20/10/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Para que esta aula seja realizada é necessário que os alunos tenham habilidades de leitura e de escrita.
Professor, esta aula objetiva contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa aos oito anos de idade, as crianças já precisam ter o entendimento e a compreensão do funcionamento do sistema de escrita e o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que não dominem todas as convenções ortográficas irregulares. Elas também precisam ter a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.
Dentro da visão de alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para isso, precisa entender a alfabetização para além de uma visão tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e a produção de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e de simples codificação e decodificação.
É importante que o professor, conheça os direitos de aprendizagem dos alunos que estão contemplados em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles estão disponibilizados no sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 06 de out. 2014.
1ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.
Introduzindo o tema
Professor, discutir sobre as férias é estimulante para os alunos, mas é necessário contextualizar a discussão e não torná-la um sonho sem relação com a realidade de seus alunos.
Inicie a aula em roda de conversa utilizando questionamentos, levantando hipóteses e sondando quais são as expectativas e os desejos de cada um.
Mostre várias imagens com crianças brincando, jogando, em casa, em parques, gincanas, passeando e pergunte:
Você poderá utilizar um projetor para mostrar as imagens ou levá-los ao Laboratório de Informática.
Fonte da imagem 1: Sitio: “Vila mulher”. Disponível em: <http://vilamulher.com.br/bem-estar/bem-estar/bolhas-de-sabao-11-1-69-791.html>. Acesso em: 06 de out. 2014.
Fonte da imagem 2: Sítio: “Apremavi”. Disponível em: <http://www.apremavi.org.br/viveiro/por-que-plantar-florestas/>. Acesso em: 04 de out. 2014.
Fonte da imagem 1- Sitio: “Emebleaonogueira”. Disponível em: <http://emebleaonogueira.blogspot.com.br/2010/07/ferias.html>. Acesso em: 04 de out. 2014.
Fonte da imagem 2 - Sitio: “Vilamundo”. Disponível em: <http://vilamundo.org.br/2011/06/saiba-onde-brincar-com-as-criancas-na-vila- madalena/>. Acesso em: 04 de out. 2014.
Professor, é importante que os alunos compreendam que a diversão está aliada aos amigos, familiares e a criatividade, ou seja, podemos improvisar brinquedos e brincadeiras com materiais alternativos e garantir férias divertidas, sem ser necessário gastar muito.
2ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.
Aprofundando o tema – Para onde vou, com quem vou?
Nessa atividade os alunos terão a oportunidade de discutirem sobre as possibilidades reais e planejarem suas férias:
Questione:
A partir das respostas procure descobrir as tendências e possibilidades do grupo e aproveite para passar um vídeo e trabalhar a mensagem que a história trabalha:
Fonte do vídeo: Sítio: “Youtube”. Curtas Toy Story: Férias no Havaí . Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=oIANkZ7wTHg>. Acesso em: 04 de out. 2014.
Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) para acessarem o link do desenho.
Caso sua escola não possua os laptops, leve os alunos até ao Laboratório de Informática ou utilize um projetor multimídia.
Discuta sobre a trama da história. Questione os alunos sobre o que os amigos fizeram quando os dois personagens (Barbie e Ken) ficaram tristes porque não foram viajar de férias com sua dona.
Analise com eles o valor da amizade e a criatividade dos amigos, para realizar os sonhos dos dois.
Não se esqueça de explorar o não consumismo, ou seja, não é preciso gastar, ir a lugares caros para se divertir.
3ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.
Pesquisando em casa: Proponha aos alunos que façam uma pesquisa.
Peça que os pais coloquem pelo menos três possibilidades de lazer para as férias envolvendo você: 1:________________________________________ 2:________________________________________ 3:________________________________________ |
Socializando a pesquisa
Organize a classe para socializar os conhecimentos adquiridos a partir da lista feita em casa e descubra, juntamente com os alunos, qual sugestão foi mais citada.
