20/10/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Para que esta aula seja realizada é necessário que os alunos tenham habilidades de leitura e de escrita.
Professor, esta aula objetiva contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa aos oito anos de idade, as crianças já precisam ter o entendimento e a compreensão do funcionamento do sistema de escrita e o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que não dominem todas as convenções ortográficas irregulares. Elas também precisam ter a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.
Dentro da visão de alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para isso, precisa entender a alfabetização para além de uma visão tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e a produção de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e de simples codificação e decodificação.
BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Os diferentes textos em sala de Alfabetização. Ano: 1 unidade 5. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012.
É importante que o professor, conheça os direitos de aprendizagem dos alunos que estão contemplados em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles estão disponibilizados no sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 02 de out. 2014.
1ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.
Introduzindo o tema
Professor, o Natal é uma data muito celebrada em todo o mundo e representa um momento muito especial para as pessoas, principalmente para as crianças. Sabemos que a escola deve ser laica, mas consideramos que é possível trabalhar com o tema do Natal sem necessariamente entrar no foco do cristianismo ou abordar questões religiosas. Podemos utilizar a história do Menino Jesus, como tema para desenvolver estratégias de alfabetização e trabalhar os valores humanos.
Inicie a aula em roda de conversa utilizando perguntas para o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos e verifique o que já sabem sobre o assunto a ser abordado.
Mostre várias imagens que representam o Natal (enfeites natalinos, Menino Jesus, Papai Noel, presentes, entre outros) e pergunte:
Você poderá utilizar um projetor para mostrar as imagens ou levá-los ao Laboratório de Informática.
Fonte da imagem 1- Papai Noel: Sitio: “fotos face”. Disponível em: <http://www.fotosface.com.br/recado-imagens-papai-noel-17ad37.html>. Acesso em: 02 de out. 2014.
Fonte da imagem 2- Presentes: Sitio “cnc”. Disponível em: <http://www.cnc.org.br/noticias/gastos-com-presentes-de-natal-serao-maiores-em-2011>. Acesso em: 02 de out. 2014.
Fonte da imagem 1- Presépio: Sitio “Cesed”. Disponível em: <http://www.cesed.br/portal/?p=4938>. Acesso em: 02 de out. 2014.
Fonte da imagem 2 - flores: Sitio “artes sustentáveis Marilia”. Disponível em: <http://artessustentaveismarilia.blogspot.com.br/2012/11/lucelia-tera-enfeites-natalinos-feitos.html>. Acesso em: 02 de out. 2014.
Professor, sugerimos que leia para os alunos o texto sobre a história do Papai Noel e promova a discussão sobre as características dele e como foi a evolução de sua imagem na sociedade. Veja a seguir:
Papai Noel (português brasileiro) ou Pai Natal(português europeu) ("Noël" é natal em francês) é uma figura lendária que, em muitas culturas ocidentais, traz presentes aos lares de crianças bem-comportadas na noite da Véspera de Natal, o dia 24 de dezembro, ou no Dia de São Nicolau (6 de dezembro). A lenda pode ter se baseado em parte em contos hagiográficos sobre a figura histórica de São Nicolau. Uma história quase idêntica é atribuída no folclore grego e bizantino a Basílio de Cesareia. O Dia de São Basílio, 1 ou 1.º de janeiro, é considerado a época de troca de presentes na Grécia. O personagem foi inspirado em São Nicolau Taumaturgo, arcebispo de Mira na Turquia, no século IV. Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. Foi declarado santo depois que muitos milagres lhe foram atribuídos. Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha e daí correu o mundo inteiro. Conforme a lenda, Papai Noel mora no Extremo Norte, numa terra de neve eterna. Na versão americana, ele mora em sua casa no Polo Norte, enquanto na versão britânica frequentemente se diz que ele reside nas montanhas de Korvatunturi na Lapônia, Finlândia. Papai Noel vive com sua esposa Mamãe Noel, incontáveis elfos mágicos e oito ou nove renas voadoras. Outra lenda popular diz que ele faz uma lista de crianças ao redor do mundo, classificando-as de acordo com seu comportamento, e que entrega presentes, como brinquedos ou doces, a todos os garotos e garotas bem-comportados no mundo, e às vezes carvão às crianças mal comportadas, na noite da véspera de Natal. Papai Noel consegue esse feito anual com o auxílio de elfos, que fazem os brinquedos na oficina, e das renas que puxam o trenó. Fonte: Sítio: Wikipédia. Org. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Papai_Noel>. Acesso em: 05 de out. 2014.
|
2ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.
