientar os alunos neste sentido e organizar pequenos grupos de observação, de três componentes. Este grupo deverá combinar as tarefas antes de irem à campo, evitando conversas durante as buscas e observações.

 

De acordo com Dante Buzzeti (A dança dos bichos, disponível em: http://veja.abril.com.br/071205/p_102.html, acesso em 01/10/2014), na maior parte do Brasil, a época da construção de ninhos vai de outubro a janeiro. "O período da procriação é muito cansativo para as aves", diz o pesquisador. "Elas ficam esgotadas por construir os ninhos, cuidar dos ovos, buscar alimentação para os filhotes e ainda afastar os intrusos, por isso aproveitam o outono e o inverno para trocar as penas e descansar", ele completa. A exceção é a Amazônia, onde há ninhos o ano inteiro porque existem aves que se reproduzem na época da seca e outras que se adaptam melhor às chuvas.

 

Caberá a cada grupo de alunos:

  • Descrever o local onde se encontram os ninhos.

  • Relatar o que conseguiu visualizar da rotina do pássaro.

  • Fazer o levantamento das espécies e os tipos de ninhos encontrados.

  • Associar a arquitetura dos ninhos descobertos com aspectos arquitetônicos de sua cidade e/ou de outras que conheça.

 

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Imagem disponível em: http://www.pepitaspet.com/wp-content/uploads/2013/03/passaros-8.jpg. Acesso em 01/10/2014.

Atividade 2- Montagem de vídeos

De posse de todas as informações e imagens coletadas na atividade anterior, os alunos deverão produzir um vídeo sobre o tema. O vídeo deverá conter imagens e sons dos cantos dos pássaros, música e texto, que representem a realidade pesquisada.

 

Nesta apresentação, os alunos deverão associar o referencial teórico com a realidade pesquisada, inserindo no texto esta análise.

Deverão constar ainda nesta apresentação: i) descrição do local onde se encontram os ninhos; ii) relato da rotina da ave; ii) levantamento das espécies e os tipo de ninhos encontrados; associação da arquitetura dos ninhos descobertos com aspectos arquitetônicos de sua cidade e/ou de outras que conheça.

 

Abaixo listamos algumas referências contendo orientações para a produção de vídeos. O professor poderá escolher uma delas para orientar seus alunos ou disponibilizar todas e possibilitar a eles a escola de quais instruções seguir.

 

 

QUEIROZ, Luciano de. Como fazer vídeos com suas fotos. Duração: 7min11seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=mz8fHGHU5fM. Acesso em 01/10/2014.

SAFEPCTUGA. Como fazer vídeos com fotos [e música]. Disponível emhttp://safepctuga.blogspot.com.br/2011/05/como-fazer-videos-com-fotos.html. Acesso em 01/10/2014.

FURTADO, Teresa. Como editar minhas fotos online para criar um vídeo sem instalar nada. Disponível em: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2012/09/como-fazer-video-com-fotos-e-musica.html. Acesso em 01/10/2014.

 

Atividade 3- Apresentação dos trabalhos

Os vídeos produzidos pelos alunos deverão ser apresentados para a turma e o professor e, posteriormente, publicados em blog ou site da escola.

Cada grupo apresentará os resultados de sua pesquisa para a turma; discutirá os dados, apresentando pontos de vista baseados naquilo que já foi estudado sobre o tema. Para finalizar esta atividade, o professor deverá solicitar aos alunos que registrem os resultados e guardem esses registros para posteriormente elaborarem as conclusões da pesquisa.

 

 

Atividade 4- Elaboração do relatório de pesquisa.

Após a discussão e considerações, propomos que o mesmo grupo de alunos da atividade anterior organize um relatório, contendo todos os dados levantados e discutidos ao longo da aula. A pesquisa realizada, a discussão dos dados e as conclusões parciais deverão ser retomadas, neste momento.

O termo relatório, neste caso, é utilizado para descrever uma narração do que se passou, do que foi observado e as conclusões da pesquisa realizada.

Para que se possa redigir um relatório de pesquisa é preciso que tenha havido alguma pesquisa cujos resultados já sejam conhecidos. O percurso do relatório é dado pelos fatos observados, durante a realização da pesquisa e pelos resultados por ela alcançados.

Propomos nesta atividade a elaboração de um relatório, compilando todos os dados levantados e discutidos pelos alunos. Para isso, o professor deverá fornecer aos alunos as seguintes instruções:

1º) A página inicial do relatório deverá apresentar: o nome completo da escola, disciplina (exemplo: Biologia), o título da pesquisa, o nome do professor, os nomes dos alunos, o ano de ensino e turma, data e local.

2º) Introdução: esta seção do relatório é justamente o espaço em que se faz uma recapitulação do tema da pesquisa. Nesta parte do texto, deverá ser apresentado um resumo da proposta da pesquisa, os objetivos e as justificativas. O professor deverá orientar os alunos a utilizarem os registros ao longo das atividades propostas para elaborem o texto da introdução. 

