Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ONDE SERÁ QUE O COMEÇO SE ESCONDE? REFLETINDO SOBRE A ORIGEM DO UNIVERSO ATRAVÉS DA MÚSICA E DA LITERATURA

 

21/10/2014

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende; Cristiane dos Guimarães Alvim Nunes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a Teoria do Big Bang estudada pela ciência.
  • Identificar outros mistérios do Universo, por exemplo, como são feitos as estrelas e os planetas.
  • Desenvolver a habilidade escrita e oral.
Duração das atividades
4 aulas de uma hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula destina-se a alunos do quarto ano do ensino fundamental, devido aos recursos utilizados e habilidades envolvidas nas atividades, bem como a abordagem sobre o tema.

Estratégias e recursos da aula

AULA 1

 

1° momento: Convide os alunos para assistirem ao vídeo “Quero Começar (grupo Tiquequê)”. Duração: 2min05seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=eYNBoL_g2t0. Acesso em 05 de outubro de 2014.

 

Figura 1- Imagem obtida pela autora do vídeo “Quero Começar (grupo Tiquequê)”. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=eYNBoL_g2t0. Acesso em 05 de outubro de 2014.

 

A letra da música "Quero Começar" está disponível em: http://letras.mus.br/tiqueque/quero-comecar/. Acesso em 05 de outubro de 2014.

 

 

2° momento: Para promover um diálogo sobre a abordagem da música, pergunte aos alunos:

 

  • Qual a maior curiosidade dos cantores?
  • Vocês já se fizeram as perguntas da música? Já perguntaram para alguém? Já obtiveram resposta? Quais?
  • Será que o mundo começou em janeiro? Será que ele tem começo, meio e fim? Será que o universo um dia começou?

 

 

3° momento: Distribua aos alunos cópias do poema de Olavo Bilac: “O Universo (Paráfrase)”. Sorteie cinco alunos para fazer a leitura, um aluno por estrofe (Lua, Terra, Sol, Homem e Todos os Astros).

 

 

O Universo, (Paráfrase) – Olavo Bilac

 

A Lua:

Sou um pequeno mundo;

Movo-me, rolo e danço

Por este céu profundo;

Por sorte Deus me deu

Mover-me sem descanso,

Em torno de outro mundo,

Que inda é maior do que eu.

 

A Terra:

Eu sou esse outro mundo;

A lua me acompanha,

Por este céu profundo . . .

Mas é destino meu

Rolar, assim tamanha,

Em torno de outro mundo,

Que inda é maior do que eu.

 

O Sol:

Eu sou esse outro mundo,

Eu sou o sol ardente!

Dou luz ao céu profundo...

Porém, sou um pigmeu,

Quer rolo eternamente

Em torno de outro mundo,

Que inda é maior do que eu.

 

O Homem:

Por que, no céu profundo,

Não há-de parar mais

O vosso movimento?

Astros! qual é o mundo,

Em torno ao qual rodais

Por esse firmamento?

 

Todos os Astros:

Não chega o teu estudo

Ao centro disso tudo,

Que escapa aos olhos teus!

O centro disso tudo,

Homem vaidoso, é Deus!

 

Fonte: JORNAL DA POESIA. O Universo (Paráfrase). Disponível em: http://www.jornaldepoesia.jor.br/bilaci06.html. Acesso em 07 de outubro de 2014.

 

Sugestão ao professor

 

Aproveite para apresentar brevemente a história do poeta brasileiro, que viveu entre 1865 e 1918, e foi o mais popular autor do movimento literário conhecido como Parnasianismo.

 

Para ampliar seus conhecimentos sobre o poeta Olavo Bilac, acesse:

 

ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Olavo Bilac. Disponível em: http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=445&sid=184. Acesso em 07 de outubro de 2014.

 

 

4° momento: Sobre o poema de Olavo Bilac, pergunte aos alunos:

 

  • Quais os personagens representados no poema? (Lua, Terra, Sol, Homem e Todos os Astros)
  • Vocês sabem o que são Astros? (corpos celestes, com ou sem luz própria, como estrelas, planetas, cometas etc.)
  • Quais dos personagens do poema são exemplos de Astros e fazem parte do Universo?
  • O poeta Olavo Bilac utiliza duas palavras que não são muito frequentes em nosso dia a dia, quais são elas?
  • Vocês sabem o que significa pigmeu? E firmamento?

