Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A luta das mulheres pela profissionalização

 

22/10/2014

Autor e Coautor(es)
KLENIO ANTONIO SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Saúde Indicadores de qualidade de vida e saúde
Ensino Fundamental Final História Relações de trabalho
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Médio Sociologia Estrutura e estratificação social: a questão das desigualdades sociais
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Fundamental Final Saúde Construção da identidade e da auto-estima
Ensino Fundamental Final Saúde Valorização dos vínculos afetivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer a realidade de mulheres brasileiras que estão no mercado de trabalho.

- Pesquisar sobre a realidade das mulheres trabalhadoras da comunidade e propor alternativas para contribuir com esta realidade.

- Discutir relações de gênero quando se trata de mercado de trabalho.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não serão necessários conhecimentos prévios. 

Estratégias e recursos da aula

Desde as últimas décadas do século XX, houve a inserção, cada vez mais consolidada, da mulher no mercado de trabalho. As brasileiras conquistam, progressivamente, mais espaço e importância no mercado de trabalho no setor privado. Apesar de ainda estarem atrás dos homens em salário, as mulheres já os superam em trabalhadores assalariados. O objetivo desta aula é conscientizar os alunos da importância da mulher no mercado de trabalho e sensibilizá-los para a luta que muitas travam no dia a dia para conquistar espaço no mercado formal de trabalho. Os depoimentos do vídeo podem servir para esta sensibilização, ao mesmo tempo em que contribuirão para as discussões em torno da questão de gênero que permeia nossas relações em uma sociedade ainda machista e sexista. 

 

Aula 1 - Investigando o universo feminino próximo 

Nesta primeira aula, faça uma enquete entre a turma para descobrir a situação das mulheres das suas famílias.

Sugestão:

a. Organize a sala em duplas e peça que leiam as duas reportagens abaixo (no Laboratório de Informática ou através de cópia impressa).

b. Dê às duplas um tempo para discutirem sobre o conteúdo das duas reportagens e depois peça que respondam as seguintes questões:

- O que faz sua mãe?

- Como foi a trajetória profissional dela?

- Se sua mãe não trabalha fora, houve algo que a impediu? Foi livre escolha?

- Qual a escolaridade de sua mãe?

- Quanto às outras mulheres de sua família (tias, avós, primas), o que fazem ou faziam? Tinham profissão? Tiveram oportunidade de estudar?

- O que você pensa da mulher no mercado de trabalho?

- O que você pensa da mulher ocupando posições de chefia, diretoria, gerência etc.?

- O que você pensa sobre o Movimento Feminista?

 

c. Terminada a enquete, sugira que os alunos façam um grupão para socialização e discussão das ideias. Solicite que cada aluno faça seus registros no caderno ou em documento Word. O texto poderá ser registrado de forma informativa como um texto jornalístico.

 

 
 

Aula 2 - Os depoimentos em vídeo

 

Nesta aula os alunos assistirão no Laboratório de Informática, a alguns depoimentos de mulheres que, com muita luta, conseguiram uma inserção no mercado de trabalho.

a. Divida a turma em grupos de 3 ou 4 alunos.

b. Solicite que acessem o vídeo da TV Escola, da Serie Caminhos da Escola - A formação profissional para mulheres, disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/tve/video?idItem=6326, duração: 47min12seg. Acesso em 04 de outubro de 2014.

c. Exibir apenas os primeiros 15min20seg. do vídeo.

d. Após assistir ao vídeo, solicite que cada grupo prepare uma entrevista para fazer com o colega, simulando um jornalista e uma mulher na luta pela profissionalização.

Após assistir ao vídeo, dialogue com os alunos a respeito de como a  mulher está cada vez mais respeitada no mercado de trabalho, elas se valeram dos seus esforços em aprender mais para conseguir se destacarem em seus empregos trazendo mais benefícios à sociedade. Isso vem chegando para as mulheres de baixa renda, como mostra esse episódio. A educação também ajudou às mulheres.

e. Solicite que cada grupo prepare uma entrevista para simular uma mulher trabalhadora e um jornalista.  

