20/10/2014
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Estratégias:
Recursos:
Professor, o gênero depoimento pessoal é um recurso textual muito utilizado, hoje em dia, nas redes sociais. Hodiernamente, a expor suas angústias, fatos ocorridos em sua vida e/ou bullying sofridos em páginas da nuvem tornou-se uma prática comum. Para preparar os alunos para a utilização das estratégias do gênero supracitado, é importante trabalhá-lo em sala de aula.
Aula 1 - Conhecendo o gênero depoimento pessoal
Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-HHNZr7E3DsA/UB0pgCe2vvI/AAAAAAAAA-s/TKbrdeYVLbI/s1600/depoimentos.png, acesso em 15/10/2014.
Professor, leve seus alunos à Sala de Vídeo. Pergunte o que eles conhecem sobre a vida da apresentadora Xuxa. Depois que manifestarem as opiniões, informe que será apresentado um vídeo em que ela conta a sua vida. Após a exibição do vídeo, proponha aos alunos que discutam sobre quais os recursos linguísticos que a apresentadora usou para fazer essa revelação.
Xuxa - Depoimento completo no Fantástico 20/02/2012, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vkwe7rBkmKg, duração de 25min58seg. Acesso em 05/10/2014.
Depois da exibição do depoimento da Xuxa, sugerimos que inicie um debate sobre o vídeo. Para tanto, podem ser usadas as questões abaixo:
Professor, condense as percepções dos alunos para reunir as propostas que cerquem o gênero textual assistido. Sugerimos assim: A Xuxa narra histórias da sua própria vida de acordo com frases que são dadas pelos jornalistas. Ela cita nas histórias os fatos que ela considera mais importantes para a compreensão da mensagem que deseja passar. Ela conta fatos do passado, por isso, estão em maioria os verbos no pretérito do indicativo.
Questione aos alunos como chama esse tipo de texto que eles assistiram. Alguns deles podem acertar, nomeando a fala da Xuxa de depoimento pessoal. Sendo assim, para formalizar o conceito sobre o gênero depoimento, peça aos alunos que ajudem a montar o mapa conceitual desse conteúdo.
Sugerimos o seguinte mapa conceitual:
Gênero textual => Depoimento pessoal => Pretérito do indicativo (maioria) => Primeira pessoa => Narrativa => Cronológica ou não => Fatos importantes para o narrador = > Fatos verídicos => Memória pessoal do narrador.
Peça a seus alunos para anotarem em seus cadernos o mapa conceitual construído em equipe e que, em casa, formulem um pequeno texto que explique o gênero depoimento pessoal demonstrado no mapa supracitado.
Imagem disponível em: http://www.chrissports.com.br/img/Image/2011/Voz%20do%20aluno.png, acesso em 15/10/2014.
Agora que foi compreendida a unidade de sentindo do texto exibido, sugerimos encerrar o assunto com uma reflexão. Para tanto, sugerimos o seguinte questionamento aos alunos:
Professor, essas questões são somente para motivar uma interpretação crítica dos alunos em relação a depoimentos pessoais. Os alunos têm acesso a isso o tempo todo em redes sociais e muitas das vezes podem ofender ou se sentirem ofendidos quando se colocam como depoente ou como leitor do texto. Refletir sobre a pessoalidade e sobre o cuidado que deve se ter com o depoimento de uma pessoa e sobre como fazê-lo também deve ser uma preocupação ao se ensinar o gênero.
Aula 2 - Elaborando um depoimento pessoal
Imagem disponível em: http://www.colegio24.com.br/var/www/html/colegio24.com.br/web/images/icone-depoimento.png, acesso em 15/10/2014.
Professor, peça a dois alunos da turma para lerem o pequeno texto elaborado sobre o gênero depoimento pessoal a partir do mapa conceitual elaborado em sala de aula. Após a leitura, questione aos demais alunos se concordam com o texto dos colegas. Se não, peça para que leia o seu e demonstre a diferença entre ambos os textos.
Assim que essa dinâmica de formalização do conceito for findada, peça a eles que, individualmente, produzam um depoimento pessoal escrito, em seus cadernos, sobre a sua vida. Sugerimos que o depoimento pessoal produzido pelos alunos seja motivado pelos tópicos:
Professor, diga a seus alunos que como o depoimento pessoal é um gênero textual muito privativo, que o texto será lido somente pelo professor e que, se alguém se sentir à vontade para divulgação do texto no blog da escola, deve indicar essa observação ao final do depoimento pessoal. A fim de manter a autoria do texto resguardada, para publicação no blog, será retirado o nome do autor.
GEHR. Josiele Ferralhi. 2 Bimestre/ Depoimento. Disponível em: http://blog.educacaoadventista.org.br/prodtexto/index.php?op=post&idpost=29&titulo=2+Bimestre+/+Depoimento, acesso em 08/10/2014.
KEMIAC, Ludimila. A constituição dialógica do gênero depoimento. Disponível em: http://www.revistaaopedaletra.net/volumes/vol%2010.1/Vol10-Ludimila-Kemiac.pdf, acesso em 08/10/2014.
A avaliação deve ser processual e, para tanto, o professor deve acompanhar e verificar a qualidade da participação dos alunos nas atividades e nas produções realizadas por eles, a fim de perceber e sanar as dificuldades na conquista do conhecimento da estrutura do gênero depoimento pessoal.
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