Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Depoimento: um gênero pessoal

 

20/10/2014

Autor e Coautor(es)
ALINE CARRIJO DE OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Produzir depoimento.
  • Interpretar textos do gênero depoimento.
  • Perceber a estrutura do gênero depoimento.
  • Reconhecer o gênero depoimento nas redes sociais.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Dominar o gênero narrativo.
  • Dominar o gênero descritivo.
  • Ler e interpretar textos orais e escritos.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • Vídeo.
  • Produção de texto.
  • Mapa conceitual.

 

Recursos:

  • Sala de Vídeo.

 

Professor, o gênero depoimento pessoal é um recurso textual muito utilizado, hoje em dia, nas redes sociais. Hodiernamente, a expor suas angústias, fatos ocorridos em sua vida e/ou bullying sofridos em páginas da nuvem tornou-se uma prática comum. Para preparar os alunos para a utilização das estratégias do gênero supracitado, é importante trabalhá-lo em sala de aula.

 

Aula 1 - Conhecendo o gênero depoimento pessoal

 

Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-HHNZr7E3DsA/UB0pgCe2vvI/AAAAAAAAA-s/TKbrdeYVLbI/s1600/depoimentos.png, acesso em 15/10/2014.

Professor, leve seus alunos à Sala de Vídeo. Pergunte o que eles conhecem sobre a vida da apresentadora Xuxa. Depois que manifestarem as opiniões, informe que será apresentado um vídeo em que ela conta a sua vida. Após a exibição do vídeo, proponha aos alunos que discutam sobre quais os recursos linguísticos que a apresentadora usou para fazer essa revelação.

Xuxa - Depoimento completo no Fantástico 20/02/2012, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vkwe7rBkmKg, duração de 25min58seg. Acesso em 05/10/2014.

Depois da exibição do depoimento da Xuxa, sugerimos que inicie um debate sobre o vídeo. Para tanto, podem ser usadas as questões abaixo:

  • Quem é a Xuxa, segundo a própria Xuxa?
  • O que ela conta no vídeo?
  • Existe uma ordem cronológica ou a ordem é estimulada por outro recurso? Qual?
  • Você sabia dessas histórias?

Professor, condense as percepções dos alunos para reunir as propostas que cerquem o gênero textual assistido. Sugerimos assim: A Xuxa narra histórias da sua própria vida de acordo com frases que são dadas pelos jornalistas. Ela cita nas histórias os fatos que ela considera mais importantes para a compreensão da mensagem que deseja passar. Ela conta fatos do passado, por isso, estão em maioria os verbos no pretérito do indicativo.

Questione aos alunos como chama esse tipo de texto que eles assistiram. Alguns deles podem acertar, nomeando a fala da Xuxa de depoimento pessoal. Sendo assim, para formalizar o conceito sobre o gênero depoimento, peça aos alunos que ajudem a montar o mapa conceitual desse conteúdo.

Sugerimos o seguinte mapa conceitual:

Gênero textual => Depoimento pessoal => Pretérito do indicativo (maioria) => Primeira pessoa => Narrativa => Cronológica ou não => Fatos importantes para o narrador = > Fatos verídicos => Memória pessoal do narrador.

Peça a seus alunos para anotarem em seus cadernos o mapa conceitual construído em equipe e que, em casa, formulem um pequeno texto que explique o gênero depoimento pessoal demonstrado no mapa supracitado.

Imagem disponível em: http://www.chrissports.com.br/img/Image/2011/Voz%20do%20aluno.png, acesso em 15/10/2014.

