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Citologia: conhecendo a célula – Parte 1

 

20/10/2014

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lérida de Oliveira, Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Moléculas, células e tecidos
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer benefícios, limitações e aspectos éticos da biotecnologia, conforme habilidade H11 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Reconhecer a manifestação de características dos seres vivos, conforme habilidade H13 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Interpretar experimentos ou técnicas que utilizam seres vivos, conforme habilidade H29 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas de Citologia (Ensino Fundamental).

Noções básicas de Informática.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: Conhecendo o assunto


Preparação do ambiente:
 

Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a exibição de dois vídeos sobre citologia. O vídeo 1 tem duração de 15 minutos e 03 segundos (Figura 1) e o vídeo 2 tem duração de 21 minutos e 05 segundos (Figura 2).


Caso o Laboratório de Informática não disponha de um projetor multimídia, os alunos podem assistir aos vídeos nos computadores acessando os links https://www.youtube.com/watch?v=HfpNXRv6kbs e https://www.youtube.com/watch?v=P7lmM6IunoQ  (Acesso em 02 out. de 2014).



Comentário:


Caso seja necessário, o professor pode, previamente, fazer o download do vídeo e gravá-lo em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula. Os alunos deverão utilizar caderno para anotações, caneta e lápis.



Observação:
 

Fica a critério do professor a interrupção parcial do vídeo para a discussão de algumas cenas. Essa estratégia possivelmente será mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante comentários espontâneos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade é a exibição completa do vídeo seguida de discussão.  


Figura 1: Vídeo: Biologia - Aula 01 - Citologia I (15:03)
 

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Fonte: Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=HfpNXRv6kbs    (Acesso em 02 out. de 2014).


 

Figura 2: Vídeo Biologia - Aula 02 - Citologia II (21: 05)
 

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Fonte: Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=P7lmM6IunoQ (Acesso em 02 out. de 2014).

 

O professor deve incentivar a expressão de impressões e opiniões por parte dos alunos em relação ao conteúdo do vídeo.


Finalizada a discussão, os alunos deverão se organizar em duplas para responderem ao Questionário de Contextualização.


Observações:

 
1. O computador e o projetor multimídia utilizados na exibição do vídeo poderão ser empregados também para a veiculação do Questionário de Contextualização. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno.



2. Se não for possível utilizar o Laboratório de Informática, o professor pode também “copiar” e “colar” o Questionário de Contextualização no documento de um editor de texto – como, por exemplo, o software Microsoft Word – e imprimi-lo em uma transparência para exibição em um retroprojetor em sala de aula. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno. Outra opção é entregar a cada aluno uma via impressa do questionário.


Questionário de Contextualização

 

1 – O que é a membrana plasmática? Explique suas características.

2 – Qual é a função do colesterol na membrana?

3 – O que caracteriza um mosaico fluido?

4 – Quais são as funções das membranas plasmáticas?

5 – Qual a importância de permeabilidade na membrana plasmática?

6 – Qual é a função da osmose?

7 – Explique o que é difusão facilitada.

8 – O que é o citoplasma e suas funções?

9 – Explique a função do complexo de Golgi.

10 – Qual é a função das mitocôndrias?

11 – O que é o núcleo celular?

12 – Qual é a função do cromossomo número 23? Explique.

13 – Qual é a diferença entre mitose e meiose?

14 – Qual é a diferença entre a célula animal e vegetal?


 

Comentário: 


Os alunos deverão responder o Questionário de Contextualização por escrito, registrando as respostas no caderno. Depois disso, o professor pode, para cada item do questionário, sortear uma dupla para apresentar oralmente a resposta elaborada pela mesma. O professor deve ficar atento a possíveis equívocos, cabendo a ele, sempre que necessário, intervir ou complementar as respostas.



Segundo momento: aprendendo um pouco mais



Preparação do ambiente:


Nesse momento da aula, cabe ao professor orientar os alunos a se organizarem em quatro grupos. Esses grupos deverão posicionar as carteiras em forma de pequenos círculos e cada um deles ficará responsável pela leitura e discussão de um dos textos destacados abaixo. Cada membro do grupo, sucessivamente até o término do texto, deverá ler um parágrafo em voz alta, tomando o cuidado de usar um tom de voz adequado para que os membros do seu grupo possam ouvi-lo, mas sem interferir na leitura dos demais grupos. Dessa maneira, todos se manterão atentos ao longo da leitura.

 

Grupo 1: Citologia , site Só Biologia
Fonte: Disponível em http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Citologia/cito.php  (Acesso em 02 out. de 2014).


Grupo 2: Citologia, Toda Biologia
Fonte: Disponível em http://www.todabiologia.com/citologia/  (Acesso em 02 out. de 2014).

 

Grupo 3: Citologia, site Bio Mania
Fonte: Disponível em http://www.biomania.com.br/bio/conteudo.asp?cod=1351  (Acesso em 02 out. de 2014).

 

Grupo 4: Citologia, site Estudando a Biologia
Fonte: Disponível em http://estudandoabiologia.wordpress.com/citologia/   (Acesso em 02 out. de 2014).

 

Observação:
 


O professor poderá executar previamente o download dos textos dos sites mencionados e providenciar uma cópia para os grupos.


Finalizada a leitura dos textos, cada grupo deverá apresentar oralmente, para os demais colegas de classe, uma síntese do texto lido, destacando os aspectos considerados mais importantes. Para tanto, os alunos deverão posicionar as carteiras em forma de um grande círculo para facilitar a comunicação com a turma. Para que a atividade possa ser desenvolvida com mais dinamismo, as apresentações podem ter o tempo limitado a cinco minutos cada. Concluídas as apresentações, o professor poderá passar para o momento seguinte da aula.


