08/12/2009
Pedro Luiz Aparecido Malagutti
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Ensino Médio | Matemática | Tecnologia para a matemática |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Tratamento da informação |
O Aluno visualizará as Razões Trigonométricas no triângulo retângulo através de uma construção no GeoGebra que permite o movimento dos lados do triângulo e a visualização do padrão determinado pelo ângulo, assim, será mais uma alternativa de enfatizar que as funções trigonométricas dependem do ângulo e não do triângulo.
Triângulos retângulos; ângulos; Medida de comprimento, medida de ângulos;
ImportânciaLevar o aluno a observação de regularidades em Geometria e a relacioná-los com a Trigonometria, aproveitando seus resultados. Ter contato com objeto que use Geometria Dinâmica usando tecnologia e, ainda, entender as Funções Trigonométricas.
Conteúdo no dia a diaO aluno irá perceber que através da existência de padrões matemáticos podemos descobrir situações inacessíveis no mundo real. Exemplo: medir o raio do Planeta Terra, ou então, calcular a distância da Terra à Lua.
Introdução do Conteúdo e Motivação
Professor, explore com seus alunos este contexto, faça perguntas como: Vocês imaginam como foi possível descobrir uma boa aproximação para o raio da Terra??
Deixe seus alunos levantar hipóteses para dispertar a curiosidade deles para a contrução das Tábuas Trigonométrica e para a necessidade de desenvolver os estudos da Trigonometria no triângulo retângulo.
Atividades
Para responder a pergunta: "é possível descobrir medidas inalcanáveis?"
Vamos então explorar a propriedade da semelhança de triângulos que gerou as Tábuas Trigonométricas e o estudo da Trigonometria no Triângulo Retângulo. Para isso, vamos usar o software GeoGebra, que trabalha com Geometria Dinâmica, para facilitar as construções geométricas e explorar suas propriedades.
Preparamos um aplicativo que pode ser acessado e manipulado online pelo link:
http://200.204.54.204/thais/trigonometria/razoes_triangulo/
Observe que no aplicativo, temos uma apresentação em PowerPoint à esquerda explorando as teorias necessárias e o dinâmismo para o aluno e/ou professor manipularem o GeoGebra que é o arquivo que abre com o Java à direita. Sugerimos que o professor explore o objeto com apenas um projetor em sala de aula, ou, caso seja complicado essa alternativa, leve os alunos para sala de informática para que eles acessem o aplicativo e explorem cada um a seu tempo.
Professor, esse software, o GeoGebra, pode ser baixado gratuitamente tanto no site www.geogebra.com quanto no próprio Banco Internacional do MEC, no endereço: o Sugestão: o Applet, que pode ser encontrado no site do MEC:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/3538
Neste momento, os alunos podem pesquisar um pouco mais sobre os benifícios que tivemos na Humanidade depois do estudo deste padrão matemático.
http://ecalculo.if.usp.br/historia/historia_trigonometria.htm
O professor pode aproveitar a própria atividade desenvolvida pelos alunos e os resultados obtidos.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
01/09/2010
Quatro estrelasÉ uma aula muito interssante e faz com que o aluno faça uma reeetrospectiva em conteudos anteriores, percebendo a ligação entre eles.
24/03/2010
Cinco estrelasUma trabalho excelente com aplicação de Geogebra.
24/03/2010
Cinco estrelasÉ uma excelente aula que proporciona de forma clara o entendimento das razões trigonométricas, utilizando uma linguagem clara e moderna.