Agora que foi compreendida a unidade de sentindo do texto exibido, sugerimos encerrar o assunto com uma reflexão. Para tanto, sugerimos o seguinte questionamento aos alunos:

  • A Xuxa é uma personalidade e uma mulher influente. O que vocês acham que o depoimento dela pode ter causado?
  • Notem, alunos, que a Xuxa revela que sofreu abusos sexuais quando criança e que não teve coragem e nem amparo para denunciar os abusos. Esse fato poderia servir de alerta às famílias?
  • Notem ainda que ela se envolveu em relacionamentos com outras personalidades e que uma das preocupações dela em se envolver com pessoas da mesma condição financeira que ela era a de preservar um relacionamento por interesse. Essa atitude dela não é uma forma de relacionamento por interesse? Há outra forma de relacionamento que não por algum tipo de interesse (afetivo, físico, intelectual, financeiro, social etc.)?
  • É possível não julgá-la por sua fala?
  • Notem que a fala dela foi disponibilizada na    web e isso promove uma possibilidade ilimitada de acessos dos usuários da internet. Sendo assim, ela pode ter motivado outras pessoas a revelarem fatos da sua vida a pessoas que não a conhecem?
  • A essas pessoas consideradas anônimas, ou seja, que não são públicas, é possível não julgá-las por meio de seus depoimentos?
  • A Xuxa revelou nome de pessoas com quem ela se relacionou. Essa ação pode ser desgostosa ao mencionados, se não feita cuidadosamente. São todas as pessoas que promovem depoimentos nas redes sociais que tomam cuidado ao citar as pessoas envolvidas em seus depoimentos?
  • Quais são as consequências de depoimentos descuidados em redes sociais? O bullying é um dos problemas desses descuidos comunicativos? Seria o racismo também?
  • Os depoimentos revelam sempre os fatos de forma fidedigna ao ocorrido? Ou possui mais subjetividade do depoente?

Professor, essas questões são somente para motivar uma interpretação crítica dos alunos em relação a depoimentos pessoais. Os alunos têm acesso a isso o tempo todo em redes sociais e muitas das vezes podem ofender ou se sentirem ofendidos quando se colocam como depoente ou como leitor do texto. Refletir sobre a pessoalidade e sobre o cuidado que deve se ter com o depoimento de uma pessoa e sobre como fazê-lo também deve ser uma preocupação ao se ensinar o gênero.

 

Aula 2 - Elaborando um depoimento pessoal

Imagem disponível em: http://www.colegio24.com.br/var/www/html/colegio24.com.br/web/images/icone-depoimento.png, acesso em 15/10/2014.

Professor, peça a dois alunos da turma para lerem o pequeno texto elaborado sobre o gênero depoimento pessoal a partir do mapa conceitual elaborado em sala de aula. Após a leitura, questione aos demais alunos se concordam com o texto dos colegas. Se não, peça para que leia o seu e demonstre a diferença entre ambos os textos.

Assim que essa dinâmica de formalização do conceito for findada, peça a eles que, individualmente, produzam um depoimento pessoal escrito, em seus cadernos, sobre a sua vida. Sugerimos que o depoimento pessoal produzido pelos alunos seja motivado pelos tópicos:

  • Quem sou eu?
  • Qual a minha relação com as pessoas com quem convivo?
  • O que eu já vi da vida?
  • O que eu fiz da minha vida?

Professor, diga a seus alunos que como o depoimento pessoal é um gênero textual muito privativo, que o texto será lido somente pelo professor e que, se alguém se sentir à vontade para divulgação do texto no blog da escola, deve indicar essa observação ao final do depoimento pessoal. A fim de manter a autoria do texto resguardada, para publicação no blog, será retirado o nome do autor.

Recursos Complementares

GEHR. Josiele Ferralhi. 2 Bimestre/ Depoimento. Disponível em: http://blog.educacaoadventista.org.br/prodtexto/index.php?op=post&idpost=29&titulo=2+Bimestre+/+Depoimento, acesso em 08/10/2014.

KEMIAC, Ludimila. A constituição dialógica do gênero depoimento. Disponível em: http://www.revistaaopedaletra.net/volumes/vol%2010.1/Vol10-Ludimila-Kemiac.pdf, acesso em 08/10/2014.

Avaliação

A avaliação deve ser processual e, para tanto, o professor deve acompanhar e verificar a qualidade da participação dos alunos nas atividades e nas produções realizadas por eles, a fim de perceber e sanar as dificuldades na conquista do conhecimento da estrutura do gênero depoimento pessoal.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.