3º) Justificativa: qual é a importância ou relevância do tema e/ou da pesquisa? Para produção da justificativa, os alunos deverão retomar os registros feitos ao longo das atividades anteriores e o texto produzido no módulo 2.

4º) Material e Métodos (Metodologia): o professor  deverá orientar os alunos a informarem detalhadamente todo o procedimento de pesquisa. Trata-se, neste caso, de uma narração, em que se apresentará, passo a passo, o que ocorreu durante o processo de realização da pesquisa: formação das duplas ou grupos; leitura de textos; pesquisas na internet; levantamento, tabulação e análise dos dados, resolução de questões de estudo/pesquisa, debates.

5º) Resultados e Discussão: deverão aparecer, neste item, todos os dados coletados e discutidos pelos alunos.

6º) Conclusão: o professor deverá solicitar aos alunos que, neste ponto do relatório, apresentem a que conclusão chegaram ao final de toda a pesquisa realizada. O professor deverá orientar os alunos para retomarem os registros que eles mesmos fizeram durante das atividades. Será preciso incluir no relatório a confissão das restrições operacionais observadas, os problemas encontrados, enfim, tudo aquilo que, em certa medida, prejudicou a execução da pesquisa e, consequentemente, enfraqueceu o alcance das conclusões.

7º) Referências Bibliográficas: Neste item, deverão ser apresentados todos os textos consultados ao longo da pesquisa com sua respectiva fonte (autor/título do texto/endereço eletrônico/data de acesso).  Para mais informações acerca da normatização de referências bibliográficas, o professor poderá consultar o seguinte endereço eletrônico: http://www.leffa.pro.br/textos/abnt.htm#5.16 (acesso em: 01/10/2014).

 
Estes relatórios deverão ser enviados aos grupos de pesquisa da Área de Ornitologia, que geralmente se situam nas Universidades Públicas de todo o país. Por esta via, os alunos poderão contribuir, com sua pesquisa, para a ampliação dos conhecimentos nesta área em sua região nível regional e nacional.

Atividade 5- Socialização na rede

Toda a produção dos alunos, incluindo os consolidados das discussões dos textos, os vídeos e os relatórios de pesquisa, deverá ser postada pelo professor, com a ajuda de alunos, no blog ou site da escola. Caso a escola não possua um blog ou site, professor e alunos deverão criar o blog. Para criar o blog, basta acessar o endereço eletrônico https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (acesso em 01/102014) e seguir as instruções. É rápido, prático e gratuito.

Postadas as produções, o professor deverá solicitar aos alunos que entrem no endereço eletrônico do blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos. Todos os alunos deverão seguir este procedimento. O professor, juntamente com os alunos, deverá divulgar o blog na escola, solicitando à comunidade escolar que também participe, deixando seus comentários e opiniões. Para divulgar o blog, todos os recursos de comunicação disponíveis na escola deverão ser utilizados: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros.

O professor deverá manter o blog atrativo, postando atualidades relacionadas ao tema.

 

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Imagem disponível em: http://c2.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/b100262f6/6318602_WHGBp.jpeg. Acesso em 01/10/2014.

Recursos Complementares

BUZZETTI, Dante; SILVA, Silvestre. Berços da vida: ninhos de aves brasileiras. Editora Terceiro Nome, 2005.

 

MARINI, Miguel Ângelo; GARCIA, Frederico I. Conservação de aves no Brasil. Disponível em: http://www.conservacao.org/publicacoes/files/14_Marini_Garcia.pdf. Acesso em 01/10/2014.

 

COSTA, Josilane Cordeiro; SILVA, Ludiana Ribeiro da; FERREIRA, Anamaria Achtschin. Uso de ninhos artificiais como metodologia para verificar a taxa de predação em dois ambientes: borda e interior de mata. [PDF]. Disponível em: http://www.prp.ueg.br/sic2010/apresentacao/trabalhos/pdf/biologicas/seminario/uso_de_ninhos_artificiais.pdf. Acesso em 01/10/2014.

 

SANTOS, Eurico. Da ema ao beija-flor. Coleção Zoologia Brasílica, vol. 4. Belo Horizonte: Villa Rica Editora, 1990. 

 

SICK, Helmut. Ornitologia Brasileira- ed. rev. ampl. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997, 4. reimpr. 2001. 912p.

Avaliação
  • A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.  

  • Os principais instrumentos de avaliação quantitativa deverão ser: i) os registros e consolidados produzidos pelos alunos ao longo da proposta; ii) os vídeos e os textos produzidos pelos alunos; iii) o desenvolvimento, a apresentação e o relatório da pesquisa.

  • Todos esses instrumentos servirão de referência para que o professor e os alunos possam identificar as aproximações e distanciamentos dos objetivos propostos para esta aula.

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