Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


E-mail: uma carta online

 

20/10/2014

Autor e Coautor(es)
ALINE CARRIJO DE OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Produzir e-mail.
  • Perceber as características de um e-mail.
  • Conhecer as funções das partes da situação discursiva que envolvem a correspondência eletrônica.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Dominar o gênero carta pessoal.
  • Dominar o gênero carta argumentativa.
  • Dominar o gênero carta comercial.
  • Dominar a etiqueta on line.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • Confecção de uma conta de e-mail.
  • Leitura.
  • Conhecimento das normas de produção de um e-mail.
  • Vídeos tutoriais.

Recursos:

  • Laboratório de Informática.
  • Caixas de som.
  • Data show.
  • Computador.

 

Professor, o e-mail é uma ferramenta textual híbrida que transita e coexiste entre suporte e gênero. Esta proposta tecnológica favorece ao acesso e rapidez da comunicação, característica essencial ao mundo hodierno. Trabalhá-lo em sala de aula é dar condições para que seu aluno consiga desenvolver habilidades modernas de comunicação em ambiente acadêmico, profissional e civil.

 

 

Imagem disponível em: http://www.sh.com.br/site/images/stories/artigos/noticias/cartazcaixadesugestoes.jpg, acesso em 08/10/2014.

Aula 1 - E-mail

Professor, leve seus alunos ao Laboratório de Informática, organize-os em duplas caso não tenha um computador disponível para cada um e pergunte a eles:

  • Vocês usam e-mail?
  • Quais as funções do e-mail que vocês conhecem?
  • Vocês usam o e-mail para se comunicar com quem?

Alguns alunos poderão dizer que já usam o e-mail, pois precisam dele para se inscreverem nas redes sociais e fazerem cadastro em jogos on line; outros dirão que não usam, mas que sabem que o e-mail serve como comunicação entre duas pessoas por meio da web. A partir disso, diga a eles que o e-mail já teve uma característica mais informal, como são as redes sociais, e hoje eles assumiram uma tendência de documento, prova e correspondência comercial. Não que estas funções apaguem as anteriores, mas que novas ferramentas sugiram e realizam as funções mais sociais e corriqueiras de uma comunicação informal.

Para demonstrar isso, solicite aos alunos que acessem a reportagem A nova função do e-mail, de João Loes, disponível em: http://www.istoe.com.br/reportagens/167806_A+NOVA+FUNCAO+DO+E+MAIL, acesso em 02/10/2014. A dinâmica de leitura será oral, devendo cada aluno ler uma parte do texto.

 

Após a leitura, peça aos alunos que apontem no texto as funções antigas e as novas do e-mail e digam qual delas eles usam, caso usem.

Professor, avise aos seus alunos que o e-mail será o tema da aula e que, por isso, eles precisarão criar uma conta em um servidor de e-mail. Explique que cada um criará um e-mail no provedor Gmail, por ser gratuito, internacional e com uma capacidade de armazenamento considerada boa para os dias atuais. Mesmo os alunos que já possuem cadastro de e-mail, sugerimos que criem uma conta no provedor, pois assim todos participam da atividade e podem deixar o cadastro de suporte eletrônico de correspondência criado nesta aula para fins acadêmicos, não misturando os assuntos (como em e-mail pessoal e profissional).

Para realizarem o cadastro no provedor de e-mail Gmail, sugerimos que os alunos assistam em suas máquinas o tutorial postado por Rodrigo Uber, Como fazer um e-mail 2014, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FWBKaujdb5g, duração 7min38seg., acesso em 02/10/2014. Após a exibição, peça para que eles criem as suas próprias contas no Gmail.

Quando todos eles já estiverem com suas contas de e-mail já ativadas, peça para que eles cliquem na caixa Escrever. Na janela que surge, pergunte a eles:

  • Para que serve o campo Para?
  • Para que serve o campo Assunto?
  • Para que serve esse espaço maior abaixo do Assunto?

 

Imagem disponível em: http://res2.windows.microsoft.com/resbox/pt-ptb/windows%207/main/05b04a57-94b2-4dc1-bbbd-a0cfebdd8e2a_0.jpg, acesso em 08/10/2014.

Intuitivamente ou não, espera-se que os alunos respondam que no campo para deve constar o endereço de e-mail do destinatário da mensagem; no assunto um título para a mensagem que será enviada e no campo abaixo do assunto, o lugar destinado à escrita da mensagem.

Depois disso, peça para os alunos prestarem bem atenção a duas siglas que se encontram no canto direito superior da janela da mensagem. Informe a eles que essas siglas representam os campos Cc e Cco que estão ocultos e podem ser ativados se o usuário precisar deles. Para ativá-los, basta clicar sobre a sigla abaixo do campo Para. Questione aos alunos se eles fazem ideia de que tipo de informação que falta neste cabeçalho que possa ser assumida por esses dois campos ocultos.