Professor, aproveite a discussão em torno da pesquisa e proponha uma produção de texto, onde os alunos poderão falar de seus projetos, baseados nos dados da pesquisa de casa e das atividades realizadas anteriormente. Solicite também uma ilustração.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA – ESEBA/UFU
ALUNO(A):__________________________________________ TURMA:_____ DATA:_____/_____/_____ |
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4ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.
Trabalhando texto instrucional ou injuntivo: Montando jogo de memória e quebra-cabeça
Comente com os alunos que é possível confeccionar os próprios jogos e brinquedos. A diversão está na construção do material e depois nos jogos com os amigos.
Faça um levantamento sobre quais jogos ou brinquedos gostariam de aprender a montar.
Depois de levantar as possibilidades pesquise um texto instrucional que oriente ou melhor, crie o texto com os alunos e mãos a obra.
Abaixo sugerimos dois jogos que são simples de montar e os materiais são facilmente encontrados pelos alunos.
Para isto providencie com antecedência:
Fonte da imagem: Sitio: “Vendas iv 7 encarte pra supermercado”. Disponível em: <http://vendas.iv7.com.br/produto/Encarte-pra-Supermercado-Couche-Brilho-Total-30x42-CM-%252d-4x4..html>. Acesso em: 05 de out. 2014.
Professor, sugerimos que passe os textos na lousa ou se seus alunos ainda demoram para fazer o registro, entregue uma cópia para cada um.
Leia os textos e discuta qual a estratégia irão utilizar.
Proponha que o trabalho seja feito em duplas e que montem dois jogos, desta forma cada um terá um jogo ao final da atividade.
Antes de passar para a construção explore o texto instrucional ou injuntivo:
MEU JOGO DE MEMÓRIA – OPÇÃP 1
1º passo - Selecionar as imagens dos produtos dos folders de propaganda que querem utilizar e recortar (duas imagens iguais).
2º passo - Medir a maior imagem recortada e utilizá-la para estabelecer o tamanho das cartas.
3º passo - Traçar o papelão com a régua utilizando a mesma medida para todas as cartas e colar as imagens recortadas, sendo duas imagens iguais de cada uma (é importante que no verso das cartas não tenha nenhum detalhe que possibilite ao jogador identificar a imagem) .
COMO JOGAR
Defina quem começa o jogo. Organize as cartas com as imagens viradas para baixo. À medida que localizar as imagens iguais, formar os pares. Ganha quem terminar o jogo com maior número de pares.
Sugerimos a construção de uma tabela para registro dos resultados de cada jogada e depois somar o total de pontos.
Também sugerimos que os alunos escrevam os nomes dos pares que conseguiram formar.
MEU JOGO DE MEMÓRIA – OPÇÃP 2
Na opção 2 utilizar o mesmo procedimento da opção 1, sendo que não recortamos duas imagens iguais, apenas uma.
Colar as imagens em uma carta.
Na outra carta escrever o nome do produto.
Para jogar deverão formar pares unindo as imagens aos nomes dos produtos correspondentes.
É uma variação boa para trabalhar a escrita e a leitura de palavras, aliado ao lúdico.
Como registro, sugerimos que os alunos escrevam os nomes dos pares que conseguiram formar.
QUEBRA-CABEÇA
Para montar o quebra cabeça é bem simples, basta escolherem as imagens e:
COMO JOGAR
Marcar um tempo e quem conseguiu montar a imagem em menor tempo ganha o jogo.
Existem orientações de como montar brinquedos com garrafas pet, como é o caso dos brinquedos: vai -vem, bilboquê, dentre outros. Veja as sugestões a seguir:
Fonte das imagens e do passo a passo de como fazer os brinquedos. Fonte: Sitio: “Pensamento verde”. Disponível em:
<http://www.pensamentoverde.com.br/atitude/a-importancia-dos-trabalhos-com-reciclagem-na-educacao-infantil/>. Acesso em: 04 de out. 2014.
5 ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.