Terceiro momento: Pesquisa on-line


Preparação do ambiente:


Esse momento da aula deverá ser desenvolvido no Laboratório de Informática, utilizando computadores com acesso à internet, caderno para anotações, caneta e lápis.


Para a utilização dos computadores, o professor deverá organizar a turma em cinco grupos. Cada grupo deve contar com, no mínimo, um computador.


Observação:


Caso a escola não disponha de um Laboratório de Informática, o professor poderá orientar os alunos a realizarem a coleta de dados em casa, mantendo a organização em grupos. 


Como se vê abaixo, cada um dos cinco grupos ficará responsável por coletar dados sobre diferentes partes e diferentes tipos de célula, consultando, para tanto, sites específicos.


Mais especificamente, cabe ao professor orientar os grupos 1, 2 e 3 a coletar dados relativos:


 – à função da parte da célula designada para o grupo.

 – às principais características da parte da célula designada para o grupo.


Já os grupos 4 e 5 deverão ser orientados pelo professor a coletar dados relativos:


 – à função do tipo de célula designado para o grupo.

 – às principais características do tipo de célula designado para o grupo.

 

Os grupos deverão selecionar e arquivar, em um documento de um editor de texto – como, por exemplo, o Microsoft Word – as informações e as imagens que considerarem mais importantes, a partir dos parâmetros estabelecidos. As informações selecionadas, bem como as imagens, serão utilizadas no momento seguinte da aula.


Sites indicados para consulta:



Grupo 1: Membrana plasmática
Fonte: Disponível emhttp://www.todabiologia.com/citologia/membrana_plasmatica.htm  (Acesso em 02 out. de 2014).
Fonte: Disponível em http://www.infoescola.com/citologia/membrana-plasmatica/(Acesso em 02 out. de 2014).
Fonte: Disponível em http://www.estudopratico.com.br/membrana-plasmatica-funcoes-e-estrutura/  (Acesso em 02 out. de 2014).

 

Grupo 2: Citoplasma
Fonte: Disponível em http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Citologia/cito15.php  (Acesso em 02 out. de 2014).
Fonte: Disponível em http://www.infoescola.com/citologia/citoplasma/ (Acesso em 02 out. de 2014).
Fonte: Disponível em http://www.brasilescola.com/biologia/o-citoplasma-das-celulas.htm  (Acesso em 02 out. de 2014).



Grupo 3: Núcleo celular
Fonte: Disponível em http://www.todabiologia.com/citologia/nucleo_celular.htm  (Acesso em 02 out. de 2014).
Fonte: Disponível em http://rachacuca.com.br/educacao/biologia/nucleo-celular/  (Acesso em 02 out. de 2014).
Fonte: Disponível em http://www.brasilescola.com/biologia/nucleo-das-celulas.htm  (Acesso em 02 out. de 2014).

 

Grupo 4: Célula eucariótica
Fonte: Disponível em http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/biocelulas.php  (Acesso em 02 out. de 2014).
Fonte: Disponível em http://www.todabiologia.com/citologia/celulas_eucariontes.htm (Acesso em 02 out. de 2014).
Fonte: Disponível em http://vivendociencias.blogspot.com.br/2011/03/celula-eucariotica.html (Acesso em 02 out. de 2014).

 

Grupo 5: Célula procariótica
Fonte: Disponível em http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/biocelulas.php (Acesso em 02 out. de 2014).
Fonte: Disponível em http://www.todabiologia.com/citologia/celulas_procarioticas.htm (Acesso em 02 out. de 2014).
Fonte: Disponível em http://www.brasilescola.com/biologia/celulas-procariontes.htm  (Acesso em 02 out. de 2014).



Quarto momento: Organizando um seminário de pesquisa
 

Preparação do ambiente:

 
Esse momento da aula poderá ser desenvolvido em sala de aula, ou em outro local a critério do professor, e consiste na apresentação de seminários de pesquisa.


Serão utilizadas as informações e imagens selecionadas e arquivadas pelos grupos no momento anterior da aula. Nesse sentido, cabe ao professor orientar os alunos a manterem os mesmos grupos.


O seminário de pesquisa nada mais é do que um procedimento metodológico que envolve o estudo e a apresentação em grupo sobre um determinado assunto - informação disponível em: http://www.coladaweb.com/como-fazer/seminario  (Acesso em 02 out. de 2014).


A apresentação dos grupos poderá ser feita por meio de exposição oral, utilização do quadro-negro, flip-chart, cartazes, etc.


Cabe ao professor, após a apresentação de todos os seminários, abrir espaço para uma discussão, estimulando os alunos a identificarem as informações que puderam adquirir a partir do trabalho dos colegas. Além disso, ele deve acompanhar a apresentação dos grupos, de modo a intervir para enfatizar informações relevantes, bem como para promover uma síntese das conclusões.

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:


Vídeo: “Biologia - Aula 6: Citologia I (membrana plasmática)” , site Youtube
Fonte: Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=GGx51r5QnIQ   (Acesso em 02 out. de 2014).

 

Vídeo: “Biologia - Aula 7: Citologia II - Transporte Celular” , site Youtube
Fonte: Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=8oFmkWqnJeQ  (Acesso em 02 out. de 2014).

 

Sugestões de links para os alunos:


Artigo: “Citologia para o ensino fundamental”, site Revista Eletrônica de Ciências
Fonte: Disponível em http://www.cdcc.sc.usp.br/ciencia/artigos/art_37/aprendendo.html (Acesso em 02 out. de 2014).

Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho na atividade de contextualização ou no seminário de pesquisa.


Os resultados dessa avaliação poderão servir como subsídio para o desenvolvimento das atividades propostas na aula Citologia: conhecendo a célula – Parte 2, disponível no Portal do Professor link http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=58235 .

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