 

 

5° momento: Convide os alunos para elaborarem um desenho para ilustrar o poema “O Universo, (Paráfrase)”, de Olavo Bilac. Distribua papel formato A4 (297x210mm), lápis de cor, giz de cera, tinta guache, pincel etc. Deixe-os livres para representa-lo por estrofes ou como um todo.

 

 

6° momento: Disponibilize um espaço em sala para os alunos fixarem seus desenhos e que sejam mantidos até o final das atividades relacionadas ao tema. Solicite que cada aluno apresente seu desenho ao restante da turma.

 

 

 

AULAS 2-3

 

 

1° momento: Convide os alunos para assistirem ao vídeo da TV Escola “ABC da astronomia – Big Bang. Duração: 03min49seg. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/tve/video?idItem=374. Acesso em 07 de outubro de 2014.

 

Sinopse: O programa, apresentado pelo professor de Astronomia Walmir Cardoso, da série “O ABC da Astronomia”, mostra que “o surgimento do universo foi muito mais do que uma explosão, como temos ideia do que tenha ocorrido. O tempo e o espaço também surgiram durante o evento conhecido como Big Bang, e desde então acontece uma expansão acelerada de partículas por toda a nossa galáxia. Saiba como se dá o desenvolvimento do universo desde aquele momento, há 13,7 bilhões de anos, e como o jovem Sistema Solar, nascido há 9,5 bilhões de anos, entra nessa história.”

 

Embora o vídeo vislumbre como público-alvo alunos ente 15 e 18 anos, apresenta de forma clara e resumida como se deu o desenvolvimento do Universo, podendo ser utilizado para apresentar brevemente a Teoria do Big Bang aos alunos do quarto ano do Ensino Fundamental.

 

Figura 3- Imagem do vídeo “ABC da astronomia – Big Bang. Duração: 03min49seg. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/tve/video?idItem=374. Acesso em 07 de outubro de 2014.

 

 

2° momento: Para verificar se os alunos compreenderam o assunto apresentado no vídeo, pergunte:

 

  • O provável evento conhecido como Big Bang aconteceu há quanto tempo? (há cerca de 13,7 bilhões de anos)
  • De um modo mais amplo, o Big Bang explica o que? (representa uma teoria que explica a origem e o desenvolvimento do Universo)
  • Segundo o vídeo, apesar da expressão Big Bang ser traduzida como “Grande Explosão”, o assunto é mais complexo por qual motivo? (porque além da explosão, envolve o tempo e o espaço)
  • Após a “explosão” o que aconteceu com o Universo? (expandiu e começou a resfriar)
  • A partir do que surgiram as primeiras estrelas, galáxias e grandes estruturas do Universo? (a partir de grandes massas gasosas formadas pelos átomos)
  • O Sol, a Terra e outros planetas do nosso Sistema Solar se formaram quanto tempo depois da origem do Universo?(9 bilhões de anos)
  • De acordo com o vídeo, a Teoria do Big Bang é verdadeira ou definitiva? Por quê? (não podemos afirmar que é verdadeira ou definitiva, porque existem outras teorias em discussão com argumentos e experimentos sendo realizados que podem alterar os caminhos da ciência)
  • Segundo a ciência, de onde viemos e para onde vamos afinal?

 

 

Sugestão ao professor

 

 

Aproveite para explicar aos alunos que existem diferentes teorias sobre a origem do Universo. Apresente resumidamente algumas delas. Seguem abaixo alguns links para ampliar seu conhecimento sobre o tema:

 

MARTINS, Roberto de Andrade. O Universo. Teorias sobre sua origem e evolução. Disponível em: http://www.ghtc.usp.br/Universo/cap01.html. Acesso em 06 de outubro de 2014.

ORIGEM DA VIDA. Criacionismo. Disponível em: http://origem-da-vida.info/mos/view/Criacionismo/. Acesso em 06 de outubro de 2014.