Imagem disponível em: https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ4XO8c5SoVVUopeoZoVLV0be_NQGBu4RPF3pzkiO-mk_Zn0YWb, acesso em 09 de outubro de 2014.

 

Aula 3 - Pesquisando a realidade de mulheres da comunidade

Nesta aula, os alunos irão pesquisar, no entorno da escola, a respeito das mulheres operárias que vivem na comunidade. 

a. Divida a turma em grupo de 5 ou 6 alunos.

b. Dê aos grupos um roteiro de entrevista para fazerem o trabalho de campo. 

c. Se houver fábricas ou empresas que possuam várias operárias, o professor pode organizar uma visita a este local e solicitar os alunos que entrevistem estas mulheres.

 

ROTEIRO PARA ENTREVISTA:

1. O que significa o trabalho para você?

2. Qual o maior desafio que enfrenta para trabalhar fora?

3. Quais os maiores obstáculos que enfrentou ou enfrenta para conseguir qualificação e trabalho?

4. Você sofre discriminação no trabalho? E em casa?

5. Você pensou em desistir do trabalho em algum momento?

6. Você teve o apoio de sua família? De seus amigos?

7. O que reivindicaria para melhorar a sua qualificação no trabalho e a qualidade da sua vida?

 

Imagem disponível em: https://lh3.googleusercontent.com/-MM5pUXd9160/TY508zANb_I/AAAAAAAAAPk/FJ6XiEaC_xc/s1600/Coletivo+Feminista.png, acesso em 14 de outubro de 2014.

 

d. Feita a entrevista, os alunos voltam para a sala de aula para poder compartilhar os dados que devem ser organizados. A organização dos dados pode ser em forma de planilha Excel com categorias: Trabalho, Desafios, Obstáculos, Família, Amigos, Reivindicação. Para cada categoria, haverá uma discrição da fala do entrevistado ou uma análise do que o mesmo disse sobre a temática. 

e. Solicite que os alunos categorizem cada questão e construam gráficos de diferentes modelos: barras, pizza etc. para demonstrar os resultados de forma quantitativa. 

f. Nesta análise, os grupos deverão estar atentos aos seguintes detalhes:

- Falar  da realidade de mulheres da comunidade  que estão no mercado de trabalho.

- Propor alternativas para contribuir com  esta realidade.

- Discutir as  relações de gênero  no mercado de trabalho.

- Falar da trajetória de mulheres para alcançarem um espaço no mercado formal de trabalho.

g. Propor um debate com os alunos analisando os dados da pesquisa e pensar alternativas para a melhoria de oportunidades para elas: cooperativas, creches para os filhos, políticas públicas para as mulheres, escolas profissionalizantes noturnas etc.

h. Propor que os alunos socializem o resultado da pesquisa, bem como as proposições para melhoria da qualificação no trabalho e da qualidade de vida das mulheres trabalhadoras da comunidade utilizando o site da escola ou um blog criado por eles. 

 

Imagem disponível em: https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQRw5LCKwfFv2OZvVZ7Ug7cIsllfBojNsMbNbkv2Gr-CkaA72gZfw, acesso em 03 de outubro de 2014.

Recursos Complementares

1. SECRETARIA DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES. Plano Nacional de Políticas para as Mulheres 2013 – 2015, disponível em:  http://www.projetoconexao.org.br/PlanoNacionalDePoliticasParaMulheres.aspx, acesso em 10 de outubro de 2014.

 

2. MST. O protagonismo feminino, disponível em: http://www.mst.org.br/node/302, acesso em 10 de outubro de 2014.

Avaliação

Avalie se as atividades propostas contribuíram para aproximar os alunos das realidades diferentes das mulheres trabalhadoras e sujeitas da própria história. Avalie se os alunos ampliaram o seu conhecimento sobre a questão do sexismo, da disputa de gêneros, da questão feminista e da luta das mulheres para terem os mesmos espaços que os homens no mercado de trabalho.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.