Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Hoje tem chuva? Seja um cientista do tempo e descubra!

 

20/10/2014

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a importância da chuva para o meio ambiente;
  • Descobrir como a chuva cai;
  • Desenvolver o gosto pelo trabalho coletivo e individual;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Produzir texto a partir do tema estudado;
  • Conhecer palavras diferentes;
  • Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
  • Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Como a chuva cai? Seja um cientista do tempo e descubra!

 

Professor, a análise do sistema alfabético de escrita envolve compreender a escrita das palavras em um processo de reflexão e análise. Para isso, é necessário buscar atividades que possam favorecer uma aprendizagem significativa do aluno e o uso da escrita e da leitura no seu próprio dia a dia. Sendo assim, propomos a presente aula de forma que os alunos façam descobertas sobre a chuva, por ser um tema próximo ao cotidiano das crianças. Vamos lá!

 

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Você sabia? A articulação entre temas como a chuva com reflexões em sala de aulas que envolvem o sistema alfabético de escrita, está em consonância com um trabalho articulado com a vida dos alunos, constituindo o ensino um todo coerente e não uma somatória de partes ou mesmo um processo fragmentado (BRASIL, 2012.).

 

Para outras informações consulte:

 

Fonte: SOUZA, Ivane Pedrosa de. Relações entre apropriação do Sistema de Escrita Alfabética e letramento nas diferentes áreas do conhecimento. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Planejando a alfabetização; integrando diferentes áreas do conhecimento projetos didáticos e sequências didáticas. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 6, 2012, p. 06-11. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_6_MIOLO.pdf>. Acesso em: 10 de out. 2014.

 

Motivando os alunos

 

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Pergunte aos alunos o que sabem sobre a chuva. Utilize uma cartolina para registrar os conhecimentos prévios dos alunos. Depois, afixe a cartolina no mural da sala de aula para que todos possam ter acesso.

 

Agora, entregue uma folha de papel em branco para cada aluno. Solicite que cada aluno comece um desenho relacionado com a chuva. Coloque uma música e explique que, quando você parar a música os alunos deverão trocar sua produção com o colega da direita. Quando trocarem suas produções, a música voltará a tocar e os alunos deverão continuar o desenho do colega. As trocas de atividades seguirão até que a produção inicial chegue ao seu autor original. Ao final, faça uma reflexão com a turma sobre como ficou o desenho e como cada aluno havia pensado em realizar o mesmo. É importante que todos percebam quais elementos compõem realmente uma paisagem com chuva e o que não se relaciona à chuva.

Ao final, afixe as produções no mural da sala de aula.

 

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, investigue com a turma o que sabem sobre a formação da chuva. Para isso, veja algumas questões abaixo que podem nortear o diálogo:

 

  • A chuva cai de onde?
  • Como ela se forma?
  • O que  observamos quando chove?

 

Depois, faça a leitura do texto online e explique os termos que não conhecerem. Para isso, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo, mas se a sua escola não faz parte do UCA, leve os alunos ao laboratório de informática ou utilize um projetor multimídia.

 

Aula_1.1_outubro_2014

Fonte: Sítio: “Sua Pesquisa”. Disponível em:<http://www.suapesquisa.com/geografia/chuva.htm>.  Acesso em: 10 de out. 2014.

 

Agora, crie juntamente com a turma um desenho que represente a formação da chuva. Peça que cada aluno registre o desenho no caderno de Ciências Naturais.

 

Ciclo da água!

 

Professor, assista com a turma ao vídeo sugerido abaixo. A turma irá descobrir a formação da chuva e assim, conhecer o ciclo da água.

 

Aula_1.2_outubro_2014

Fonte: Sítio: “YouTube”. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=g26Wk4gpkws>.  Acesso em: 10 de out. 2014.

 

Após assistirem ao vídeo, faça um momento de troca de ideias sobre as descobertas, favorecendo a participação de todos os alunos.

 

Agora, organize os alunos em duplas e peça que façam um registro que represente a formação da chuva. Os alunos poderão utilizar o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KcolourPaint). Quando todos terminarem o trabalho, imprima as produções e faça um momento de socialização das ideias. Depois, afixe as produções no mural da sala de aula.

 

Curiosidade!

 

Professor, converse com a turma sobre como descobrem se irá chover. Peça que cada aluno conte como sabe se vai chover e em seguida registrem no caderno de Ciências Naturais.

 

Depois, auxilie os alunos na leitura do texto online.

 

Aula_1.3_outubro_2014

Fonte: Sítio: “Ciência Hoje”. Disponível em:<http://chc.cienciahoje.uol.com.br/la-vem-chuva/>.  Acesso em: 10 de out. 2014.

 

Quando terminarem a leitura, solicite que façam um desenho representando como o besouro do texto faz quando sabe que vai chover. Em seguida, faça um momento de socialização das produções.

 

Agora, peça que cada aluno desenhe e escreva o que fazem quando sabem que irá chover. Ao final cada aluno deverá apresentar a sua produção para a turma.

 

 

De olho no vídeo!

 

Professor, assista com a turma ao vídeo sugerido abaixo:

 

Aula_1.4_outubro_2014

Fonte: Sítio: “YouTube”. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=Gz8UhCbmWFU>. Acesso em: 10 de out. 2014.

 

Após assistirem ao vídeo, proponha um diálogo sobre o uso do guarda-chuva. Para esse momento, solicite o registro da turma utilizando o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KcolourPaint. Cada aluno poderá representar formas diferentes de utilização do guarda-chuva.