Fonte da imagem: MICROSOFT OFFICE - WORD 2010. Disponível em: Clip-Art. Acesso em: 02 de set. 2014.
Dinâmica da caixinha de presente: Trabalhando o “consumismo”
Professor, é muito importante que você conscientize os alunos a respeito do consumismo e da deturpação do verdadeiro sentido do Natal.
Para iniciar a dinâmica passe uma caixinha de presente e peça que os alunos peguem um recado surpresa e depois leiam para o grupo. Sugerimos algumas frases:
Depois de sensibilizar os alunos com os recados surpresas, proponha que construam presentes para serem trocados entre eles. Para isto, cada um deverá pegar o nome de um colega na caixinha, assim ninguém ficará sem ser presenteado.
Solicite aos alunos com antecedência que levem para escola vários materiais como: sucatas, papéis coloridos, cordão, fitas, colas, tesouras, pedrarias, glíter, dentre outros. Não especifique qual o trabalho que farão, deixe para descobrirem depois de lerem os recados.
É importante que os presentes que irão construir sejam acompanhados de um carinho, uma palavra amiga, um abraço, pois será apenas pretexto para troca de afeto.
A entrega deverá acontecer em uma roda onde um a um entregue seu presente demonstrando seu carinho.
Para ajudar os alunos e enriquecer a atividade, entregue a cópia das imagens da dobradura de uma flor, elabore com os alunos o passo a passo orientados pelo texto instrucional e deixe-os criarem. Ressalte as características deste tipo de texto e sua função:
Fonte da imagem “Professora Valéria”. Disponível em: <http://professoravaleriaeduc.blogspot.com.br/2013/09/dobradura-de-flor.html>. Acesso em: 02 de out. 2014.
3ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.
Aprofundando o tema – o que é o espírito do Natal
Nessa atividade, os alunos terão a oportunidade de compreenderem melhor o espírito natalino. Deixe que assistam ao vídeo depois promova o debate.
Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) para acessarem o link abaixo.
Caso sua escola não possua os laptops, leve os alunos até ao Laboratório de Informática ou utilize um projetor multimídia.
O vídeo mostra uma aventura da turma do Chaves em busca de uma árvore de natal. Acontecem situações de conflitos entre os personagens, mas o que prevalece é a amizade, e o espírito do Natal. Mostra também a importância do corte consciente de árvores e o reflorestamento.
Fonte: Sitio: “Youtube”. Vídeo do Chaves em Desenho Animado “O Verdadeiro Espírito de Natal”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=jx0EdEimrZw>. Acesso em: 02 de out. 2014.
Depois de assistirem ao vídeo, dialogue com os alunos questionando:
Professor, considerando que as pessoas adoram trocar presentes nesta época, sugerimos que os alunos façam uma pesquisa com os familiares, para que você possa trabalhar com os dados desta realidade, realizando várias atividades, que, com certeza, serão significativas para eles, por serem relativas ao contexto familiar.
Pesquisando em casa: escolha uma pessoa em casa para entrevistar.
Nome do entrevistado(a):_________________________________ O que é o Natal para você: ( ) Data para dar e receber presentes. ( ) Data para se praticar o bem. ( ) Data para demonstrar carinho. ( ) Data para festejar o nascimento do menino Jesus. ( ) Outro:______________________________________________ O que você gostaria de ganhar neste Natal? _______________________________________________________ |
Socializando a pesquisa
Organize a sala de aula para socializar os conhecimentos adquiridos a partir da lista feita em casa e descubra, juntamente com os alunos, qual o tipo de presente mais citado e o que acham que influenciou esta escolha.
Construa uma tabela na lousa ou a leve pronta em um cartaz e registre os dados pesquisados pelos alunos.
