Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A vida das galinhas: um tema instigante para aprender

 

20/10/2014

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Descobrir as características e o modo de vida das galinhas;
  • Conhecer a importância das galinhas para o meio ambiente;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Produzir textos a partir do tema trabalhado,
  • Utilizar diferentes gêneros textuais em atividades relativas ao tema;
  • Conhecer palavras diferentes;
  • Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
  • Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

A vida das galinhas

 

Professor, o tema que envolve animais é sempre um atrativo para os alunos. Desta forma, propomos a presente aula com o intuito de aprofundar o conhecimento sobre a vida e as características das galinhas, tornando este aprendizado um aliado ao processo de alfabetização. Vamos lá!

 

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Nossas palavras!

 

Você sabia? Para um planejamento condizente com uma real aprendizagem dos alunos o professor necessita estar atento às diferentes necessidades dos mesmos garantindo os direitos de aprendizagem a todos. Desta forma, é fundamental que seja considerado como pedra angular do planejamento o conhecimento prévio dos alunos e isso passa pelos saberes cotidianos que são a ponte para a construção e produção de novos conhecimentos pelos alunos.

 

Para outras informações acesse a fonte online sugerida abaixo:

 

Fonte: LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B. C. de; CRUZ, M. do C. S. Planejando o ensino para todos: diversificação no trabalho docente. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Alfabetização para todos: diferentes percursos, direitos iguais. Brasília: MEC, SEB, ano 7, unidade, p. 14-20, 2012. Disponível em: <http://www.criciuma.sc.gov.br/site/upload/ckfinder/files/Unidade%2007%20Ano%2001%20AZUL.pdf>. Acesso em: 04 de out. 2014.

 

Discutindo sobre o tema, na rodinha

 

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Faça um diálogo com a turma sobre o que sabem sobre a vida das galinhas.

 

Instigue a participação de todos. Em seguida, peça que cada aluno faça um desenho representando a vida das galinhas, destacando:

  • Como elas são;
  • O local em que vivem;
  • Os ovos;
  • O local em que dormem.

 

Quando todos terminarem, faça um momento de apresentação das produções. Solicite que os alunos falem sobre o que desenharam.

 

 

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Explorando o vídeo

 

Professor, converse com a turma sobre o que sabem de como as galinhas dormem. Depois, assista com os alunos ao vídeo sugerido abaixo. Para isso, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo, mas se a sua escola não faz parte do UCA, leve-os ao laboratório de informática ou utilize um projetor multimídia.:

 

Aula_5.1_outubro_2014

Fonte: Sítio: “Mundo Glob”. Disponível em: <http://mundogloob.globo.com/programas/vida-de-galinha/videos/2381222.html>. Acesso em: 05 de out. 2014.

 

Após assistirem ao vídeo, peça que cada aluno faça um desenho que represente as galinhas dormindo. Quando terminarem cada aluno poderá apresentar seu desenho para a turma.

 

Produzindo texto

 

Professor, organize os alunos em duplas para realizarem a leitura das características das personagens abaixo. Quando descobrirem como cada personagem é, solicite que elaborem uma história em que as três personagens apareçam.

 

Aula_5.2_outubro_2014

Fonte: Sítio: “Mundo Glob”. Disponível em: <http://mundogloob.globo.com/programas/vida-de-galinha/materias/os-destemidos-amiguinhos-do-galinheiro.html>. Acesso em: 05 de out. 2014.

 

Quando todos terminarem faça um momento de leitura das histórias e converse com a turma sobre como mantiveram ou modificaram as características das personagens.

 

Por que as galinhas botam ovos?

 

Professor, auxilie os alunos na leitura do texto disponível no sítio abaixo.

 

Aula_5.3_outubro_2014

Fonte: Sítio: “Ciência Hoje”. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/por-que-as-galinhas-botam-ovos/>. Acesso em: 05 de out. 2014.

 

Após a leitura do texto, peça que cada aluno escreva o que descobriu. Os alunos poderão utilizar o caderno de Língua Portuguesa. É importante que no registro os alunos respondam à pergunta abaixo:

- Por que as galinhas botam ovos?

 

Quando todos terminarem, peça que leiam a produção para a turma.

 

Curiosidades

 

Agora, explore com a turma as curiosidades disponíveis no sítio abaixo:

 

 

Aula_5.4_outubro_2014

Fonte: Sítio: “Guia dos Curiosos”. Disponível em: <http://www.guiadoscuriosos.com.br/categorias/1980/1/galinha.html>. Acesso em: 05 de out. 2014.

 

Organize os alunos em duplas e peça que escolham uma das curiosidades do sítio para realizar uma investigação e aprofundar mais sobre o tema. Os alunos poderão fazer o registro das descobertas no caderno de Ciências Naturais e também um desenho representando o texto. Quando todos terminarem, faça um momento de socialização das descobertas.

 

De que depende a cor dos ovos das galinhas?

 

Professor, leia com a turma o texto online sugerido abaixo.

 

Aula_5.5_outubro_2014

Fonte: Sítio: “Mundo Estranho”. Disponível em: <http://mundoestranho.abril.com.br/materia/de-que-fator-depende-a-cor-do-ovo-da-galinha>. Acesso em: 05 de out. 2014.

 

Agora, peça que cada aluno faça um desenho representando uma galinha de determinada cor e a possível cor do seu ovo. Depois, os alunos poderão apresentar os seus registros para a turma.