 

 

3° momento: Solicite que os alunos falem palavras que explicam a Teoria Big Bang, destacando os aspectos de maior relevância. Anote na lousa as palavras consideradas pelos alunos. Após a manifestação de todos, escreva na lousa as palavras abaixo e convide os alunos a fazerem um paralelo com a explicação da Teoria do Big Bang. Atividade adaptada de BLOG DO ENSINO FUNDAMENTAL I DO COLÉGIO ELIAS MOREIRA. Origem do Universo / 5º ano. Disponível em: http://eliasfundamental.blogspot.com.br/2012/07/origem-do-universo-5-ano.html. Acesso em 09 de outubro de 2014.

 

 

 * INÍCIO > TRANSFORMAÇÃO > EXPLOSÃO > DESENVOLVIMENTO > EXPANSÃO *

 

 

4° momento: Convide os alunos para participarem de uma atividade sobre a Teoria do Big Bang utilizando materiais como bexiga e bolinhas de papel, para realizar uma simulação do evento que, segundo a cosmologia, foi responsável pela origem e evolução do Universo. O objetivo do experimento é permitir que os alunos percebam que uma explosão, mesmo que pequena (no caso, a explosão da bexiga) faz com que a matéria (no caso, as bolinhas) alcance diferentes distâncias. Com isto, os alunos poderão fazer um paralelo com a Teoria do Big Bang, que estuda a “grande explosão” de um aglomerado de matéria quente e denso, provocando a distribuição dos corpos celestes em todo o Universo. Atividade adaptada de ARAGUAIA, Mariana. Aula prática sobre o Big Bang. Disponível em: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/aula-pratica-sobre-big-bang.htm. Acesso em 09 de outubro de 2014.

 

Para o experimento será necessário uma bexiga grande, bombinha de bicicleta (ou de colchão inflável), bolinhas de papel ou outro material (tamanhos e cores variados). O professor deverá conduzi-lo, colocando as bolinhas dentro da bexiga, encaixando a bombinha na bexiga e inflando-a até que a mesma estoure.

 

 

Sugestão ao professor

 

 

Esse experimento poderá ser realizado, também, por todos os alunos. Desta forma, solicite que cada aluno produza as bolinhas coloridas em diferentes tamanhos e coloque as mesmas dentro da bexiga. Solicite que os alunos se posicionem em círculo e inflem a bexiga (com a boca) até que a mesma estoure. É importante verificar antecipadamente os alunos que não se assustam com o estouro da bexiga enchida desta forma e estejam dispostos a participar do experimento. Deixe-os livre para escolherem.

 

Figura 4- Imagem obtida pela autora. Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-cRAitjtTLxE/T2i6MeIKx_I/AAAAAAAABfg/5H8dU18MiKQ/s320/100_5988.JPG. Acesso em 09 de outubro de 2014.

 

 

5° momento: Após a explosão da bexiga e a distribuição das bolinhas de papel pelo chão, pergunte aos alunos o que eles perceberam e verifique se conseguiram fazer um paralelo com a Teoria do Big Bang apresentada no vídeo e discutida na atividade.

 

 

6° momento: Solicite que cada aluno elabore um texto, de aproximadamente 20 linhas, sobre a origem do Universo de acordo com as apresentações realizadas em sala, como o vídeo e o experimento. Posteriormente, solicite que cada aluno leia o seu texto para o restante da turma. Guarde os textos para serem avaliados no final de todas atividades relacionadas ao tema.

 

 

Sugestão ao professor

 

Para outras atividades práticas sobre o Universo, acesse os links abaixo e faça adaptações para a realidade da sua turma, caso seja necessário:

 

ORTIZ, Roberto; GONÇALVES, Diego F.; BOCZKO, Roberto. Experimentos de Astronomia para o Ensino Fundamental e Médio. Disponível em: http://each.uspnet.usp.br/ortiz/classes/experimentos_2011.pdf. Acesso em 09 de outubro de 2014.

 

SEED CIÊNCIAS. O Balão em Expansão. Disponível em: http://www.planetseed.com/pt-br/laboratory/experiencia-o-balao-em-expansao. Acesso em 09 de outubro de 2014.

 

 

 

AULA 4

 

 

1° momento: Convide os alunos para visitarem a biblioteca de sua escola. Caso na escola não possua uma biblioteca ou, ainda, se a biblioteca da escola não possuir em seu acervo o livro sugerido nesta aula, convide os alunos para visitarem a biblioteca de sua cidade. Se houver dificuldade em encontrar o livro nestas bibliotecas, realize uma busca pela internet, através da ferramenta Google, de versões dos livros disponibilizadas na extensão “pdf” ou outra. Em último caso, converse com a Direção da escola sobre a possibilidade de um exemplar ser adquirido.