Veja a sugestão de uma tabela:
Presentes de Natal |
||
Aluno |
Pessoa entrevistada |
Presente escolhido |
1- |
|
|
2- |
|
|
3- |
|
|
4- |
|
|
5- |
|
|
6- |
|
|
7- |
|
|
8- |
|
|
9- |
|
|
Trabalhando o raciocínio lógico matemático
Elabore situações problema a partir dos dados dos alunos. Veja alguns exemplos:
1) Das 30 pessoas entrevistadas, a metade gostaria de ganhar roupas no Natal. Quantas pessoas entrevistadas escolheram outros presentes?
|
|
2) Quantos alunos entrevistaram as mães? E quantos entrevistaram os pais? Qual foi o total de entrevistas?
|
|
3) Se 14 pessoas escolheram presentes que não são materiais, quanto seria o dobro desta quantidade?
|
|
4) Analise os dados da tabela e responda:
a) Qual a quantidade do presente mais citado?______________
b) Qual o menos citado?________________________________
c) Qual a diferença entre o mais citado e o menos citado?______
d) Observe as quantidades de cada presente na tabela e escreva como se leem os numerais.
5) Se 3 pessoas entrevistadas escolhessem ganhar 4 presentes cada uma, quantos presentes seriam ao todo? Observe os desenhos para te ajudar no cálculo.
Fonte da imagem: MICROSOFT OFFICE - WORD 2010. Disponível em: Clip-Art. Acesso em: 02 de out. 2014.
Resposta:______________________________________________________________
4ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.
Produzindo texto: Um cartão de Natal para alegrar os corações
Professor, discuta com os alunos sobre como é comum as pessoas mandarem cartões de Natal impressos em papel e cartões virtuais pela internet.
Utilize o projetor multimídia e apresente a eles alguns exemplos de cartões para que possam conhecer a estrutura textual deste gênero e suas diferentes formas.
Fonte: Sítio: Infohoje.com. Disponível em: <http://www.infohoje.com.br/modelos-de-cartao-de-natal-gratuito-para-pintar-e-colorir.html>. Acesso em: 05 de out. 2014.
Se você não tiver este recurso em sua escola, faça uma coleta de cartões de Natal antigos, com amigos e leve para seus alunos conhecerem.
É importante também explorar o conteúdo dos mesmos, levantando as seguintes questões:
Disponibilize materiais para os alunos em duplas construírem cartões de Natal para dar aos seus familiares e amigos.
Oriente para que se organizem em duplas, por ser uma estratégia que possibilita a partilha de material e a troca de ideias, enriquecendo a atividade, mas cada aluno fará o seu ou os seus cartões.
Distribua: canetas coloridas, lápis de cor, cola, gliter, cola colorida, revistas e papel colorido para recortes, dentre outros.
Antes de entregar os materiais que utilizarão, lembre-os das características deste gênero textual, como é um cartão e que deve conter uma mensagem de afeto.
Eles poderão utilizar diferentes recursos visuais para chamar a atenção do leitor:
Faça uma correção nos grupos para evitar que os cartões sejam entregues com problemas graves de escrita. Questione-os sobre como escreveram e como deveria estar escrito. Procure conduzi-los para que eles mesmos percebam e façam as alterações necessárias.
5ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.
Cantando e aprendendo
Professor, a música é um recurso muito interessante e amplamente utilizado em diferentes atividades escolares. Sua linguagem lúdica e a melodia oferece um atrativo para os alunos, por isso, vamos propor que utilize a música “Bom Natal”, pois ela traz uma mensagem de amor e paz, o que traduz o espírito do Natal.
Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) para acessarem link. Caso sua escola não possua os laptops, leve os alunos até ao Laboratório de Informática ou utilize um projetor multimídia para mostrar a eles.
Fonte: Sitio: “Youtube”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=EFf_Z5NDKzM>. Acesso em: 03 de out. 2014.
Existem várias versões, com e sem imagens, mas este vídeo sugerido traz imagens de pessoas se confraternizando, luzes e cores o que o torna envolvente e adequado ao tema. Mas, o mais importante é envolvê-los na melodia para que cantem com você. Primeiro solicite que assistam ao vídeo e ouçam e depois tentem cantar enquanto ouvem a música.
Professor, entregue aos alunos uma cópia da Música “Bom Natal” de Edson Borges, para que tenham no caderno.