Ler é viajar sem sair do lugar
Professor, é muito importante aproveitar a proximidade das férias para estimular a leitura como forma de diversão, de deleite. Portanto, utilizando a expressão “ler é viajar sem sair do lugar”, organize os alunos em uma rodinha, entregue para cada aluno o nome de um livro (com nome do autor) e peça que leiam e falem o que acham que acontece na história.
Sugerimos nomes de livros que fazem parte da biblioteca do sitio domínio público, que você pode baixar e trabalhar com os alunos, mas se preferir utilize os livros do acervo que a escola recebeu do MEC. Fonte: Sítio: “Portal mec.gov. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/acervos_obras_complementares1.pdf>. Acesso em: 04 de out. 2014.
LIVRO |
AUTOR |
Lenira Almeida Heck |
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José Leon Machado |
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Eliú Quintiliano |
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Lenira Almeida Heck |
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Adelina Lopes Vieira |
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Abel Sidney |
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Devison Amorim do Nascimento |
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Alberto Figueiredo Pimentel |
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Adelina Lopes Vieira |
|
Lenira Almeida Heck |
|
Lenira Almeida Heck |
|
Lenira Almeida Heck |
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Tarcisio Lage |
|
Lenira Almeida Heck |
|
Lenira Almeida Heck |
Depois que os alunos levantaram as hipóteses quanto as tramas que imaginam que acontecem nos livros, projete uma ou duas das histórias para seus alunos, assim poderá despertar a curiosidade deles para que busquem as leituras nas férias.
Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) para acessarem link. Caso sua escola não possua os laptops, leve os alunos até ao Laboratório de Informática ou utilize um projetor multimídia para mostrar a eles.
Se for utilizar um dos livros do acervo enviados pelo MEC, utilize o próprio livro e aproveite a sugestão de exploração da história abaixo:
A Bruxa e o Caldeirão
Autor: José Leon Machado
Fonte: Sitio: “Domínio público”. Literatura infantil em Português. Disponível em:
<http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/pv00001a.pdf>. Acesso em: 05 de out. 2014.
Fonte da imagem: Sitio: “Domínio público”. Literatura infantil em Português. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/pv00001a.pdf>. Acesso em: 05 de out. 2014.
Professor, utilize este momento para encantar os alunos, despertar neles o prazer da leitura, procure se caracterizar de bruxa ou bruxo , faça uma maquiagem característica deste personagem e de preferência utilize o projetor multimídia para que possa fazer a leitura da história, realizando alguns questionamentos e interrompendo a leitura, para gerar expectativas e envolver os alunos.
O exercício da predição e antecipação possibilita a interação e interpretação dos alunos, além de desenvolver a coesão textual, pois trabalha com o desenrolar da história em uma sequência lógica dos fatos:
1 - Explore a capa do livro e questione sobre o nome da história, o que a imagem nos remete e nome do autor e ilustrador.
2 - Aproveite para trabalhar os direitos de aprendizagem e explore a capacidade de inferir sentido as palavras ou expressões a partir do contexto e questione:
3 - O que quer dizer a palavra vertendo, quando o autor fala na pag. 2 “ir vertendo os líquidos”?
4 - O que significa coisas corriqueiras e mistela? (pag. 4)
5 - O que o autor quis dizer com a expressão: “Uma bruxa sem caldeirão, era como um padeiro sem forno”? – pag. 3 – (inferência)
6 - Quando chegar ao final da página 3, interrompa a leitura e reforce a pergunta:
__ De que forma ela agora poderia fazer suas horríveis poções? (aguarde os alunos levantarem suas hipóteses, para depois continuar a leitura).
7 - O que significa matutou dias seguidos, na página 5?
8 - Interrompa a leitura na página 6 e questione:
__ O que será que o neto do mercador disse a bruxa?
9 - Novamente dê oportunidade aos alunos de levantarem hipóteses ao final da pagina 7, questionando:
__Ela ficou encantada com o novo caldeirão. Será que irá comprar outro e transformar o velho em floreira, conforme lhe sugeriu o mercador?