 

 

2° momento: Convide os alunos para fazerem a leitura do livro “O Mais Sensacional Guia Intergaláctico do Espaço – Por Ideias-Brilhantes”, de Carole Stott, tradução de Eduardo Brandão, ilustrações de Lisa Swerling e Ralph Lazar, Companhia das Letrinhas, 64p.

 

Sinopse: Tudo começou com uma explosão, a mais dramática de todos os tempos. A partir desse extraordinário momento, que chamamos de big bang, nosso Universo foi criado, e a imensidão vazia do espaço foi povoada por bilhões de galáxias, trilhões de estrelas e sabe-se lá quantos planetas. Neste livro, além de conhecer um pouco mais sobre essa história, o leitor irá descobrir outros mistérios do Universo - de que são feitos as estrelas e os planetas, os requisitos para se tornar um astronauta, os veículos de exploração do espaço... E, para acompanhá-lo nessa instrutiva viagem, os Ideias-Brilhantes, pessoas pequenininhas de grandes ideias, passeiam pelas páginas ensinando e fazendo comentários curiosos. Fonte: COMPANHIA DAS LETRAS. Disponível em: http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=40596. Acesso em 05 de outubro de 2014.

 

Figura 5- Imagem obtida pela autora da capa do livro “O Mais Sensacional Guia Intergaláctico do Espaço – Por Ideias-Brilhantes”. Disponível em: http://images1.folha.com.br/livraria/images/a/1/1160427-250x250.png. Acesso em 05 de outubro de 2014.

 

 

3° momento: Divida o livro em trechos para que todos os alunos participem da leitura. Solicite que cada aluno, após a leitura (ou durante, dependendo a necessidade) apresente as ilustrações referentes ao trecho que leu (ou está lendo) para o restante da turma. Auxilie os alunos nas apresentações.

 

 

4° momento: Após a leitura do livro, pergunte aos alunos o que cada um achou mais interessante no livro. Deixe-os livres para manifestarem suas preferências mesmo que ela se repita várias vezes entre eles ou, até, se a preferência for unânime.

 

 

5° momento: Solicite que cada aluno elabore um desenho representando o que achou de mais interessante no livro. Disponibilize cartolina branca, lápis de cor, giz de cera, tinta guache, papel colorido, tesoura sem ponta, cola etc.

 

 

6° momento: Convide os alunos para apresentarem seus desenhos ao restante da turma e explicar porque escolheu aquele item para representar. Reserve os desenhos para a avaliação final, junto com as outras produções desenvolvidas ao longo das atividades.

Recursos Complementares

PRATA, Vanessa. Sueli Viegas. Ouvir estrelas. Disponível em: http://revistaguiafundamental.uol.com.br/professores-atividades/86/artigo219620-1.asp. Acesso em 05 de outubro de 2014.

 

SANTOS, Adele Guimarães Ubarana. Construindo o conceito de Big Bang, Universo, Galáxia, Estrela, Planetas e Sistema Solar. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18700. Acesso em 05 de outubro de 2014.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e contínua. Procure perceber, no decorrer das atividades, se os alunos demonstraram interesse em conhecer a Teoria do Big Bang e foram capazes de compreender o evento por meio da observação e reflexão sobre as palavras: início, transformação, explosão, desenvolvimento e expansão. Verifique se os alunos identificaram outros mistérios do Universo, por exemplo, como são feitos as estrelas e os planetas. Avalie o desenvolvimento da linguagem oral e escrita nas atividades e participações individuais e coletivas dos alunos. Por fim, observe o envolvimento com o assunto nas rodas de conversa realizadas ao longo de todas as aulas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Joselita Boaventura, COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO ROGÉRIO REGO , Bahia - disse:
    joselitaboaventura@gmail.com

    22/10/2014

    Quatro estrelas

    Gostei muito da forma como o conhecimento foi abordado de maneira interdisciplinar. A atividade da bola de encher como forma de estabelecer relações com a teoria do Big Bang é muito legal.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.