Professor, espere os alunos pensarem e se manifestarem. Tente ajudá-los a fazer uma relação com o envelope da carta, com o cabeçalho de um cartão postal, com qualquer outra forma de cabeçalho de um gênero comunicativo.

Depois que eles se manifestarem, diga que o Cc significa Cópia de Correspondência e o Cco Cópia de Correspondência Oculta. Cientes disso, faça novamente a pergunta: o que deve ser escrito nesses campos?

Espera-se que os alunos percebam e/ou levantem a possibilidade de se colocar endereços de e-mail nos dois campos, sendo que no Cc devem estar destinatários que só precisam saber do conteúdo da correspondência e não respondê-lo. Já o Cco é normalmente usado para correntes, e-mails publicitários e mensagens em massa, pois esse campo omite os endereços contidos nele, evitando que os outros destinatários da correspondência tenham acesso aos endereços ali postos.

Depois dessa breve explicação sobre o cabeçalho da mensagem do Gmail, peça para os alunos trocarem entre si os endereços de e-mail criados para que eles possam escrever e-mails uns para os outros.

Assim que tiverem em mãos os endereços eletrônicos dos colegas, solicite a eles treinarem o uso da ferramenta, para tanto, eles devem escrever e-mails para seus colegas de sala contando sobre algo que eles gostem. E os primeiros destinatários devem responder ao e-mail do colega.

Se necessário, diga a seus alunos que para responder, basta clicar no link Responder, logo abaixo da mensagem que eles receberem.

 

Aula 2 - Como elaborar um e-mail comercial?

Imagem disponível em: http://imagens.carolbaccei.com.br/2014/07/email1.jpg, acesso em 08/10/2014.

Professor, peça a dois dos seus alunos para lerem o e-mail que escreveram para seus colegas e, sugerimos, que apontem quais foram as palavras que eles usaram para saudarem e despedirem-se do colega.

Após as demonstrações, diga a eles que será mostrado um esquete com os principais equívocos que acontecem quando escrevemos e-mails comerciais, ou seja, em correspondências eletrônicas usadas em âmbito profissional e, em seguida, uma professora comentando as ações certas e equivocadas nesse gênero textual. Exiba a eles o vídeo Comunicação em Cena - Ep. 04: E-mail também é documento, duração 14min43seg., disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1UWICo7PDXU, acesso em 02/10/2014.

Depois da exibição, dialogue com os alunos sobre o conteúdo do vídeo. Sugerimos que, como os alunos não têm a prática da escrita de e-mails, inicie a conversa relacionando a carta com o e-mail:

  • Vocês já usaram alguns dos tópicos que a professora aconselhou a não usar, mesmo em carta?
  • Vocês usaram, quando elaboraram os e-mails (primeiro e o de resposta) na aula passada, algumas das dicas da professora?
  • O que vocês acharam do gênero e-mail?
  • Quais os prós e contras desse gênero?

A motivação proposta por meio das questões supracitadas é só uma proposta para motivar o diálogo do vídeo e dar fôlego para os alunos iniciarem a produção formal de e-mail.

Depois do diálogo sobre o vídeo, solicite aos alunos que imaginem uma empresa em que gostariam de ser menor aprendiz e que redigissem uma mensagem de e-mail para solicitar uma vaga no projeto. Eles devem elaborar o corpo do texto no caderno.

Aula 3 - Revisando o e-mail

Troca de textos

Após a revisão do corpo do texto do e-mail, os alunos devem pesquisar na Internet, por meio do Google, disponível em: https://www.google.com.br/webhp?tab=ww&ei=ZFUtVMyiM8ifggS_ooK4Cw&ved=0CAkQ1S4, acesso em 02/10/2014, o endereço eletrônico da empresa que idealizou para a solicitação de vaga no projeto, clicar no link da empresa e procurar, no site, o e-mail de contato da empresa.

Os alunos devem anotar o e-mail da empresa, abrirem o seu e-mail Gmail, clicar em Escrever, digitar o endereço de e-mail da empresa no campo Para, digitar Solicitação de vaga no projeto Menor Aprendiz no campo Assunto, e, logo abaixo, digitar o corpo do texto já revisado.

Assim que terminado a digitação do texto, o aluno deve clicar no botão Enviar, para sua mensagem poder chegar ao destino almejado.

Recursos Complementares

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. O e-mail - Um gênero textual do meio eletrônico. Disponível em: http://www.portugues.com.br/redacao/o-e-mail---um-genero-textual-meio-eletronico-.html, acesso em 08/10/2014.

LOPES, Noêmia. E-mail, mais um gênero para ensinar à garotada. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/e-mail-mais-genero-ensinar-garotada-702972.shtml?page=2, acesso em 08/10/2014.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. E-mail: um novo gênero textual. Disponível em: http://www.veramenezes.com/emailgenero.htm, acesso em 08/10/2014.

Avaliação

A avaliação é processual. O professor deve acompanhar o processo de produção do aluno durante a confecção das atividades e verificar se ele conseguiu dominar o gênero e-mail e os processos de interpretação e construção textual.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.