10 - Para finalizar a história questione:
__ O que aconteceu com o neto do segundo mercador no final da história? Por que foi ele quem levou as consequências do furo que apareceu no novo caldeirão?
11 - Proponha aos alunos que façam um desenho sobre a parte da história que mais gostaram e escrevam o que diriam para a bruxa para que ela entendesse que os furos dos caldeirões, tinham relação com o tempo de uso deles, não com a qualidade do produto.
Socializando
Após realizar este trabalho, solicite que os alunos façam uma ilustração da parte que mais gostaram da história. Lembre-os de colocarem:
. Nome do livro;
. Autor;
. Ilustrador;
. Editora;
. Data de publicação;
. Autores das ilustrações.
Depois, divulgue no mural da escola para que os alunos de outras turmas possam ver e despertar o interesse pelos livros.
Esta aula, gira em torno de uma viagem de férias e tem várias sugestões de atividades sobre o tema. Fonte: Sitio: “Portal do professor”. Disponível em:<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56762>. Acesso em: 05 de out. 2014.
Você sabia? “Um dos destaques do PNBE é a distribuição dos livros de literatura, que engloba textos em prosa (novelas, contos, crônica, memorias, biografias e teatro), em verso (poemas, cantigas, parlendas, adivinhas), livros de imagens e livros de história em quadrinhos. Esses livros são destinados às bibliotecas das escolas.” (BRASIL, 2012, p. 40). Fonte: LEAL, Telma Ferraz; LIMA, Juliana de Melo. Materiais didáticos no ciclo de alfabetização. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetização e ensino da Língua Portuguesa. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 2, p. 36-44, 2012. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf> Acesso em: 05 de out. 2014.
Professor, para outras informações sobre o acervo e o próprio PNBE, acesse o sítio abaixo: Disponível em: Sítio: “Portal MEC”. <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12368&Itemid=574>. Acesso em: 05 de out. 2014.
“Os objetivos das obras complementares para os anos inicias do Ensino Fundamental são ampliar o universo de referências culturais dos alunos em suas diferentes áreas do conhecimento e aprofundar as práticas de letramento no âmbito da escola”. A lista com os títulos das obras encontra-se disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/acervos_obras_complementares1.pdf>. Acesso em: 05 de out. 2014.
Este sitio disponibiliza vários livros que podem ser baixados gratuitamente, abordando os valores humanos e com histórias que envolvem e divertem os alunos. Sitio: “Educar Dpaschoal”. Disponível em: <http://www.educardpaschoal.org.br/web/leia-nossos-livros-ver.asp?cid=10>. Acesso em: 05 de out. 2014.
O sitio “Smartkids”, apresenta uma série de atividades e jogos educativos que possibilitam diversão e aprendizado para ser aproveitado como recurso didático e como lazer nas férias escolares. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/passatempos/colonia-de-ferias.html>. Acesso em: 05 de out. 2014.
A avaliação deve ser compreendida como parte do processo da educação escolar. Deve ter como finalidade acompanhar o desenvolvimento e o desempenho do aluno durante o processo de aprendizagem. Sua prática deve criar condições para que o professor possa adequar suas intervenções às necessidades de cada aluno e analisar os resultados obtidos em relação aos objetivos propostos. É importante observar no decorrer dessa aula se o aluno: compreendeu que as férias escolares devem ser planejadas e que não são necessários muitos recursos financeiros para divertir. Observe se ele adquiriu a consciência que produzir jogos e brinquedos também faz parte da diversão e que ler livros é uma boa maneira de se divertir nas férias. É necessário, que o aluno também demonstre avanços em sua escrita e no desenvolvimento de sua linguagem oral e atitudes de interação entre seus colegas. Durante todo processo registre a participação dos alunos e anote quais foram as intervenções para eles avançarem na leitura e na escrita.
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