 

Quando terminarem, imprima as atividades e faça um momento de socialização das produções.

 

Agora, peça que cada aluno faça uma frase contendo a palavra: guarda-chuva. O registro poderá ser feito no caderno de Língua Portuguesa. Ao final, faça um momento de leitura das frases e peça que troquem os cadernos com um dos colegas de sala. Explique que cada um terá o desafio de fazer um desenho representando a frase do colega. Para isso, devem ter cuidado com o material do colega.

 

Depois, peça que destroquem os cadernos e dialoguem com o colega sobre os desenhos e sua aproximação com a frase. É um momento de troca de ideias.

 

 

Como é a chuva?

 

Professor, auxilie a turma na leitura do texto online e na história em quadrinhos sugeridos no sítio abaixo:

Aula_1.5_outubro_2014

Fonte: Sítio: “Jogos Turma da Mônica”. Disponível em:<http://www.jogosdaturmadamonica.net/chuva/>.  Acesso em: 10 de out. 2014.

 

Quando terminarem, peça que falem sobre o que descobriram sobre a importância da chuva.

 

Em seguida, cada aluno poderá criar uma frase que contenha a palavra chuva, ressaltando sua importância.

 

 

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, assista com a turma ao vídeo sugerido abaixo, cantando e dançando.

 

Aula_1.6_outubro_2014

Fonte: Sítio: “YouTube”. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=uiNoHzL9-Do>. Acesso em: 10 de out. 2014.

 

Após se divertirem, peça que cada aluno imagine um momento de chuva, só que no lugar de água, a chuva seria de algo que cada aluno queira imaginar. Fale para cada aluno:

- Se os pingos de chuva fossem de...

 

Registre cada fala dos alunos em uma cartolina e depois afixe-a na parede da sala de aula.

 

Agora, peça que os alunos escolham três respostas dos colegas que foram escritas na cartolina e façam um desenho para cada um representando os pingos de chuva transformados no que os colegas disseram. Depois, cada aluno deverá fazer uma frase sobre sua produção, incluindo os nomes que utilizaram para substituir os pingos de chuva.

 

Ao final, cada aluno deverá apresentar a sua produção para a turma.

 

 

Uma leitura molhada!

 

Professor, providencie o livro sugerido abaixo para ler para a turma. Para a leitura, sugerimos que você organize a turma de forma que fiquem confortáveis e também que seja possível visualizarem as imagens do livro com facilidade.

 

Aula_1.7_outubro_2014

Fonte: Sítio: “Ciência Hoje”. Disponível em:<http://chc.cienciahoje.uol.com.br/quando-a-chuva-cai/>.  Acesso em: 10 de out. 2014.

 

Quando terminar a leitura da história, faça um momento de troca de ideias sobre o que acharam do livro. Em seguida, pergunte:

- E você? O que faz em dia chuva?

 

Os alunos deverão falar e também fazer um desenho e escrever a sua resposta no caderno de Língua Portuguesa. Quando terminarem, faça um momento de socialização das respostas.

 

Hoje tem chuva?

 

Professor, auxilie os alunos a acessarem o sítio abaixo e descobrirem sobre o clima da cidade em que residem. Cada aluno também poderá escolher outras opções de cidades para pesquisarem.

 

Aula_1.8_outubro_2014

Fonte: Sítio: “Clima Kids”. Disponível em: <http://www.climakids.com.br/?option=escolha_sua_cidade>.  Acesso em: 10 de out. 2014.

 

Após as descobertas, solicite que cada aluno faça um desenho representando o clima da cidade pesquisada. Para isso, cada aluno poderá receber uma folha de papel para fazer a produção. Depois, solicite que apresentem o trabalho para a turma e afixe as produções no mural da sala de aula.

 

 

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Concluindo: produzindo texto

 

Para finalizar o trabalho, organize os alunos em duplas e peça que cada dupla faça uma produção de texto com o tema: chuva. Os alunos poderão criar personagens e também buscar referências no que já sabem sobre o tema para enriquecer a produção. O trabalho poderá ser realizado em uma folha de papel em branco. As duplas também poderão fazer um desenho representando a história.

 

Quando terminarem, faça um momento de leitura das histórias e afixe-as no mural da sala de aula.

 

Agora, crie com a turma uma lista de dicas para os dias de chuva. A lista poderá ser feita em uma cartolina e afixada no mural da escola para que toda a comunidade escolar tenha acesso.

Recursos Complementares

Sugestão de link para alunos:

Sítio: “Ciência Hoje”. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/chuva-ou-sol/>. Acesso em: 10 de out. 2014.

 

Sugestão de link para professores:

Sítio: “Ciência Hoje”. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/chuva-ou-sol/>. Acesso em: 10 de out. 2014.

Avaliação

Professor, em consonância com a aula proposta e com as orientações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, a avaliação é um processo fundamental que deve permear as atividades realizadas, constituindo-se de observação e registros de cada aluno. Tais instrumentos de avaliação possibilitam conhecer o perfil de cada aluno o qual garantirá a singularidade das atividades propostas e também norteará as decisões pedagógicas. Desta forma, a análise das produções escritas dos alunos constitui um recurso avaliativo necessário ao processo de aprendizagem, bem como o diálogo com o próprio aluno, com o intuito de compreender como cada um aprende e atuar sobre suas possíveis dificuldades potencializando suas facilidades. 

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.