Bom Natal - Edson Borges
Quero ver você não chorar,
não olhar pra traz,
nem se arrepender do que faz.
Quero ver o amor vencer,
mas se a dor nascer você resistir e sorrir.
Se você pode ser assim,
tão enorme assim, eu vou crer.
Que o Natal existe, que ninguém é triste,
que no mundo há sempre amor...
Bom Natal, um feliz Natal,
Muito amor e paz, pra você.
Pra você...
Leia com eles a letra da música da forma que achar melhor: em duplas, em grupos, individual, coletiva, dentre outras.
6ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.
Fonte da imagem: MICROSOFT OFFICE - WORD 2010. Disponível em: Clip-Art. Acesso em: 02 de out. 2014.
Trabalhando com gênero textual “carta”
Professor, aproveitando o envolvimento dos alunos com o tema, faça a sugestão para que escrevam cartas para o papai Noel pedindo paz e harmonia entre os povos, mais saúde, educação, menos discriminação e melhor qualidade de vida para as pessoas.
Combine que levará as cartas ao correio e que provavelmente elas serão lidas por pessoas voluntárias que vão até os correios todos os anos e pegam cartas para tentar ajudar alguma criança.
O endereço do remetente será o da escola, por isto escreva-o na lousa, inclusive o código postal.
Lembre-os da estrutura deste gênero textual:
Se precisar leve alguns modelos de cartas para que os alunos percebam suas características.
Faça um lembrete do tema da carta e deixe na lousa para que se lembrem da argumentação que devem desenvolver na carta.
Leia as cartas dos alunos e proponha as correções necessárias. Revise o texto e peça que façam sua reescrita, se achar necessário. Depois, as coloquem nos envelopes.
Professor acesse o link abaixo e terá várias informações e estratégias de como trabalhar o gênero textual carta, nesta aula.
Sito: “Portal do professor, MEC”. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=53151>. Acesso em: 03 de out. 2014.
Para o professor:
Blog do portal do professor sobre o tema do Natal, tem sugestões de aulas, produções e conteúdos multimídias. Disponível em:<http://natalportalprofessor.wordpress.com/>. Acesso em: 02 de out. 2014.
Sitio: “Smartkids” apresenta uma série de sugestões de atividades e jogos interativos para que alunos e professores possam aprender brincando. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos>. Acesso em: 02 de out. 2014.
Para os alunos:
Sitio: “Ens fundamental”, sugere várias atividades e jogos sobre o tema que podem ser reproduzidos ou adaptados para prática de sala de aula. Disponível em: <http://ensfundamental1.wordpress.com/textos-para-o-natal-2/atividades-diversas-para-o-natal/>. Acesso em: 02 de out. 2014.
Sitio: “Youtube”, mostra uma história da Turma Da Mônica - Véspera De Natal (HD), vídeo que retrata situações do cotidiano infantil e ao mesmo tempo aborta o tema. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=4FiIeBNa22A>. Acesso em: 02 de out. 2014.
Sitio: “Youtube”, mostra uma história da Turma Da Mônica - Especial De Natal - (HD), O vídeo é uma bonita história de Natal que pode ser utilizado para desencadear debate sobre o espírito do Natal. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=WAUD21FC2UE>. Acesso em: 02 de out. 2014.
A avaliação deve ser compreendida como parte do processo da educação escolar. Tem como finalidade acompanhar o desenvolvimento e o desempenho do aluno durante o processo de aprendizagem. Sua prática deve criar condições para que o professor possa adequar suas intervenções às necessidades de cada aluno e analisar os resultados obtidos em relação aos objetivos propostos. Nesse sentido, você deve observar no decorrer dessa aula se o aluno: compreendeu qual o verdadeiro sentido do Natal. Observe também se ele consegue identificar os gêneros textuais: cartas, cartões, texto instrucional, texto informativo e música. É necessário, nessa aula que o aluno também demonstre avanços na sua escrita e reescrita e no desenvolvimento de sua linguagem oral e atitudes de interação entre seus colegas. Durante todo processo registre a participação dos alunos e anote quais foram as intervenções para eles avançarem na leitura e na escrita.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!