 

Experiência!

 

Professor, providencia dois ou três ovos de galinha para levar para a sala de aula. Explique para a turma que os alunos deverão observar a casca e a cor dos ovos. Depois, quebre os ovos sobre um prato e investigue com a turma o que é a clara e o que é a gema.

 

Após a observação, os alunos poderão fazer um registro no caderno de Ciências Naturais, representando o ovo antes e depois de ser quebrado. Assim como deverão escrever os nomes das partes do ovo que aprenderam.

 

Quem nasceu primeiro?

 

Professor, faça uma pergunta para a turma:

- Quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha?

 

Agora, assista com a turma ao vídeo sugerido abaixo para que possam pensar mais sobre a pergunta acima.

 

Aula_5.6_outubro_2014

Fonte: Sítio: “Globo Ciência”. Disponível em: <http://globotv.globo.com/rede-globo/globo-ciencia/v/quem-veio-primeiro-o-ovo-ou-a-galinha-parte-1/1900694/>. Acesso em: 05 de out. 2014.

 

Depois de assistirem ao vídeo, faça a pergunta novamente para a turma e veja quem mudou de ideia ou permaneceu com a ideia inicial.

 

 

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Como as galinhas dormem?

 

Professor, instigue a turma a pensar sobre como as galinhas dormem. Depois que todos participarem, auxilie os alunos na leitura do texto online sugerido a seguir:

 

Aula_5.7_outubro_2014

Fonte: Sítio: “Terra”. Disponível em: <http://noticias.terra.com.br/educacao/voce-sabia/como-a-galinha-nao-cai-do-poleiro-quando-dorme,7218d8aec67ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html>. Acesso em: 05 de out. 2014.

 

Agora, solicite que cada aluno represente a forma como as galinhas dormem. Para esse momento, solicite o registro da turma utilizando o laptop Classmate a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KcolourPaint).

 

Quando todos terminarem, imprima as atividades e faça um momento de socialização das produções. Depois, afixe os trabalhos no mural da sala de aula.

 

É hora do filme! Sessão cinema

 

Professor, providencie o filme “A fuga das galinhas” para assistir com a turma. Organize um local apropriado para que a turma possa apreciar o filme, com boa visibilidade, acústica adequada e que os alunos possam estar de forma confortável.

 

 

Sinopse e detalhes

 

A Sra. Tweedy (Miranda Richardson/Nádia Carvalho) é a dona de um galinheiro no interior da Inglaterra, onde a maior parte das aves vive uma vida curta e monótona, limitada a produzir ovos e terminar na panela. Mas quando Rocky (Mel Gibson/ Dário de Castro), um galo vindo dos Estados Unidos surge voando por cima da cerca da Granja, as coisas começam a mudar. Rocky se apaixona por Ginger (Julia Sawalha/Miriam Ficher), que sonha com uma vida melhor e já há algum tempo deseja fugir da granja. Juntos os dois arquitetam um plano para conseguir liberdade. No entanto, Rocky e Ginger logo se vêem correndo contra o tempo quando a Sra. Tweedy decide que é hora de mandar a granja inteira para a o forno.

 

Aula_5.8_outubro_2014

Fonte: Sítio: “Adoro Cinema”. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-27791/>. Acesso em: 05 de out. 2014.

 

Produzindo texto: história em quadrinhos

 

Depois que assistirem ao filme, proponha que em duplas, elaborem uma história em quadrinhos, em que contenha elementos do cotidiano de uma galinha. Desta forma, a turma poderá incluir na história:

 

  • O ninho;
  • O tipo de comida;
  • Os ovos;
  • A forma de comunicação das galinhas.

 

Quando terminarem a história, faça um momento de leitura para a turma. A história poderá ser registrada no caderno de Ciências Naturais.

 

 

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Construindo uma maquete

 

Professor, para finalizar o trabalho organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos. Peça que cada grupo construa uma maquete, representando um galinheiro e as galinhas. Para isso, disponibilize para cada grupo os materiais abaixo:

 

  • Massa de modelar coloridas;
  • Revistas para recorte;
  • Caixas vazias de sapato e outras em tamanho menor;
  • Canetinhas;
  • Folhas de papel em branco;
  • Serragem.

 

Os grupos também poderão buscar materiais naturais no pátio da escola como: folhas, pequeninos pedaços de galhos que caem das árvores e outros.

 

Quando os grupos terminarem, peça que elaborem uma apresentação para a turma, explicando a maquete.

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores e alunos:

. Sítio: “Ciência Hoje”. Disponível em: <http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=44041&op=all>. Acesso em: 05 de out. 2014.

. Sítio: “E how”. Disponível em: < http://www.ehow.com.br/ninhos-galinhas-caixas-leite-como_96837/>. Acesso em: 05 de out. 2014.

Avaliação

Professor, a avaliação é parte da aula e está presente em todo o desenvolvimento das atividades. Para isso, sugerimos que você crie um diário reflexivo, em que registrará aspectos essenciais de cada aluno, tais como dificuldades e facilidades sobre o trabalho com o sistema alfabético de escrita, bem como suas reflexões sobre o que poderá propor de atividades para consolidar o conhecimento. É importante que observe se os alunos compreenderam o tema que envolveu a aula: “A vida das galinhas” e as diferentes estratégias de ensino que foram utilizadas, visando o avanço na leitura e na escrita.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.